Rio Tinto, na Paraíba, é um destino singular que une praias, turismo histórico e belezas naturais preservadas. Conhecida como “cidade-fábrica”, encanta pela arquitetura germânica de tijolos aparentes, herança da Família Lundgren e da antiga Companhia de Tecidos.
Entre os principais pontos turísticos, destacam-se o imponente Casarão dos Lundgren, a Igreja de Santa Rita de Cássia e a Praça da Vitória. Para os amantes da natureza, a Barra de Mamanguape oferece o Projeto Peixe-Boi-Marinho, além de praias selvagens como a Praia de Campina e trilhas nas Aldeias Potiguaras, onde a cultura indígena pulsa intensamente.
Turismo em Rio Tinto
- Onde fica Rio Tinto: como chegar
- Onde se hospedar em Rio Tinto PB
- O que fazer em Rio Tinto: praias e pontos turísticos
- Quando ir a Rio Tinto – Paraíba
- Mapa de Rio Tinto: pontos turísticos
Onde fica Rio Tinto: como chegar
Rio Tinto fica no Litoral Norte da Paraíba, inserida no Vale do Mamanguape, entre João Pessoa (60 km) e Natal (140 km). A cidade fica a 22 km da Praia de Campina e do litoral.
Como Chegar: ir de carro é a opção mais recomendada. A BR-101, que está duplicada passa a 8 km da cidade, depois o acesso é pela PB-041 até a cidade. Já, a PB-035 leva até a Praia de Campina e demais praias. Se a sua intenção é conhecer as praias da Paraíba, o ideal é alugar um carro.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
Onde se hospedar em Rio Tinto PB
A cidade de Rio Tinto fica a 8 km do mar e suas duas atrações arquitetônicas podem ser visitadas rapidamente, não sendo necessário se hospedar por lá. Opte por se hospedar no litoral onde há maior contato com a natureza. A área da Barra de Mamanguape é uma das mais procuradas.
Muitos visitantes também optam por se hospedar na vizinha Baía da Traição (15-20 min de distância) devido à maior oferta de pousadas, usando Rio Tinto como um passeio de um dia.
Conheça algumas opções de hospedagem:
- Pousada dos Sonhos – Nota 8,7 – na Barra de Mamanguape
- Mais opções de hospedagem no município
- Opções de hospedagem em Baía da Traição
O que fazer em Rio Tinto: pontos turísticos
Praia da Campina

A Praia da Campina se destaca por ser um destino de natureza rústica, ideal para quem busca tranquilidade e distanciamento das praias urbanas lotadas. É cercada por vastos coqueirais, dunas de areia branca e imponentes falésias.
Na maré baixa, formam-se piscinas naturais e o mar fica calmo, excelente para banho. Na maré alta, as ondas se tornam extensas e fortes, atraindo praticantes de surfe.
Praia do Oiteiro

A Praia do Oiteiro é o destino ideal para quem procura um cenário ainda mais isolado e selvagem. Se a Campina já é tranquila, a Oiteiro é praticamente deserta e intocada.
Essa praia é marcada por uma combinação de falésias coloridas, dunas de areia branca e vegetação de restinga preservada. Possui mar aberto com ondas fortes e na maré baixa, o recuo do mar revela uma larga faixa de areia ideal para caminhadas contemplativas.
O acesso pode ser feito por uma trilha de caminhada a partir da Campina ou por veículos 4×4 ou buggy através das estradas de areia.
Barra de Mamanguape

A Barra de Mamanguape, em Rio Tinto (PB), é o destino mais icônico e biodiverso da região. Localizada no encontro do Rio Mamanguape com o mar, é um santuário ecológico que combina preservação ambiental, cultura indígena e belas paisagens.
A Barra é famosa por ser a sede do Projeto Viva Peixe-Boi Marinho, onde é possível observar esses animais em seu habitat natural através de passeios de barco.
O contraste entre o rio calmo e o mar aberto cria um belo cenário. Na maré baixa, surgem bancos de areia e piscinas naturais nos arrecifes. A região abriga também uma das maiores e mais preservadas áreas de manguezal da Paraíba.
Os passeios de barco são oferecidos pela comunidade local (como @nelpasseiosbarra e @superparadiise), que levam a Terras Indígenas Potiguaras (Tramataia, Camurupim), bancadas de areia, manguezais e ao Projeto Peixe-Boi, proporcionando uma experiência de turismo ecológico e cultural na foz do Rio Mamanguape.
Igreja Santa Rita de Cássia – Rio Tinto

A Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia é o principal símbolo histórico e religioso de Rio Tinto (PB). Diferente da maioria das igrejas coloniais do Nordeste, ela possui um estilo europeu industrial único, diretamente ligado à fundação da cidade pela família Lundgren.
Sua construção ocorreu entre 1918 e 1920 pela família Lundgren (donos da Companhia de Tecidos Rio Tinto) para servir à colônia de operários. Possui estilo Alemão/Eclético com arquitetura com tijolos aparentes, inspirada no estilo germânico e nas construções contemporâneas da Revolução Industrial Europeia.
Casarão dos Lundgren
O Casarão dos Lundgren foi a residência oficial da família sueca que fundou a Companhia de Tecidos Rio Tinto, que originou a cidade. A obra foi concluída em 1924 e atualmente está localizado dentro da Terra Indígena Monte-Mor e pertence ao povo Potiguara.
Quando ir a Rio Tinto – Paraíba
A melhor época para visitar Rio Tinto, Paraíba, vai de Setembro a Fevereiro (Verão). Este é o período de seca no Litoral Norte paraibano, ideal para aproveitar melhor as praias.
Há também algumas épocas específicas onde acontece alguns eventos festivos na cidade:
- Maio (Festa da Padroeira): As festividades de Santa Rita de Cássia movimentam a cidade com eventos religiosos e culturais.
- Abril (Mês dos Povos Indígenas): O mês de abril conta com celebrações especiais e jogos indígenas nas Aldeias Potiguaras.
- Junho (São João): Como toda cidade paraibana, o clima junino é forte, com comidas típicas e festas regionais.
Mapa de Rio Tinto: praias e pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Rio Tinto, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também:










