Rio Quente – Maior rio de água quente do mundo

Rio Quente, junto com Caldas Novas formam a maior estância hidrotermal do mundo e o maior rio de águas quentes do mundo.

Rio Quente - Maior rio de água quente do mundo
  Por Jair Prandi
 

Rio Quente, junto com Caldas Novas formam a maior estância hidrotermal do mundo e o maior rio de águas quentes do mundo. São 12 km de comprimento e uma vazão de 150 milhões de litros por dia.

A cidade nasceu e respira em função do complexo turístico do Hot Park e Rio Quente Resorts (antes conhecido como Pousada do Rio Quente).

O Hot Park é parte do complexo, um dos maiores parques aquáticos do Brasil e o maior do mundo, em águas quentes naturais. Todas as piscinas e atrações aquáticas são de água quente natural.

A água é renovada constantemente, devido ao grande volume que brota de suas 18 fontes termais numa vazão constante de 6.228.000 litros/hora (150 milhões de litros por dia).

Piscinas termais de Rio Quente

Como chegar a Rio Quente

Quem vai de avião, geralmente chega por Brasília (320 km) ou Goiânia (200 km), que contam com várias opções de voos. Há um aeroporto em Caldas Novas e um aeródromo municipal localizado a 5 km do centro da cidade, mas estes recebem somente voos fretados.

Para quem vem de carro alugado ou próprio, há várias opções de estradas asfaltadas para Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. De Caldas Novas são 25 km. A melhor forma para quem vem de longe é o aeroporto de Brasilia.

Alugue um carro em Brasília para viajar a Rio Quente!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online e garanta os melhores preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Entrada do complexo do Rio Quente e Hot Park

Quando ir à Rio Quente

A cidade se localiza numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão mais frequentes em novembro e março. As temperaturas variam entre 20 e 30° C, oferecendo excelentes condições climáticas o ano todo.

Os meses de janeiro e julho são os mais agitados e caros, devido às férias escolares. O restante do ano é mais tranquilo, se puder vá entre abril e junho, ou agosto e outubro, pois chove pouco na região e é baixa temporada.

Lazy River (Rio lento) – Hot Park

Onde se hospedar em Rio Quente

A rede hoteleira se divide em duas partes: Uma é o complexo turístico do Rio Quente Resorts, que conta com 7 hotéis diferentes. Se hospedando na rede o o hóspede já tem acesso e translado livre aos dois parques aquáticos de águas quentes (Parque das Fontes e Hot Park). Dos 7 hotéis do complexo, 3 estão dentro do parque e 4 fora:

A outra parte são os hotéis da pequena cidade, no lado de fora do empreendimento.

Hotéis do complexo do Rio Quente localizados dentro do parque

Parque das Fontes (ao lado da Pousada) – (foto: divulgação)
  • Hotel Pousada – Conhecido anteriormente como Pousada do Rio Quente, foi o primeiro do complexo, com isso é o mais bem localizado dentro do parque, entre o Parque das Fontes e o Hot Park.
  • Hotel Turismo – Também localizado dentro do parque, entre o Parque das Fontes e o Hot Park, mas no outro lado. Possui 2 piscinas dentro de sua área e arquitetura integrada à natureza.
  • Hotel Cristal – É o mais novo e luxuoso do complexo. Localizado dentro do parque, acima da Praia do Cerrado, possui apartamentos avarandados e piscina com borda infinita.
Hotel Cristal – (foto: divulgação)

Hotéis do complexo do Rio Quente localizados no lados de fora

Os hotéis que fazem parte do grupo, mas não dentro do complexo ficam a 800 metros do parque aquático e oferecem acesso livre à todo o complexo aquático. São hotéis mais econômicos e por estarem na cidade, você tem a possibilidade de se alimentar fora do hotel.

Hotel Cristal, ligado à Praia do Cerrado – (foto: divulgação)

Hotéis que não fazem parte do complexo

Outras opções fora do complexo (mais econômicos)

 

Dica: Os hotéis do Rio Quente Resorts são bem caros, mas em compensação incluem o ingresso ao Hot Park e você vai ficar muito bem instalado (faça as contas).

Se procura uma hospedagem mais em conta, você pode ficar também em Caldas Novas. Lá encontrará muitas opções com preços menores e a distância é de apenas 25 km.

Lista de hotéis em caldas Novas

Parque das Fontes

Parque das Fontes (foto: divulgação)

O Parque das Fontes, como o nome já diz, é onde estão as 18 nascentes de águas quentes que brotam a 38° C e abastecem todo o complexo. Este parque se localiza entre o Hotel Pousada e o Hotel Turismo, apenas hóspedes do Rio Quente Resorts podem acessar esta área.
São várias piscinas naturais muito transparentes, divididas no terreno em declive separadas por quedas controladas, barreiras, pontes e pedras.

Hot Park

Lazi River (rio lento)

É o maior parque aquático de águas quentes naturais do mundo. Conta com um imensa praia artificial com ondas, inúmeros toboáguas, brinquedos radicais, atrações infantis, piscinas com bar lagos e rios, e muito mais, tudo com água quentinha natural.

Saiba tudo sobre o Hot Park

Outros destinos turísticos de Goiás


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.