Vizinha e grudada à Recife, Olinda é conhecida por suas ladeiras e seu centro histórico que a tornou uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela ONU, em 1982.

A cidade também é famosa também por seu Carnaval, embalado ao som do frevo, maracatu e outros ritmos de Pernambuco, onde os bonecos gigantes caracterizados desfilam pelas ladeiras da cidade.

Mosteiro de São Bento - Olinda
Mosteiro de São Bento, vista do mirante do Alto da Sé

Quem viaja à Recife aproveita para conhecer Olinda, com suas ladeiras, construções antigas, igrejas e museus. Além da parte histórica há outros atrativos, como suas praias, com destaque para a Praia de Bairro Novo, e também o Mirante do Alto da Sé.

Vista do mirante do alto da Sé - Olinda
Vista do mirante do alto da Sé – Olinda

A cidade conta com uma boa infraestrutura de pousadas, hotéis, bares e restaurantes.
Oferta de hotéis e pousadas na cidade

Mirante do Alto da Sé - Olinda
Mirante do Alto da Sé – Olinda

O que fazer em Olinda

As atrações de Olinda, basicamente se dividem entre suas igrejas, casarões históricos e praias. Confira os principais pontos turísticos da cidade.

Mirante do Alto da Sé

Mirante do alto da Sé - OlindaO mirante se localiza no local mais alto do centro histórico da cidade, próximo à Catedral da Sé, com vistas 360 graus do centro novo de Olinda, centro histórico, praias e orla de Recife. No local há apresentações locais, lojinhas e lanches, como tapiocas e acarajés.

Praias de Olinda

Praia do Bairro Novo

É uma das praias mais conhecidas da cidade, recebe um bom número de turistas na alta temporada. Conta com uma boa faixa de areia, o mar é calmo e de águas transparentes, cercado por pedras, que dividem a praia.

Praia da Casa Caiada

Praia da Casa Caiada - Olinda
Praia da Casa Caiada

É uma das mais frequentadas do município, por sua proximidade com o centro da cidade. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada. Conta com uma boa faixa de areia grossa, o mar é calmo e de águas transparentes.
Possui boa infraestrutura, com diversos prédios de alto padrão na orla, calçadão, pousadas, hotéis, bares e restaurantes.

Praia Rio Doce

Praia simples com visual mais rústico e tranquilo. Não costuma receber muitos turistas, sendo normalmente frequentada por moradores da região e pescadores. Conta com uma larga faixa de areia dourada e batida, o mar é calmo.

Praia de São Francisco

Praia simples, com pouco movimento, visual rústico ideal para descansar. É frequentada pelos moradores próximos e pescadores. Conta com uma boa faixa de areia, mar calmo e águas transparentes.

Praia do Carmo

Praia pouco conhecida, frequentada por moradores da região e pescadores, com uma boa faixa de areia grossa, com mar calmo e águas transparentes.

Convento de São Francisco - Olinda
Convento de São Francisco – Olinda

Igrejas de Olinda

Olinda possui um grande número de igrejas que merecem ser visitadas. No link abaixo segue informações completas de cada uma das igrejas de Olinda.
Lista de igrejas do município

Leia também:
O que fazer em Recife
Roteiro de Viagem por Alagoas e Pernambuco

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here