O que fazer em Balneário Camboriú: Praias e pontos turísticos

Saiba o que fazer em Balneário Camboriú, conheça as principais atrações do maior polo turístico de Santa Catarina.

Cidades de Santa Catarina: 50 destinos turísticos
Cristo Luz e a cidade de Balneário Camboriú ao fundo
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Balneário Camboriú, conheça as principais atrações do maior polo turístico de Santa Catarina e um dos principais do Sul do Brasil.

Balneário Camboriú SC recebe mais de 4 milhões de visitantes durante a temporada de verão. É também a primeira cidade em qualidade de vida de Santa Catarina. O destino oferece praias paradisíacas e atrações turísticas modernas e inovadoras, como o os bondinhos do Parque Unipraias e aroda gigante Big Well.

Em Balneário Camboriú estão os maiores prédios do Brasil, e também as maiores torres gêmeas da América Latina. A cidade possui a maior densidade de prédios do país. Apesar de possuir pouco mais de 140 mil habitantes (ano de 2022), sua estrutura de edifícios comporta mais de um milhão de pessoas.

Cada vez mais pessoas com bom poder aquisitivo decidem morar nesse paraíso de Santa Catarina. Isso devido às variadas opções de atrações, áreas para esporte, vida noturna agitada. A cidade conta com muitos bares e restaurantes e também com o grande Balneário Shopping para compras.

O que fazer em Balneário Camboriú SC
Vista aérea da cidade do Norte para o Sul

Turismo em Balneário Camboriú

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Balneário Camboriú SC

Navegue por este post

Quando ir para Balneário Camboriú SC

O que fazer em Balneário Camboriú SC
Prédio mais alto do Brasil – orla de Balneário Camboriú
  • Para aproveitar as praias de Balneário Camboriú, a melhor época é no verão, entre dezembro e março. Porém, de 20 de dezembro até o final de fevereiro (época de férias), o destino recebe movimento intenso de visitantes, o que provoca alguns congestionamentos e transtornos.
  • O mês de março é uma boa época, já que o movimento diminui um pouco, ainda dá para aproveitar as praias e os preços da hospedagem tendem a diminuir.
  • No restante do ano as praias ficam com as águas mais frias. Porém, fica melhor para aproveitar o restante dos pontos turísticos da cidade e dos destinos próximos.

Aproveite para conhecer as praias de Itapema e Bombinhas, ao Sul, as praias de Navegantes e Penha ao Norte, curtir o parque temático Beto Carrerro World e a cidade vizinha de Itajaí.

Voltar ao índice

Onde fica Balneário Camboriú: Como chegar

Balneário Camboriú SC
Visual fantástico de parte da cidade

Balneário Camboriú fica no Litoral Norte do estado de Santa Catarina, na região turística conhecida como Costa Verde e Mar. Fica a 24 km de Florianópolis, 13 km de Itapema, 70 km de Blumenau, e a 40 km do Beto Carrero World.

Pacote de viagem Balneário Camboriú + Beto Carrero

Uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de viajar é através de um pacote de viagem. A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, incluindo as passagens aéreas, hospedagens em Camboriú, além do ingresso para o Beto Carrero World.
Consulte valores e informações no botão abaixo!

Pacote Balneário Camboriú + Beto Carrero

De avião

Para quem chega de avião, o aeroporto mais próximo é o de Navegantes: (14 km = via balsa do Rio Itajaí), ou (36 km – via BR-101). Os outros aeroportos mais próximos são: Florianópolis (91 km), e Joinville (114 km).

De carro

Recomendamos reservar um carro para pegar no aeroporto de sua chegada. Há muitos lugares legais para conhecer em Balneário Camboriú e em toda a região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Para quem vem dirigindo os principais acessos são pela BR-101, tanto para quem vem do Sul, como para quem do Norte. Já para quem vem do centro e Oeste de Santa Catarina, o acesso é pela BR-470, até Itajaí, depois pela BR-101, sentido Sul.

Balneário Camboriú SC - Mirante do Cristo Luz
Mirante do Cristo Luz – Balneário Camboriú

Chegar a Balneário Camboriú de transfer

Para quem não curte alugar um carro, há opções de transfer entre o aeroporto de Navegantes e os hotéis de Balneário Camboriú ou vice-versa.

Transfer Aeroporto hotel ou vice-versa

Voltar ao índice

Onde ficar em Balneário Camboriú

Camboriú conta com grande quantidade de opções de hospedagem, principalmente apartamentos de temporada. Na avenida Atlântica, que acompanha a orla, há ótimos hotéis a beira mar com preços salgados, mas com muito conforto.

A uma quadra do mar se encontram alguns hotéis mais econômicos. Já a maioria dos outros hotéis da Praia Central, estão espalhados a menos de 1 km do mar, muitos deles na Av. Brasil, a principal via comercial da cidade.

Balneário Camboriú SC - Praia Central
Praia Central – Balneário Camboriú

Quem quiser fugir do agito e um maior contato com a natureza pode se hospedar em uma das pousadas nas praias da rodovia Interpraias. Para quem quer luxo e tranquilidade juntos, a opção e o Infinity Blue Resort e Spa. É um dos melhores resorts do Sul do Brasil, localizado junto à Praia do Buraco e ao acesso de Itajaí.

Dicas de hotéis a beira mar na orla de Camboriú

Mais econômicos, a 200 metros do mar

Se preferir, peça localização no mapa abaixo. Dezenas de opções de hotéis, pousadas e apartamentos.

Booking.com

Voltar ao índice

O que fazer em Balneário Camboriú: Pontos turísticos da Zona Sul

Parque Unipraias

Balneário Camboriú SC - Bondinhos Balneário Camboriiú - Parque Unipraias
Bondinhos do Parque Unipraias

O parque Unipraias é um complexo turístico com mais de 85 mil m², que conta com várias atrações. Seu sistema de bondinhos é o único no mundo a ligar duas praias.
São 47 bondes com capacidade para 6 pessoas cada um, que passam por três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeiras.

Na estação Mata Atlântica, no alto do morro da Aguada, estão os outros atrativos: Um parque ambiental com trilhas pela mata, quiosques, bares e mirantes com vistas fantásticas de Camboriú e da Praia de Laranjeiras, um local imperdível na lista do que fazer em Balneário Camboriú.

Lá no alto há também, outras 3 atrações temáticas incríveis: A tirolesa ZipRider, o trenó de montanha Youhooo e a Fantástica Floresta, com seu trem suspenso em meio as árvores.

Visitamos o parque, fizemos os passeios, e escrevemos artigos completos sobre cada uma destas atrações, confira:

Passarela da Barra de Balneário Camboriú

O que fazer em Balneário Camboriú SC: Passarela da Barra
Passarela da Barra

A Passarela da Barra faz a travessia do Rio Camboriú, ligando a Barra Sul ao Bairro da Lagoa. É uma enorme estrutura que se tornou mais um ponto turístico da cidade. O local possui elevadores e é bem alta para passagem dos barcos. Tem 190 m de comprimento e altura equivalente a um prédio de 22 andares.

Saiba mais sobre a Passarela da Barra

Molhe da Barra Sul

O que fazer em Balneário Camboriú SC - Molhe da Barra Sul
Molhe da Barra Sul

Com extensão de 452 metros, e todo pavimentado, o Molhe da Barra Sul conta um moderno sistema de paisagismo, com iluminação baixa e bancos ao longo do percurso.

Sua função principal é de garantir a segurança no tráfego de embarcações turísticas e de pesca na Foz do Rio Camboriú. Porém, o molhe se tornou um espaço para caminhadas, além de oferecer uma excelente vista panorâmica da orla da cidade, vista do mar.

Oceanic Aquarium

O que fazer em Balneário Camboriú - Oceanic Aquarium
Oceanic Aquarium – Foto de divulgação

O Oceanic Aquarium é o maior aquário do Sul do Brasil, localizado na Barra Sul, em Balneário Camboriú. É uma das mais novas atrações da cidade, inaugurado em 30 de dezembro de 2019, o aquário possui 25 tanques dispostos em uma área de 2,2 mil m².

Ingresso do Oceain Aquarium

Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Pontos turísticos de Balneário Camboriú - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, edificada em 1810, é a única edificação de arquitetura colonial remanescente na cidade, um ponto turístico de Balneário Camboriú, pouco conhecido.

A bela igreja fica em uma colina no bairro da Barra, onde nasceu a cidade. Foi construída em pedra bruta e argamassa à base de óleo de baleia.

A igreja se localiza logo em frente a saída da Passarela da Barra, no bairro da lagoa, no outro lado do rio Camboriú.

Classic Car Show – Museu do automóvel de Balneário Camboriú

Classis Car Show - Museu do automóvel
Classis Car Show – Museu do automóvel – Fotod e divulgação

O Museu do automóvel de Balneário Camboriú expões uma coleção de carros e motocicletas raras e exclusivas, entre eles: Rolls-Royce, Ford, Cadillac, Mustang, Jaguar, Ferrari, Mustang, Buick, BMW, Mercury, Pontiac, Packard e muito mais.

Além dos clássicos, você pode bater fotos personalizadas, adquirir itens em nossa loja temática e também aproveitar o Classic Brothers Bar, ouvindo clássicos do rock e tomando um chopp gelado.

Esta nova atração da lista do que fazer em Balneário Camboriú fica ao lado da Passarela da Barra.

Comprar ingresso do Classic Car Show

Aventura Pirata

Aventura Pirata é uma atração temática ideal para crianças que proporciona a aventura de uma caça ao tesouro através de tecnologia e efeitos especiais junto com a tripulação.
O local conta com o Museu Pirata, teatro com piratas, cinema interativo e jogos com canhão e tiro ao alvo.
Fica próximo ao Oceain Aquário, na Zona Sul.

Comprar ingresso da Aventura Pirata

Voltar ao índice

O que fazer em Balneário Camboriú: Pontos turísticos da Zona Norte

Roda Gigante de Balneário Camboriú – FG Big Whell

Roda gigante de Balneário Camboriú - Big Well
Roda gigante Big Well

A FG Big Wheel (roda gigante de Balneário Camboriú) terá 65m de altura e 32 cabines climatizadas. Do alto da Big Whell temos incríveis vistas panorâmicas de toda orla a partir no norte da cidade.

Roda gigamte de Balneário Camboriú - Big Well
Roda gigante de Balneário Camboriú – Big Well

A roda gigante de Balneário Camboriú é conectada ao Deck do Pontal Norte e próximo ao molhe norte. O passeio consiste em uma volta que leva 20 minutos para ser completada e pela vista que oferece é uma atração imperdível na lista do que fazer em Balneário Camboriú.

Molhe da Barra Norte

Balneário Camboriú - Molhe da Barra Norte
Molhe da Barra Norte

O molhe da Barra Norte é uma obra mais recente, que visa melhorar a balneabilidade da parte norte. É possível transitar por ele e ter um belo visual da orla.

Deck do Pontal Norte

Balneário Camboriú SC - Trilha do Pontal Norte
O Deck do Pontal Norte está localizado na Barra Norte, junto ao costão da ponta esquerda da Praia Central de Balneário Camboriú. É uma passarela de 580 metros que acompanha a orla, entre o mar, pedras e arvores. A maior parte do percurso é pela sombra.

A longa passarela de madeira dá acesso à Prainha (no meio do caminho) e a Praia do Buraco, no outro lado da montanha. Durante o percurso se tem vistas incríveis da orla da cidade e do novo molhe da Barra Norte.

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de Balneário Camboriú SC

Cristo Luz de Balneário Camboriú

Cristo Luz - Balneário CamboriúLocalizado no alto de um morro, o monumento possui 33 metros de altura. Apenas cinco a menos que o Cristo Redentor. Na mão esquerda, ele segura um canhão de luz de 6,6 mil watts, que simboliza o sol.

O mirante à sua volta proporciona uma vista panorâmica espetacular de toda a cidade de Balneário Camboriú. Ótimo local para vislumbrar o emaranhado de arranha céus, onde estão os prédios mais altos do Brasil.

Tem também um espaço para eventos, restaurante, bar, lanchonete, lojas de souvenir, estúdio fotográfico e uma gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Saiba mais sobre o complexo do Cristo Luz

Prédios mais altos do Brasil

Prédios mais altos do Brasil - Balneário Camboriú
Prédios mais altos do Brasil

Sem dúvida os prédios altíssimos da cidade também são atrações turísticas. Os destaques estão nas duas extremidades da praia. Desde 2014 Balneário Camboriú tem o prédio mais alto do Brasil, sendo na época o Millennium Palace.

Infinity Coast
Infinity Coast, se destacando na Barra Norte de Camboriú

Na Barra Sul está o atual prédio mais alto do Brasil (One Tower) com 290 m e 77 andares. Bem próximo estão as torres gêmeas Yachthouse, com 280 m e 81 andares. Na barra norte, o destaque é o Infinity Coast, com 234 m e 70 andares.

Conheça os 10 prédios mais altos do Brasil

Zoo de Balneário Camboriú – Parque Cyro Gevaerd

Zoo de Balneário Camboriú

O Parque Cyro Gevaerd é um complexo zoobotânico. Conta com uma grande quantidade de animais, incluindo grandes felinos, como leões e tigres. Possui uma grande área de mata com belas espécies botânicas e áreas de pesquisa.

Outra atração do complexo é o Museu do Pescador, onde se encontra um grande acervo de animais empalhados, e até fósseis de crânios humanos.

Abre todos os dias, das das 08:30 as 17:30

Saiba mais sobre o Zoo de Camboriú

Morro do Careca – Balneário Camboriú

Morro do Careca

Localizado na divisa de Itajaí, o Morro do Careca é ponto de decolagem de voos de asa-delta e parapente. Para aqueles que não possuem experiência ou equipamento, pode-se optar por um voo duplo em companhia de instrutores especializados.

No Morro do Careca, também são praticados outros esportes radicais, como a escalada e o rapel. Mesmo para quem não vai praticar um destes esportes, vale a visita, apenas pela paisagem ou para observar. O acesso é todo asfaltado.

Trilha do Pico da Teta

Pico da Teta - Balneário Camboriú
Pico da Teta

O Pico da Teta, também conhecido como Morro do Gavião é uma montanha com 277 metros de altitude situada a 2,5 km da orla de Balneário Camboriú, atrás da cidade. Lá do alto se tem incríveis vistas de toda a cidade.

A trilha soma em torno de 2,5 km (no total – ida e volta pelo mesmo caminho), sendo que a ida é cansativa por ser toda subida e no final escalaminhada pelas pedras.

O acesso é pela BR-101 rumo a Itajaí, 500 metros depois do último acesso à cidade. Basta colocar “Casa do Compensado” no GPS e estacionar o carro no terreno vazio ao lado. Seguindo um pouco à direita você encontrará facilmente o início da trilha.

Voltar ao índice

Praias de Balneário Camboriú

Praia Central de Balneário Camboriú

Praia Central de Balneário Camboriú
Praia Central de Balneário Camboriú

Com 7 km de extensão, a praia Central é super urbanizada. É nela que tudo acontece: Muita gente bonita caminhando no calçadão, praticando esportes e curtindo a praia.
Com completa infraestrutura, é lá que estão os principais hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas e comércio em geral.

A praia é margeada pela Av. Atlântica, cujo charme está no calçadão que acompanha toda a orla. A 600 metros mar adentro fica a Ilha das Cabras, onde é possível chegar através de pedalinhos alugados na praia ou barcos de passeio.

Praia de Laranjeiras – Balneário Camboriú

Praia de Laranjeiras - Balneário Camboriú

A 6 Km do centro, essa praia fica em uma pequena baía rodeada por mata atlântica. Possui águas tranquilas e esverdeadas, próprias para banho e esportes náuticos.
Em apenas 750 metros de extensão, concentra diversos bares, restaurantes e trapiche para atracação de embarcações.

O acesso pode ser feito pela BR-101, seguindo pela Interpraias, de barco ou através dos bondinhos aéreos do Parque Unipraias.

Praia do Estaleirinho

Praia Estaleirinho - Balneário Camboriú

A praia do Estaleirinho tem 1050 metros de extensão e é uma referência gastronômica. Lá se concentram alguns bons restaurantes e pousadas de luxo. É uma praia com mata preservada, mar transparente e as areias brancas.

As condições do mar variam, às vezes com ondas fortes e as vezes com mar calmo. Na baixa temporada é pouco movimentada.
O acesso é pela Rodovia Interpraias. Fica a 12 km do centro.

Dica de pousada nesta praia: Parador Estaleiro

Praia do Estaleiro

Praia do Estaleiro - Balneário CamboriúCom 1,7 km de extensão, é a praia que mais concentra casas de veraneio em Balneário Camboriú. Fica entre as encostas da Mata Atlântica, com areia grossa e vegetação preservada. Possui mar de águas azuis claras e ondas grandes.

Apesar das ondas fortes, há opções no costão norte da praia, onde se forma uma piscina natural, protegida entre as pedras, ideal para crianças.
Fica a 11 km do centro, com acesso pela rodovia interpraias.

Dica de pousada nesta praia: Pousada ponta do Lobo

Praia do Pinho – Balneário Camboriú

Praia do Pinho - Balneário CamboriúCercada por costões, a praia do Pinho tem apenas 350 metros de extensão é dedicada ao naturismo. Foi a primeira praia oficial deste gênero no Brasil. Para quem está iniciando, há uma pequena área de adaptação onde o nudismo não é obrigatório.
Fica a 9 km do centro, com acesso pela Interpraias.

Praia de Taquaras

Praia Taquaras - Balneário Camboriú
A praia de Taquaras tem 1.150 metros de extensão, com uma larga faixa de areia. As águas são tranquilas e transparentes, mas o mar fica profundo rapidamente. É também uma praia propícia para pesca artesanal.

Existe ainda, no local, um pequeno núcleo urbanizado com pousadas, bares, restaurantes e colônia de pescadores. Essa praia oferece uma ampla área de estacionamento.
Fica distante 8,5 km do centro, com acesso pela Interpraias.

Dica de pousada nesta praia: Hotel reserva Praia

Praia de Taquarinhas

Praia Taquarinhas - Balneário CamboriúCom 600 metros de extensão de areia grossa, a praia de Taquarinhas tem uma paisagem com características totalmente agrestes. As águas são limpas e cristalinas, porém agitadas e propícias à pesca de arremesso. Com características agrestes, não possui qualquer estrutura.

Fica a 8 km do centro, com acesso pela Interpraias.

Prainha

Prainha de Balneário CamboriúPequena praia com menos de 100 metros de extensão, localizada junto ao costão norte da praia Central. Suas águas são calmas, porém não é recomendada para banho por conta do riacho poluído que deságua neste canto da cidade.

O acesso é pelo deck do pontal Norte da praia Central. Apesar de não ser própria para banho, é um belo lugar.

Praia do Buraco – Balneário Camboriú

Praia do Buraco - Balneário CamboriúLocalizada ao norte do centro, a praia do Tombo tem 900m de extensão. É uma praia de tombo, com mar agitado, ideal para a prática de surf, porém perigosa para banho de mar.

Fica numa área, praticamente intocada, cercada por mata nativa, onde há apenas um resort. Durante o verão costuma receber um bom número de turistas, que normalmente se hospedam no resort.

O acesso é pelo Infinity Blue resort ou pela trilha de 1 km do deck da Barra Norte da praia Central, que leva até a praia do buraco.

Dica de pousada nesta praia: Infinity Blue resort

Voltar ao índice

Mapa de Balneário Camboriú: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Balneário Camboriú, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Passeios em Balneário Camboriú

A lista do que fazer em Balneário Camboriú há também uma série de passeios que dá para fazer, tanto pela cidade, como pela região para visitar outros destinos, como no Beto Carrero, Bombinhas, Blumenau, entre outros.

Conheça algumas opções:

ônibus turísticos Balneário Camboriú

City tour Balneário Camboriú
Foto: Divulgação

Ônibus panorâmico que percorre os principais pontos turísticos de Balneário Camboriú e vai até a Praia Brava em Itajaí, além de uma cervejaria artesanal.

O trajeto oferece a oportunidade de conhecer de forma rápida estas duas cidades, as praias e principais atrações do destino e inclui algumas paradas e diferentes locais de embarque.

Comprar ingresso!

Passeio de Escuna em Balneário Camboriú

Passeio de Barco Pirata
Passeio de Barco Pirata

Os passeios de Barco Pirata saem da Barra Sul e percorrem as águas da praia Central. Depois contornam a ilha das Cabras e há um desembarque na bela praia de Laranjeiras. Por final, retorna pela foz do rio.

Os passeios oferecem a oportunidade de visualizar o espetacular skyline da orla de Balneário Camboriú, por uma outra perspectiva. Os piratas fazem suas encenações durante o passeio.

Na alta temporada há passeios todos os dias, de hora em hora, no restante do ano, conforme agendamentos todos os dias.

Outros passeios pela região

Conheça outros passeios pela região que podem ser reservados online, com antecedência, com a Civitatis:

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

5 COMENTÁRIOS

  1. Lindas praias.com as maiores sombras do planeta.parabens pra quem idealisou essas construcoaes.pessoas muito inteligentes.a natureza agradece e avisa a cobrança será breve.abcs governadores,prefeitos,engenheiros de obra prontas arquitetos e investidores.

    • Entao, vai morar no rio e sofrer arrastoes, vai morar em Alvorada em ficar sem agua porque tem muitas moradias irregulares ou vai para Sao Paulo e ver sua casa ser arrastada pela enchente, pelos menos Camboriu esta preservando a mata nativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here