Restaurante Gambrinus – o mais antigo de Porto Alegre

Aberto em 1889, o Restaurante Gambrinus é o mais antigo da capital gaúcha. São 127 anos de atividade e tradição no Mercado Público.

Restaurante Gambrinus - Porto Alegre
  Por Jair Prandi
 

Aberto em 1889, o Restaurante Gambrinus é o mais antigo restaurante da capital gaúcha.

Com 127 anos de atividade, o restaurante é um clássico, o mais tradicional do Mercado Público que só não é mais velho que o próprio Mercado.

O Restaurante Gambrinus é especialista em servir pratos de frutos do mar e comida portuguesa e conta com um cardápio bastante extenso, como: Tainha recheada com camarão, filé de congro e linguado ao molho de camarão, filé de salmão com alcaparras e champignon, bolinhos de bacalhau e petiscos variados, além de pratos típicos regionais com filés de carne.

Restaurante Gambrinus – Mercado público de Porto Alegre

Além dos pratos, o Gambrinus oferece uma variada carta de vinhos nacionais e importados, e conta com uma tradição de mais de 50 anos servindo Chopp Brahma e variedade em Cervejas Artesanais.

Pratos do restaurante Gambrinus
Pratos do restaurante Gambrinus

Segundo definições do Wikipédia, Gambrinus foi um lendário rei do povo de Flandres que possuía habilidades incríveis para produzir cerveja, além de ser o nome da marca de uma das cervejas checas tipo Pilsen mais conhecidas do mundo.

Decoração do restaurante Gambrinus
Decoração do restaurante Gambrinus

O restaurante tem duas entradas: uma pela Praça XV e a outra por dentro do mercado. Ao entrar, a gente se depara com um ambiente diferenciado, decorado com belas peças antigas nas paredes, parece que estamos em um museu.

Restaurante Gambrinus – Porto Alegre

Em nossa visita ao Gambrinus pedimos uma Tainha recheada com camarão, prato muito delicioso e que serve muito bem a duas pessoas.

Sra. Marlene e o livro que conta um pouco da história do Gambrinus
Sra. Marlene e o livro que conta um pouco da história do Gambrinus

Depois do almoço, conversamos com a Sra. Marlene, atual proprietária, que muito atenciosa, contou um pouco da trajetória do Gambrinus. Nos mostrou um livro com recortes e fotos de pessoas importantes e artistas que já passaram por lá.

Visitantes famosos que visitaram o Gambrinus, como Lima Duarte
Visitantes famosos que visitaram o Gambrinus, como Lima Duarte

Estivemos no Gambrinus a convite da Secretaria de Turismo de Porto Alegre e da Sra. Marlene, porém este texto foi escrito com total imparcialidade.

A famosa cerveja Gambrinus da República Checa
A famosa cerveja Gambrinus da República Checa

Quando for a Porto Alegre não deixe de visitar o Restaurante Gambrinus e o Mercado Público, com seus aromas, cores e sabores.

Para maiores informações, acesse o site ificial

Mais dicas de Porto Alegre


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here