Otávio Rocha – Flores da Cunha

Otávio Rocha é um lugar para mergulhar na cultura italiana, um dos berços da imigração de Flores da Cunha e da Serra Gaúcha.

Parque da Gruta - Otávio Rocha - Flores da Cunha
Parque da Gruta - Otávio Rocha

Otávio Rocha

é um lugar para mergulhar na cultura italiana, um dos berços da imigração na Serra Gaúcha. A pitoresca vila é distrito de Flores da Cunha, um local onde parece que o tempo tem um ritmo mais lento, onde se preserva a essência e as tradições dos primeiros imigrantes italianos.

Otávio Rocha teve sua origem por volta de 1882, quando recebeu os primeiros imigrantes italianos provenientes em sua grande maioria da Província de Vicenza.

No local o visitante pode desfrutar das belezas do interior, da gastronomia típica, bons vinhos, a cultura a as belas paisagens ao longo do caminho.

A melhor época para visitar o local é entre a metade de janeiro e metade de fevereiro, época da vindima, quando os parreirais estão carregados, dá para degustar uvas frescas e a paisagem está em sua plenitude de beleza.

Turismo em Otávio Rocha

O que fazer em Otávio Rocha – Pontos turísticos

Parque da Gruta

Parque da Gruta - Otávio Rocha
Parque da Gruta

O lugar que foi construído para ser uma pequena hidrelétrica e durante algum tempo forneceu energia para os moradores, foi transformado no Parque da Gruta.

A Cascata da Gruta, que é a atração mais bonita do distrito, despenca por cima de uma gruta. No canto tem a imagem de uma santa para orações e é possível atravessar por trás da queda e subir pela escadaria e trilha até a parte de cima da cachoeira.

O parque oferece também uma ótima estrutura para passar o dia com área coberta, churrasqueira e áreas de gramado.

Abre todos os dias, das 8h às 18h e a entrada é gratuita.

Túnel da Uva

Túnel da Uva - Otávio Rocha
Túnel da Uva

Bem no centro de Otávio Rocha, em frente à igreja, há um grande parreiral em forma de um túnel com mais de 70 metros de comprimento, que cobre a rua toda. Na época da safra da uva dá para comer uva a vontade no local.

Praça Regional da Uva

Praça Regional da Uva - Otávio Rocha
Praça Regional da Uva

Ao lado do túnel de uvas, fica a Praça regional da Uva (praça de Otávio Rocha), que conta com árvores, bancos, parquinho e alguns monumentos como a carroça florida.

Igreja São Marcos

Igreja de Otávio Rocha - Flores da Cunha
Igreja de Otávio Rocha

A igreja São Marcos é um templo católico bem simples, mas o que se destaca é a sua torre de pedra onde estão os sinos. Fica em frente ao Túnel da Uva.

Museu Padre Alberto Lamonato

Museu Padre Alberto Lamonato - Otávio Rocha
Coleção de licores no Museu Padre Alberto Lamonato

O museu guarda um expressivo acervo histórico que foi doado pelo padre Alberto Luiz Lamonatto, composto por objetos e fotografias. Além do acervo, o museu expõe uma coleção de licores e vinhos produzidos pelo padre com mais de 1000 garrafas dando ao acervo um valor inestimável.

Localizado em um casarão em frente à praça, o museu abre de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

Belvedere do Monumento ao Centenário

Belvedere do Monumento ao Centenário - Otávio Rocha
Belvedere do Monumento ao Centenário

O belvedere é acessível através de uma escadaria de 176 degraus que leva ao Monte Calvário onde há uma cruz em um mirante que oferece uma vista da vila.

Vinícola Gazzaro

Para os amantes do vinho, a Vinícola Gazzaro, localizada um pouco para um pouco para frente da igreja matriz, oferece degustação gratuita de vinhos e espumantes.

Abre todos os dias, das 8h às 18h.

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Otávio Rocha e onde comer

Otávio Rocha - Flores da Cunha
Vista do Mirante da Cruz

O Hotel Dona Adélia é a opção de hospedagem do distrito, que além de hospedagem oferece restaurante com um cardápio que reúne o melhor da comida típica italiana. Outros lugares para comer no povoado, são o Restaurante La Caninetta e o Restaurante do Gringo, entre outros…

Uma boa opção é ficar na cidade, a apenas 11 km. Conheça algumas opções de hospedagem em Flores da Cunha:

Voltar ao índice

Como chegar em Otávio Rocha

Cachoeira do Parque da Gruta - Otávio Rocha
Cachoeira do Parque da Gruta

Partindo do centro de Flores da Cunha, são 12 km de asfalto até Otávio Rocha. De Caxias do Sul, são 25 km e de Porto Alegre são 150 km. A Estrada para o destino já é uma atração, repleta de parreirais, vinícolas e belas propriedades rurais. O ideal é estar de carro para conhecer o local.

Voltar ao índice

Quando ir a Otávio Rocha – Flores da Cunha

A melhor época para visitar o local é entre a metade de janeiro e metade de fevereiro, época da vindima, quando os parreirais estão carregados, dá para degustar uvas frescas e a paisagem está em sua plenitude de beleza. Mas o destino pode ser visitado em qualquer época do ano.

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Otávio Rocha e onde comer

No mapa abaixo é possível ver os ícones com a localização dos pontos turísticos de Otávio Rocha.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS, HOTÉIS, PACOTES. Buscador de passagens aéreas em todas as cias aéreas. hotéis, pacotes e shows.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – MELHOR SEGUROS. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here