Relato de viagem ao Rio de Janeiro, nosso roteiro de 5 dias visitando os principais pontos turísticos da cidade maravilhosa.

Passamos 5 dias (eu e minha esposa) conhecendo a cidade maravilhosa.
Fomos de camioneta até Porto Alegre, deixamos no estacionamento e pegamos o avião para o Rio.
Ficamos no Bairro do Catete, próximo a uma estação de metrô. Usamos diversos meios para nos locomover: Metrô, ônibus, táxi, bonde, barca para niterói e a pé.

Mirante Dona Marta - Rio de Janeiro
Mirante Dona Marta – Rio de Janeiro

Comprei as passagens, pesquisei hospedagens, atrações turísticas, meios de transporte, tudo pela internet. Usando o Google Earth. Tracei meu próprio roteiro, tendo assim total liberdade de escolher onde, quando e quanto tempo ficar em cada lugar da cidade.
Uma boa dica é se hospedar próximo a uma estação de metrô. Dá para ir em boa parte das atrações ou pelo menos chegar próximo com esse meio.

Vista do Pão de Açucar
Vista do Pão de Açucar

1º dia – Viagem de ida – Cristo redentor – Catete

Voo Porto Alegre/Rio – De táxi do Galeão até a pousada no Catete. Almoçamos no Catete e tomamos o ônibus até o Cosme Velho, de onde sai o trem que sobe até o Cristo. Como a fila de espera estava longa (levaria mais de 1 hora) resolvemos subir de van (existe uma cooperativa de vans que fazem esse transporte e saem no mesmo local que o trem, a vantagem é que para no Mirante Dona Marta, com parada de 20 minutos, onde a vista também é maravilhosa) depois subimos até o Cristo Redentor.

Aos pés do Cristo Redentor
Aos pés do Cristo Redentor

O Cristo Redentor é um dos principais símbolos do país e oferece uma espetacular vista panorâmica do Rio de Janeiro. O Morro do Corcovado tem 710 metros de altura e o monumento 38 metros. Agora conta com acesso por elevadores panorâmicos e escadas rolantes.

Lagoa Rodrigo de Freitas, vista do alto do alto do Corcovado
Lagoa Rodrigo de Freitas, vista do alto do alto do Corcovado

Localização do Trem do Corcovado ou Vans: Rua Cosme Velho 513 Cosme Velho RJ
Metrô: Descer na estação Largo do Machado, ônibus 422 / 498, na praça 15 sentido zona sul ônibus 422 / 498, descer em frente a Igreja São Judas Tadeu.
Horário de Funcionamento – das 8:30h às 19:00h, saídas a cada meia hora.
Segunda a Domingo.
Duração da viagem – cerca de 20 minutos.
Capacidade – 360 passageiros por hora

Interior do Palácio do Catete
Interior do Palácio do Catete

Voltamos de ônibus até o Palácio do Catete, que foi sede do Poder Executivo de 1897 a 1960, quando este se transferiu para Brasília. A partir de 1960, suas dependências passaram a abrigar o Museu da República. Um dos acontecimentos marcantes no Palácio foi o suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954, com um tiro no coração, em seu aposento no terceiro andar do Palácio. A arma, a bala e a camisa furada deste episódio estão expostos no quarto.

É de encher os olhos o requinte das pinturas, detalhes dos ornamentos e móveis de cada sala, uma mais linda que a outra. (vale muito a visita). Também não deixe de visitar o enorme Jardim, que fica atrás do palácio e se estende até o Aterro do Flamengo. Como estávamos hospedados próximo, a tardinha íamos sentar à sombra das enormes árvores do jardim.

2º dia – Pão de Açúcar – Centro – Niterói

Para ir ao Pão de Açúcar, compramos o bilhete do metrô com integração ônibus. Pegamos o metrô do Catete até a estação de Botafogo, descemos e já havia o ônibus para a Urca esperando, descemos a poucos metros do acesso ao Pão de Açúcar.

Vista do Morro da Urca, sentido Copacabana
Vista do Morro da Urca, sentido Copacabana

O bondinho pode transportar até 65 passageiros em cada viagem, que sai de 20 em 20 minutos. A subida é feita em 2 estágios, sendo o primeiro da Praia Vermelha até o Morro da Urca (220 metros de altura e o segundo do Morro da Urca até o Pão de Açúcar, uma pedra única com 396 metros de altura.

Mirantes do Pão de Açúcar
Mirantes do Pão de Açúcar

Os 2 bondinhos são totalmente independentes, O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”.
Lá em cima tem passeios de helicóptero, lanchonetes, banheiros e lojinhas.

Museu da Marinha - Rio de Janeiro
Museu da Marinha – Rio de Janeiro

Voltamos de ônibus, integração com metrô até o Centro (estação Uruguaiana), caminhamos até a Igreja da Candelária e Museu da Marinha, onde tem uma submarino para visitação e de onde saem passeios para Bahia de Guanabara e Palácio Fiscal, mas como o barco estava em reformas, somente visitamos o museu.

Pegamos uma das barcas que faz a travessia para Niterói e fizemos uma longa caminhada pela orla até o Museu MAC Niterói, obra de Oscar Nyemaier.

MAC - Niterói
MAC – Niterói

Voltamos de táxi até a estação das barcas e fizemos a travessia de volta para o Rio.
Passeamos pelo Centro Antigo, onde visitamos o Palácio Tiradentes e Paço Imperial. Em frente está um dos edifícios mais altos do Rio. Subimos no 42º andar do Edifício Cândido Mendes (tem 44 andares), de onde se tem uma bela vista da Bahia de Guanabara.
Caminhamos até a estação Carioca e voltamos de metrô até o Catete.

3º dia – Copacabana – Ipanema – Jardim Botânico – Lagoa

Fomos de metrô até a estação Arco Verde em Copacabana, fica próxima ao famoso hotel Copacabana Palace. É considerada uma das praias mais famosas do mundo, tem 4 Km de extensão, se estende do Leme até o Forte de Copacabana e é o palco da maior festa de Réveillon do planeta.

Calçadão de Copacabana
Calçadão de Copacabana

Caminhamos pelo calçadão até o Forte de Copacabana, de onde se tem uma vista frontal, maravilhosa da praia. No local funciona um museu, restaurante e tem uma sombra ótima para apreciar a vista.
Continuamos caminhando até o Arpoador. Pedra que marca o início da Praia de Ipanema, de onde se tem uma vista espetacular das praias de Ipanema e Leblon e Pedras 2 Irmãs. Tomamos um banho de mar em Ipanema, almoçamos e caminhamos mais um pouco pelo calçadão.

Pedra do Arpoador, com Morro Dois Irmão e Leblon ao fundo
Pedra do Arpoador, com Morro Dois Irmão e Leblon ao fundo

Pegamos um táxi até o Jardim Botânico, área enorme com amostras de imensas árvores em pleno coração do Rio. O local é muito tranquilo, ótimo para fazer um passeio de domingo com a família, nem parecia que estávamos em uma grande metrópole. Após caminhamos até a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde ficamos um tempo apreciando a paisagem. Local ótimo para fazer caminhadas, praticar esportes e aproveitar os restaurantes de sua orla. Ao final da tarde, voltamos de ônibus até o Catete.

4º dia – Maracanã – Centro – Aterro do Flamengo

Fomos de metrô até a estação Maracanã, que tem acesso direto ao maior estádio do mundo por uma passarela.
É possível visitar o Estadio Maracanã, todos os dias, de domingo a domingo, entre as 9 e 17 horas, com exceção dos dias do jogo, nos quais as visitas suspendem-se com 4 horas de antecedência ao jogo.
O ingresso custa R$ 20,00, A visita começa pela calçada da fama. Já dentro do Estadio, há painéis e murais explicativos da construção, assim como da historia do futebol Mundial e Brasileiro.

Interior do antigo Maracanã
Interior do antigo Maracanã

Logo o visitante sobe ao 6º andar (arquibancada superior), onde se tem uma vista panorâmica do Estadio. Finalmente, logo depois de passar pelos vestiários e túnel de acesso, é possível pisar o gramado em uma área reservada do templo do futebol.

Panorâmica do Maracanã

Do Maracanã, seguimos de táxi até o Centro de Tradições Nordestinas. Grande área cercada, com lojas, artesanatos e restaurantes com a cultura e produtos nordestinos. Nos fins de semana rolam shows de forró que viram a noite.
De lá, pegamos um táxi até os Arcos da Lapa, caminhamos pelo centro, visitamos a Cinelândia, Catedral, Largo do Carioca e voltamos de metrô até o Catete. A tardinha fomos ao Aterro do Flamengo.

5º dia – Santa Tereza – Ipanema

Fomos de metrô até a Cinelândia, fomos próximo ao prédio da Petrobrás, onde parte o Bonde para Santa Tereza. É único ainda em funcionamento no Brasil. Passa por cima dos Arcos da Lapa e sobe as ladeiras até o alto do Bairro Santa Tereza. Durante o percurso se tem belas vistas do centro e é possível descer e pegar o próximo bonde.

Centro do Rio de Janeiro
Centro do Rio de Janeiro

Voltamos a Cinelândia e seguimos de metrô até Ipanema. Aos domingos acontece na Praça General Osório a feira de Ipanema. A praça lota com barracas de artesanato de todo tipo, ficamos um tempo na praia e voltamos de metrô até o Catete. Depois voltamos ao Aterro do Flamengo, um ótimo lugar para passar o domingo, praticar esportes e curtir a natureza.

6º dia – Viagem de volta

De táxi até o aeroporto Galeão. Voo de volta a Porto Alegre, de camioneta a Vacaria.

O centro do Rio, visto do Bonde de Santa Tereza
O centro do Rio, visto do Bonde de Santa Tereza

O Rio é um destino com múltiplas atrações. realmente uma das cidades mais lindas do mundo.
Existe uma infinidade de atrativos para visitar, fui nos lugares que mais me atraíram, que se encaixaram nos 5 dias disponíveis.

Veja também:
Hotéis e pousadas no Rio de Janeiro
Mapas do Rio de Janeiro

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here