Praias de Bombinhas SC: 21 praias e dicas de trilhas

Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de praias em Santa Catarina.

Praia Bombinhas
Praia urbana de Bombinhas
  Por Jair Prandi
 

Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios do litoral de Santa Catarina.

As 21 belas praias de Bombinhas se distribuem em uma península com mar cor de esmeralda, emolduradas pelo verde da mata atlântica. As águas cristalinas, os costões, pequenos córregos, ribeirões, e as montanhas repletas de vegetação, completam o cenário.

Bombinhas SC é hoje um dos balneários catarinenses mais procurados por famílias na temporada. Um lugar para quem busca paz e tranquilidade durante as suas férias, considerado um dos 10 balneários mais bonitos do Brasil.

A Praia de Bombinhas oferece excelente infraestrutura em hotéis e pousadas, e também ótimas opções em restaurantes, bares e entretenimento. Bombinhas recebe ao longo de todo o ano, milhares de turistas do Brasil e do exterior, principalmente argentinos.

Mirante 360 - Bombinhas
Mirante 360. Uma das atrações de Bombinhas

Turismo em Bombinhas SC

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar, O que fazer e Praias de Bombinhas

Navegue por este post

Quando ir a Bombinhas – Santa Catarina

As praias de Bombinhas são as principais atrações do destino, então o verão (entre dezembro e março) é a melhor época. Nesse período o comércio também está a todo vapor, assim como todas as lojas e restaurantes abertos.

No mês de janeiro e em datas como Réveillon e Carnaval a cidade fica lotada, com longos engarrafamentos. Há somente um acesso a toda a península, então se quer evitar o estresse de ficar preso por horas no transito, opte por ir entre fevereiro e abril.

Em outras épocas do ano a água se torna gelada, porém se torna melhor para circular e conhecer todas as praias de Bombinhas, com tranquilidade.

Morro do Macaco – Uma das trilhas imperdíveis de Bombinhas

Voltar ao índice

Onde fica Bombinhas: Como chegar

Bombinhas fica em uma península do Litoral Norte de Santa Catarina, numa área repleta de montanhas e enseadas, formando belíssimas paisagens.

De avião

Para quem deseja ir de avião os aeroportos mais próximos são o de Florianópolis, localizado a 82 km de distância e é o que recebe mais voos. Outra opção é o aeroporto de Navegantes situado a 65 km. Depois deve-se seguir para Bombinhas de ônibus ou carro alugado.

De carro

De carro, o acesso é via BR-101, tanto para quem vem do Sul (Florianópolis/Porto Alegre), como do Norte (Curitiba/Joinville). Depois basta pegar a rodovia de acesso a Porto Belo e Bombinhas por 12 km.

Na primeira quinzena de janeiro, e em datas como Réveillon e Carnaval é comum haver longos congestionamento no acesso às Praias de Bombinhas.

A prefeitura de Bombinhas SC tem projeto para criar um outro acesso à cidade, que é extremamente necessário, porém, o Instituto do meio Ambiente de Santa Catarina ainda não liberou o projeto.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

Bombinhas não oferece muitas opções de ônibus.
Desembarcando em Navegantes, você terá que pegar um ônibus até Balneário Camboriú, e depois embarcar no da Viação Praiana que faz a linha Balneário-Bombinhas.

Se vem de Florianópolis, pode pegar o ônibus que vai direto até a cidade de Porto Belo, que fica bem próxima, e ir até Bombinhas de táxi.

Voltar ao índice

Onde ficar em Bombinhas – Hotéis e pousadas

Bombinhas oferece um grande número de meios de hospedagem. Tem hotéis, inúmeras pousadas, muitas casas e apartamentos que alugam na temporada e até mesmo durante o ano todo.

Pousada Vila do Coral - Bombinhas
pousada Vila do Coral

As praias de Bombinhas mais concorridas e com melhor estrutura são as urbanas, Bombas e Bombinhas. Já quem prefere lugares um pouco mais calmos pode escolher ficar em outras praias.
Abaixo, temos o link com a lista geral de opções de hospedam e uma mapa para escolher por localização.

Depois, na lista de praias, mostramos mais opções que são bem avaliadas.

Lista de meios de hospedagem em Bombinhas



Booking.com

Onde comer em Bombinhas SC

A maioria dos restaurantes se concentra na Avenida Vereador Manoel José dos Santos, a principal da cidade. Lá você pode encontrar o tipo de comida que preferir. Por ser uma cidade litorânea, a especialidade são os peixes e frutos do mar.

Voltar ao índice

Praias de Bombinhas SC

As praias de Bombinhas SC, mais conhecidas são Bombas e Bombinhas, que são as da chegada e que são mais bem estruturadas. Depois tem a 4 Ilhas, Canto Grande, Mariscal e Zimbros. Já a da Sepultura, Lagoinha e Prainha são ótimas para crianças e mergulho de snorkel.

Além do banho de mar elas permitem a prática de diversos esportes náuticos, como surf e windsurf. Para quem gosta de caminhadas, existem também diversas trilhas para desbravar.

Praia da Sepultura - Bombinhas
Transparência das águas da praia da Sepultura

Para os amantes do mergulho, a Ilha do Arvoredo, a 15 km da costa é um dos melhores lugares do Brasil, para essa prática. Em Bombinhas há oferta de diversas operadoras e escolas de mergulho. Há também algumas prainhas ideais para mergulho com snorkel, como Sepultura, Prainha e Lagoinha.

Conheça todas as Praias de Bombinhas nesta lista de Norte para o Sul.

Praia da Galheta – Bombinhas

A primeira praia ao norte do município de Bombinhas é deserta e sem estrutura. A única forma de chegar é caminhando. No canto esquerdo da praia de Bombas tem uma trilha com pouco mais de 1 quilômetro que leva até a praia.

Praia de Bombas

Praia de Bombas
Quem chega via Porto Belo, a primeira visão que se tem do alto do morro é a praia de Bombas. A praia tem 2 quilômetros de extensão e é frequentada principalmente por famílias e crianças. Tem mar calmo, limpo e propício para o banho e à prática de esportes náuticos.

Possui diversos restaurantes e bares de frente para o mar e uma completa infra-estrutura para turistas. Para quem gosta de caminhadas tem a trilha no costão esquerdo que leva a Praia da Galheta.

Calçadão da Praia de Bombas
Calçadão da Praia de Bombas

Recentemente o bairro de Bombas recebeu várias melhorias. A rua principal ganhou calçamento novo. Já à beira mar, a praia ganhou iluminação e um calçadão, com ciclovia e pista de caminhada, em toda sua extensão,

Dicas de boas pousadas na Praia de Bombas

Praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro - Bombinhas
Localizada entre as Praias de Bombas e Bombinhas, a praia é bonita e praticamente deserta, sem nenhuma infraestrutura. Com uma extensão de aproximadamente 200 metros é indicada para quem procura tranquilidade para seus banhos de mar e sol.

Lá também é possível praticar mergulho com snorkell. Para chegar até a praia é necessário caminhar pelas trilhas do costão direito de Bombas ou no esquerdo de Bombinhas. Há também um acesso de terra a partir da avenida principal.

Praia Bombinhas

Praia Bombinhas
Com quase 1 quilômetro de extensão, a Praia de Bombinhas é a principal e a mais movimentada praia do município. A proximidade da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e as boas condições de visibilidade das águas fazem com que a praia seja conhecida também como a capital brasileira do mergulho ecológico.

Possui boa infraestrutura de bares, restaurantes, operadoras de mergulho, lojas especializadas e hospedagem. Há hotéis de categoria internacional em Bombinhas. Areia muito branca e fina e um mar de águas calmas, claras e cristalinas garantem um banho de qualidade e tranquilidade aos visitantes.

Dicas de boas pousadas na Praia de Bombinhas

Lagoinha e Praia do Embrulho (Prainha)

São duas pequenas praias anexas à Praia de Bombinhas, separadas por costões e pedras. A Prainha é conhecida também como Praia do Trapiche e é o centro náutico de Bombinhas, onde estão concentrados os barcos de passeio e de ancoragem do município.

Praia do Embrulho - Prainha - Bombinhas
Vista aérea da Prainha

Situada ao lado da Prainha, Lagoinha é uma piscina natural, ideal para banho e mergulho. Entre as pedras é comum estar repleto de peixinhos coloridos, ótimo para crianças. Possui uma petiscaria que torna o dia de lazer ainda mais completo.

Praia da Lagoinha - Bombinhas
Praia da Lagoinha

O acesso a estas duas prainhas se dá pela rua que leva ao Retiro dos Padres. Para quem está a pé, basta descer por um dos acessos, para quem está de carro, é difícil conseguir estacionamento na rua. Porém há algumas opções de estacionamentos pagos, em torno de R$15 por carro, que dá acesso direto à praia.

Dica de pousada na Praia da lagoinha

Praia Sepultura – Bombinhas

Praia da Sepultura - Bombinhas
Com apenas 80 metros de extensão, a Praia da Sepultura é um cartão postal de Bombinhas. Se destaca pela sua beleza e transparência de suas águas, rodeada pelo verde da mata.

Praia da Sepultura - Bombinhas
A praia é indicada para crianças e mergulho com snorkel. Até mesmo na parte baixa, próximo às pedras é possível ver peixinhos coloridos. Na península, acima da praia há uma trilha pelo costão.

O acesso se dá por dois estacionamentos, entre as árvores, à esquerda, antes da Praia do Retiro dos Padres. O estacionamento custa R$15 por carro, mas para quem está a pé o acesso é livre.

Praia do Retiro dos Padres

Praia Retiro dos Padres
Linda praia de águas limpas e pequenas ondas. Foi por causa de uma casa de retiro fundada pela Igreja Católica na década de 60, que a praia passou a ser chamada de Retiro dos Padres.

Com 250 m de extensão, é quase que um recanto particular dos hóspedes do camping e de poucas residências. Cercada pelo verde da Mata Atlântica, possui muitas trilhas e é um local muito procurado para pesca nos costões.

Praia Quatro Ilhas – Bombinhas

Praia Quatro Ilhas
Praia de Quatro Ilhas é uma das belas praias do município de Bombinhas. Cercada de belezas naturais, aos lados e atrás, há morros da Mata Atlântica e, em frente, um dos mares mais límpidos que se podem encontrar em Santa Catarina.

Possui restaurantes e bares dos mais diversos tipos. Avista-se desta praia as quatro ilhas, que lhe deram o nome: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Quatro Ilhas é ideal para a prática do surf e super badalada durante a temporada de verão.

Dica de pousada na praia Quatro Ilhas

Praia Atalaia

Com 150 metros, esta praia fica entre o morro de Quatro Ilhas e a praia do Mariscal. Geralmente é o destino de quem caminha pelo Mariscal. Tem uma pousada e um camping.

Praia do Mariscal – Bombinhas SC

Praia Mariscal - Bombinhas
Mariscal tem 4 quilômetros de extensão e é ideal para banho de mar e caminhadas. Com águas muito limpas e ondas de médio porte, é muito procurada por surfistas. A vegetação de restinga está preservada em boa parte da praia, aproximando o turista à natureza.

É uma praia que vem crescendo e já está bastante urbanizada. Recentemente ganhou um calçadão em um trecho de sua orla. Entre as praias de Bombinhas é a que possui mais lugares para estacionar o carro.

Dica de pousada na praia Mariscal

Praia de Zimbros

Praia de Zimbros - Bombinhas
A praia de Zimbros possui águas calmas e claras, perfeita para a prática de esportes náuticos. A enseada costuma estar sempre cheia de barcos de pescadores ancorados.
Beleza natural e preços acessíveis fazem desta praia um atrativo para os turistas que vêm de longe para curtir a paz da natureza.

Dica de pousada na Praia de Zimbros

Praia Canto Grande

Praia do Canto Grande
Praia do Canto Grande vista do Morro do Macaco. Mar de dentro à esquerda e Mar de Fora à direita

A vila do Canto Grande, com cerca de 800 habitantes, é formada principalmente por pescadores, maricultores e nativos, que ainda preservam suas tradições e a cultura de seus antigos habitantes.

O centro da vila fica aos pés do Morro do Macaco, que oferece uma das principais vistas de Bombinhas. Banhado pelas águas de duas enseadas, a praia do Canto Grande é a mais extensa do município.

Canto Grande
Pedras no mar de dentro do Canto Grande

É formada pelo chamado “mar de dentro”, com águas mais calmas onde pode-se pescar, praticar esportes náuticos e banhos de mar. E o “mar de fora”, de mar aberto e boas ondas, é propícia para os que preferem o mar um pouco agitado.

Dica de pousada na praia do Canto Grande

Praia da Conceição – Bombinhas

Praia da Conceição - Bombinhas
Com 400 metros de extensão, a praia da Conceição é uma extensão da Praia de Canto Grande separada somente pela Ilhota. Além do mar calmo e seguro, bem adequado para famílias com crianças, também oferece piscinas naturais.

Praia da Tainha

Praia da Tainha - Bombinhas
Praia da Tainha – Bombinhas

Com 200 metros de extensão, é uma das mais belas praias de Bombinhas, com águas limpas e frias, com areia fina. O lugar é propício para banho e pesca da tainha. No local tem algumas barracas que abrem na temporada e finais de semana.

O acesso se dá pela praia da Conceição, onde sobe uma por estrada de terra que atravessa a montanha. Em cima do morro tem o Mirante 360 graus, com lindas vistas da península.

Praias do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha

Ponta de Zimbros
Ponta de Zimbros onde começa a trilha para s praias desertas de Bombinhas

São praias praticamente desertas, localizadas a partir da extremidade direita da praia de Zimbros. O acesso a estas praias é possível somente através de trilhas ou de barco, pelo mar.

Melhores praias de Bombinhas

Bombinhas conta com várias praias de ótima qualidade, mas considerando a beleza e a infraestrutura podemos destacar as seguintes praias:

  • Mais bonitas: Praia de Bombas, Praia Bombinhas, Praia do Ribeiro, trecho das prainhas que vai da Lagoinha até a sepultura, Praia retiro dos Padres, Praia Quatro Ilhas, Praia Mariscal e Praia da tainha.
  • Mais bem estruturadas: Praia de Bombas, Praia Bombinhas, Praia Quatro Ilhas, Praia Mariscal e Praia do Canto Grande.
  • Melhores praias de Bombinhas juntando beleza e infraestrutura: Praia de Bombas, Praia Bombinhas e Praia Mariscal.

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Bombinhas

Mirante 360

Mirante 360Como o nome sugere, o mirante proporciona uma vista de 360 graus da parte mais peninsular de Bombinhas. Fica no topo da montanha entre as praias da Tainha, Conceição e Canto Grande. Lá do alto se tem vistas de boa parte do município, especialmente do Canto Grande.

O acesso é pela estrada que leva a praia da Tainha. São apenas 200 m de caminhada e é preciso comprar uma pulseirinha por R$10 para acessar a trilha. É vendida no museu Charles Darwin, que fica em frente ao portão de acesso à trilha.

Museu de História Natural Charles Darwin

Museu Charles DarwinCriado em novembro de 2014, o Museu Charles Darwin tem exposições temáticas sobre a natureza e as diferentes formas de vida existentes. Possui um acervo sobre variados temas como Arqueologia Submarina, com peças, principalmente marinhas. O espaço fica como anexo ao Mirante Eco 360, com entrada gratuita.

Capela Nossa Senhora da Conceição

Capela Nossa Senhora da ConceiçãoInaugurada em 1928, a Capela Nossa Senhora da Conceição fica no alto do morro de divide os bairros de Bombas e Bombinhas. A pequena igreja é um monumento histórico do município. Em 2004 foi totalmente reformada e figura, hoje, mais um ponto turístico.

Voltar ao índice

Mapa de Bombinhas: Praias e pontos turísticos

No mapa abaixo você pode ver a localização de cada praia de Bombinhas e ter uma noção de como é a península.

Voltar ao índice

Trilhas em Bombinhas SC

Além das belas praias há muitas opções de trilhas em Bombinhas. Em geral, passam por áreas de mata preservada, costões e praias selvagens e desertas. Conheça as principais trilhas de Bombinhas.

Trilha do Morro do Macaco

Pedra do Morro do Macaco
Pedra do Morro do Macaco

Localizada no Parque Municipal do Morro do Macaco, esta trilha oferece belíssimas vistas panorâmicas. O mirante do Morro do Macaco tem 212 m de altitude, de onde é possível avistar toda a península.

Ponto de acesso: No canto esquerdo da Praia do Canto Grande.
Grau de dificuldade: Média, com trechos de subida.
Tempo (ida e volta): Cerca de 1 hora.
Distância: 2 km (ida e volta).

Mais detalhes sobre a Trilha do Morro do Macaco

Trilha da Praia da Tainha

Também se localiza no Parque Municipal do Morro do Macaco, é um antigo caminho utilizado pelos nativos. A trilha segue beirando o costão e passa por trechos de mata e córregos.

Trilha da Tainha - Bombinhas
Foto: Divulgação Touron

Seu trajeto revela praias paradisíacas, e próximo à Praia da Tainha, há um mirante natural de tirar o fôlego de onde se pode avistar toda a extensão da Praia da Tainha.

Ponto de acesso: No canto esquerdo da Praia do Canto Grande (mesmo acesso do Morro do Macaco).
Grau de dificuldade: Moderado, com trechos de subidas e descidas.
Tempo (ida e volta): Cerca de 3 horas
Distância: 4,5 km (ida e volta)

Trilha do Retiro dos Padres

Esta trilha inicia na praia e leva até a Ponta Grande, um rochedo muito bonito. Há bifurcações na trilha que levam a pedra das Quatro Ilhas e a praia de Quatro Ilhas. Recomenda-se ir com guia, para não se perder.

Ponto de acesso: No canto direito da Praia do Retiro dos Padres.
Grau de dificuldade: Média
Tempo (ida e volta): Cerca de 40 min
Distância: 2 km (ida e volta)

Trilha da Galheta

Trilha da Galheta - Bombinhas
Visual da trilha da Galheta

Localizada no Parque Municipal da Galheta, tem como principal atrativo, sua vegetação exuberante de mata fechada. Durante o trecho há vários locais com belas vistas da orla de Bombas. No final tem o banho de mar na Praia da Galheta.

Ponto de acesso: Canto esquerdo da Praia de Bombas
Grau de dificuldade: Moderado, com pontos com passagens difíceis.
Tempo (ida e volta): Cerca de 3h.
Distância: 3,5 km (ida e volta)

Trilha da praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro - BombinhasA Praia do Ribeiro é pequena, mas muito bonita, acessível somente através de trilha. A trilha é leve e curta, mas muito bonita, localizada junto á foz de um pequeno rio, que é preciso atravessar.

Ponto de acesso: No final da Praia de Bombas, lado direito junto ao riozinho.
Grau de dificuldade: Fácil e curta
Tempo (ida e volta): Cerca de 10 min
Distância: 700 m (ida e volta)

Trilha da Sepultura

Trilha da praia da SepulturaEsta trilha se inicia junto a Praia da Sepultura. Descortina belas paisagens e a vista de Bombas e Bombinhas ao fundo. Termina no final da pequena península.

Ponto de acesso: Em cima da praia onde há uma placa indicando.
Grau de dificuldade: Leve com trechos de subida.
Tempo (ida e volta): Cerca de 30 min
Distância: 1,5 km (ida e volta)

Trilha das Quatro Ilhas

No início a trilha vai costeando as rochas que dividem a beira mar. Depois tem uma subida na mata e mais no alto tem áreas abertas. Dá para ver toda a extensão da orla de Quatro Ilhas. Mais adiante é possível avistar toda a orla das praias do Mariscal e Mar de Fora do Canto Grande.

Ponto de acesso: No canto direito da Praia Quatro Ilhas.
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo (ida e volta): Cerca de 30 min
Distância: 1 km (ida e volta)

Trilha Costeira de Zimbros

Esta trilha leva a um roteiro para as praias desertas do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha, além de cachoeiras e lagoas. O trecho passa por uma das maiores áreas de preservação permanente de Bombinhas. O Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros.

A trilha completa é realizada em 6 horas, com trechos que passam pelas praias e partes pelos morros. Os destaques são as lindas praias desertas, uma cachoeira, inúmeros mirantes e paisagens naturais.

A trilha completa tem 8 km ida e volta. Mas pode ser percorrida em partes. Confira as distâncias de ida e volta: Até a praia Cardoso (1,4 km), praia da Lagoa (2,8 km), praia triste (5,2 km), e praia Vermelha (8 km).

Ponto de acesso: No canto direito da Praia de Zimbros.
Grau de dificuldade: De leve a pesado, depende do trecho.
Tempo (ida e volta): De 2 a 6 horas
Distância: De 1,4 a 17 km, dependendo do trecho.

Voltar ao índice

Mais Viagens e Caminhos na região de Bombinhas


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here