Saiba o que fazer em Vitória ES, uma das três capitais brasileiras situadas numa ilha, e também a segunda capital mais antiga do Brasil.
O Município de Vitória é formado por um arquipélago composto por 34 ilhas, onde há 7 pontes que interligam ao continente. A maior delas a belíssima Terceira Ponte, com 3,5 Km de extensão lque liga as cidades de Vitória e Vila Velha.
A cidade de Vitória dispõe de belas paisagens que incluem praias, montanhas, parques, ilhas e manguezais. A culinária muito apreciada por quem gosta de peixes e frutos do mar, sendo a “Moqueca Capixaba”, o mais famoso prato local.
É impossível também visitar a capital do Espírito Santo e não dar um pulinho em Vila Velha. Lá está o mais importante ponto turístico do estado; o Convento da Penha, que também oferece a melhor vista de Vitória.

Na parte alta se localizam os monumentos históricos e reservas de área verde; na baixa, está o comércio, os portos e as praias.
Vitória também possui um belo Centro Histórico, com destaque para o Palácio Anchieta, a Catedral, o Teatro Carlos Gomes e o casario antigo.

Turismo em Vitória
Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Vitória ES
Navegue por este post
- Quando ir a Vitória
- Como chegar em Vitória
- Onde se hospedar em Vitória
- Principais pontos turísticos
- Parques em Vitória
- Praças da cidade
- Museus de Vitória
- Onde comer na cidade
- Praias de Vitória
- Mapa dos pontos turísticos
- Passeios em Vitória e região
Quando ir a Vitória – Espírito Santo
Raramente faz frio em Vitória, portanto, a capital pode ser visitada o ano inteiro. Mas no verão, o fluxo de turistas é maior. O litoral capixaba recebe principalmente mineiros que descem a serra para aproveitar suas praias.
No verão, as temperaturas variam entre 23°C a 30°C; e no inverno, entre 18°C e 26°C. O período de chuvas vai de outubro a janeiro, principalmente em novembro.
Como chegar a Vitória – ES

De avião
O Aeroporto Eurico Salles opera somente voos domésticos. Para sair do aeroporto, os visitantes contam com serviço de ônibus públicos, táxis, Uber e transfer.
De ônibus
A Itapemirim, Águia Branca e São Geraldo são as principais empresas de ônibus com linhas que ligam Vitória a outras capitais e ao interior do Espírito Santo.
De carro
Para quem vai de carro a principal ligação é a BR-101 que liga o Espírito Santo com o estado do Rio de Janeiro e ao Sul da Bahia.
Do Rio de Janeiro, são 533 km, pela BR-101.
De Belo Horizonte, são 544 km através da sinuosa rodovia BR-262.
De trem
Além dos meios tradicionais para se chegar à capital capixaba, quem viaja de Minas Gerais pode optar por ir de trem. É uma maneira alternativa que demora, mas tem um visual belíssimo das montanhas durante o trajeto. A viagem a partir de Belo Horizonte dura aproximadamente 13 horas.
De carro alugado
Para quem chega de avião, consideramos essencial alugar um carro para aproveitar ao máximo a viagem. Desta forma se torna fácil conhecer todos os pontos turísticos de Vitória e região.
Em nossa última viagem alugamos um carro e percorremos todo o estado, inclusive lugares como Pancas, nas montanhas capixabas.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os 2 melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
Onde ficar em Vitória: Dicas de hospedagem

A maioria dos hotéis concentra-se na Praia do Canto e na orla da Praia de Camburi. Esta região das praias é repleta de restaurantes e estabelecimentos de comércio. Também conta com calçadão com várias possibilidades de esportes.
Confira algumas dicas de boas opções:
Ótimas opções entre a praia do Canto e Curva da Jurema:
Ótimas opções na praia de Camburi:
Onde comer – Comidas típicas
Vitória, assim como o litoral capixaba oferece alguns pratos diferentes. Foram originados pela herança cultural, aliada à tradição pesqueira, como é o caso da Moqueca Capixaba e a Torta Capixaba.

Moqueca Capixaba
A moqueca é cozida em panela de barro, criada artesanalmente pelas paneleiras de Goiabeiras. É o prato mais tradicional da região um ensopado de peixe com inúmeros temperos e condimentos.
Torta Capixaba
Na torta são usados diversos frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. É o prato tradicional da Semana Santa, em Vitória e região.
Onde comer
O restaurante Papaguth é um dos melhores para provar estas comidas típicas da região. Oferece pratos à base de frutos do mar, típicos da cozinha capixaba. Fica em frente à baía de Vitória, com um ótimo visual.
Atravessando a ponte, na Ponta da Sereia, Praia da Costa, se concentram vários restaurantes. O cantinho do Gaúcho é uma ótima opção. Oferece um variado buffet, que inclui, churrasco e até a Moqueca.
Principais pontos turísticos de Vitória
As praias estão entre as principais atrações da cidade. Na lista do que fazer em Vitória há também atrações históricas, parques, praças e museus, além de outros pontos turísticos compartilhados com a vizinha Vila Velha, como a Terceira Ponte.
Já o Convento da Penha fica em Vila Velha. mas oferece a melhor vista de Vitória. Quem visita uma cidade, deve visitar a outra também, além de outros destinos próximos como Guarapari.
O que fazer em Vitória: Convento de Nossa Senhora da Penha

Localizado do outro lado da baía, no município de Vila Velha, o Convento da Penha foi fundado em 1558. É o principal símbolo turístico do Estado.
Construído no topo de um morro de 154 m, o local oferece vistas fantásticas de Vitória e também Vila Velha. No Convento há missas diárias, em diferentes horários e a visitação é livre.
Chegando na portaria do convento, tem mais uma subida de 1,2 km por uma estrada pavimentada no meio da mata. Dá para subir de carro, a pé, ou com vans que levam da portaria até o estacionamento lá do alto. O trechinho final é por uma escadaria.
O que fazer em Vitória: Terceira Ponte

A ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, mais conhecida por Terceira Ponte, liga as cidades de Vitória e Vila Velha. É uma das maiores pontes do Brasil, com 3,33 km de extensão com formato em curva.
Seu vão principal tem 70 m de altura e 260 m de um pilar ao outro, permitindo o acesso de navios de grande porte à baía de Vitória. É uma das mais belas pontes do país devido ao seu formato e pela paisagem que a cerca.
A ponte tornou-se um dos cartões-postais das duas cidades e do estado. Foi apelidada de Terceira Ponte devido às duas outras pontes que já existiam anteriormente ligando as duas cidades.
As melhores vistas da ponte se dão a partir do Convento da Penha e Morro do Moreno (em Vila Velha); ou a partir da Praia do meio, em Vitória.
O que fazer em Vitória: Palácio Anchieta

O palácio Anchieta é sede do poder executivo do estado do Espírito Santo. Localiza-se em frente do Porto de Vitória, na entrada da Cidade Alta.
Sua construção iniciou em 1551, como uma igreja, e só foi concluído em 1935. Foi por muitos anos a maior construção do estado. É também um dos 4 edifícios no Brasil que possuem a técnica do Esgrafito, uma técnica mourisca do séc XVI.
O Palácio Anchieta está aberto à visitação de terça a domingo das 10 às 17 horas.
Catedral de Vitória

Localizada na Cidade Alta, a Catedral teve sua construção iniciada em 1920 e foi somente concluída na década de 70. Ela ocupou este lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade.
O que fazer em Vitória: Theatro Carlos Gomes

O teatro pode ser visitado através de visitas guiadas gratuitas de quarta a domingo, das 13 às 17 horas, inclusive feriados.
O que fazer em Vitória: Paneleiras de Goiabeiras

Uma das tradições do Espírito Santo são as Moquecas Capixabas preparadas em panelas de barro. No bairro de Goiabeiras, na periferia de Vitória, é possível conhecer o processo artesanal de fabricação das panelas de barro, que também são comercializadas no local.
A técnica indígena de mais de 400 anos pode ser observada nas Paneleiras de Goiabeiras. O espaço fica em um galpão ao lado do manguezal, onde se coleta o barro e acontece todo o processo.
Letreiro Vitória 360 graus

Inaugurada em 2017, o letreiro de Vitória possui formato anamórfico incomum. O atrativo turístico se tornou um ponto de fotos na cidade.
O monumento tem 4 metros de profundidade, cerca de 2,5 m de altura e 12 m de comprimento. Fica na Enseada do Suá, próximo ao monumento ao Imigrante Italiano.
O que fazer em Vitória: Píer de Iemanjá

O Píer de Iemanjá é um ponto turístico localizado entre o Rio Santa Maria e o canto direito da Praia Camburi. Possui 350 metros de extensão e oferece um belo cenário paisagístico. No final tem uma estátua de Iemanjá.
É um local bastante utilizado para pesca, devoção religiosa, caminhada ou simplesmente para sentar e apreciar a paisagem. É comum a passagem de tartarugas marinhas pelo local.
O que fazer em Vitória: Pedra da Ilha do Boi

O Local é também uma referência para pratica de escalada e rapel. É um ótimo local para iniciantes e conta inclusive a pedra com refletores, para praticar à noite.
Projeto Tamar Vitória

O Tamar de Vitória conta com dois tanques com 30 mil litros para a observação de tartarugas marinhas. No local são dadas palestras sobre sua vida, reprodução e preservação dos animais.
O Centro de Visitação está localizado na ilha do Papagaio, uma área adjacente à Praça do Papa. Os tanques abrigam filhotes e espécies adultas de tartarugas verdes, cabeçuda e oliva.
Horários: De terça a domingo, das 8h30 às 17 horas. Moradores da Preços: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia).
O que fazer em Vitória: Parques
Os parques de Vitória oferecem opções de lazer para crianças e adultos. Muitos deles oferecem trilhas e mirantes. Outros contam com espaços para esporte e lazer para passar momentos agradáveis.
Parque da Pedra da Cebola

O parque ficou bastante conhecido e virou cartão-postal de Vitória por ter uma pedra em formato de cebola. Conta com uma ampla área verde, local para prática de esportes e uma fazendinha, com espécies de aves.
O parque oferece uma boa estrutura para atender o público. Tem também uma casa de meditação, um jardim oriental, e um mirante sobre uma grande parede rochosa. Possui também um grande espaço que sedia eventos. Fica entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia.
Parque Estadual da Fonte Grande

O Parque da Fonte Grande fica na parte alta do Maciço Central da Ilha de Vitória. Com 217 hectares, é a última área de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.
O parque possui relevo acidentado que inclui vales, nascentes e pontões. Seu pico atinge 309 m de altitude, oferecendo belos mirantes naturais de Vitória e região.
O acesso ao parque pode ser feito de carro ou a pé. Aos domingos (com tempo bom) acontece no parque a Caminhada Ecológica da Pedra dos Olhos, com duração de 4 horas.
As vagas são limitadas, sendo necessário fazer inscrição prévia pelos telefones (27) 3381-3521 e 3382-6576.
A sede fica na Avenida Serafim Derenzi
Horário: De terça a domingo, das 8 às 17 horas.
Parque Municipal Gruta da Onça

O Parque Municipal Gruta da Onça tem uma área de 69 mil m². Entre a Mata Atlântica e nascentes, é um local ideal para trilhas. Na entrada do parque há uma estátua de onça.
Um dos lugares mais bonitos é o Mirante da Pedra da Raposa que oferece vistas panorâmicas da baía, do penedo e do porto de Vitória.
O acesso ao parque é pela rua Barão de Monjardim, próximo à Casa do Porto das Artes Plásticas, no centro de Vitória.
Horário: Diariamente, das 8 às 17 horas
O que fazer em Vitória: Praças
Praça dos Namorados

Aos sábados e domingos, funciona uma Feira de Artesanato no local.
Praça dos Desejos

Praça do Papa

A Praça do Papá fica no bairro Enseada do Suá entre o centro e a baía de Vitória. É uma esplanada com belas vistas da cidade, do Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Nela fica o belo monumento do Cruz Reverente.
A praça conta com parque infantil, área de eventos, dois restaurantes e área de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, onde há um mirante.
Praça da Ciência

O espaço conta com monitores que ensinam alguns experimentos. Fica na Enseada do Suá, próximo à Curva da Jurema.
O que fazer em Vitória: Museus da cidade
Confira uma pequena descrição dos principais museus de Vitória:
Casa Porto das Artes Plásticas

Instalada em um prédio histórico de 1903, o museu é um local para exposições de artistas locais e nacionais. O prédio foi revitalizado e reaberto em 2014 e oferece exposições de arte como fotografias, gravuras, desenhos, pinturas e esculturas.
Fica na Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro.
Museu da Arte do Espírito Santo – MAES

Construído entre 1924 e 1925, o prédio apresenta um estilo eclético de arquitetura. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983 e em 1998, foi inaugurado como Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo.
Possui área com cinco salas, além de auditório para 40 pessoas. No local acontecem exposições de arte e ações educativas como palestras, oficinas, cursos e seminários nas áreas de Artes.
Fica na Avenida Jerônimo Monteiro, 557, Centro Hitórico.
Horário de visitação: De terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e sábado, domingo e feriados, das 12 às 18 horas
Museu Solar Monjardim

O Solar Monjardim está atualmente estruturado como um museu-casa, revelando aspectos da vida cotidiana de uma família abastada do século XIX.
Localização: Avenida Paulino Müller, Jucutuquara.
Praias de Vitória ES
Vitória conta com 4 praias: Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Castanheiras, dentro dos limites do município. Porém basta atravessar a Terceira Ponte, para aproveitar também as praias de Vila Velha, assim, como outras nos municípios vizinhos ao Norte.
Praia de Camburi

Na alta temporada, a praia recebe shows e eventos esportivos. Outra opção são os passeios de escuna. Com 6 km de extensão, fica ao norte do município e é a única praia da capital localizada fora da ilha de Vitória.
Curva da Jurema

Com águas frias e calmas, é uma praia indicada para a prática de esportes náuticos e também outros esportes em seu calçadão. A praia conta com vários quiosques com áreas cobertas, onde são servidos petiscos da culinária capixaba.
A região conta ainda com calçadão, iluminação noturna, lanchonetes e conta com extensa área recreativa para esportes em geral.
Praias da Ilha do Boi: Grande e da Direita

Localizada próxima a Terceira Ponte, a Ilha do Boi possui duas pequenas praias de das águas tranquilas e claras: Praia Grande (200m) e Praia da Direita (140m). São lugares ideais para quem quer curtir uma praia com tranquilidade.
Praias das Castanheiras

Praia do Meio

Mapa de Vitória: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Vitória e dessa forma traçar o melhor roteiro pela cidade.
Passeios em Vitória e região
A Civitatis oferece a oportunidade de reservar diversos passeios e excursões por toda a região. Há opções de city tour por Vitória e Vila Velha, passeios pelas montanhas capixabas e também à praias mais distantes como as de Guarapari e Anchieta. Confira as opções abaixo!
Ônibus panorâmico de Vitória – Capixaba BusTour

O serviço funciona nas quartas-feiras, sábados, domingos e feriados. O veículo tem 49 lugares e o ponto de embarque é no Píer Iemanjá, na praia de Camburi.
Comprar ingresso do ônibus panorâmico
Outros destinos turísticos do Espírito Santo:











Vitória tem lá seus pontos turísmo mas não é aquela cidade que é totalmente recomendada para turismo.
Acabei de descobrir isso infelizmente.
[…] acesso é pela rodovia BR-262 que liga Vitória a Belo Horizonte. Vitória fica a 103 km, enquanto Belo Horizonte fica a 425 km. O acesso […]
Bonita cidade! Parece pacata. Praias calmas!