Durante nosso blog trip em Garibaldi, visitamos a Vinícola Chandon, líder absoluta no segmento de espumantes naturais de luxo no Brasil.

História da Vinícola Chandon em Garibaldi

Tudo começou em 1973, quando a Maison Moët & Chandon apostou no potencial vitivinícola da Serra Gaúcha, inaugurando a Chandon em Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

A Chandon é parte da Moët Hennessy, a divisão de vinhos e destilados do grupo francês LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), maior conglomerado de produtos de luxo do mundo. Além do Brasil, a Chandon produz espumantes na Austrália, Califórnia e Argentina.

Vinícola Chandon - Garibaldi

O município de Garibaldi oferece solo e clima favoráveis para produzir uvas de qualidade e alto potencial para a elaboração de vinhos espumantes. O microclima da Serra Gaúcha possibilita a lenta maturação das uvas que induz bons níveis de açúcar e de acidez da fruta, o que dá origem à fineza aromática e ao frescor do produto.

Parreirais da Chandon
Parreirais da Chandon

Videiras da Vinícola Chandon

Suas videiras são plantadas verticalmente, onde são cultivadas variedades nobres das cepas Chardonnay e Pinot Noir, a partir de mudas importadas da França. O Riesling Itálico, já cultivado na região, foi melhorado e incorporado aos assemblages.

Laboratório da Chandon
Laboratório da Chandon

A Chandon de Garibaldi é responsável por todo Chandon comercializado no Brasil, sendo que nada é exportado. A produção é feita pelo método Charmat, com uma segunda fermentação em tanques, método usado para que as borbulhas sejam pequenas e não agridam ao paladar.

Tanques de fermentação da Chandon
Tanques de fermentação da Chandon

A Chandon é especialista na arte do Assemblage.
O assemblage é a harmonização de diversos vinhos de uma mesma região, geralmente de diferentes safras e variedades de uvas. Desta forma se pode atingir o nível de fineza e equilíbrio necessário para chegar à uma qualidade constante de espumantes.

Tanques de fermentação da Chandon
Tanques de fermentação da Chandon

Visitação a Vinícola Chandon

A visitação inclui tour pela Adega onde recebemos uma aula de como funciona o processo de elaboração dos espumantes. O percurso passa pelo laboratório, tanques de armazenamento, engarrafamento e termina na loja onde se faz uma degustação dos produtos.

Degustação dos espumantes Chandon
Degustação dos espumantes Chandon

Produtos Chandon

A Chandon conta com 6 diferentes espumantes, com destaque para o Excellence Brut, considerado o melhor espumante natural das Américas. Os outros cinco, são: Réserve Brut, Brut Rosé, Riche Demi-sec, Passion, e Excellence Rosé.

Degustação dos espumantes Chandon
Degustação dos espumantes Chandon

Agendamento de visitas

Para visitar a Chandon é necessário agendar visita e degustação conforme disponibilidade, por email ou telefone: Contatos: vinicola/visitas@chandon.com.br – Fone: (54) 3388-4400
Site: www.chandon.com.br/a-chandon/visitas-a-vinicola/
Atendimento de segunda-feira a sábado para grupos de até 12 pessoas
Horário da loja Chandon:
Segunda a sexta-feira: 8:30 as 11:30 e das 13:30 as 17 horas
Sábado das 9:30 as 11:30 e das 13:30 as 15:30 horas
Endereço: BR 470 (Km 224), entre Garibaldi e Bento Gonçalves

Mais Viagens e Caminhos em Garibaldi

Guia de Garibaldi, a capital brasileira do espumante
Garibaldi Vintage – Volta ao tempo na Serra Gaúcha
Visita à Vinícola Garibaldi
Visita à Vinícola Peterlongo – o primeiro espumante do Brasil

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here