O Museu Soumaya é uma maravilha arquitetônica da Cidade do México, repleto de magníficas obras de arte.
Localizado no valorizado bairro de Polanco, o prédio por si só é uma obra de arte. É um marco da arquitetura, com seu formato distinto e assimétrico, com linhas curvas.
Apesar de se localizar um pouco afastado da rota turística da capital mexicana, não deixe de visitar esta maravilha.
Por fora, a arquitetura, projetada pelo mexicano Fernando Romero, já justifica a visita. Por dentro, um rico acervo de esculturas, pinturas e obras de arte dignas dos melhores museus do mundo.
Prédio do museu Soumaya
O museu Soumaya é uma instituição cultural privada, sem fins lucrativos, fundada em 1994. Foi estabelecido por Carlos Slim, um bilionário empresário mexicano conhecido por ser a pessoa mais rica do mundo.
A sede do Museu Soumaya é um magnífico prédio que se destaca na Plaza Carso. Sua forma singular assimétrica foi projetada por Fernando Romero. O nome do museu foi uma homenagem a Soumaya Domit, esposa do fundador, falecida em 1999.

A fachada é revestida por 16.000 placas hexagonais de alumínio. Cada um dos pavimentos tem dimensões e formatos diferentes. Seu interior é composto por rampas circulares que ligam os andares do prédio.
Acervo do museu

O museu abriga um acervo com mais de 60.000 peças. É composto por coleções de artes plásticas e decorativas, principalmente esculturas e pinturas, muitas delas do século XV, bem antigas.

É um dos mais representativos acervos desse tipo da América, com destaque para obras do México, da América Latina e da Europa. A obra mais antiga é uma cabeça de Eros em mármore do século I a.C.. A maioria das peças data dos séculos entre XV e XX.

Particularmente gostei muito das esculturas em marfim e sua riqueza de detalhes.

Como chegar ao museu Soumaya
O edifício está localizado na Plaza Carso, no bairro nobre de Polanco, na zona norte da Cidade do México. O local abriga também vários edifícios comerciais sede de empresas.
A estação de metrô mais próxima é a San Joaquim – Linha 7 Laranja. O Museu Soumaya fica a 1500 m da estação.
Confira como foi nosso roteiro de metrô pela Cidade do México

A partir da estação dá para ir caminhando ou pegar uma das vans verdes que passam próximo. Basta se informar com algum comerciante do local. Ou ainda pegar um táxi.
A entrada é gratuita e o museu funciona todos dos dias, das 10:30 a 18:30 h.
Site: www.museosoumaya.org
Mais sobre a cidade do México:











