União da Vitória é um destino imperdível para quem busca o melhor do turismo no Paraná. A cidade encanta com o majestoso Morro do Cristo, que abriga uma das maiores estátuas religiosas do Brasil e oferece uma vista panorâmica única da cidade junto com sua “irmã gêmea” catarinense, Porto União. Conhecidas como as Cidades Gêmeas do Iguaçu.
Para os amantes da natureza, o roteiro inclui as famosas cachoeiras de União da Vitória e o icônico Rio Iguaçu, ideal para contemplação e lazer. Explore o centro histórico, a arquitetura ferroviária e a deliciosa gastronomia local. Planeje sua viagem, descubra o que fazer em União da Vitória.
Para conhecer as atrações do município, 2 dias podem ser suficientes, porém, se for fazer um roteiro em conjunto com Porto União, serão necessários de 3 a 4 dias.
Turismo em União da Vitória PR
- Onde fica União da Vitória: como chegar
- Onde se hospedar em União da Vitória PR
- O que fazer em União da Vitória: pontos turísticos urbanos
- O que fazer em União da Vitória: cachoeiras e atrações fora da cidade
- Quando ir a União da Vitória, Paraná
- Mapa de União da Vitória: pontos turísticos

Onde fica União da Vitória: como chegar
Onde fica União da Vitória
União da Vitória está localiza no extremo sul do Paraná, na divisa com Santa Catarina, a cidade forma um núcleo urbano único com sua “irmã gêmea” catarinense, Porto União, conhecidas como as Cidades Gêmeas do Iguaçu.
A cidade é famosa por ser dividida de Porto União apenas pelos trilhos de uma ferrovia e pela icônica Praça da Divisa, onde você pode estar em dois estados ao mesmo tempo.
União da Vitória fica a 240 km de Curitiba, a 210 km de Ponta Grossa e a 550 km de Foz do Iguaçu.

Como chegar União da Vitória PR
De Carro: Saindo de Curitiba, o acesso principal é pela BR-476 (Rodovia do Xisto), uma viagem que leva cerca de 3h30. Para quem vem do Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, a BR-153 (Transbrasiliana) é a principal via de conexão.
De Ônibus: O Terminal Rodoviário de União da Vitória recebe diariamente linhas das empresas Princesa dos Campos e Viação Ouro e Prata, ligando a cidade a Curitiba, Joinville, Florianópolis e Porto Alegre.
De Avião: O aeroporto mais próximo com voos comerciais regulares é o Aeroporto de Curitiba (240 km). Outra opção é o Aeroporto de Chapecó (250 km).
Como circular em União da Vitória PR
O ideal é estar de carro para conhecer as atrações de União da Vitória, principalmente as cachoeiras e atrações fora da cidade, que ficam distantes e espalhadas. Se você não viajar de carro próprio pode alugar um para os deslocamentos.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
Na cidade, o roteiro pode ser completado com os pontos turísticos de Porto União, já que as atrações se misturam nas duas cidades que são coladas. Já as cachoeiras estão distribuídas pelo município, com trechos de asfalto e longos trechos de estradas de terra, não muito boas para chegar nas cachoeiras.

Onde se hospedar em União da Vitória PR
Escolher a localização ideal de hospedagem em União da Vitória é fundamental para aproveitar o turismo e as facilidades das “Cidades Gêmeas”, mas não há muito segredo nessa escolha.
O Centro de União da Vitória, ou também de Porto União, que são colados, é, sem dúvida, a região mais estratégica para se hospedar. É a escolha perfeita para ficar mais perto das atrações urbanas das duas cidades. Para visitar as cachoeiras, vai ter que fazer grandes deslocamentos de qualquer forma.
Conheça algumas boas opções para se hospedar em União da Vitória:
- Hotel San Marino – Nota: 9,6 – centro de União da Vitória
- Ópera Hotel – Nota: 8,5 – centro de Porto União
- Novo Hotel Iguaçu – Nota: 8,5 – centro de Porto União
- Florida Confort Hotel – Nota: 8,6 – centro de União da Vitória
- Mais opções de hotéis nas duas cidades
O que fazer em União da Vitória: pontos turísticos urbanos
Como a divisa das duas cidades, União da Vitória e Porto União, é quase imperceptível, você pode conhecer as atrações das duas cidades em conjunto, mas iremos mostrar aqui apenas os pontos turísticos de União da Vitória. As atrações de Porto União serão mostradas em um outro post.
Morro do Cristo – União da Vitória

O Morro do Cristo é o principal cartão-postal de União da Vitória, no Paraná. Ele abriga a estátua do Sagrado Coração de Jesus, que é uma das maiores imagens religiosas do Brasil.
1. A Estátua e a Capela – O monumento possui 27 metros de altura, fixada sobre um pedestal de 6 metros, totalizando 33 metros de estrutura. A estátua representa o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade. No interior do pedestal existe uma pequena capela.

2. A Escadaria e os Mosaicos – Para chegar à estátua a pé, é necessário subir uma escadaria de 224 degraus. A escadaria possui um mosaico com painéis coloridos que narram a história da região. Ao longo da subida, também é possível observar as estações da Via Sacra.
3. Mirante – O mirante no topo do morro está a 928 metros acima do nível do mar, de onde tem-se uma vista panorâmica privilegiada de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), além do Rio Iguaçu.

- Acesso – Fica de 5 a 6 km do centro de União da Vitória e pode ser feito de carro até o estacionamento, onde começa a escadaria.
- Abre todos os dias das 6h às 20h, com entrada gratuita.
Praça Campolim Ramos

A Praça Campolim Ramos é um espaço público localizado às margens do Rio Iguaçu. Suas principais atrações são o letreiro com o nome da cidade e o monumento de um pescador com sua canoa.
Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Próximo da Praça Campolim Ramos fica a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, que tem como principal destaque a sua arquitetura em formato de um barco a vapor, construída entre 2003 e 2004.
Catedral Sagrado Coração de Jesus – União da Vitória

A Catedral Sagrado Coração de Jesus é o coração religioso de União da Vitória. Localizada em frente à Praça Coronel Amazonas, foi inaugurada em 1926, embora a torre só tenha sido finalizada em 1930. É conhecida por sua beleza interna, com vitrais e colunas detalhadas.
Praça Coronel Amazonas de Araújo Marcondes

A Praça Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, localizada no centro de União da Vitória (PR), é uma das praças mais tradicionais e importantes da cidade. Funciona como ponto de encontro, espaço de lazer e convivência, com áreas arborizadas, bancos e circulação para pedestres. Fica em frente à catedral da cidade.
Ponte do Arco

A Ponte do Arco, oficialmente chamada Ponte Manoel Ribas, é uma estrutura histórica de 1944, construída sobre o Rio Iguaçu, sendo a primeira ponte rodoviária de União da Vitória. É ainda uma importante entrada para a cidade, mas por ser estreita não permite a passagem de um caminhão e um carro ao mesmo tempo em sentido contrário, sendo, por muitas vezes, preciso aguardar a passagem.
O que fazer em União da Vitória: cachoeiras e atrações fora da cidade
Agora iremos listar as atrações de União da Vitória que ficam fora da cidade, incluindo as cachoeiras da Rota Sul das Cachoeiras. A lista está organizada em um roteiro em sequência. No final do post temos um mapa das atrações para que você localize cada uma delas.
Igreja Rio dos Banhados (Igreja Ucraniana Sant’Anna)

A Igreja de Rio dos Banhados (oficialmente Igreja Ucraniana Sant’Ana) é um importante marco da colonização ucraniana na zona rural de União da Vitória. É uma construção em madeira em estilo ucraniano, que foi inaugurada em 1961.
Fica a 19 km do centro de União da Vitória, sendo 14 km por asfalto e 5 km de estrada de chão.
Cachoeira Campo Alto

A Cachoeira Campo Alto tem aproximadamente 50 metros de altura, cercada por paredões de pedra e vegetação nativa preservada. Devido à altura e à força da água, ela cria uma névoa constante na base.
No mesmo local há outras duas quedas menores através de trilhas: a Cachoeira da Piscina (ideal para banho por ser mais rasa e calma) e a Cachoeira da Gruta.
- A cachoeira fica dentro de uma propriedade privada onde é cobrada uma taxa de R$10. Não há um horário definido para abertura da visitação, eu mesmo encontrei fechado e sem informações de contato e horários.
- Fica na região de São Domingos, próxima à Colônia Rio dos Banhados, a 22 km de União da Vitória, sendo 14 km por asfalto e 8 km de estrada de chão.
Cachoeira Cintura de Noiva

A Cachoeira Cintura é um dos destinos naturais mais uma atração de União da Vitória que faz parte da Rota Sul das Cachoeiras. A queda d’água tem aproximadamente 40 metros de altura e desliza por um paredão rochoso em meio a uma vegetação densa, mas não possui piscina natural e nem uma área aberta em sua base.
- Possui fácil acesso com uma caminhada até a cachoeira com apenas 100 metros de trilha. Fica numa área particular, que conta com lanchonete e área com churrasqueiras.
- Abre de segunda a sábado, das 13h às 19h. Domingos e feriados, das 8h às 19h. Não é cobrado ingresso.
- Fica a 22 km de União da Vitória, sendo 14 km por asfalto e 8 km de estrada de chão.
Gruta Nossa Senhora da Salete

A Gruta Nossa Senhora da Salete é um local de devoção religiosa popular em União da Vitória. Situada em meio à natureza, na beira da estrada, ela combina espiritualidade com um cenário de tranquilidade em meio a uma floresta de xaxins.
Fica na Rota Sul das cachoeiras a 25 km da cidade, sendo 14 km por asfalto e 11 km de estrada de chão.
Parque Histórico Iguassu

O Parque Histórico Iguassu é um museu ao ar livre localizado na área rural de União da Vitória (região de Porto Almeida). É um empreendimento particular dedicado a preservar e recontar a história da colonização do Vale do Iguaçu através de construções originais e trilhas temáticas.
As casas são construções centenárias originais que foram desmontadas de seus locais de origem e remontadas no parque, formando uma Vila dos Imigrantes, com casas típicas polonesas, ucranianas e alemãs, mobiliadas com objetos da época.
- O local recebe visitas somente sob agendamento pelo telefone: (42) 99975-0238 ou pelo site do parque. Há também a opção de passeio de barco até as cachoeiras Barra do Palmital e Foz do Tigre.
- Fica a 32 km da cidade, sendo 14 km por asfalto e 18 km de estrada de chão.
Cachoeira Foz do Tigre

A Cachoeira Foz do Tigre possui características curiosas. Logo após as águas do rio Tigre passarem por baixo de uma ponte, despencam diretamente no lago formado pela represa da hidrelétrica do Rio Iguaçu. A queda pode ser vista lateralmente por cima.
- Fica a 32 km da cidade, sendo 14 km por asfalto e 18 km de estrada de chão. O acesso é livre.
- Há a opção de passeio de barco, que chega em frente à cachoeira pelo lago do rio. Esse passeio é feito sob agendamento no Parque Histórico Iguassu pelo telefone: (42) 99975-0238.
Cachoeira Barra do Palmital

A Cachoeira Barra do Palmital é formada por um conjunto de quedas que desaguam no reservatório da Usina Foz do Areia, situada logo abaixo de onde o rio passa por uma ponte de madeira. Se destaca por suas quedas em degraus e pelo grande volume de água que escorre sobre as rochas antes de atingir o Rio Iguaçu.
- Fica a 34 km da cidade, sendo 14 km por asfalto e 20 km de estrada de chão. Há também um outro caminho de 43 km (37 km de asfalto e 6 km de chão). O acesso é livre.
- Há a opção de passeio de barco, que chega em frente à cachoeira pelo lago do rio. Esse passeio é feito sob agendamento no Parque Histórico Iguassu pelo telefone: (42) 99975-0238.
Cachoeira do Kuroski

A Cachoeira do Kuroski se destaca por apresentar duas grandes quedas lado a lado, divididas por uma ilha que se forma no rio no topo da queda.
- Situada em uma propriedade particular, oferece uma estrutura de camping com área de lazer para passar o dia na parte de cima da queda. O acesso à parte de baixo também é fácil.
- Fica a 40 km de União da Vitória, sendo 28 km por asfalto e 12 km de estrada de chão. O valor da entrada é de R$10 para visitar ou passar o dia e um pouco mais para usar os quiosques.
Cachoeira da Usina Velha

A Cachoeira da Usina Velha é uma larga queda d’água do Rio Palmital onde se forma uma grande piscina natural. O local abrigou a primeira usina hidrelétrica da cidade, inaugurada na década de 1920 para fornecer energia à região.
- O local ao redor da cachoeira é amplo, com muitas pedras e áreas de sombra e logo rio baixo há uma ponte por onde passa a estrada, por isso, com acesso fácil.
- Fica a 40 km de União da Vitória, sendo 22 km por asfalto e 18 km de estrada de chão. O acesso é livre.
Quando ir a União da Vitória, Paraná
Como União da Vitória possui várias cachoeiras, a melhor época para visitar é durante a primavera e verão (outubro a março). Nessa época os dias são mais longos e ensolarados e as chuvas mais rápidas. É também a época mais quente para banho de cachoeiras.
Mapa de União da Vitória: cachoeiras e pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de União da Vitória, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também:










