01/03/2016

Praias de Arraial do Cabo, as melhores da Região dos Lagos

As praias de Arraial do Cabo são consideradas por muitos viajantes como as mais belas do Brasil continental. Isso se deve a suas águas muito transparentes, geladas e areia muito branca. É claro que existem centenas de praias paradisíacas Brasil afora, mas realmente, Arraial oferece praias de tirar o fôlego.
Conheça um pouco de cada praia de Arraial do cabo:

Praia do Farol - Arraial do Cabo
Praia do Farol - Arraial do Cabo

Praia da Ilha do Farol 

Esta praia paradisíaca é com certeza, uma das praias mais bonitas do Brasil. O que chama a atenção é a transparência do mar azul-Caribe, com águas calmas, protegida pela ilha, com areia branca e fina, entre dunas.
A praia do Farol se localiza na Ilha de Cabo Frio, também conhecida com Ilha do Farol, acessível somente por barcos autorizados. Os barcos partem da Praia dos Anjos (porto da cidade), a viagem dura 40 minutos e a permanência na ilha é de apenas 1 hora.

Mirante da Praia do Forno - Arraial do Cabo
Mirante da Praia do Forno 

Praia do Forno 

Localizada em uma enseada, a 1,5 km do centro, a praia do Forno é acessível somente por barco ou trilha íngreme. A praia conta com águas transparentes, corais, mata preservada, e vários quiosques que atendem aos banhistas.

Praia do Forno lotada
Praia do Forno lotada

A praia fica praticamente deserta em dias de semana, porém lota nos finais de semana. A trilha, que é bem batida, atravessa um morro, e lá do alto se tem uma vista magnífica, através de um mirante natural ao lado da trilha. A início da trilha se localiza no canto esquerdo da Praia dos Anjos, junto ao porto, onde também há a opção de barcos que levam até a praia.

Praia do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Praia do Pontal do Atalaia 

Prainhas do Atalaia 

A praia do Pontal do Atalaia fica a 4 km do centro, é dividida em duas, separadas por rochas, que são chamadas de "Prainhas do Atalaia". A praia é maravilhosa, cenário paradisíaco, com águas cristalinas e calmas, areias finas e brancas, perfeitas para um banho de mar, mas de água gelada. Em frente fica a Ilha de Cabo frio que protege a praia, deixando o mar calmo.

Praia do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Praia do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Para chegar até este paraíso há uma estrada de paralelepípedos que contorna o costão e dá uma bela vista panorâmica da cidade. O quilômetro final é de estrada de terra, quando fui estava com buracos enormes. No final há uma escadaria de madeira com 255 degraus, que liga a estrada (em cima do morro) à praia.

Escadaria da Praia do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Escadaria de aces Praia do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo

O que achei um absurdo foi que nesta estrada de terra esburacada o pessoal da prefeitura cobra uma taxa de 10 reais por carro para estacionar. A praia é pouco movimentada em dia súteis, mas recebe bastante gente nos finais de semana. Há também a opção de acesso de barcos que partem do porto da Praia dos Anjos.

Prainha - Arraial do Cabo
Prainha, vista da entrada da cidade

Prainha 

Localizada logo na entrada da cidade, a Prainha dá uma amostra de como são as praias de Arraial. É a mais movimenta, urbanizada e estruturada por sua facilidade de acesso. Suas águas são transparentes e calmas. A praia oferece uma grande variedade de quiosques, que disponibilizam cadeiras, mesas e barracas para os banhistas.

Praia Grande - Arraial do Cabo
Praia Grande 

Praia Grande 

Localizada no lado oposto às outras praias, a praia Grande tem ondas fortes propícias aos surfistas, onde acontecem até campeonatos de surf. A praia é emoldurada por dunas de areia fina branca, coberta por vegetação costeira. Seu canto esquerdo é urbanizada, com quiosques. Fica a três quilômetros do Centro.

Praia Brava - Arraial do Cabo
Praia Brava 

Praia Brava 

Outra praia de Arraial, preferida dos surfistas, com ondas fortes, não indicada para banho. A praia não possui qualquer tipo de estrutura, nenhum tipo de comércio, praticamente deserta. Na maré alta, a faixa de areia some e as ondas batem direto no costão. O acesso é difícil, a 4 km do centro, a partir do Morro do Atalaia, uma escadaria íngreme com mais de 300 degraus leva à praia, sendo que o final da descida é feita pelas rochas.

Praia dos Anjos - Arraial do Cabo
Praia dos Anjos e cidade, vistas da estrada do Pontal do Atalaia

Praia dos Anjos 

É desta praia que partem as embarcações que levam os turistas para os passeios pelas melhores praias de Arraial do Cabo. A Praia dos Anjos não é indicada para banho, mas se localiza na área central da cidade, boa opção para se hospedar, onde também está a maioria dos restaurantes.

Leia mais sobre o turismo em Arraial do Cabo

Mais Viagens e Caminhos no Rio de Janeiro

Praias de Búzios

Praias de Cabo Frio

Relato de viagem ao Rio e Região dos Lagos (parte 1) – Rio de Janeiro

Relato de viagem ao Rio e Região dos Lagos (parte 2) – Cabo Frio e Arraial do Cabo

Pontos turísticos de Paraty e Trindade


Mapa de Arraial do Cabo
Mapa de Arraial do Cabo

Organize sua viagem à Arraial do Cabo


Hotéis e pousadas em Arraial do Cabo

Hotéis e pousadas em Cabo Frio

Alugue um Carro na Região dos Lagos com a Rentalcars

Viaje tranquilo! Faça o Seguro Viagem na Mondial

Mapas do estado do Rio de Janeiro



Nenhum comentário: