Roteiro Rio de Janeiro: 5 dias na cidade maravilhosa

Roteiro de 5 dias no Rio de Janeiro, visitando os principais pontos turísticos da cidade maravilhosa.

Rio de Janeiro
  Por Jair Prandi
 

Roteiro Rio de Janeiro de 5 dias visitando os principais pontos turísticos da cidade maravilhosa. É um roteiro indicado para quem vai visitar o Rio pela primeira vez.

Passamos 5 dias conhecendo a cidade, ficando hospedados no Bairro do Catete, próximo à estação de metrô. Usamos diversos meios para nos locomover: Metrô, ônibus, táxi, bonde, barca para Niterói e a pé.

Comprei as passagens, pesquisei hospedagens, atrações turísticas, meios de transporte, tudo por conta própria.

Usando o Google Maps tracei meu próprio roteiro no Rio de Janeiro, tendo assim total liberdade de escolher onde, quando e quanto tempo ficar em cada ponto turístico do Rio.

Uma boa dica é se hospedar próximo a uma estação de metrô. Dá para visitar boa parte das atrações ou pelo menos chegar próximo com esse meio de transporte.

Bondinho Pão de Açúcar - Pontos turísticos do Rio de Janeiro
Bondinho Pão de Açúcar

Roteiro Rio de Janeiro – Dia 1: Viagem de ida, Cristo Redentor e Catete

  • Rodamos 240 km até Porto Alegre
  • Voo Porto Alegre/Rio
  • De táxi do Galeão até a pousada no Catete

Mirante Dona Marta e Cristo Redentor

Almoçamos no Catete e tomamos o ônibus até o Cosme Velho, de onde sai o trem que sobe até o Cristo. Como a fila de espera estava longa (levaria mais de 1 hora) resolvemos subir de van.

Mirante Dona Marta - Turismo no Rio
Mirante Dona Marta

Existe uma cooperativa de vans que fazem esse transporte e saem no mesmo local que o trem, a vantagem é a parada de 20 minutos no Mirante Dona Marta, onde a vista também é maravilhosa.

O Cristo Redentor é um dos principais símbolos do país e oferece uma espetacular vista panorâmica do Rio de Janeiro. O Morro do Corcovado tem 710 metros de altura e o monumento 38 metros. Conta com acesso por elevadores panorâmicos e escadas rolantes.

Cristo Redentor - Rio de Janeiro
Aos pés do Cristo Redentor

Ficamos um bom tempo apreciando as vistas maravilhosas que se tem do mirante aos pés do Cristo. Siba mais sobre o Cristo Redentor.

Mirante Cristo Redentor - Rio de Janeiro
Lagoa Rodrigo de Freitas, vista do alto do alto do Corcovado

Palácio do Catete

Voltamos de ônibus até o Palácio do Catete, que foi sede da presidência do Brasil entre 1897 a 1960, quando este se transferiu para Brasília. A partir de 1960, suas dependências passaram a abrigar o Museu da República.

Um dos acontecimentos marcantes no Palácio foi o suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954, com um tiro no coração. Em seu aposento no terceiro andar do Palácio, estão expostas a arma, a bala e a camisa furada deste episódio.

Palácio do Catete - Rio de Janeiro
Palácio do Catete (Museu da República)

É de encher os olhos o requinte das pinturas, detalhes dos ornamentos e móveis de cada sala, uma mais linda que a outra (vale muito a visita). Também não deixe de visitar o enorme Jardim, que fica atrás do palácio e se estende até o Aterro do Flamengo.

Como estávamos hospedados próximo, à tardinha íamos sentar à sombra das enormes árvores do jardim.

Roteiro Rio de Janeiro – Dia 2: Pão de Açúcar, Centro, Niterói

Pão de Açúcar

Para ir ao Pão de Açúcar, compramos o bilhete do metrô com integração ônibus. Pegamos o metrô do Catete até a estação de Botafogo, descemos e já havia o ônibus para a Urca esperando, descemos a poucos metros do acesso ao Pão de Açúcar.

Vista do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro
Vista do Morro da Urca, sentido Botafogo

O bondinho pode transportar até 65 passageiros em cada viagem, que sai de 20 em 20 minutos.

A subida é feita em 2 estágios, sendo o primeiro da Praia Vermelha até o Morro da Urca (220 metros de altura) e o segundo do Morro da Urca até o Pão de Açúcar, uma pedra única com 396 metros de altura.

Pão de Açúcar - Rio de Janeiro
Mirantes do Pão de Açúcar

O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor.

No outro lado a Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”.

Lá em cima tem passeios de helicóptero, lanchonetes, banheiros e lojinhas.

Museu da Marinha

Museu da Marinha - Rio de Janeiro
Museu da Marinha

Voltamos de ônibus, integração com metrô a estação Botafogo e seguimos até o Centro (estação Uruguaiana). Caminhamos até a Igreja da Candelária e Museu da Marinha, onde tem um submarino que pode ser visitado.

MAC Niterói

Após conhecer o submarino por dentro e visitar o museu, pegamos uma das barcas que faz a travessia para Niterói. Chegando lá, fizemos uma longa caminhada pela orla até o Museu MAC Niterói, obra de Oscar Niemeyer.

Museu MAC - Niterói
MAC – Niterói

Voltamos de táxi até a estação das barcas e fizemos a travessia de volta para o centro do Rio.

O Declev e a Ana, do Turista Profissional, são moradores e sabem tudo da cidade. Confira o post completo e saiba o que fazer em Niterói.

Centro do Rio

Caminhamos pelo Centro Antigo, onde visitamos o Palácio Tiradentes e Paço Imperial. Em frente está um dos edifícios mais altos do Rio. Subimos no 42º andar do Edifício Cândido Mendes (44 andares), de onde se tem uma bela vista da Bahia de Guanabara.
Caminhamos até a estação Carioca e voltamos de metrô até o Catete.

Roteiro Rio de Janeiro – Dia 3: Copacabana, Ipanema, Jardim Botânico e Lagoa

Praia e Forte de Copacabana

Fomos de metrô até a estação Arco Verde em Copacabana, localizada próxima ao famoso hotel Copacabana Palace, um dos mais luxuosos hotéis do Brasil. A Marcelle, do blog Viciada em Viajar, teve a experiência de hospedar-se lé e conta se vale a pena a diária no Copacabana Palace.

Copacabana é considerada uma das praias mais famosas do mundo. Tem 4 Km de extensão, se estende do Leme até o Forte de Copacabana e é o palco da maior festa de Réveillon do planeta.

Copacabana - Rio de Janeiro
Calçadão de Copacabana

Caminhamos pelo calçadão até o Forte de Copacabana, de onde se tem uma vista frontal, maravilhosa da praia. No local funciona um museu, restaurante e tem uma sombra ótima para apreciar a vista.

Arpoador e Ipanema

Continuamos caminhando até o Arpoador. Pedra que marca o início da Praia de Ipanema, de onde se tem uma vista espetacular das praias de Ipanema e Leblon e Morro dois Irmãos.
Tomamos um banho de mar em Ipanema, almoçamos e caminhamos mais um pouco pelo calçadão.

Pedra do Arpoador - O que fazer no Rio de Janeiro
Pedra do Arpoador e Praia Ipanema

Jardim Botânico

Na sequência de nosso roteiro no Rio de Janeiro, pegamos um táxi até o Jardim Botânico, área enorme com amostras de imensas árvores em pleno coração do Rio.
O local é muito tranquilo, ótimo para fazer um passeio de domingo com a família, nem parecia que estávamos em uma grande metrópole.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Após caminhamos até a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde ficamos um tempo apreciando a paisagem. Local ótimo para fazer caminhadas, praticar esportes e aproveitar os restaurantes de sua orla.
Ao final da tarde, voltamos de ônibus até o Catete.

Roteiro Rio de Janeiro – Dia 4: Maracanã, Centro, Aterro do Flamengo

Estádio Maracanã

No início do quarto dia em nosso roteiro Rio de Janeiro, seguimos de metrô até a estação Maracanã, que dá acesso direto ao famoso estádio.
A visita começa pela calçada da fama. Já dentro do estádio, há painéis e murais explicativos da construção, assim como da historia do futebol Mundial e Brasileiro.

Estádio Maracanã
Em meio às arquibancadas do Estádio Maracanã

Logo o visitante sobe ao 6º andar (arquibancada superior), onde se tem uma vista panorâmica do estádio. Finalmente, logo depois de passar pelos vestiários e túnel de acesso, é possível pisar o gramado em uma área reservada do templo do futebol.

Centro de Tradições Nordestinas

Do Maracanã, seguimos de táxi até o Centro de Tradições Nordestinas. É uma grande área cercada, com lojas, artesanatos e restaurantes com a cultura e produtos nordestinos. Nos fins de semana rolam shows de forró que viram a noite.

De lá, pegamos um táxi até os Arcos da Lapa, caminhamos pelo centro, visitamos a Cinelândia, Catedral, Largo do Carioca e voltamos de metrô até o Catete. À tardinha fomos ao Aterro do Flamengo.

Roteiro Rio de Janeiro – Dia 5: Santa Tereza e Ipanema

Bonde de Santa Tereza

No quinto dia. Nosso roteiro no Rio de Janeiro começou com um passeio de Bonde em Santa Tereza. Fomos de metrô até a Cinelândia, e a pé até o ponto de embarque, próximo ao prédio da Petrobrás.

É único ainda em funcionamento no Brasil. Passa por cima dos Arcos da Lapa e sobe as ladeiras até o alto do Bairro Santa Tereza. Durante o percurso se tem belas vistas do centro e é possível também descer e pegar o próximo bonde.

Centro do Rio de Janeiro
Caminhando no centro do Rio de Janeiro

Voltamos a Cinelândia e seguimos de metrô até Ipanema. Aos domingos acontece na Praça General Osório a feira de Ipanema. A praça lota com barracas de artesanato de todo tipo, ficamos um tempo na praia e voltamos de metrô até o Catete.

Depois voltamos ao Aterro do Flamengo, um ótimo lugar para passar o domingo, praticar esportes e curtir a natureza.

Dia 6: Viagem de volta

Tomamos um táxi até o aeroporto do Galeão. Pegamos o voo de volta a Porto Alegre, depois seguimos de carro a Vacaria.

Catedral do Rio de Janeiro
Catedral do Rio de Janeiro

Conclusão sobre o roteiro no Rio de janeiro

O Rio é um destino com múltiplas atrações, realmente uma das cidades mais lindas do mundo. Existe uma infinidade de atrativos para visitar, e na época fomos nos lugares que mais nos atraíram, que se encaixaram nos 5 dias disponíveis.

Na época em que fomos ainda não existiam as atrações do Porto Maravilha: Aquário, Museu do amanhã, Mural das Etnias, entre outras atrações. Acrescente mais um dia para visitar esta área.

O blog Uma Senhora Viagem tem dicas de 5 passeios de fim de semana no Rio de Janeiro.

Não saímos muito à noite, porém o Felipe Atra escreveu um ótimo artigo sobre as opções na noite Carioca no blog Monday Feelings, confira!

Se tiver mais tempo sobrando vale muito apena alugar um carro e visitar outros destinos do estado, confira a lista do blog Aprontando as Malas, de 10 destinos para visitar no estado do Rio.


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

7 COMENTÁRIOS

  1. Experimente um Inesquecível Passeio de Helicóptero no Rio de Janeiro

    Não há outro lugar no mundo como o Rio de Janeiro! Os voos panorâmicos de helicóptero da RIOCOPTER são a solução perfeita para você que está procurando um passeio emocionante, planejando um encontro romântico, ou apenas se sentindo aventureiro. Aproveite as deslumbrantes vistas aéreas de pontos turísticos de fama mundial, ao mesmo tempo em que desfruta de estilo e conforto. Todos os passeios são narrados pessoalmente por pilotos amigáveis ​​e experientes.

    Passeios turísticos de helicóptero oferecem uma visão panorâmica do Rio de Janeiro com conforto e estilo.

    A empresa oferece um passeio de tirar o fôlego de uma das cidades mais excitantes do mundo. Ao escolher a http://www.riocopter.com para o seu passeio personalizado de helicóptero no Rio de Janeiro, tenha a certeza de que você verá todas as melhores paisagens de um ponto de vista completamente novo – um que você nunca esquecerá. Também oferecem Vôos Charters de helicóptero que podem ser personalizados para suas necessidades. Junte-se a nós para um faça um passeio de helicóptero no Rio ao contrário de qualquer outro na região.

    • Um voo de helicóptero no Rio deve ser mesmo incrível! Da próxima vez que nós do Viagens e Caminhos formos ao Rio, entraremos em contato com você, Filipe!
      Grande abraço!

  2. Acabei de voltar de uma aventura inesquecível no Rio de Janeiro, onde participei de um passeio de canoa havaiana com o clube Bravus VA’A. O passeio pela Baía de Guanabara foi espetacular, com vistas incríveis dos ícones da cidade: o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Praia da Urca.

    Foi uma experiência incrível, adequada para todas as idades, o que a torna perfeita para famílias. E o melhor? As crianças até 12 anos pagam apenas metade do preço!

    No final, recebi todas as fotos e vídeos capturados durante a viagem, uma maneira maravilhosa de lembrar essa experiência única. Recomendo vivamente a todos que visitem o site do Bravus VA’A: https://www.bravusvaa.com e vivam essa aventura incrível!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here