A Praia da Joaquina é uma famosa praia de Florianópolis, conhecida internacionalmente por suas boas ondas para o surf. Outro atrativo são as Dunas de Joaquina, local ideal para a prática do sandboard, um tipo de surf na areia.
A praia é frequentada principalmente por jovens e esportistas, assim como a vizinha praia Mole. Além disso é uma praia bastante bonita, principalmente em seu lado esquerdo, onde existe um aglomerado de rochas.
No verão a praia de Joaquina sedia vários eventos, incluindo competições internacionais de surf. Porém, por se localizar dentro de uma área de preservação não existe uma vila na praia, apenas dois hotéis e alguns restaurantes.
Como é a Praia da Joaquina
A Praia da Joaquina foi descoberta por surfistas a partir da década de 1970. É uma praia oceânica de mar aberto com 3 km de extensão, com faixa de areia entre 8m e 80m, ligada pela mesma faixa de areia com a praia Campeche.


O local dispõe de uma boa infraestrutura de bares, restaurantes e chuveiros, além de 2 hotéis, salva-vidas e iluminação noturna. Na areia há áreas dedicadas para quem curte vôlei de praia, futebol e sandboard.

Na área esquerda da praia há um aglomerado de rochas de grande tamanho e formas variadas de onde se tem um belo visual da praia. Seguindo por cima delas é possível seguir as trilhas pelo costão.
Dunas da Joaquina
Ao redor da praia está localizado o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, uma importante área protegida. Nesta área fica as Dunas da Joaquina, uma grande área com montanhas de areia.

Como chegar à praia da Joaquina
A praia da Joaquina fica a 17 km da Av. Beira Mar, centro de Florianópolis, ao leste da ilha. Para que vem do centro e Sul da Ilha o acesso é pela avenida das Rendeiras.
Para quem vem do Norte é pela SC-406, logo depois de passar pela Praia Mole. A parte final é acessada pela Av. Pref. Acácio Garibaldi São Thiago, que leva direto à praia.
A praia conta com parques de estacionamento pagos. Muita gente deixa o carro na avenida de acesso, porém, no verão, é difícil conseguir vaga.
Quem quiser ir de ônibus deve pegar o 363 Joaquina, que parte do terminal TILAG, na Lagoa da Conceição.
Onde ficar na praia da Joaquina

Como já falamos antes, há duas opções de hotéis em frente à praia. Há também duas opções em frente as dunas e algumas mais distantes, na avenida das Rendeiras.
- Hotel Cris – Em frente à praia
- Joaquina Beach Hotel – Em frente à praia
- Mais opções de hospedagem
Leia também:












