
Otávio Rocha
é um lugar para mergulhar na cultura italiana, um dos berços da imigração na Serra Gaúcha. A pitoresca vila é distrito de Flores da Cunha, um local onde parece que o tempo tem um ritmo mais lento, onde se preserva a essência e as tradições dos primeiros imigrantes italianos.
Otávio Rocha teve sua origem por volta de 1882, quando recebeu os primeiros imigrantes italianos provenientes em sua grande maioria da Província de Vicenza.
No local o visitante pode desfrutar das belezas do interior, da gastronomia típica, bons vinhos, a cultura a as belas paisagens ao longo do caminho.
A melhor época para visitar o local é entre a metade de janeiro e metade de fevereiro, época da vindima, quando os parreirais estão carregados, dá para degustar uvas frescas e a paisagem está em sua plenitude de beleza.
Turismo em Otávio Rocha
- O que fazer em Otávio Rocha: pontos turísticos
- Onde se hospedar em Otávio Rocha
- Onde fica Otávio Rocha: como chegar
- Quando ir a Otávio Rocha – Flores da Cunha
- Mapa de Otávio Rocha: pontos turísticos
O que fazer em Otávio Rocha – Pontos turísticos
Parque da Gruta
O lugar que foi construído para ser uma pequena hidrelétrica e durante algum tempo forneceu energia para os moradores, foi transformado no Parque da Gruta.
A Cascata da Gruta, que é a atração mais bonita do distrito, despenca por cima de uma gruta. No canto tem a imagem de uma santa para orações e é possível atravessar por trás da queda e subir pela escadaria e trilha até a parte de cima da cachoeira.
O parque oferece também uma ótima estrutura para passar o dia com área coberta, churrasqueira e áreas de gramado.
Abre todos os dias, das 8h às 18h e a entrada é gratuita.
Túnel da Uva
Bem no centro de Otávio Rocha, em frente à igreja, há um grande parreiral em forma de um túnel com mais de 70 metros de comprimento, que cobre a rua toda. Na época da safra da uva dá para comer uva a vontade no local.
Praça Regional da Uva
Ao lado do túnel de uvas, fica a Praça regional da Uva (praça de Otávio Rocha), que conta com árvores, bancos, parquinho e alguns monumentos como a carroça florida.
Igreja São Marcos
A igreja São Marcos é um templo católico bem simples, mas o que se destaca é a sua torre de pedra onde estão os sinos. Fica em frente ao Túnel da Uva.
Museu Padre Alberto Lamonato
O museu guarda um expressivo acervo histórico que foi doado pelo padre Alberto Luiz Lamonatto, composto por objetos e fotografias. Além do acervo, o museu expõe uma coleção de licores e vinhos produzidos pelo padre com mais de 1000 garrafas dando ao acervo um valor inestimável.
Localizado em um casarão em frente à praça, o museu abre de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é gratuita.
Belvedere do Monumento ao Centenário
O belvedere é acessível através de uma escadaria de 176 degraus que leva ao Monte Calvário onde há uma cruz em um mirante que oferece uma vista da vila.
Vinícola Gazzaro
Para os amantes do vinho, a Vinícola Gazzaro, localizada um pouco para um pouco para frente da igreja matriz, oferece degustação gratuita de vinhos e espumantes.
Abre todos os dias, das 8h às 18h.
Onde se hospedar em Otávio Rocha e onde comer
O Hotel Dona Adélia é a opção de hospedagem do distrito, que além de hospedagem oferece restaurante com um cardápio que reúne o melhor da comida típica italiana. Outros lugares para comer no povoado, são o Restaurante La Caninetta e o Restaurante do Gringo, entre outros…
Uma boa opção é ficar na cidade, a apenas 11 km. Conheça algumas opções de hospedagem em Flores da Cunha:
- Letto Hotel Flores – Nota: 8,3 – Uma das melhores opções na cidade
- Casa Container Figo – Nota 8,7 – Opção em meio à natureza ao lado da cidade
- Pousada das Pitangueiras – Nota: 7,7 – Parque em meio à natureza
Como chegar em Otávio Rocha
Partindo do centro de Flores da Cunha, são 12 km de asfalto até Otávio Rocha. De Caxias do Sul, são 25 km e de Porto Alegre são 150 km. A Estrada para o destino já é uma atração, repleta de parreirais, vinícolas e belas propriedades rurais. O ideal é estar de carro para conhecer o local.
Quando ir a Otávio Rocha – Flores da Cunha
A melhor época para visitar o local é entre a metade de janeiro e metade de fevereiro, época da vindima, quando os parreirais estão carregados, dá para degustar uvas frescas e a paisagem está em sua plenitude de beleza. Mas o destino pode ser visitado em qualquer época do ano.
Onde se hospedar em Otávio Rocha e onde comer
No mapa abaixo é possível ver os ícones com a localização dos pontos turísticos de Otávio Rocha.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
PASSAGENS AÉREAS, HOTÉIS, PACOTES. Buscador de passagens aéreas em todas as cias aéreas. hotéis, pacotes e shows.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – MELHOR SEGUROS. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.