14/05/2011

Buenos Aires - Argentina

Situada às margens do Rio da Prata, Buenos Aires é a cidade da com mais traços de cidade européia e a segunda maior aglomeração urbana da América do Sul.

Vista aérea do Centro de Buenos Aires

A capital do tango recebeu sucessivas levas de imigrantes europeus que mantiveram viva a ligação com o velho mundo, ainda visível na arquitetura da cidade, na sua cultura dos cafés, espalhados por toda cidade, na comida e até no modo de se vestir.

Vista aérea do Centro de Buenos Aires

A cidade tem 48 bairros para explorar . Em cada um há bares , praças, futebol e outros esportes , templos, teatros, mas as áreas mais visitadas por turistas e estrangeiros, são o Abasto, Puerto Madero, San Telmo, Recoleta, Palermo, La Boca e Centro.

Puerto Madero - Buenos Aires

Principais pontos turísticos de Buenos Aires


Plaza de Mayo
É o símbolo das manifestações históricas do povo argentino. Ao seu redor estão a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Ao norte da praça está a "city portenha", área movimentada que marca o centro financeiro de Buenos Aires.

Casa Rosada - Buenos Aires

Casa Rosada
De frente para a Praça de Maio, é a sede da Presidência da República, em cuja sacada foram feitos os mais importantes pronunciamentos da história argentina. O interior do edifício conta com vários pontos de interesse mas só o museu está disponível para visitas públicas.

Cabildo
Apesar das sucessivas reformas, esse edifício ainda respira história pois foi o epicentro da Revolução de Maio de 1810, data da independência argentina. Tem um museu aberto a visitação.


Catedral - Buenos Aires

Catedral Metropolitana
Localizada na Praça de Maio, com estilo arquitetônico adotado é o de uma igreja sem torres e com 12 colunas representando os apóstolos. Do lado direito da Catedral se encontra o Mausoléu com os restos do herói libertador argentino, o General San Martín.

Manzana de las Luces
É um conjunto de edifícios relacionados com a história e cultura portenhas, onde se escondem a igreja mais antiga da cidade e túneis da época colonial.

Café Tortoni
Localizado na Avenida de Mayo, 825, mais que um café, o Tortoni é um dos símbolos de Buenos Aires e do tango e por isso merece uma visita.

Avenida de Mayo - Buenos Aires

Avenida de Mayo
É interessante observar a variedade de cúpulas e fachadas de todos os estilos desta enigmática avenida, que parte da Plaza de Mayo e desemboca no imponente edifício do Congresso Nacional.

Palacio Barolo
Um chamativo prédio que data de 1923. Na cúpula há um farol com uma vista surpreendente de Buenos Aires. Apesar de que no prédio funcionam normalmente vários escritórios, oferecem visitas turísticas guiadas.

Congresso - Buenos Aires

Congresso Nacional
Sede do Poder Legislativo Nacional. Construído em 1906, segue um estilo greco-romano.No Senado da Nação Argentina há diversas atividades abertas ao público. Disponibilizam biblioteca, sala de exposição permanente e visitas guiadas em vários idiomas em diferentes horários.
Em frente ao congresso há um conjunto de três praças com diversos monumentos e esculturas.

Puerto Madero - Buenos Aires

Puerto Madero
O mais novo bairro da cidade é realmente uma atração à parte. Uma ótima seleção de restaurantes em um ambiente mais do que agradável, com vista aos diques do Río de la Plata. Atravessando uma das pontes ou cruzamentos, modernas torres comerciais e residenciais abrem espaço entre o charmoso passeio da Costanera Sur e a Reserva Ecológica.

Fragata Sarmiento, vista da Ponte da Mulher - Buenos Aires

Fragata Sarmiento
Esta histórica embarcação da Armada argentina, inaugurada em 1897, se encontra hoje ancorada no Dique 3 de Puerto Madero. Nela funciona um interessante museu que permite reviver todas as aventuras da fragata mundo afora. Aberto diariamente de 9 a 20 horas.

Puente de la Mujer
Moderna ponte giratória, somente para pedestres, criação do reconhecido arquiteto espanhol Santiago Calatrava.


Praça San Martin - Buenos Aires

Plaza San Martín
Uma das maiores e mais belas praças de Buenos Aires. Com seus desníveis e suas árvores frondosas, é ideal para fazer uma pausa tranqüila e ao mesmo tempo observar o corre-corre dos executivos que trabalham nos prédios modernos de Retiro. Nos dias de verão, muita gente aproveita para tomar sol ou fazer um piquenique.

Torre de los Ingleses
Em frente à estação de trem Retiro, é uma torre de tijolos vermelhos, que foi doada ao país por residentes britânicos em comemoração ao centenário da Revolução de Maio de 1810.

Calle Florida
É a rua de pedestres por excelência de Buenos Aires, obrigatória para qualquer visitante. O forte aqui são os artigos em couro e peles.

Obelisco - Buenos Aires

Avenida 9 de Julio e Obelisco
O Obelisco, no cruzamento da Av. 9 de Julio com a Av Corrientes, representa o cartão-postal clássico do centro portenho. Tem sua estrutura oca e é possível subir ao topo por uma escada de 202 degraus. Passando por aí de segunda a sexta é possível conhecer o perfil de um habitante da cidade, com toda a correria de um dia de trabalho.

Teatro Colón
É um grande orgulho para Buenos Aires possuir um dos melhores teatros líricos do mundo. Mesmo que você não possa assistir a um espetáculo não deixe de realizar uma visita guiada e conhecê-lo por dentro.

Riachuelo - Buenos Aires

La Boca
Um bairro da periferia de Buenos Aires que é parte do circuito turístico devido a seu clima pitoresco e suas inconfundíveis casas de zinco pintadas em cores vivas.

Caminito - Buenos Aires

Caminito
Considerado um museu à céu aberto, é uma passagem de uma só quadra localizada no coração do bairro de La Boca, povoada por artistas de rua e por tangueiros de coração. É uma região também repleta de vendedores ambulantes. Caminito não é um lugar completamente seguro, então tome alguns cuidados. Afastar-se do Caminito é perigoso; até mesmo os argentinos costumam se assaltados por ali.

La Bombonera - Buenos Aires

La Bombonera
Estádio do famoso time do Boca Juniors. O estádio oferece uma visita guiada (com visita ao museu, ao campo, aos vestiários e à sala de imprensa). O passeio dura cerca de uma hora, funciona de 10 a 18h e custa cerca de 30 pesos por pessoa.

Bosques do Palermo
É a maior área verde da cidade e reúne diversas atrações, além de ser também um ótimo lugar para relaxar. Nos fins de semana o parque está repleto de gente andando de bicicleta, de patins, jogando volley, hockey ou simplesmente caminhando. À noite também é bastante freqüentado pois possui vários restaurantes e discotecas. Estas são algumas das atrações do parque:

Zoológico - Buenos Aires

Jardim Zoológico
É o segundo zoológico mais visitado do mundo. Além da grande variedade de animais provenientes da Argentina e de outros países.
Localizado no Bairro do Palermo, o Zoológico de Buenos Aires é um dos parques mais antigos da Cidade. O local ocupa uma área de 18 hectares e possui 90 espécies de mamíferos, 49 espécies de répteis e 175 espécies de aves.
O visitante do Zôo, além de poder observar mais de 2.500 animais, irá se deslumbrar com as construções de mais de 120 anos que formam os museus, aquários e abrigos do parque.

Recoleta
Um elegante e sofisticado bairro de ruas arborizadas, onde as principais atrações são seus cafés e restaurantes, antiquários, um complexo cultural e o Cemitério da Recoleta.

Cemitério da Recoleta - Buenos Aires

Cemitério da Recoleta
É um dos mais bonitos e mais visitados do mundo. Suas tumbas guardam os restos de famílias tradicionais argentinas, além de grandes personagens históricos. Evita, apesar de protestos por suas origens humildes, conseguiu ser enterrada aqui e hoje repousa na cripta da família Duarte.

Tango
Os shows de tango são um dos principais atrativos da cidade, até porque constituem uma das características mais afamadas da cultura argentina. São muitas as casas de espetáculos que apresentam shows variados de dança e música, muito procurados por quem faz turismo na cidade. Você pode assistir a shows gratuitos em La Boca e aos domingos na Feira de San Telmo

Delta do Tigre - Buenos Aires

Delta do Tigre
Situado 31 km a norte da capital, o Delta do Tigre é uma região formada por um rio e diversas ilhas e canais. O transporte - seja de passageiros ou de serviços - é totalmente feita por barcos. O ponto de chegada é um parque, com diversos clubes desportivos, restaurantes e parque de diversões. Pode-se chegar de ônibus, de trem (a partir da estação Retiro) ou no Trem da Costa, uma linha de bonde moderno que parte da estação ferroviária de Maipú, margeando a costa do Rio da Prata, numa viagem de 25 minutos. O bilhete de ida-e-volta, dá direito a parar nas estações intermediárias e funciona diariamente, das 7h às 23h.

San Telmo
Bairro antigo, associado à arte, à boemia, aos antiquários e o tango. Abriga a famosa feira de San Telmo.

Monumental de Nuñez - Buenos Aires

Estádio Monumental de Nuñez
O maior estádio da Argentina, com 66.000 lugares, pertence ao River Plate, costuma sediar jogos da seleção argentina e fica no Bairro Belgrano, próximo ao Rio da Prata. É possivel fazer visita guiada ao estádio e ao museu.

Palermo
É o maior bairro de Buenos Aires, considerado o pulmão da cidade devido aos seus diversos parques e jardins. O bairro oferece também uma grande variedade de lojas de arte, bares, boutiques, teatros independentes, lojas de antiguidades, ateliers, milongas de tango, restaurantes e night clubs.

Leia também:
Mapas de Buenos Aires
Viagem de carro do Rio Grande do Sul ao Uruguai e Buenos Aires

2 comentários:

Mãe Mochileira, Filho Malinha.. disse...

Ahhh..BA é tudo!!Amei essa cidade,amei!!Post maravilhoso!!
Bjs1
;-)

Cláudio Sanromã Costa disse...

Adorei o post. Em qual mês você foi para a Argentina?