Flores da Cunha
é uma cidade de cultura italiana na Serra Gaúcha, com ares de uma cidade europeia, repleta de vinícolas e belos atrativos naturais. A cidade ostenta o título de maior produtora de vinhos do Brasil e promove a Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) entre fevereiro e março.
A cidade de Flores da Cunha RS teve origem através da colonização italiana, recebendo os primeiros imigrantes em 1876. Hoje o município de mais de 30 mil habitantes é um exemplo da preservação das tradições da cultura italiana através de suas vinícolas, gastronomia e costumes.
A “Terra do Galo”, como é conhecida é toda arrumadinha, com arquitetura europeia, praças arborizadas, e sua igreja imponente com sua torre de pedras com 55 metros de altura. No interior, as vindimas e vinícolas se espalham pelo município. O vale do Rio das Antas é recortado por belas estradas, trilhas e cascatas e mirantes com belos visuais.
Turismo em Flores da Cunha -Rio Grande do Sul
- Onde fica Flores da Cunha: Como chegar
- Onde se hospedar em Flores da Cunha RS
- O que fazer em Flores da Cunha: Pontos turísticos urbanos
- O que fazer em Flores da Cunha: atrações no interior do município
- Mapa de Flores da Cunha: Pontos turísticos
- Quando ir a Flores da Cunha RS
- Porque Terra do Galo?
Pontos turísticos de Flores da Cunha
Pontos turísticos urbanos: Igreja Matriz de Flores da Cunha e Torre Campanário | Praça da Bandeira | Monumento do Galo e Parque da Vindima | Castelo da Família Castellan | Mirante Arezzo | Pórtico de Flores da Cunha | Eremitério Frei Salvador Pinzetta | Parque Romano | Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi | Vinícola Luiz Argenta | Vinícola Salvattore | Vinícola Monte Reale.
Pontos turísticos no interior do município: Otávio Rocha | Parque da Gruta | Mirante Gelain e Cascata Bordin | Mirante Gaio | Ponte Valdomiro Bocchese | Recanto dos Pinheiros | Colônia Muraro | Quedas da Usina | Vinícolas de Flores da Cunha.
Como chegar em Flores da Cunha
Flores da Cunha fica na Serra Gaúcha no coração da região da Uva e do Vinho. A cidade é acessível pela rodovia RS-122 que passa ao lado da cidade e liga com Caxias do Sul (20 km), ao Sul, e Antônio Prado (40 km), ao Norte. A cidade também está conectada à Nova Roma do Sul, sendo 14 km por asfalto até Nova Pádua e mais 15 km de terra até Nova Roma.
O aeroporto mais próximo é o de Caxias do Sul (24 km) e o de Porto Alegre (140 km). se chegar de avião, a melhor opção é alugar um carro, assim poderá conhecer vários destinos com total liberdade em um roteiro pela região da Serra Gaúcha.
Alugue um carro para sua viagem à Serra Gaúcho!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Faça sua cotação e reserve aqui!
Onde se hospedar em Flores da Cunha RS
Se hospedar em Flores da Cunha possibilita conhecer, não só o município, mas toda a Serra Gaúcha, especialmente a região da uva e do vinho, destinos como Antônio Prado, Caxias do Sul, Garibaldi, Nova Roma do Sul e Bento Gonçalves.
Ficando na cidade ou interior, você terá uma boa experiência na Serra Gaúcha. Conheça algumas opções de hospedagem:
- Letto Hotel Flores – Nota: 8,3 – Uma das melhores opções na cidade
- Casa Container Figo – Nota 8,7 – Opção em meio à natureza ao lado da cidade
- Pousada das Pitangueiras – Nota: 7,7 – Parque em meio à natureza
O que fazer em Flores da Cunha: pontos turísticos urbanos
Igreja Matriz de Flores da Cunha e Torre Campanário
A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes se localiza bem no centro da cidade de Flores da Cunha e o que chama mais a tenção é seu imponente campanário de 55 metros de altura, construído todo em pedras de basalto, com 4 relógios (um em cada lado da torre).
A igreja foi concluída em 1914 após 10 anos de construção e a torre em 1949, com um total de 11.122 pedras. Os 5 sinos foram fundidos em Savoia, na França, sendo que o maior pesa 1 200 quilos.
Praça da Bandeira
A praça central de Flores da Cunha RS, localizada bem em frente da igreja matriz é o principal ponto de encontro, local de descanso e lazer, onde os habitantes tomam seu chimarrão ao final da tarde e onde acontecem alguns eventos locais. Tem como destaques algumas torres alinhadas e uma araucária.
Monumento do Galo e Parque da Vindima
O Parque da Vindima Elóy Kunz se localiza em uma parte alta da cidade, onde acontece anualmente a Feira da Vindima. Por estar em um lugar alto o lugar oferece uma bela vista do centro da cidade. No local se encontra o monumento ao Galo, em homenagem ao episódio que intitulou Flores da Cunha como Terra do Galo.
Castelo da Família Castellan
Criado por Lourenço Castellan (empresário da móveis Florense) o castelo se localiza próximo ao centro da cidade e chama atenção por sua beleza e semelhança com castelos europeus.
A cobertura externa é toda em cobre; os vidros de cristal chanfrado e as dependências internas incluem vários ambientes, com boate, adega e três apartamentos independentes.
Por ser uma propriedade particular, o Castelo não é aberto à visitação, mas pode ser admirado de perto a partir das 4 ruas que o rodeiam, já que ocupa uma quadra inteira.
Mirante Arezzo
O Mirante Arezzo é uma atração mais recente em Flores da Cunha, que por estar localizado em um local alto oferece vistas panorâmicas da região da Vinícola Luiz Argenta. Fica nos limites do Loteamento Villa Toscana e é uma boa opção para apreciar o pôr do Sol.
Pórtico de Flores da Cunha
O pórtico de Flores da Cunha fica no principal acesso para quem vem de Caxias do Sul. É formado por um portal de pedra e metal com o nome da cidade e funciona também como uma passarela. Rodeado por jardins floridos, é um local de parada para fotos.
Eremitério Frei Salvador Pinzetta
Localizado em uma colina em meio à natureza, o Eremitério é o palco para a celebração da Romaria a Frei Salvador, realizada anualmente no dia de Corpus Christi, reunindo milhares de pessoas.
Parque Romano – Flores da Cunha
O Parque Romano é um parque urbano de Flores da Cunha, inserido no Loteamento Villa Romana. É um espaço público que estimula relações saudáveis e conta com um lago, pista para caminhada, quadras de esportes e áreas de lazer em geral.
Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi
Criado em 1986, o Museu Pedro Rossi funciona em belo prédio histórico e guarda objetos, documentos, fotografias e objetos da colonização. Fica na esquina da praça.
Vinícola Luiz Argenta
A vinícola Luiz Argenta é reconhecida nacionalmente, conquistou o título de maior produtora de vinhos do Brasil, famosa pelo design das garrafas italianas, sofisticadas e diferenciadas.
Localizada ao lado da cidade de Flores da Cunha, com uma estrutura super moderna, a vinícola oferece também uma paisagem incrível com seus belos 55 hectares de videiras situados em colinas.
As visitações acontecem para grupos de no mínimo 2 pessoas e no máximo 15 pessoas por ordem de chegada. O tour é guiado por um enólogo pela estrutura da vinícola e a degustação compreende 4 produtos, entre vinhos e espumantes.
O Clô Restaurante é mais uma novidade da vinícola, estruturado especialmente para os turistas, localizado no terraço da vinícola, com cardápio elaborado com comidas típicas da Serra e tradicionais pratos italianos.
- Abre de segunda à sábado, das 09h40 às 18h. Domingo das 10h às 17h.
- Há três diferentes tipos de tour que vão de R$80 a R$200 (ref. set. 2024).
- Mais informações no site oficial da vinícola.
Vinícola Salvattore
Estabelecida em uma bela construção de 1977, tanto por fora como por dentro, a Vinícola Salvattore se localiza dentro da cidade e recebe visitantes para conhecer a história da Família Salvador, seus produtos e para uma degustação.
- Abre para visitas de segunda a quinta, nos horários, das 10h, e 14h. Nas sextas e sábados, às 10h, 14h e 15h30.
- A visita guiada e degustação de 6 rótulos é gratuita. O ideal é fazer um agendamento prévio pelo Whatsapp (54) 99997-5853.
Vinícola Monte Reale
Localizada pertinho do pórtico de Flores da Cunha, Monte Reale é uma vinícola, restaurante e espaço para eventos, especializada na produção de vinhos, espumantes e sucos de uva. Além dos vinhos, conta também com uma cervejaria em seu interior, a Alem Bier que produz cervejas artesanais e já possui rótulos premiados em seu portfólio.
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 8h às 11h45 e das 13h às 17h30 / Sábado das 10h às 18h / Domingo das 9h30 às 15h.
O que fazer em Flores da Cunha: atrações no interior do município
Otávio Rocha
Otávio Rocha é um distrito de Flores da Cunha, localizado a 12 km da cidade, onde se vive a essência da cultura italiana. O lugar oferece atrações como a sua igreja, a Praça Regional da Uva, o Museu Padre Alberto Lamonato, o Monte Calvário e o Parque da Gruta.
Conheça todas as atrações de Otávio Rocha
Parque da Gruta
O Parque da Gruta de Otávio Rocha oferece um belo espaço para passar o dia, onde o principal atrativo é a cachoeira que possui uma gruta ao lado e é possível circular por trás dela. No local a estrutura de banheiros, churrasqueiras e área coberta.
Abre todos os dias, das 8h às 18h e a entrada é gratuita.
Mirante Gelain e Cascata Bordin
Localizado no Travessão Alfredo Chaves, o Mirante Gelain possui uma plataforma de onde se tem uma vista fantástica do vale do Rio das Antas e da Cascata Bordin. No local também há trilhas que leva inclusive na base da cascata e ponto de escalada rapel.
Leia o post sobre nossa visita ao Mirante Gelain
Mirante Gaio
Distante de 18 Km de Otávio Rocha, o mirante Gaio proporciona uma vista fantástica do encontro do Rio Tega com o Rio das Antas, bem como grande parte dos vales. Neste ponto se encontram três municípios: Nova Roma do Sul, Nova Pádua e Flores da Cunha.
O mirante Gaio se encontra em obras, mas você pode visitar a vinícola Gaio (ref. Abril de 2025).
Ponte Valdomiro Bocchese
A Ponte Valdomiro Bocchese foi inaugurada em 2 de junho de 1968, tem 55 m de altura, 300 m de extensão, e liga o município de Antônio Prado a Flores da Cunha em um belo cenário do Vale do Rio das Antas. Há uma curta estradinha que passa por baixo da ponte e leva a uma prainha. Fica a 20 km da cidade.
Conheça 16 atrações do Rio das Antas
Recanto dos Pinheiros
Recanto do Pinheiros é um parque rodeado pela natureza que oferece uma grande área de descanso, diversão e lazer. Conta com piscinas, piscina térmica, toboáguas, trilhas, passeio de quadriciclo, tirolesa, restaurante, quiosques e cabanas para alugar.
Fica a 10 km da cidade, abre todos os dias, das 8h às 19. Há diferentes valores para cada atividade e aluguel dentro do parque. Mais informações no site oficial.
Colônia Muraro
A Colônia Muraro é um espaço de lazer localizado no norte do município, que possui uma bela área verde para receber visitantes para piqueniques e diversão das crianças. O local conta com boa infraestrutura com restaurante que abre aos finais de semana, parque infantil, cachoeiras e passeio de carretão.
Abre aos finais de semana, das 12h às 18h. A entrada custa R$20 (ref. Abril de 2025). Mais informações na página oficial.
Cascata Quedas da Usina
Trata-se de uma sequência de cachoeiras de tirar o fôlego em uma área preservada, com destaque para a última queda. As águas cobrem um grande paredão rochoso, criando uma piscina natural de águas cristalinas na parte de baixo da cachoeira.
Trilha de nível difícil, requer conhecimento ou uso de aplicativo. O trajeto não é demarcado e não possui nada sinalizado, trilha vai margeando o rio até chegar no arroio menor.
Tempo estimado 50 minutos ida. Distância de 3km ida e volta.
Vinícolas de Flores da Cunha
Flores da Cunha é a maior produtora de vinhos de mesa do país. Há dezenas de vinícolas espalhadas pelo município, que oferecem visitas com degustações. Algumas produzem em alta escala como a Boscato, Monte Reale e Panizzon; outras tem uma pequena produção; e o destaque fica por conta da vinícola Luiz Argenta, a maior e mais moderna da cidade.
Existem várias outras vinícolas que recebem turistas com degustação. Para mais informações acesse esta lista.
Mapa de Flores da Cunha: pontos turísticos urbanos
No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Flores da Cunha RS, assim como ter uma noção dos acessos.
Quando ir a Flores da Cunha
Assim como toda a Serra Gaúcha, Flores da Cunha pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém, a melhor é entre setembro e abril, quando tudo está verde e mais bonito, especialmente entre o final de janeiro e início de março, época da vindima, quando os parreirais estão carregados e o cheiro da uva se espalha pelo ar.
No inverno, as baixas temperaturas podem incomodar um pouco, mas ao mesmo tempo é aconchegante e dá para aproveitar bem as atrações e tomar um bom vinho.
Durante o ano acontece algumas festas e eventos na cidade, como a Festa Nacional da Vindima (entre fevereiro e março), a Feira de Inverno, e no feriado de Corpus Christi todo o centro da cidade é enfeitado com tapetes coloridos confeccionados em serragem pela comunidade.
Porque Terra do Galo?
Flores da Cunha é conhecida como a “Terra do Galo” devido a um episódio cômico acontecido em 1934. Na época, um mágico se apresentou na cidade dizendo que iria cortar a cabeça de um galo e depois restaurar ao corpo dando vida novamente ao animal, através de uma mágica.
Na hora da apresentação, o falso mágico disse que havia esquecido o pó mágico e que ia buscá-lo. Neste momento ele fugiu da cidade com o dinheiro do espetáculo deixando todos esperando, e nunca mais foi visto.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
PASSAGENS AÉREAS, HOTÉIS, PACOTES. Buscador de passagens aéreas em todas as cias aéreas. hotéis, pacotes e shows.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – MELHOR SEGUROS. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
muito bonito,realmente o Brasil é cheio de lugares,que ainda são desconhecidos da maioria dos brasileiros,e uma pena,nossos politicos em sua grande maioria,só pensam em seus partidos,suas ideologias voltadas para si proprios,mas 2018 esta ai na porta,vamos eleger pessoas que queiram trabalhar pelo nosso Pais “BRASIL”
e não pelos seus bolsos($$$$$$$$$).
parece que não deu muito certo né
Linda mesmo, sem falar nos parreirais, de encher os olhos. Quero conhecer muitas cidades do Sul, cultura européia, povo educado, cidades limpas, vou começar ainda esse ano! Querendo Deus.