Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de Santa Catarina.
Localizada 80 km ao norte de Florianópolis, no extremo leste da península de Porto Belo, única do Sul do Brasil.

O acesso rodoviário é feito através da BR-101, duplicada e 12 km pela SC 412. Na alta temporada são comuns problemas com estacionamento e congestionamento, principalmente na ligação entre Bombinhas e Porto Belo.

Foto aérea de Bombinhas

Formada por belas praias com mar cor de esmeralda, e suas 21 praias maravilhosas, emolduradas pelo verde da mata atlântica. Costões, pequenos córregos, ribeirões, e a exuberante mata atlântica completam o cenário.

Bombinhas é hoje um dos balneários catarinenses mais procurados pelas famílias que buscam paz e tranqüilidade durante as suas férias, considerado um dos 10 balneários mais bonitos do Brasil.
As praias mais conhecidas são Bombas, Bombinhas, 4 Ilhas, Canto Grande, Mariscal e Zimbros, permitindo a prática de diversos esportes náuticos, como surf e windsurf. Para os amantes do mergulho, a Ilha do Arvoredo, a 15 km da costa é um dos melhores lugares do Brasil, para essa prática, com oferta de diversas operadoras e escolas de mergulho.

Para quem gosta de caminhadas, existem também diversas trilhas para desbravar. Com excelente infra-estrutura em hotéis e pousadas, e também ótimas opções em restaurantes, bares, e entretenimento, Bombinhas recebe ao longo de todo o ano, milhares de turistas do Brasil e do exterior.

Visão geral de Bombinhas
Visão geral de Bombinhas

Praias de Bombinhas

Praia da Galheta

A primeira praia ao norte do município de Bombinhas. È deserta e sem estrutura. Para se chegar lá a pé, é necessário ir até o canto esquerdo da praia de Bombas e pegar uma trilha com pouco mais de 1 quilômetro

Praia de Bombas

Praia de Bombas, vista do costãoQuem chega via Porto Belo, deslumbrado com a paisagem fantástica de Bombas do alto do morro. A praia, com 2 quilômetros de extensão, é frequentada principalmente por famílias e crianças devido ao mar calmo, limpo e propício para o banho e à prática de esportes náuticos. Possui diversos restaurantes e bares de frente para o mar e uma completa infra-estrutura para turistas. opção de caminhadas pelas trilhas do costão esquerdo, pelo Parque da Galheta.

Praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro - BombinhasLocalizada entre as Praias de Bombas e Bombinhas, a praia é praticamente deserta e não possui nenhuma infra-estrutura. Com uma extensão de aproximadamente 200 metros é indicada para quem procura tranqüilidade para seus banhos de mar e sol. Lá também é possível praticar mergulho com snorkell. Para chegar até a praia é necessário caminhar pelas trilhas do costão partindo de Bombas ou Bombinhas ou por um acesso de terra a partir da avenida principal.

Praia de Bombinhas

Com quase 1 quilômetro de extensão, Bombinhas é a principal e a mais movimentada praia do município. A proximidade da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e as boas condições de visibilidade das águas fazem com que a praia seja conhecida também como a capital brasileira do mergulho ecológico. Possui boa infra-estrutura de bares, restaurantes, operadoras de mergulho, lojas especializadas e hospedagem. Há hotéis de categoria internacional em Bombinhas. Areia muito branca e fina e um mar de águas calmas, claras e cristalinas garantem um banho de tranqüilidade aos visitantes.

Prainha, Lagoinha e Praia do Embrulho

Praia da Lagoinha - Bombinhas
Praia da Lagoinha – Bombinhas

São três pequenas praias anexas à Praia de Bombinhas, separadas por costões e pedras. A Prainha é conhecida também como Praia do Trapiche e é o centro náutico de Bombinhas, onde estão concentrados os barcos de passeio e de ancoragem do município.

Situada ao lado da Prainha, Lagoinha é uma piscina natural, ideal para banhos e mergulhos. Possui uma petiscaria que torna o dia de lazer ainda mais completo. O acesso se dá pelo trapiche ou pela rua do Retiro, descendo a praia pelo Restaurante Recanto.

A Praia do Embrulho fica logo após a Prainha. Possui cerca de 180 metros, areia grossa e poucas ondas. Para quem quer iniciar o mergulho apenas com máscara e pé-de-pato, esta praia oferece boas condições. Para chegar até lá, é necessário passar por uma trilha que atravessa uma propriedade particular, à esquerda de quem vai para a Praia do Retiro dos Padres. Também é possível chegar nadando ou pelo costão.

Praia sepultura

Praia Sepultura - BombinhasCom aproximadamente 100 metros, a Praia da Sepultura se destaca pela sua beleza, um dos cartões postais de Bombinhas. Possui águas claras e límpidas e areia fina rodeada pelo verde. Indicada para o mergulho. Acesso pelo estacionamento, à esquerda, antes da Praia do Retiro.

Praia do Retiro dos Padres

Praia Retiro dos Padres - BombinhasÁguas limpas e pequenas ondas. Foi por causa de uma casa de retiro fundada pela Igreja Católica na década de 60, que a praia passou a ser chamada de Retiro dos Padres. Com mais de 2 quilômetros de extensão, é quase que um recanto particular dos hóspedes do camping e de poucas residências. Cercada pelo verde da Mata Atlântica, possui muitas trilhas e é um local muito procurado para pesca nos costões.

Quatro Ilhas

A Praia de Quatro Ilhas é uma das belas praias do município de Bombinhas. Cercada de belezas naturais, aos lados e atrás, há morros da Mata Atlântica e, em frente, um dos mares mais límpidos que se podem encontrar no Estado. Possui restaurantes e bares dos mais diversos tipos. Avista-se desta praia as quatro ilhas, que lhe deram o nome: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Quatro Ilhas é ideal para a prática do surf e super badalada durante a temporada de verão.

Da Atalaia

Com 150 metros, fica entre o morro de Quatro Ilhas e a praia do Mariscal. Geralmente é o destino de quem caminha pelo Mariscal. Tem uma pousada e um camping.

Praia do Mariscal

Vista do Mirante do Morro do Macaco - Bombinhas
Vista do Mirante do Morro do Macaco – Mariscal e Canto Grande abaixo

Mariscal tem 4 quilômetros de extensão e é ideal para banhos e caminhadas. Com águas muito limpas e ondas de médio porte, é muito procurada pelos surfistas. A vegetação de restinga está preservada em boa parte da praia, aproximando o turista à natureza.

Praia de Zimbros

Zimbros é considerada a única península no sul do Brasil. Com praias, costões, pequenos córregos e ribeirões, estuários, restingas e mata atlântica. Com águas calmas e claras, Zimbros é perfeita para a prática de esportes náuticos. Beleza natural e preços acessíveis fazem desta praia um atrativo para os turistas que vêm de longe para curtir a paz da natureza.

Canto Grande

A pequena vila do Canto Grande, com cerca de 800 habitantes, é formada principalmente por pescadores, maricultores e nativos, que ainda preservam suas tradições e a cultura de seus antigos habitantes. O centro da vila fica aos pés do Morro do Macaco, uma das principais vistas de Bombinhas. Banhado pelas águas de duas enseadas, a praia do Canto Grande é a mais extensa do município. É formada pelo chamado “mar de dentro”, com águas mais calmas onde pode-se pescar, praticar esportes náuticos e banhos de mar. E o “mar de fora”, de mar aberto e boas ondas, é propícia para os que preferem o mar um pouco agitado.

Praia da Conceição

Com 100 metros, é uma extensão da Praia de Canto Grande separada somente pela Ilhota. Além do mar calmo e seguro, bem adequado para famílias com crianças, também oferece piscinas naturais. O acesso até a praia se dá pelas areias do Canto Grande.

Praia da Tainha

Com 200 metros de extensão, a praia possui água limpa e fria e areias finas. O lugar é propício para a pesca da tainha. O acesso se dá pela areia da Praia da Conceição, e por estrada de terra que atravessa o morro, intransitável em dias de chuva. Em cima do morro tem o Mirante 360 graus, com lindas vistas da península.

Praias do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha

São praias praticamente desertas, localizadas a partir da extremidade direita da praia de Zimbros, tendo seus acessos por trilhas ou pelo mar.

Mais Viagens e Caminhos na região de Bombinhas
Balneário Camboriú – SC
Itapema – SC
Beto Carrero World
Caverna de Botuverá

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here