Serra do Corvo Branco – Santa Catarina

Serra do Corvo Branco possui o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros de profundidade, localizada na Serra Catarinense, a 1.470 metros de altitude.

56831
Serra do Corvo Branco - Urubici

A Serra do Corvo Branco possui o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros de profundidade. Sua denominação provém da existência de aves do mesmo nome da região.

A serra é um trecho da rodovia SC-370, situada numa região de topografia acidentada, entre fendas e montanhas íngremes. Fica a 1.470 metros de altitude, no município de Urubici, na Serra Catarinense.

A Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco são as duas mais conhecidas das serras de Santa Catarina. Isso se deve à geografia bastante acidentada onde as estradas tiveram que passar.

Serra do Corvo BrancoA parte mais crítica e bonita da serra tem 600 metros, com curvas de 180 graus, onde caminhões e ônibus precisam manobrar para passar. Nesse trecho estão os melhores mirantes e pontos para fotos da estrada.

Serra do Corvo Branco - Urubici

Onde fica a Serra do Corvo Branco – Como chegar

A Serra do Corvo Branco se localiza no sul de Santa Catarina, entre as cidades de Urubici e Grão Pará, num trecho de 57 km. A estrada ainda não foi toda pavimentada, restam 10 km de estrada de terra, sendo 5 km acima da serra e 5 km na parte de baixo.

  • Entre Urubici e a Serra do Corvo Branco são 30 km, dos quais 25 km são asfaltados e os 5 km finais, de estrada de terra, com buracos.
  • De Grão Pará até a serra são 27 km. Neste trecho há 22 km já pavimentados e os 2 km finais, ainda em estrada de chão batido.
  • Serra do Corvo BrancoO trecho de 5 km a partir da fenda para baixo é o mais crítico e perigoso. Além de não ser pavimentado, a estrada é estreita e sinuosa, à beira de precipícios.
  • Procure descer devagar pois é comum se encontrar com carros no sentido contrário nas curvas e se estiver embalado, é perigoso derrapar e não conseguir frear a tempo.
  • Não é recomendado descer a serra em dias de chuva ou neblina e nem com ônibus ou veículos longos.
Serra do Corvo Branco - Grão Pará - SC
Visual das montanhas para quem vem de Grão Pará

Como chegar a Serra do Corvo Branco – Mapa


Dicas da Serra Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco foi a primeira estrada aberta entre o litoral e a serra catarinense. No trecho principal foi aberta uma garganta nas paredes de rocha com 90 metros de profundidade, considerado o maior corte em rocha do Brasil.

Serra do Corvo Branco - Santa CatarinaJunto com a espetacular Serra do Rio do Rastro, são as estradas mais incríveis das serras de Santa Catarina. Ambas as estradas ligam a planície do litoral com o planalto e a cadeia rochosa denominada Serra Geral.

Serra do Corvo Branco - SCAltos do Corvo Branco

Altos do Corvo Branco é uma atração recente de Urubici. Fica no platô na área superior da serra, onde começa o corte na rocha. De lá se tem uma visão da Serra até o mar, através de 6 mirantes com vista panorâmica para diferentes pontos.

Vista aérea da Serra do Corvo Branco
Vista aérea da Serra e do platô no alto

Através de trilhas lá no topo, chega-se aos mirantes que oferecem vistas do Morro da Igreja, do Cânion do Espraiado, do Vale do Rio Canoas e do litoral catarinense.

Altos do Corvo Branco
Um dos mirantes do Altos do Corvo Branco

O acesso se dá a partir da Rodovia SC-370, ao lado direito antes do Corte da Serra do Corvo Branco. Dá para subir de carro até o topo através do acesso íngreme de cerca de 1 km.

Acesso ao Altos do Corvo Branco
Acesso ao alto da montanha

O atrativo está aberto todos os dias das 8h às 17h. O preço por pessoa para subir é de R$20, tanto para subir de carro, como a pé. Melhor subir de carro, poi a subida é bem puxada. Deixe para fazer a caminhada lá no alto.

Vista aérea de cima da serra

Melhor horário para visitar a serra

O ideal é chegar a parte principal da serra por volta das 12 horas, quando o sol está bem em cima, por volta das 15 h a sombra começa tomar conta da garganta e as fotos não ficarão tão boas.

Serra do Corvo Branco - Grão Pará
A serra vista ada estrada para quem vem de Grão Pará

Próximo à Serra do Corvo Branco fica o cânion Espraiado, outra atração imperdível de Urubici.

Onde de hospedar em Urubici

Urubici conta com inúmeras pousadas espalhadas pelo interior do município , além de hotéis e pousadas na cidade. Em nossa última viagem a Urubici, ficamos no Urubici park hotel e adoramos.

Conheça o Urubici park hotel

Lista com as opções de hotéis e pousadas em Urubici

Outras estradas incríveis do Brasil


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, Lauro Libourt!
    Vejo que sua viagem se deu em 2020. Portanto vai a minha pergunta: a serra do Corvo Branco já está toda transitável?
    Pretendo fazer algumas serras de Santa Catarina de moto (HD). Ela, a moto, não é muito amigável com terras.
    Bom final de semana.
    Eduardo Wandenkolk de Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here