Lajedo do Pai Mateus é um destino mais icônico do turismo em Cabaceiras, na Paraíba. Localizado no coração do Cariri paraibano, este sítio geológico impressiona com suas enormes formações de granito e bolas de pedra que parecem equilibradas pela natureza.
Entre as principais atrações todo Lajedo, destacam-se a Pedra do Capacete e as pinturas rupestres milenares que narram a história da região. Além do misticismo em torno da lenda do eremita Pai Mateus, o local oferece o pôr do sol mais espetacular do Nordeste. Ideal para amantes de ecoturismo e fotografia, o Lajedo é parada obrigatória no Roteiro do Cariri Paraibano.
Lajedo do Pai Mateus
- Como é o Lajedo do Pai Mateus
- Principais pedras do Lajedo
- Onde fica o Lajedo do Pai Mateus e como chegar
- Onde se hospedar
- Quando ir ao Lajedo do Pai Mateus – Cabaceiras
- Quanto custa a visitação ao Lajedo do Pai Mateus

Como é o Lajedo do Pai Mateus
O Lajedo de Pai Mateus é uma das formações geológicas mais impressionantes e místicas do Brasil, localizado no município de Cabaceiras, no coração do Cariri Paraibano, local de paisagem exótica e árida.

Geologia e Paisagem
O Lajedo é uma enorme elevação de granito (cerca de 1,5 km²) onde repousam aproximadamente 100 grandes blocos de rocha arredondados, que parecem se equilibrar sobre a laje. As pedras foram esculpidas ao longo de milhões de anos pela erosão e grandes variações de temperatura. O local guarda também vestígios de povos pré-históricos e dos índios Cariris, com pinturas rupestres em algumas das pedras.
A Pedra do Capacete é a formação rochosa mais famosa do complexo do Lajedo do Pai Mateus, devido ao seu formato peculiar que lembra um antigo capacete militar.
A Lenda de Pai Mateus

O nome do local vem de um eremita curandeiro, chamado Mateus, que teria vivido ali no século XVIII. Ele utilizava uma das pedras como abrigo, onde ainda se pode ver uma espécie de cama esculpida na rocha. Ele era procurado por muitas pessoas da região em busca de cura e orações.
Experiência Turística

O Lajedo fica em uma propriedade particular, mas pode ser visitado com guiamento e pagamento de uma taxa. Se tornou a principal atração do município de Cabaceiras PB e também foi cenário de vários filmes. Cabeceiras é conhecida como a “Roliúde Nordestina”.
O Pôr do Sol no Lajedo do Pai Mateus considerado o momento mágico da visita. A luz alaranjada do fim de tarde realça as cores das rochas e cria uma atmosfera de profunda paz e introspecção.
Principais pedras do Lajedo
Entre as centenas de pedras do Lajedo do Pai Mateus, há algumas que se destacam, especialmente três delas: Pedra do Capacete, Pedra do Pai Mateus e Pedra dos Desejos.
Pedra do Capacete

A Pedra do Capacete é a principal atração do Lajedo, situada na sua parte mais alta. Possui o formato que lembra um antigo capacete militar, com aproximadamente 3 m de altura e 5 m de comprimento. É possível entrar em seu interior e atravessar por baixo dela.
Pedra do Pai Mateus

Parecida com a Pedra do Capacete, mas ainda maior, a Pedra do Pai Mateus, que serviu como sua casa é quase como uma gruta. O local ainda guarda vestígios de seu antigo morador com uma mesa e cama de pedra.
Pedra dos Desejos

Outra pedra que se destaca é a Pedra dos Desejos. Com um formato peculiar, a pedra equilibra-se naturalmente com sua parte central apoiada. Oferece uma cavidade secreta acessada por baixo, onde segundo os guias locais, você pode fazer um desejo, que será atendido.
Onde fica o Lajedo do Pai Mateus
O Lajedo do Pai Mateus fica localizado no município de Cabaceiras, Paraíba, na propriedade particular da Fazenda Pai Mateus, a 20 km de Cabaceiras, 65 km de Campina Grande e 192 km de João Pessoa, no sertão da Paraíba, região conhecida como Cariri Paraibano.

Não há transporte até o local, é preciso estar de carro próprio ou alugado. A estrada de acesso a partir de cabaceiras é de 9,5 km de asfalto, mais 6,5 km de estrada de terra até a fazenda e mais 4 km por estrada de terra dentro da fazenda até o Lajedo.
Em minha viagem pelo litoral da Paraíba, explorei também as atrações de Cabaceiras e Campina Grande. Reservei um carro alugado e retirei em João Pessoa para visitar esses lugares.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
A caminhada no Lajedo é leve, em torno de 1,5 km no total em terreno de pouca inclinação, porém, sob o sol escaldante do sertão.
Onde se hospedar

A Fazenda Pai Mateus oferece hospedagem, porém, os preços são um pouco elevados. Você pode ficar também na pequena cidade de Cabaceiras onde há algumas opções de hospedagem.
Conheça algumas boas opções de hospedagem em Cabaceiras, Paraíba:
- Pousada Berro do Bode – Nota: 8,3 – no centro histórico
- Pousada Roliúde Nordestina – Nota: 9,7 – na saída da cidade
- Pousada e Restaurante Vale Verde – Nota: 8,8 – na saída da cidade
Quando visitar o Lajedo do Pai Mateus em Cabaceiras

A melhor época para visitar essa e as outras atrações de Cabaceiras é entre maio e agosto, quando o clima está mais ameno e o céu costuma ficar mais limpo, garantindo paisagens mais bonitas.
Nos meses mais quentes, de setembro a março, o calor é intenso e as chuvas são raras, é possível visitar, mas recomenda-se evitar horários de sol forte para caminhadas e trilhas.
A fazenda oferece visitação ao Lajedo todos os dias, nos horários, das 09h, 10h, 11h, 15h e 16h. O último é o mais procurado para pegar o pôr do sol, que deixa o cenário mais bonito.
Quanto custa a visitação o Lajedo do Pai Mateus
A visitação ao Lajedo é obrigatoriamente guiada a partir da fazenda. Basta chegar no Hotel Fazenda, pagar a taxa e agendar para o horário escolhido que eles providenciam o guia, porém, não é um passeio barato.
O valor da visita guiada é de R$120 por pessoa (ref. dez. de 2025).
Leia também:










