Jaquirana é uma pequena cidade da região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. É um destino ideal para quem busca natureza, aventura e tranquilidade.
Jaquirana RS se destaca por suas inúmeras cachoeiras, como do Passo do S, Venâncios e Princesa dos Campos, entre outras, além das belas paisagens típicas da Serra Gaúcha e dos vales do Rio Tainhas e Rio das Antas.
Fundada em 1987, com população de 4,4 mil habitantes, e altitude de 1045 metros, a cidade se destaca também pela receptividade e a cultura serrana, pelo premiado queijo serrano e o mel branco de mata nativa. Saiba o que fazer em Jaquirana RS!
Turismo em Jaquirana
- Onde fica Jaquirana e como chegar
- Onde se hospedar em Jaquirana RS
- O que fazer em Jaquirana
- Cachoeiras de Jaquirana
- Atrações urbanas em Jaquirana
- Outros pontos turísticos de Jaquirana RS
- Agência em Jaquirana: guiamento nas cachoeiras
- Quando ir a Jaquirana – Rio Grande do Sul
- Onde comer em Jaquirana
- Mapa de Jaquirana: cachoeiras e pontos turísticos
Onde fica Jaquirana e como chegar

Jaquirana fica na região dos Campos de Cima da Serra, que são o campos de altitude acima da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Fica a 33 km de Bom Jesus, a 95 km de Vacaria, a 130 km de Caxias do Sul e a 230 km de Porto Alegre.
Se for chegar de avião, o Aeroporto de Caxias do Sul fica a 133 km e o de Porto Alegre a 217 km. Alugue um carro com antecedência para um roteiro pela região.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
A cidade possui um acesso pavimentado, que a liga com a RS-110 também pavimentada. Há também outro trecho de asfalto até o distrito de Chapada. As outras estradas são de terra, mas bem cuidadas e com brita.
Onde se hospedar em Jaquirana RS

Há algumas opções de hospedagem em Jaquirana, tanto na cidade como fora dela. Eu fiquei hospedado na Aldeia Colibri e recomendo! Fica a 5 km da cidade, em um belíssimo lugar, à beira do rio Tainhas, com opção de cabanas, hostel e camping com estrutura para receber grupos.
Consulte a disponibilidade na Aldeia Colibri!

Para quem preferir ficar na cidade, as opções são o Hotel Pousada Bonatto, as Cabanas do Parque e a Pousada Vista Alegre. Outro bom lugar para se hospedar junto à natureza é na Princesa dos Campos.
O que fazer em Jaquirana
- Cachoeira do Passo do S
- Cascata dos Venâncios
- Cachoeira Princesa dos Campos I e II
- Cachoeira das Três Quedas
- Cachoeira Rodeio das Pedras
- Cachoeirão dos Costa
- Cascata da Represa
- Cascata Irmãos Reis
- Funil do Rio das Antas
- Igreja matriz São Sebastião – Jaquirana
- Painel Jaquirana Caminho das Tropas
- Praça Municipal de Jaquirana e Secretaria de Turismo
- Mirante do Cristo – Jaquirana
- Cantina da Praça
- Queijo Serrano e Mel Branco
- Mirante da Mutuca
- Ponte do Rio Tainhas e Aldeia Colibri
- Ponte do Rio das Antas – Barra do Moraes
- Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Jaquirana
- Passo do S
Cachoeiras de Jaquirana

Há um grande número de cachoeiras em Jaquirana, espalhadas na área do município. A maior parte oferece visitação gratuita, porém, algumas só podem ser visitadas junto com um guia autorizado, e em outras o acesso é cobrado.
- Cachoeiras de Jaquirana com visitação livre e gratuita: Cachoeira do Passo do S e Cachoeira do Funil (mas recomendável com guia).
- Cachoeiras de Jaquirana com visitação paga, sem guiamento: Cascata dos Venâncios, Cachoeira Princesa dos Campos I e II e Cachoeira Irmãos Reis.
- Cachoeiras de Jaquirana com visitação gratuita, mas que depende de guiamento: Cachoeira das Três Quedas, Cascata da Represa, Cachoeira Rodeio das Pedras e Cachoeirão dos Costa.
Para visitar as cachoeiras que exigem guiamento, além de passeios 4×4 e outras atividades, a Yaqui Trip é a única agência que atende em Jaquirana.
Para agendar um passeio, basta entrar em contato pelo botão de Whatsapp abaixo e enviar a mensagem automática de identificação.

Cachoeira do Passo do S

A Cachoeira do Passo do S fica no Rio Tainhas, 200 metros rio abaixo em relação ao Passo do S. É uma grande queda d’água com diferentes ângulos e níveis de caída. Tem em torno de 20m de altura e 200m de largura com grande volume de água.

Junto com os campos e pinheiros de araucária, em seu entorno, forma um cenário espetacular, uma das mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul. A visitação ocorre na parte lateral com vista superior, depois na parte inferior de frente para a queda.
- Fica a 38 km da cidade de Jaquirana, dentro da área do Parque Estadual do Tainhas.
- A trilha que leva à sua base é de 800 metros ida e volta.
- O acesso é gratuito, mas o ideal é verificar as condições da estrada ou ir com uma agência de Jaquirana ou Cambará do Sul, através do passeio Rota das Cascatas.
Cascata dos Venâncios

A Cascata dos Venâncios é formada por um belíssimo conjunto de 4 quedas d’água e corredeiras em sequência com águas cristalinas, formadas pelo Rio Camisas. Fica na propriedade particular da Fazenda Cachoeira onde é cobrada uma taxa de visitação.
- Fica na divisa entre os municípios de Cambará do Sul e Jaquirana, localizada a 23 km de ambas as cidades. O acesso a partir de Jaquirana é todo por estrada de terra.
- Para percorrer as cachoeiras, a caminhada é de apenas 500 metros.
Cachoeira Princesa dos Campos I e II

O parque da Cachoeira Princesa dos Campos, em Jaquirana, é composto por várias quedas d’água, sendo a principal a Cachoeira Princesa dos Campos (do mirante acima) e a menor a Cascata Princesinha (foto abaixo).

- O local possui trilhas bem demarcadas para acesso às quedas. A trilha para a base da cachoeira principal tem uma escadaria de pedra e concreto (cerca de 160 degraus).
- Fica em uma área particular que funciona com pousada, camping e boa estrutura de day use com banheiros, chuveiros, mesas, bancos, churrasqueiras, áreas para banho e trilhas e é cobrada uma taxa de day use.
- Fica a 19 km da cidade de Jaquirana, na divisa com São Francisco de Paula.
- A cachoeira maior pode ser vista através de um mirante à beira da estrada, que tem visitação livre e gratuita.
Cachoeira das Três Quedas

É um belíssimo conjunto de cachoeiras formadas em duas etapas e que se separam em diferentes quedas. O nome poderia ser 4 quedas, mas quando o volume de água está maior, a queda de cima se junta em uma única queda.
- Fica a 27 km da cidade de Jaquirana (22 de asfalto e 5 de chão) na divisa com o município de na divisa com São Francisco de Paula.
- A trilha a partir da fazenda é de 3,5 km (ida e volta) por uma área íngreme de campos.
- É uma propriedade particular onde só é possível visitar com o guia autorizado da agência.
Para agendar o passeio, basta entrar em contato pelo botão de Whatsapp abaixo e enviar a mensagem automática de identificação.

Cachoeira Rodeio das Pedras

A Cachoeira Rodeio das Pedras é uma queda d’água de Jaquirana, com aproximadamente 50 metros de altura, porém, costuma ter pouco volume de água.

- Fica na área privada da Fazenda Rodeio das Pedras (Família Pereira), a 12 km da sede do município de Jaquirana RS, por estrada de terra.
- O local também oferece a Trilha do Silêncio, além de atividades agendadas de rapel, rede suspensa, mesa suspensa, trilha off-road, além de uma área de camping.
- A visitação (e as atividades de aventura) deve ser feitas mediante agendamento com a Yaqui Trip.
Para agendar o passeio, basta entrar em contato pelo botão de Whatsapp abaixo e enviar a mensagem automática de identificação.

Cachoeirão dos Costa

O Cachoeirão dos Costa é uma grande queda do Rio Tainhas, com bastante volume de água, tem cerca de 20 metros de altura e 150 metros de extensão.
- Fica em uma área privada na Barra da Chapada, a 32 km da cidade de Jaquirana (18 de asfalto e 14 de chão).
- A trilha é de apenas 500 metros (ida e volta) e a visitação só é possível junto com um guia autorizado da Yaqui Trip.
Para agendar o passeio, basta entrar em contato pelo botão de Whatsapp abaixo e enviar a mensagem automática de identificação.

Cascata da Represa

A Cascata da Represa é uma das mais altas cachoeiras de Jaquirana, composta por algumas quedas em sequência onde se forma um pequeno cânion. Na área acima da queda fica uma pequena represa que originou o nome à cachoeira. Não é possível descer na sua base, a visita é numa área superior em sua frente
- Fica em uma área privada da fazenda Santa Terezinha, a 22 km da cidade de Jaquirana, por estrada de chão.
- A trilha é de 4 km (ida e volta) e a visitação só é possível junto com um guia autorizado da Yaqui Trip.
Para agendar o passeio, basta entrar em contato pelo botão de Whatsapp abaixo e enviar a mensagem automática de identificação.

Cascata Irmãos Reis

A Cascata Irmãos Reis é uma cachoeira localizada na área natural de mata fechada da Aldeia do Colibri, onde a queda se separa em três partes, dependendo do volume de água do rio.
- Fica a 5 km da cidade de Jaquirana, por ótima estrada de chão.
- A trilha é praticamente plana com 2,5 km de extensão (ida e volta).
- A cachoeira pode ser visitada com o pagamento da taxa de day use (R$49) na Aldeia Colibri, que tem estrutura de camping e pousada às margens do Rio Tainhas.
Funil do Rio das Antas

A Cachoeira do Funil é uma queda não muito expressiva do Rio das Antas, mas que tem como destaque, o fato de toda a água do rio passar por uma estreita fenda na divisa com Bom Jesus.
- Fica a 36 km da cidade de Jaquirana (metade asfalto e metade chão).
- A trilha é de apenas 500 metros ida e volta. A visitação é livre, mas recomendável ir com guiamento, por ser fácil de se perder.
Atrações urbanas de Jaquirana
Igreja matriz São Sebastião – Jaquirana

A Igreja Matriz São Sebastião é um dos marcos históricos e religiosos centrais de Jaquirana, no Rio Grande do Sul. Situada em frente à praça central e dedicada a São Sebastião, a igreja se destaca por ser toda em madeira, construída em 1948.
A imagem do santo, segundo registros, foi encomendada da Espanha e doada à paróquia por Sebastião Maia, um dos fundadores da cidade.
Painel Jaquirana Caminho das Tropas

O painel “Jaquirana Caminho das Tropas” é um monumento que homenageia a importância histórica do movimento tropeiro para o município de Jaquirana.
Localizado em frente à Igreja Matriz São Sebastião, é como se fosse um quadro em alto relevo com figuras de metal de um tropeiro com suas mulas em frente à igreja local.
Praça Municipal de Jaquirana e Secretaria de Turismo

Praça Municipal de Jaquirana ou Praça da Matriz, é o principal ponto de encontro da cidade para moradores e turistas. Possui jardins, bancos, pergolados e parquinho, além da Secretaria de Turismo, que funciona como centro de atendimento ao turista.
Mirante do Cristo – Jaquirana

O Mirante do Cristo é um dos principais pontos turísticos de contemplação em Jaquirana. Fica no Morro da Cruz, uma elevação próxima ao centro da cidade, que oferece uma bela vista panorâmica.

No topo, encontra-se o Monumento do Cristo Redentor, que se tornou um símbolo da cidade, mas a principal atração é o mirante com vista da cidade, além do belíssimo pôr do sol no final de tarde.
Pode-se chegar de carro por uma subida íngreme (estrada por trás do morro), como também, a pé por uma longa escadaria com aproximadamente 160 degraus em sua frente.
Cantina da Praça

A cantina da Praça é o local ideal para comprar os produtos típicos locais, como o premiado Queijo Artesanal Serrano de Jaquirana, o Mel Branco da Mata Nativa, além do artesanato local e outros produtos em geral.

Fica em um dos cantos da praça e abre de terça a quinta, das 10h às 12h e das 15h às 20h. Sexta e sábado até às 21h, e domingo, das 15h às 20h. Não abre nas segundas.
Queijo Serrano e Mel Branco de Mata Nativa

O Queijo Artesanal Serrano é um produto icônico e tradicional de Jaquirana e outros municípios dos Campos de Cima da Serra (RS). É produzido de forma artesanal a partir de leite cru há mais de 200 anos, e seu modo de fazer é Patrimônio Imaterial do Rio Grande do Sul (desde 2024).
Produtores de Jaquirana têm sido premiados em concursos estaduais e nacionais, comprovando a excelência na qualidade. Entre as queijarias premiadas, destacam-se a Queijaria 4ES, a Queijaria Dico Borges e a Queijaria Rodeio das Pedras.
Outro produto típico local é o Mel Branco de Nata Nativa, premiado o melhor mel do Brasil, produzido pela Apicultura do Máximo.
Outros pontos turísticos de Jaquirana
Mirante da Mutuca

O Mirante da Mutuca se tornou um dos principais pontos turísticos de Jaquirana RS, oferecendo uma vista panorâmica deslumbrante do Vale do Rio Tainhas e da paisagem dos Campos de Cima da Serra.
Está situado na RS-439, que serve como um acesso secundário a Jaquirana, tornando-o a primeira atração para quem chega por este caminho. Fica a 7 km da cidade com visitação livre e gratuita à beira da estrada.
Ponte do Rio Tainhas e Aldeia Colibri

A Ponte do Rio Tainhas junto com a Aldeia Colibri forma um cenário com uma das paisagens mais bonitas do município de Jaquirana RS. A ponte baixa atravessa uma área de lajeado do rio, enquanto a Aldeia Colibri encanta pelo cenário da antiga fazenda transformada em camping e pousada.
Consulte a disponibilidade na Aldeia Colibri!
Fica a 5 km da cidade de Jaquirana, pela ótima estrada de chão que é o acesso secundário da cidade.
Ponte do Rio das Antas – Barra do Moraes

A Ponte do Rio das Antas marca a divisa entre Jaquirana e Bom Jesus, na rodovia RS-110. Com 340 metros de extensão, passa sobre a Barra do Moraes em um belo vale, onde se encontram os rios
Abaixo dela há uma área de lazer com balneário, camping e lanchonete. Fica a 16 km da sede do município e a 17 km de Bom Jesus.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Jaquirana

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é um local de oração e contemplação, além de possuir uma pequena cascata logo ao lado da gruta.
Fica a 17 km da cidade de Jaquirana, acessível por um pequeno desvio na RS-110.
Passo do S

O Passo do S é uma passagem natural sobre o Rio Tainhas, local de grande beleza, praticamente intocado, parte do Parque Estadual do Tainhas, totalmente dentro do município de Jaquirana.
- O percurso que era passagem de tropeiros pelo Rio Tainhas, possui formato de “S”, com 230 metros de travessia pelo leito do rio, com o percurso demarcado por estacas, onde é mais raso.
- A área do lajeado que agora dá passagem a carros, estando o rio em seu nível normal, tem uma média de 10 cm de profundidade, mas há pontos com valetas.
- Obs: Se o rio estiver com muita água, com algum risco, a passagem não acontece.
Agência em Jaquirana: guiamento nas cachoeiras

Boa parte das cachoeiras de Jaquirana ficam dentro da área de fazendas, com acesso permitido somente com um guia autorizado, são elas: Cachoeira das Três Quedas, Cascata da Represa, Cachoeira Rodeio das Pedras e Cachoeirão dos Costa.
A única agência em Jaquirana é a Yaqui Trip, que leva a estas atrações, tanto com seu carro, como com o da agência, além de outros passeios e atividades.
Para agendar um passeio, basta entrar em contato pelo botão de Whatsapp abaixo e enviar a mensagem automática de identificação.

Quando ir a Jaquirana – Rio Grande do Sul

Jaquirana é um destino para ser visitado em qualquer época do ano, porém, há opções de diferentes experiências durante o ano.
A melhor época para ir nas cachoeiras é no verão e primavera, entre setembro e abril, quando está mais quente e as paisagens mais verdes e bonitas, com possibilidade de banhos de cachoeira.
Para quem gosta de frio, com possibilidade de geadas e dias típicos de inverno serrano, a época é entre maio e agosto.
Onde comer em Jaquirana

Durante minha estadia, experimentei três ótimos pontos gastronômicos na cidade e zona rural, que posso realmente recomendar:
Restaurante Santa Catarina – É a opção para quem busca um farto e variado buffet ao meio dia e pratos à la carte à noite.
Braserito burguer – O melhor hamburguer da cidade, onde o destaque é o Hamburguer Serrano, com queijo serrano e mel local.
Café Colonial da Tuca – Localizado na zona rural do distrito de Chapada, serve um excepcional café colonial, com produtos serranos locais, uma ótima opção para agendar no caminho das cachoeiras.

Mapa de Jaquirana: cachoeiras e pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Jaquirana, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também:










