Montreal
é uma cidade vibrante que combina tradição europeia com modernidade, mas também tem sua área histórica. Na lista com o que fazer em Montreal, não deixe de visitar o Kondiaronk Belvedere no Monte Royal, e o letreiro do Porto, melhores mirantes da cidade.
Para os amantes da arquitetura, a Biosfera, o Biodome, o Oratório São José e o Habitat 67 são imperdíveis. Para os apreciadores das artes, o Museu de Belas Artes e o programa ideal. Na gastronomia, os destaques ficam para os bagels e a poutine, pratos típicos locais.
Neste post iremos detalhar o que fazer em Montreal, com todas as dicas para viajar e essa bela cidade do Canadá.
Turismo em Montreal
- O que fazer em Montreal: pontos turísticos
- O que fazer em Montreal: parques e mirantes
- O que fazer em Montreal: igrejas e marcos arquitetônicos
- O que fazer em Montreal: museus e arte
- Onde se hospedar em Montreal
- Onde fica Montreal: como chegar
- Seguro Viagem e Chip Internacional
- Quando ir a Montreal – Canadá
- Onde comer em Montreal
- Roteiro em Montreal: pontos turísticos
- Mapa de Montreal: pontos turísticos
- Dicas para uma viagem a Montreal – Canadá
O que fazer em Montreal: pontos turísticos
Mirantes, parque e praças em Montreal:Kondiaronk Belvedere
| Parc du Mont-Royal | Parque do Porto de Montreal | La Grande Roue de Montréal | Biosfera de Montreal e Parc Jean Drapeau | La Ronde (parque de diversões) | Jardim Botânico de Montreal | Parque McGill.
Igrejas e marcos arquitetônicos em Montreal: Oratório de São José | Montreal Biodome e Parque Olímpico | Catedral Marie-Reine-du-Monde | Basílica Saint-Patrick | Basílica Notre-Dame de Montreal | Habitat 67 | Ponte Jacques-Cartier.
Museus em Montreal, Canadá: Montreal Science Centre | Museu Redpath | Museu McCord Stewart | Museu de Belas Artes de Montreal | Outros museus em Montreal.
O que fazer em Montreal: parques e mirantes
Kondiaronk Belvedere – Mont Royal
O Kondiaronk Belvedere é uma atração imperdível na lista do que fazer em Montreal. Localizado no Parque Mont Royal, oferece a melhor vista panorâmica da cidade, incluindo o centro, o rio São Lourenço e a área circundante.
Com acesso gratuito e aberto ao público, faz parte do parque, um local imperdível para fotos, passeios a pé e apreciar o pôr do sol. No local há áreas gastronômicas, conveniência e banheiros.
- Para quem está no centro, o acesso é por uma escadaria a partir do final da Rua Peel.
- Se prefere um tour guiado com vistas, faça o tour panorâmico pela cidade.
Parc du Mont-Royal
O Parc du Mont-Royal é um grande parque urbano no alto da montanha ao lado da cidade, oferecendo trilhas, mirantes, lagos e áreas para piquenique. É ideal para caminhadas, ciclismo, esportes ao ar livre e apreciar a vista da cidade.
A linha azul do metrô oferece algumas estações próximas ao parque (Côte-des-Neiges, Université e Édouard-Montpetit). A partir do centro, o acesso mais usado é pela escadaria da rua Peel.
Parque do Porto de Montreal
É um espaço público revitalizado à beira do Rio São Lourenço, localizado no Porto Velho de Montreal. É um parque urbano com um terraço, espaço cultural e ponto de encontro para moradores e turistas.
Entre as suas principais atrações, se destacam:
- Promenade d’Iberville: uma esplanada com deck de madeira, letreiro e ótimas vistas da cidade.
- Port of Montreal Tower: torre de observação de 65 metros que oferece vistas panorâmicas da cidade e do rio.
- Place des commencements: espaço aberto junto à água para piqueniques, relaxamento, contemplação do rio.
- Espaços para eventos: o local possui salas e áreas externas que comportam milhares de pessoas, para eventos e shows.
La Grande Roue de Montreal – Canadá
La Grande Roue de Montreal é a roda-gigante mais alta do Canadá, localizada no Old Port. Oferece cabines fechadas e aquecidas, proporcionando vistas incríveis do rio São Lourenço e do centro de Montreal, durante o dia e a noite.
Funciona todos os dias, das 10h às 23h, podendo mudar conforme a estação do ano.
Comprar ingresso da La Grande Roue
Biosfera de Montreal e Parc Jean Drapeau
A Biosfera, localizada no Parc Jean-Drapeau, é um museu dedicado ao meio ambiente, instalado em uma estrutura geodésica com o formato de um enorme globo metálico, projetada por Buckminster Fuller. Oferece exposições interativas sobre sustentabilidade e ecologia.
O Parc Jean-Drapeau é um grande parque urbano que abriga praias fluviais, trilhas, espaços de lazer, eventos culturais e esportivos.
- O acesso ao parque é gratuito, enquanto a visita à Biosfera é paga, com horários de funcionamento variando conforme a temporada.
- Localizado em uma ilha, tem a estação de metrô Jean-Drapeau (linha amarela) que fica próximo da Biosfera.
La Ronde (parque de diversões de Montreal)
La Ronde é o maior parque de diversões de Montreal, localizado no Parc Jean-Drapeau. Oferece montanhas-russas, brinquedos radicais e outros para todas as idades, shows e eventos sazonais, sendo ideal para famílias e amantes de aventura.
Abre aos sábados, das 13h às 22h e aos domingos, das 13h às 22h.
Jardim Botânico de Montreal
O Jardim Botânico de Montreal é um dos maiores do mundo, com mais de 22.000 espécies de plantas, incluindo estufas temáticas, jardins japoneses, chineses e alpinistas.
- Abre todos os dias, das 9h às 21h, com entrada paga.
- A estação de metrô Viau (linha verde) é a mais próxima.
Parque McGill
Com um grande portal de entrada, o Parc McGill é um pequeno parque urbano localizado próximo à McGill University, oferecendo áreas verdes, bancos, caminhos e gramados para piqueniques e lazer em geral. O entorno do parque abriga o Museu Redpath e o Museu McCord Stewart.
O acesso é gratuito e aberto ao público.
Reserve os melhores passeios em Montreal com a Civitatis. Você paga em Reais, parcelado em até 12x, com atividades em português, e possibilidade de cancelamento até 24h antes do passeio.
igrejas e marcos arquitetônicos
Oratório de São José – Montreal
O Oratório de São José é outra atração que deve estar no roteiro do que fazer em Montreal, é o maior santuário católico do Canadá, localizado no Monte Royal. É famoso por sua cúpula imponente, arquitetura neoclássica e seus belos jardins, sendo um ponto de peregrinação e turismo religioso.
- O acesso é gratuito aos jardins e à igreja.
- A estação de metrô Côte-des-Neiges da linha azul é a mais próxima.
Montreal Biodome e Parque Olímpico
O Biodome é um complexo de bela arquitetura, que permite explorar cinco ecossistemas das Américas em um único local, incluindo florestas, pântanos e regiões polares.
O parque olímpico abriga outras grandes estruturas com arquitetura diferenciada, como: A Montreal Tower e o estádio olímpico, que tem a torre inclinada mais alta do mundo, com 165 metros com mirante panorâmico; o planetário e o estádio Saputo.
- O acesso externo é gratuito e o interno é pago
- Os horários de funcionamento variam conforme a época do ano, geralmente funcionando de terça a domingo, das 9h às 17h, fechando na segunda.
Catedral Marie-Reine-du-Monde
A Catedral Maria rainha do Mundo é a segunda maior igreja de Montreal, localizada no centro da cidade. Destaca-se pela arquitetura neorrenascentista, vitrais impressionantes e interior elegante, sendo ideal para visitas culturais e religiosas.
- Abre todos os dias, das 7h às 19h, com entrada gratuita.
- Aproveite o free tour pela cidade para conhecer as principais atrações do centro com sua história.
Basílica Saint-Patrick
A Basílica Saint-Patrick é uma igreja histórica no bairro Ville-Marie, conhecida por sua arquitetura neogótica, vitrais coloridos e interior detalhado. É um ponto popular para fotos, passeios culturais e celebrações religiosas.
Abre de segunda a sexta, das 9h às 16h. Sábado, das 10h às 18h e domingo, das 8h às 18h.
Basílica Notre-Dame de Montreal
A Basílica Notre-Dame, localizada no Vieux-Montréal (centro histórico), é famosa por sua arquitetura neogótica, vitrais detalhados e interior ricamente decorado. Fica em frente à Praça das Armas, um ponto movimentado da cidade.
- Abre de segunda a sábado, das 9h às 16h30, e aos domingos, das 12h30 às 16h. O acesso interno é pago.
- Faça o tour guiado pela cidade com guia em português
Habitat 67
O Habitat 67 é um complexo residencial inovador com arquitetura arrojada, projetado por Moshe Safdie para a Expo 67. É famoso por seu design modular e futurista, representando um marco da arquitetura moderna.
O acesso externo é gratuito para fotos e observação.
Ponte Jacques-Cartier
A Ponte Jacques-Cartier liga Montreal a Longueuil sobre o rio São Lourenço. Inaugurada em 1930, é uma ponte em estilo cantilever de treliça de aço com 3,4 km de extensão. Para quem tiver disposição de atravessar caminhando desde o parque Jean-Drapeau até a cidade (1,7 km) pode apreciar belas vistas da cidade a partir dela.
Escolha e reserve o seu hotel na cidade
O que fazer em Montreal: museus e arte
Montreal Science Centre
Montreal Science Centre, localizado no Old Port, oferece exposições interativas, cinema IMAX e atividades educativas sobre ciência, tecnologia e inovação.
Abre de segunda a sexta, das 9h às 16h. Sábados e domingos, das 10h às 17h. O acesso é pago.
Museu Redpath
Fundado em 1882, o Museu Redpath, localizado no campus da McGill University, é um Museu de história natural que abriga mais de 500 mil objetos com ênfase em biologia, paleontologia, mineralogia, geologia, e etnologia/culturas do mundo.
Abre de terça a sexta, das 9h às 16h30. Sábado, das 10h às 16h. O acesso é pago.
McCord Stewart Museum
O McCord Stewart Museum é dedicado à história, cultura e patrimônio do Canadá, com exposições de roupas, fotografia, artefatos indígenas e objetos históricos. É ideal para quem quer conhecer a história e a diversidade cultural canadense.
Abre de terça a domingo, das 10h às 17h. O acesso é pago.
Museu de Belas Artes de Montreal
O Montreal Museum of Fine Arts (MMFA) é um dos principais museus do Canadá, com coleções de arte canadense, internacional, contemporânea e decorativa, além de exposições temporárias.
Abre de terça a domingo, das 10h às 17h. O acesso é pago.
Outros museus em Montreal
Além dos museus já citados, há outras opções de museus em Montreal, como:
- Pointe-à-Callière Museu de Arqueologia e História: explora a história de Montreal desde a fundação, com ruínas arqueológicas e exposições interativas.
- Château Ramezay – Museu e Centro Histórico: antiga mansão histórica com exposições sobre a vida no Quebec colonial.
- DHC/ART Museum: dedicado à arte contemporânea e projetos experimentais em Montreal.
- Ecomuseum Zoo: combina zoológico e museu natural, com animais e educação ambiental.
- Cultural Centre of Judaism in Montreal: preserva a história e cultura judaica na cidade, com exposições e arquivos históricos.
- Phi Centre: espaço multimídia focado em arte contemporânea, design e experiências digitais.
- Bureau d’art contemporain de Montreal (BAC): exposições de arte contemporânea canadense e internacional.
Onde se hospedar em Montreal
A melhor área para se hospedar em Montreal é o Centro da cidade (Downtown), onde você estará próximo a atrações, restaurantes, lojas e fácil acesso ao metrô.
Outra ótima opção é o Vieux-Montréal (Cidade Velha), ideal para quem busca charme histórico, ruas de pedra e proximidade de pontos turísticos icônicos.
Conheça algumas opções de hotéis em Montreal, que são bastante reservados e bastante recomendados por quem se hospedou:
- Hôtel Le Cantlie Suites – Nota: 8,3 – onde fiquei hospedado no centro – um dos mais reservados, bem localizado e com uma linda piscina e vista do terraço
- Honeyrose Hotel – Nota: 9,3 – um dos mais bem avaliados e bem localizados, próximo à estação Gare Centrale
- Le Square Phillips Hôtel & Suites – Nota: 8,9 – um dos mais bem avaliados e reservados, próximo à estação Gare Centrale
- Rozenhaus Montreal Hotel – Nota: 8,1 – opção econômica pertinho do centro
- Art Hostel – Nota: 8,0 – a opção mais econômica de hostel com boas avaliações
- Mais opções de hospedagem na cidade
Onde fica Montreal: como chegar
Onde fica Montreal
Montreal fica na província de Quebec, no sudeste do Canadá, situada em uma ilha do Rio São Lourenço. Fica a 180 km de Ottawa, a 540 km de Toronto, a 250 km de Quebec e a 75 km da fronteira com os Estados Unidos.
Como chegar a Montreal, Canadá
O Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau, recebe voos de diversas partes do mundo. Para chegar do aeroporto ao centro, é possível usar os ônibus expressos da linha 747 Express da STM que funcionam 24 horas.
Táxis, aplicativos de transporte ou transfer são outras opções, ideais para mais de uma pessoa ou grupos.
Reservar transfer do aeroporto ao hotel ou vice-versa
Como circular em Montreal, Canadá
Para circular dentro da cidade, o metrô e os ônibus são eficientes e cobrem bem as principais áreas turísticas. Caminhar e pedalar também são ótimas opções, já que Montreal é conhecida por suas ruas agradáveis e excelente infraestrutura para ciclistas. Em meu roteiro pela cidade utilizei o metrô e complementei com caminhadas.
Seguro Viagem e Chip Internacional
O Seguro Viagem não é obrigatório para entrar como turista no Canadá, mas é altamente recomendável, devido aos altos custos do serviço de saúde no país. Faça a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
MELHOR SEGURO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional. FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Use o cupom VIAGENSECAMINHOS15 e ganhe 15% de desconto.
Não fique sem internet em sua viagem, compre um chip físico ou virtual (e-sim) 5G da SimPremium, com internet ilimitada com antecedência para chegar no país já com internet.
CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício do mercado. COMPRE CHIP 5G AMERICA DO NORTE! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!
Quando ir a Montreal – Canadá
- A melhor época para visitar Montreal é entre maio e outubro, quando o clima é mais agradável para passeios ao ar livre.
- O verão (junho a agosto) é ideal para aproveitar os inúmeros festivais, como o de jazz e de comédia, além de curtir os terraços e parques da cidade.
- Já o outono (setembro e outubro) encanta com as cores vibrantes das folhas e temperaturas amenas.
- Para quem gosta de esportes de inverno, clima natalino e o charme da neve, os meses de dezembro a fevereiro também são uma opção.
Onde comer em Montreal – Canadá
- No Downtown de Montreal há grande concentração de restaurantes variados, ideais para quem busca praticidade, mas alguns bairros se destacam pela variedade gastronômica.
- O Plateau-Mont-Royal é um dos mais famosos, com cafés charmosos, restaurantes modernos e opções de culinária internacional.
- O Mile End é conhecido por seus bagels tradicionais, padarias e espaços descolados que misturam cultura e comida.
- O Vieux-Montréal oferece uma atmosfera histórica, com bistrôs elegantes e restaurantes que valorizam a culinária local.
- Para os amantes da comida de rua e mercados, o Marché Jean-Talon é parada obrigatória, repleto de produtos frescos e sabores típicos da região.
Roteiro em Montreal
Meu roteiro em Montreal foi de um dia e meio a pé e de metrô, o suficiente para conhecer as principais atrações, porém, não entrei nos museus da cidade.
Primeiro dia
- Saída do Hôtel Le Cantlie Suites a pé por:
- Catedral Marie-Reine-du-Monde
- Basílica Saint-Patrick
- Basílica Notre-Dame
- Parque do Porto
Montreal Science Centre - Roda gigante
- Metrô Champ-de-Mars L2-lar (rumo Montmorency) até Berri-UQAM | trocar para L4-amar (rumo Longueuil) até Jean-Drapeau
- Biosfera e Parque Jean Drapeau
- Metrô Jean-Drapeau L4-amar até Berri-UQAM | trocar para L2-lar (rumo Côte-Vertu) até Snowdon | trocar para L5-azul (rumo Saint-Michel) até Côte-des-Neiges
- Oratório de São José
- Beaver Lake Fountain – Parc du Mont-Royal
- Kondiaronk Belvedere – Mont Royal
- Volta ao hotel
Segundo dia
- Metrô Peel L1-verde (rumo Honoré-Beaugrand) até Viau
- Biodome e Parque Olímpico
- Jardim Botânico
- Metro Viau L1-verde (rumo Angrignon) até McGill
- Parque McGill, Museu Redpath e McCord Stewart Museum
- Museu de Belas Artes
Mapa de Montreal: pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Montreal, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Dicas para uma viagem a Montreal – Canadá
- Não deixe de visitar o letreiro do Porto e o Belvedere Kondiaronk no Mont Royal, são os melhores mirantes da cidade, além da roda gigante de Montreal.
- Leve roupas adequadas à estação, já que os invernos são rigorosos e os verões quentes.
- Para visitar os pontos turísticos de Montreal, trace um roteiro usando o metrô, complementando com caminhadas.
- O francês é a língua oficial do Canadá, porém, o inglês é amplamente compreendido.
- Não deixe de experimentar especialidades locais como poutine, bagels e pratos inspirados na culinária francesa.
Leia também: