Pinto Bandeira
é uma pequena e charmosa cidade da Serra Gaúcha conhecida por suas paisagens montanhosas, vinhedos, clima tranquilo e cultura italiana.
A cidade encanta os visitantes com experiências de enoturismo, oferecendo tours por vinícolas premiadas e degustações de espumantes de alta qualidade. Além do vinho e produção de frutas como pêssego e laranja, o destino oferece cachoeiras, mirantes e contato direto com a natureza, sendo ideal para um contato direto com o interior gaúcho.
Pinto Bandeira RS teve sua origem ligada à colonização italiana no final do século XIX. Inicialmente, a área fazia parte do território de Bento Gonçalves, porém, em 2013, tornou-se um município independente.
Turismo em Pinto Bandeira
- Quando ir ao Pinto Bandeira RS
- Onde fica Pinto Bandeira: como chegar
- Onde se hospedar em Pinto Bandeira RS
- O que fazer em Pinto Bandeira: pontos turísticos
- Onde comer na cidade
- Mapa de Pinto Bandeira: pontos turísticos
Quando ir a Pinto Bandeira RS
- Assim como toda a Serra Gaúcha, Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, pode ser visitada em qualquer época do ano.
- A melhor época vai de setembro a abril, quando tudo está verde e mais bonito.
- Entre o final de janeiro e início de março é a época da vindima, quando os parreirais estão carregados e o cheiro da uva se espalha pelo ar.
- No inverno, as baixas temperaturas podem incomodar um pouco, mas ao mesmo tempo é aconchegante e bom para tomar um vinho.
Onde fica Pinto Bandeira: como chegar
Pinto Bandeira fica no coração da Serra Gaúcha, a menos de 20 km de Bento Gonçalves, a 25 km de Farroupilha, a 44 km de Caxias do Sul e a 130 km de Porto Alegre. O aeroporto de Caxias do Sul fica a 44 km e o aeroporto de Porto Alegre a 130 km.
A pequena cidade conta com acesso pavimentado, assim como a maior parte de suas estradas rurais, mesmo as estradas que não são pavimentadas, são boas e com cascalho.
Onde se hospedar em Pinto Bandeira RS
Como a cidade é bem pequena, há poucas opções de hospedagem. Na cidade, tem a Elida Pousada. Na zona rural há algumas opções de chalés e cabanas. Se a intenção é se hospedar em um hotel, a cidade de Bento Gonçalves fica a menos de 20 km e é a opção mais próxima.
Confira algumas opções de chalés e hotéis:
- Chalé Seiva da Terra – Nota: 9,8 | em uma área natural
- Cabanas le Vigne – Nota: 9,7 | em uma área natural
- tri Hotel Vittoria Bento – Nota: 8,7 | Hotel em Bento Gonçalves
- Sonho da Serra Pousada – Nota: 9,1 | Pousada em Bento Gonçalves
- Mais opções de hospedagem
O que fazer em Pinto Bandeira: pontos turísticos
- Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e Praça Central
- Pórtico de Pinto Bandeira
- Belvedere Cascata dos Amores
- Capela São Pedro
- Gruta Nossa Senhora de Lourdes
- Cascata dos Amores
- Cascata da Barragem
- Cachoeira do Antigo Moinho Lorenzatti
- Cascata da Face
- Cascata da Pedra Grande
- Cascata do Moinho Rigon
- Cascata do Urubu
Pontos turísticos de Pinto Bandeira
Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e Praça Central
O Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, localizado no centro da cidade, possui estilo romano-clássico, foi construído em 1915, sendo considerado o primeiro santuário mariano do Rio Grande do Sul, herdando a devoção dos imigrantes italianos.
Em sua frente fica a Praça Central de Pinto Bandeira, arborizada e tranquila, é um espaço de convivência, lazer e encontros entre moradores e visitantes.
Pórtico de Pinto Bandeira
Localizado na entrada sul da cidade, a 1 km do centro, o pórtico é formado por uma estrutura de pedra que segura uma enorme garrafa de espumante em um lado e uma taça no outro, simbolizando a cultura vinícola deste município da Serra Gaúcha.
Belvedere Cascata dos Amores
O Belvedere Cascata dos Amores é um dos mirantes mais bonitos de Pinto Bandeira, oferecendo uma vista panorâmica da cascata que leva o mesmo nome e do vale típico da Serra Gaúcha.
De fácil acesso, às margens da rodovia, oferece a vista da cachoeira a 1 km de distância. Fica a 9 km da cidade, com visitação é livre e gratuita.
Capela São Pedro – Pinto Bandeira
A Capela São Pedro de Pinto Bandeira possui estilo simples e tradicional, a capela está situada em meio a belas paisagens rurais, transmitindo paz e espiritualidade. Fica a 3,5 km do belvedere, rumo à cidade.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Pinto Bandeira
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Pinto Bandeira, é um local de fé, silêncio e contemplação, além de paisagístico, em meio às rochas. Fica a 10 km da cidade na costa do Rio das Antas, sendo que a estrada de acesso revela belas paisagens com vista do rio.
Cachoeiras em Pinto Bandeira
Há várias cachoeiras em Pinto Bandeira RS, devido ao relevo acidentado e abundância de rios, sendo que a maioria delas é de fácil acesso, próximas das estradas. A mais bonita delas é a cascata dos Amores e a maioria delas não são indicadas para banho, apenas contemplação.
Cascata dos Amores
A Cascata dos Amores é uma bela queda d’agua de Pinto Bandeira com cerca de 50 metros de altura e um belo cenário natural. Possui uma trilha que leva à sua base com uma bifurcação que leva também a um mirante superior frontal.
- O acesso é por uma propriedade particular, com visitação permitida mediante taxa simbólica de R$10.
- Como chegar: Basta colocar no GPS “Acesso a Cascata dos Amores” para chegar na fazenda. Passando o portão, desça mais 600 m pela estrada interna até o estacionamento.
- A trilha tem um total de 2 km ida e volta e é de nível fácil a moderado.
- Uma pena, mas a água não é recomendada para banho por passar pela área urbana de Bento Gonçalves.
Cascata da Barragem
A Cascata da Barragem é uma bela queda d’agua localizada logo abaixo de uma pequena represa que gera energia elétrica. Não possui acesso autorizado, mas é possível vela a partir da rodovia Estrada para Bento Gonçalves. Fica a 12 km da cidade, na divisa com Bento Gonçalves.
Cachoeira do Antigo Moinho Lorenzatti
Cachoeira localizada ao lado de um antigo moinho da família Lorenzatti, onde hoje funciona uma oficina. Fica a 7 km da cidade, com acesso fácil, perto da estrada.
Cascata da Face
A Cascata da Face é uma cachoeira que possui uma formação rochosa que lembra um perfil humano. Fica em uma área particular com acesso gratuito autorizado. Fica a 5 km da cidade e a trilha é de 500 m ida e volta.
Cascata da Pedra Grande
Queda que pode ser vista a partir de uma estrada rural, segundo informações, o proprietário não autoriza o acesso a cachoeira. Fica a 5 km da cidade.
Cascata do Moinho Rigon
Localizada ao lado em um antigo moinho, possui acesso fácil, praticamente à beira da estrada. Fica a 7 km da cidade de Pinto Bandeira.
Cascata do Urubu
Outra cachoeira de acesso fácil na beira de uma estrada, porém, fica escondida no meio da mata. Colocando no GPS, pare e encontre a curta trilha que desce até a sua base.
Vinícolas em Pinto Bandeira
Há dezenas de vinícolas em Pinto Bandeira, mas algumas delas se destacam por oferecem diversas experiências enoturísticas, como degustações, visitas guiadas e piqueniques. Recomenda-se entrar em contato diretamente com cada uma para obter informações sobre horários, serviços disponíveis e agendamentos. Segue a lista:
Vinícola Don Giovanni – site
Destaques: Espumantes e vinhos elaborados com uvas próprias (Chardonnay, Pinot Noir, Merlot).
Atividades: Degustações, tours pelas vinhas, restaurante e pousada.
Cave Geisse – site
Destaques: Espumantes de alta qualidade, método tradicional.
Atividades: Tour 4×4 pelos vinhedos, degustações.
Vinícola Valmarino – site
Destaques: Vinhos tintos, rosés e espumantes (método tradicional e charmat).
Atividades: Visitações e degustações.
Vinícola Vita Eterna – site
Destaques: Vinhos biodinâmicos (Pinot Noir, Chardonnay, Riesling Itálico).
Atividades: Degustações e wine Garden.
Vinhos Foresti – página
Destaques: Vinhos coloniais produzidos por vinhedos familiares.
Atividades: Degustações, piqueniques e em breve restaurante.
Vinícola La Grande Bellezza – site
Destaques: Vinhos artesanais e bistrô Vicollo.
Atividades: Degustações e gastronomia.
Berkano Premium Wines – site
Destaques: Vinhos com base em Pinot Noir e Chardonnay, envelhecidos por 18 meses.
Atividades: Degustações e vendas online.
Onde comer em Pinto Bandeira: dicas de restaurantes
Na cidade há algumas opções de restaurantes como o self service restaurante e Lancheria Central e o Restaurante Colheita Butique Sazonal.
Algumas vinícolas oferecem opção de restaurante ou opções gastronômicas como a Vinícola Don Giovanni, a Villa La Grande Bellezza, a Vinícola Monte Astral e a Vinícola Família Geisse. O ideal é consultar os dias e horários de atendimento.
Mapa de Pinto Bandeira: pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Pinto Bandeira, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também: