08/01/2011

Balneário Camboriú - SC

Balneário Camboriú é considerado o maior polo turístico do Sul do Brasil, recebendo, durante a temporada de verão, mais de um milhão de turistas. É também a primeira cidade em qualidade de vida de Santa Catarina. Além de suas praias paradisíacas e atrativos turísticos modernos e inovadores, a cidade possui comércio forte e atuante o ano inteiro, bares e restaurantes com música ao vivo, vida noturna agitada e opções variadas de esportes.

Balneário Camboriú
Praia Central - Balneário Camboriú - SC

Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100.000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente um milhão de pessoas.
Cada vez mais pessoas com bom poder aquisitivo decidem morar em Camboriú, porque o clima é bom o ano todo e a estrutura é de primeira.

Praias de Balneário Camboriú


Praia Central
Com 7 km de extensão, é a praia mais urbanizada. É nela que tudo acontece. Shows, esportes e muita gente bonita o tempo todo. Com completa infraestrutura, é ali que estão os principais hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas e comércio em geral.
A praia é margeada pela Av. Atlântica, cujo charme está no calçadão que acompanha toda a orla.
Distante 600 metros desta praia, fica a Ilha das Cabras. É possível chegar até ela com pedalinhos alugados na praia ou barcos de passeio.

Costa Brava e Interpraias
A região da Costa Brava, ao sul da praia central de Balneário Camboriú, é formada por sete praias, ligadas por uma excelente estrada panorâmica chamada de Interpraias, onde se descortinam belas paisagens.

Praia de Laranjeiras
A 6 Km do centro, essa praia fica em uma pequena baía rodeada por mata atlântica, com águas tranquilas, próprias para banho e esportes náuticos. Em apenas 750 metros de extensão, concentra diversos bares, restaurantes e trapiche para atracação de embarcações. O acesso pode ser feito pela BR-101, seguindo pela Linha de Acesso às Praias, de barco ou através dos bondinhos aéreos do Parque Unipraias.

Praia de Laranjeiras - Balneário Camburiú
Praia das Laranjeiras, vista do Mirante

Praia de Taquarinhas
Distante 8 km do centro, a praia tem águas limpas e cristalinas, porém agitadas e propícias à pesca de arremesso. Tem 600 metros de extensão, com areias grossas e paisagem com características totalmente agrestes e sem estrutura. Acesso pela Interpraias, rumo sul, depois de Laranjeiras.

Praia de Taquaras
Acesso pela Interpraias, após Taquarinhas. Própria para pesca artesanal, possui águas tranquilas, transparentes, mas profundas. Tem 1.150 metros de extensão e fica distante 8,5 km do centro. Existe ainda, no local, um pequeno núcleo urbanizado com pousadas, bares, restaurantes e colônia de pescadores.

Praia do Pinho
A praia do Pinho foi a primeira praia oficial de naturismo criada no Brasil. A prática é conduzida por um rígido código de postura. Fica a 9 km do centro, cercada por costões, possui camping, pousada, bar e restaurante. Sua extensão é de 310 metros para o banho de mar.

Praia do Estaleiro - Balneário Camboriú - SC
Praia do Estaleiro - Balneário Camboriú - SC

Praia do Estaleiro
É a praia com maior concentração de casas de veraneio em Balneário Camboriú. Escondida entre as encostas da Mata Atlântica mantém as características originais, com um mar de águas azuis claríssimas, ondas grandes, areia grossa e vegetação preservada.
O mar quebra com força, mas há opções como o costão norte da praia, onde se forma uma piscina entre as pedras, ideal para a recreação das crianças. Acesso pela Interpraias, a 11 km do centro.

Praia do Estaleirinho
Estaleirinho é uma referência gastronômica na Costa Brava, com bons restaurantes. A mata, o mar transparente e as areias branquíssimas ainda dominam o cenário em seus 1.050 metros de extensão, embora cresça a cada ano o número de casas de veranistas que vêm descobrindo o local.
As condições do mar variam de um dia para o outro. Pode-se chegar lá e encontrar um mar com fortes ondas ou deparar-se com uma grande piscina. Para hospedagem, há uma série de casas de aluguel e pousadas com acomodações bem razoáveis.
O grande charme do Estaleirinho é a formação de uma pequena praia junto ao costão. Isolada por um conjunto de pedras, a sensação é de estar em uma dessas praias paradisíacas.
Fica a 12 km do centro.

Praia Mato de Camboriu
É a praia mais ao sul do município de Balneário Camboriú, na divisa com Itapema. Sua principal atração são os costões de pedra, propícios para o mergulho de observação. A água é transparente, com pequenas ondas. A praia é farta em restaurantes de peixe e camarão.

Rodovia Interpraias e Praia Taquaras - Balneário Camboriú - SC
Rodovia Interpraias e Praia Taquaras - Balneário Camboriú - SC


O que fazer em Balneário Camboriú - principais pontos turísticos



City tour pelas praias
Existe um city tour que passa pela estrada Interpraias, percorrendo todas as praias ao sul do município. Os bondinhos são ônibus confortáveis, possuem ar-condicionado e o custo é baixo. O trajeto de ida e volta chega a 40 km, mas você pode desembarcar numa das praias, curtir um banho de mar e voltar em outro ônibus, já que eles passam de meia em meia hora. A Associação de Guias de Turismo também oferece o mesmo passeio.

Cristo Luz - Balneário Camboriú - SC
Cristo Luz - Balneário Camboriú - SC

Cristo Luz
Construído em 1997, o monumento possui 33 metros de altura, apenas cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Na mão esquerda, ele segura um canhão de luz de 6,6 mil watts, simbolizando o sol. No local, há restaurante, bar, lanchonete, lojas de souvenir, estúdio fotográfico e uma gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
O acesso é feito pela Rua Indonésia, no Bairro das Nações.

Vista do Mirante do Morro da Aguada - Balneário Camboriú - SC
Vista do Mirante do Morro da Aguada - Balneário Camboriú - SC

Parque Unipraias
Complexo turístico com mais de 85 mil metros quadrados, é o único no mundo a ligar duas praias através de bondinhos aéreos. São 47 bondes totalmente informatizados, com capacidade para seis pessoas cada um, que passam por três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeiras.
A estação Barra Sul tem um centro de lazer, compras e diversão, com lojas, bares, restaurantes e estacionamento coberto.

Assísta o vídeo dos Bondinhos Unipraias.

A segunda estação, a da Mata Atlântica, no alto do morro da Aguada, é um parque ambiental com 60 mil metros quadrados, com trilhas pela mata, quiosques, bares e mirantes com vistas fantásticas de Camoriú e da Praia de Laranjeiras.
Nesta estação se encontram várias atrações:

Youhooo! - Trenó de Montanha, que corre por trilhos em meio à Mata Atlântica, a uma velocidade de até 60 km/h, com sistema de freios que permitem ao condutor controlar a velocidade, numa extensão de 710 metros.

ZipRider - Tirolesa com equipamento de tecnologia americana de ponta, exclusiva na América Latina. O salto é gigantesco, partindo de uma altura de 240 metros, da Estação Mata Atlântica, e aterrissando em Laranjeiras, totalizando um percurso de 750 metros, a uma velocidade de 60 km/h.

Assísta o vídeo da tirolesa ZipRider...


O destino final dos bondes aéreos é a praia de Laranjeiras, ideal para esportes náuticos, e que conta com serviços de bares, restaurantes e trapiche para embarcações.

Bondinho saindo da Barra Sul - Balneário Camboriú - SC
Bondinho saindo da Barra Sul - Balneário Camboriú - SC

Molhe - Barra Sul
Possui 452 metros de comprimento e é pavimentado em madeira e petit pavê. No piso, a forma de animais da fauna marinha da região faz do molhe mais um belo cartão postal da cidade.
O local também possui um moderno sistema de paisagismo, com iluminação baixa e bancos ao longo do percurso. Há também um playground infantil na forma de uma embarcação naufragada. O molhe da Barra Sul garante a segurança no tráfego de embarcações turísticas na Foz do Rio Camboriú e nas atividades da pesca artesanal.
O molhe localiza-se na Avenida Atlântica, em frente ao Parque Unipraias.

Mirante aos pés do Cristo Luz - Balneário Camboriú - SC
Mirante aos pés do Cristo Luz - Balneário Camboriú - SC

Parque Cyro Gevaerd
O maior complexo turístico, cultural e de pesquisa do estado, com 6.630 m2 para exposições e eventos, mini-fazenda, mini-zoológico, Vila das Crianças, fauna e flora com 65 viveiros, incluindo o Lago das Aves Aquáticas, aquário e tartarugário, Museu do Pescador e bromelário - constituindo o mais rico acervo botânico do estado.

Passeios de Escunas
Elas saem da Barra Sul e percorrem as águas da praia Central, contornando a ilha das Cabras e desembarcando na bela praia de Laranjeiras.

Passeios de Helicóptero
Aproveite para conhecer a cidade de um ângulo diferente. Do alto, pode-se desfrutar amplamente das belíssimas paisagens, com direito a manobras ousadas, como mergulhos, que garantem muita emoção. O embarque é no heliponto da Barra Sul.
Tempo: 08 min - Percurso: Bal. Camboriú, Praia de Laranjeiras e retorno.
Tempo: 12 min - Percurso: Bal. Camboriú, Praia de Laranjeiras, Praia de Taquarinhas, Praia de Taquaras, Praia do Pinho e retorno.

Morro do Careca - Camboriú - SC
Morro do Careca - Camboriú - SC

Morro do Careca
Pelo céu, pode-se optar pelos voos de asa-delta e parapente, realizados no Morro do Careca, no Pontal Norte. Para aqueles que não possuem experiência ou equipamento, pode-se optar por um vôo duplo em companhia de instrutores especializados. No Morro do Careca, também são praticados outros esportes radicais, como a escalada e o rappel.

Existem ainda muitas outras coisas a se fazer em Camboriú, como pilotar um Kart, brincar com autorama, jogar boliche, participar de uma pescaria em alto mar, etc.
Nos arredores, pode-se visitar as praias de Itapema, Bombinhas e Itajaí, fazer compras em Brusque, divertir-se no Beto Carrero, etc.

Veja também:
Onde se hospedar em Balneário Camboriú - oferta de hotéis e pousadas
Mapas de Balneário Camboriú

Outros destinos próximos a Camburiú.
Beto Carrero World
Bombinhas - SC
Itapema - SC
Caverna de Botuverá


Nenhum comentário: