Saiba como foi meu roteiro de 10 dias pelo leste de Canadá e Estados Unidos, visitando as Cataratas do Niágara, Toronto, Montreal e Nova York com deslocamentos entre as cidades todos feitos de trem.
Deu bastante trabalho para montar este roteiro devido à grande quantidade de atrações turísticas, já que são grandes cidades, especialmente Nova York, a cidade mais famosa do mundo.
Com isso, quero compartilhar aqui como foi meu roteiro Canadá e Nova York para facilitar a vida para quem deseja visitar esta região da América do Norte.
Roteiro Canadá e Nova Iorque: Cataratas do Niágara: Toronto, Montreal e Nova Iorque
- Planejamento da viagem Canadá e Nova York
- Chegada em Toronto
- Bate-volta de trem às Cataratas do Niágara
- Roteiro Toronto – primeiro dia
- Roteiro Toronto – segundo dia
- Toronto a Montreal de trem
- Roteiro Montreal – primeiro dia
- Roteiro Montreal – Montreal a Nova York de trem
- Roteiro Nova York – dia 01
- Roteiro Nova York – dia 02
- Roteiro Nova York – dia 03
- Roteiro Nova York – dia 04
- Dia da volta ao Brasil
- Mapa do roteiro Canadá e Nova York
- Seguro viagem e chip internacional
Planejamento do roteiro Canadá e Nova York
Eu não estava planejando viajar para o Canadá, mas sempre tive vontade de conhecer Nova York. Em uma pesquisa de passagens aéreas, encontrei ótimos preços de São Paulo para Toronto e a partir disso comecei a pesquisar se seria viável fazer um roteiro unindo esta região do Canadá com Nova York.
Após pesquisar sobre o visto e a imigração no Canadá, quantos dias seria necessário para visitar cada destino (Cataratas do Niágara, Toronto, Montreal e Nova York) e como seriam os deslocamentos, defini que precisaria de 10 dias livres, fora a viagem de ida e volta a partir do Brasil.
A partir daí, comecei solicitando o visto eTA (ver post sobre a imigração), pois tenho o visto americano. Depois comprei as passagens aéreas direto no site da Avianca.
Os próximos passos foram:
- Compra de passagens de trem: ida e volta para Niágara (Via Rail), Toronto a Montreal (Via Rail), e Montreal a Nova York (Amtrak).Reservei os hotéis pela Booking: 4 noites em Toronto, 2 noites em Montreal e 5 noites em Nova York.
- Contratei o seguro viagem para América do Norte com a Melhor Seguro.
- Comprei um chip virtual e-sim ilimitado com SimPremium.
- Reservei alguns passeios antecipadamente com a Civitatis, que também vou mencionar depois no roteiro de cada cidade.
- Passei horas escolhendo as atrações a visitar em cada destino deste roteiro por Canadá e Nova York e traçando um roteiro pelo Google Maps de metrô e a pé.
Chegada em Toronto
Cheguei às 23 no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto. A imigração do Canadá foi bem tranquila, eu mesmo cadastrei minha entrada através das máquinas.
A primeira coisa que fiz, ainda no aeroporto, foi comprar um PRESTO Card, que serve para o transporte público da cidade, incluindo o metrô e o ônibus do aeroporto. Coloquei $31 de crédito, que já havia calculado para a quantidade de vezes que ia pegar metrô e o ônibus do aeroporto.
Peguei o Ônibus 900 do terminal 1 para estação de metrô Kipling. Depois segui de metrô (rumo Kennedy) até a estação Spadina, próximo ao Madison Manor Boutique Hotel, que fiquei por 4 noites.
Bate-volta de trem às Cataratas do Niágara
No primeiro dia no Canadá, peguei o metrô cedo e fui até a estação de trem Union Station, onde peguei o trem da Via Rail 97 das 8h20 que comprei com antecedência, para Niagara Falls.
Cheguei às 10h30 na estação ferroviária de Niagara e fui à estação do ônibus WEGO, que fica lá pertinho. Comprei o cartão do WEGO de 24 horas (CAD13), que dá direito de subir e descer em todas as paradas das atrações da cidade.
Fui até a última parada (Table Rock) que fica em cima da queda principal das Cataratas do Niágara e fui voltando caminhando pelas atrações, que são muitas.
Peguei o trem de volta às 18h e cheguei em Toronto por volta de 20h.
- Para saber o que fazer na cidade, leia o artigo completo sobre as Cataratas do Niágara.
- Se você quer simplificar a visita a Niágara, reserve a excursão guiada a partir de Toronto.
Roteiro Toronto – primeiro dia
Iniciei meu roteiro em Toronto, pegando o metrô até a Union Station, no centro. Depois segui a pé, passei pelo Brookfield Place e fui até a orla, onde peguei o ferry para a ilha Central de Toronto, caminhei um pouco por lá, fiz umas fotos e retornei à cidade. O trajeto de barco pra a ilha vale muito a pena pelo visual espetacular do skyline de Toronto com a CN Tower como destaque.
Retornando da ilha, passei pelo Harbour Square Park e depois pelo Toronto Music Garden, dois parques da orla do Lago Ontário. Depois segui para o Toronto Railway Museum, que fica aos pés da CN Tower, como também o Ripley’s Aquarium of Canada.
Subi ao mirante da CN Tower, atração imperdível em Toronto, depois caminhei até o Graffiti Alley e o Chinatown de Toronto, bairro chinês da cidade.
Segui o roteiro pelo Canadá em Toronto, passando pelo Grange Park e o museu Art Gallery of Ontario e na sequência fui na Nathan Phillips Square, bela praça onde fica a prefeitura nova e também a antiga de Toronto.
Continuei minha caminhada pelo St. James Park e a Catedral de Toronto, conheci o St. Lawrence Market, passei pelo David Crombie Park e terminei o dia no The Distillery Historic District (centro histórico de Toronto).
Retornei até a Union Station e retornei ao hotel de metrô. A caminhada do dia foi em torno de 12 km.
Roteiro Toronto – segundo dia
Comecei o segundo dia em Toronto no roteiro Canadá e Nova York, seguindo de metrô até a estação Dupont para conhecer a Comprar ingresso para a Casa Loma e a Casa Loma Stables, retornei ao metrô e segui até a Museum Station.
Visitei o Museu Real de Ontário com calma, depois segui caminhando até o enorme Queen’s Park, fiz um desvio para conhecer a bela arquitetura da Museum Station Universidade de Toronto e depois o Ontario Legislative Building pela outra parte do Queen’s Park, com belos jardins.
O final do roteiro deste dia foi na Dundas Square, praça semelhante a Times Square de Nova York, e depois no Toronto Eaton Centre, shopping gigante que se conecta à cidade subterrânea de Toronto.
Saiba o que fazer em Toronto: 30 atrações de dicas da cidade
Toronto a Montreal de trem
O quarto dia no Canadá foi de deslocamento de trem entre Toronto e Montreal com conexão em Ottawa. Já havia comprado a passagem com antecedência, fui até a Union Station de metrô e peguei o trem às 8h30 e cheguei em Montreal às 16h15.
Meu hotel em Montreal foi o Le Cantlie Suites, onde fiquei por duas noites, hotel muito bem localizado no centro e com uma piscina e vista incrível do terraço.
Neste dia caminhei um pouco pelo bairro onde fica o hotel, nos arredores do Museu de Belas Artes de Montreal, uma área também repleta de restaurantes, bares e cafés.
Roteiro Montreal – primeiro dia
Iniciei a pé o roteiro no Canadá em Montreal passando em três igrejas: Cathédrale Marie-Reine-du-Monde, Basilique Saint-Patrick e Basilique Notre-Dame de Montréal.
Na sequência fui ao Parque do Porto de Montreal onde tem o letreiro da cidade e uma bela vista panorâmica do skyline do centro. Passei em frente ao Montreal Science Centre e fui a La Grande Roue de Montréal, fiz o passeio na roda gigante que oferece uma ótima vista da cidade.
Depois da roda gigante, peguei o metrô mais próximo e fui até o Parc Jean Drapeau, localizado em uma ilha. Retornei com o metrô e depois de algumas conexões, desci na estação Côte-des-Neiges para visitar o Santuário Oratório de São José.
Após visitar o santuário, fiz uma longa caminhada até o Parc du Mont-Royal. Dentro do parque, comecei pelo Beaver Lake Fountain, depois atravessei até o Kondiaronk Belvedere, o mirante com as melhores vistas panorâmicas do centro de Montreal.
- Desci pelas escadarias até o Hotel le Cantlie Suites onde estava hospedado.
- Saiba o que fazer em Montreal: 25 atrações e dicas de viagem
Montreal a Nova York de trem
Como meu trem era somente às 11h da manhã, fui cedo de metrô até a estação Viau para conhecer um pouco do parque Olímpico de Montreal onde fica o Biodome, planetário, estádio com a torre inclinada e o Jardim Botânico de Montreal. Não cheguei a entrar, mas deu para conhecer as belas atrações arquitetônicas por fora.
Retornei de metrô, passei pelo parque McGill e o Museu Redpath. Passei no hotel, peguei as malas e segui para a Estação Central de Montreal
O meu roteiro Canadá e Nova York teve a passagem pela fronteira dos 2 países de trem. A distância entre Montreal e Nova York é de 600 km e a duração do trajeto é de 11h, pois não é um trem de alta velocidade.
A imigração dos Estados Unidos é feita dentro do trem com a entrada dos agentes para conferir passaporte e visto. Também passam com cães farejadores nas bagagens.
Cheguei na estação Penn e fui caminhando até a estação 33 St do metrô PATH, com o qual segui para a estação Journal Square, em Nova Jersey, onde fiquei hospedado. Cheguei era quase meia noite.
Me hospedei no Ramada by Wyndham Jersey City, em Jersy City, por questões de economia, mas você pode escolher outras opções de hotéis em Nova York.
Reserve os melhores passeios em Nova York com a Civitatis. Você paga em Reais, parcelado em até 12x, podendo ser cancelado até 24h antes do início da atividade.
Roteiro em Nova Iorque – dia 01
O primeiro dia em Nova York foi pela zona sul de Manhattan, região do World Trade Center, Wall Street e Estátua da Liberdade.
- Cheguei antes das 9h no Castle Clinton, com o ingresso do passeio da Estátua da Liberdade e Ellis Island já comprado para pegar o barco. Este passeio consome em torno de 2 horas.
- Voltando a Manhatam, dei uma passada na estátua do Charging Bull, depois na Wall Street (centro financeiro de Nova York) e a Igreja da Trindade.
- Com o ingresso do One World Observatory comprado com antecedência, subi ao mirante do prédio mais alto da América.
- Descendo do prédio, visitei o Memorial Pools e o Museu do 11 de Setembro.
- Ali pertinho conheci a espetacular Oculus Plaza e no lado o Mural Project com seus grafites. Também dei uma passada no Brookfield Place e no Battery park esplanade com um belo visual dos prédios.
- Na sequência, segui caminhando até o Parque da Prefeitura de Nova York e o Thomas Paine Park. Terminei o roteiro do dia em Chinatown (bairro chinês de Nova York).
Roteiro em Nova Iorque – dia 02
O segundo dia do meu roteiro Nova Iorque foi pelo oeste de Manhattan, próximo ao Rio Hudson, finalizando no Empire State.
- Comecei o dia com um café no Starbucks Reserve Roastery, um dos maiores da rede, depois, passei conhecer o Chelsea Market, que fica no outro lado da rua.
- Segui para o parque Little Island, com seu cenário inusitado e futurista de uma ilha artificial. Logo ao lado, subi ao topo do Pier 57 Rooftop Park, que oferece uma boa vista da Little Island e da costa oeste da cidade.
- Próximo ao Chelsea Market, acessei a trilha suspensa High Line e segui por 1,2 km até a Hudson Yards Public Square.
- Com o ingresso do Vessel, comprado com antecedência, visitei a sua espetacular estrutura. Depois visitei subi ao espetacular mirante do The Edge Observatory, com sua plataforma externa ao edifício.
- Depois fui até o Pier 84 at Hudson River Park, que oferece uma bela vista do skyline de Manhattan. Logo ao lado, visitei o espetacular Intrepid Museum, um porta aviões museu, repleto de aviões antigos.
- Caminhei até o centro, e com o Ingresso do Empire State, comprado com antecedência, subi ao topo do mais icônico edifício de Nova York. Terminei o roteiro do dia no Madison Square Park.
Roteiro em Nova Iorque – dia 03
- No terceiro dia do meu roteiro Nova York, iniciei pelo leste de Manhattan, fui ao centro depois ao Central Park.
- Comecei indo de metrô até Roosevelt Island e após uma caminhada pelo parque, peguei o teleférico da ilha até o final, passando ao lado da ponte Queensboro.
- Na sequência, caminhei até o Grand Central Terminal, uma estação ferroviária histórica de Nova York, uma das maiores do mundo.
- Com o ingresso do Summit One Vanderbilt, comprado antecipadamente, visitei este espetacular mirante temático repleto de espelhos e atrações interativas.
- Após uma parada para descanso no Parque Bryant, conheci a movimentada e famosa Times Square, junto com a Broadway.
- Com o ingresso do observatório do ingresso do Top of the Rock (também comprado antes) subi ao mirante externo no topo do prédio, com vista central 360 graus de Nova York.
- Continuei o roteiro, passando pela Catedral de São Patrício e Quinta Avenida. No Central Park, caminhei em parte dele, passando pelo Terraço do Bethesda, Bow Bridge e o Terraço do Castelo Belvedere. Terminei o dia no Museu Americano de História Natural.
Roteiro em Nova Iorque – dia 04
Meu roteiro Nova York do último dia foi dedicado a região do Brooklyn, com a tarde livre para alguma atração que eu não tivesse conseguido visitar ou alguma outra descoberta.
- Comecei o dia na Printing House Square, local de início da travessia da Ponte do Brooklyn, ponte histórica de Nova York, com suas belas vistas panorâmicas na elevada passarela de pedestres.
- Chegando no final, fui ao calçadão panorâmico Brooklyn Heights Promenade, com vistas do skyline de Manhattan.
- Desci para o Brooklyn Bridge Park e percorri a orla até o John Street Park, ambos com vista panorâmicas incríveis para Manhattan e das pontes do Brooklyn e Manhattan.
- Resolvi fazer também, a travessia da Ponte de Manhattan, que tem uma vista espetacular, mas comprometida pelo cercado. Como opção você pode fazer a travessia de ferry do East River Ferry de Dumbo até o Pier 11 / Wall St. Ou de metrô.
- Na tarde deste dia, eu iria de metrô para Coney Island, onde fica o Luna Park e o Aquário de Nova York, mas acabei desistindo e ficando por Manhattan, porque começou a chover.
Dia da volta ao Brasil
No dia da volta ao Brasil tive que sair de madrugada para pegar o voo de manhã, o aeroporto fica bem distante, por isso, dependendo do seu meio de transporte e localização, saia com bastante antecedência.
Peguei o metrô PATH na estação Journal Square, em Nova Jersey até a World Trade Center, depois o metrô linha E azul, até a estação Sutphin Blvd-Archer Av-JFK Airport no complexo Jamaica. A partir de lá, peguei o AirTrain JFK Airport, que liga ao aeroporto JFK com paradas em cada terminal. Levei quase 3 horas neste percurso entre os 3 trens.
Mapa do roteiro Canadá e Nova York
No mapa abaixo é possível visualizar os destinos visitados e o roteiro que foi todo feito de trem depois da chegada de avião ao Canadá.
Seguro Viagem e Chip Internacional
O seguro viagem não é obrigatório para entrar nos Estados Unidos e Canadá, mas é altamente recomendado devido aos custos médicos muito elevados nos dois países e à ausência de um sistema de saúde público para estrangeiros.
MELHOR SEGURO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional. FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Use o cupom VIAGENSECAMINHOS15 e ganhe 15% de desconto.
Não fique sem internet em sua viagem, compre um chip físico ou virtual (e-sim) 5G da SimPremium, com internet ilimitada com antecedência para chegar no país já com internet.
CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício do mercado. COMPRE SEU CHIP 5G EUROPA! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!
Leia também: