Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios do litoral de Santa Catarina.
A península de Bombinhas é formada por 21 belas praias com mar cor de esmeralda, emolduradas pelo verde da mata atlântica. As águas cristalinas, os costões, pequenos córregos, ribeirões, e as montanhas repletas de vegetação, completam o cenário.
Bombinhas é hoje um dos balneários catarinenses mais procurados por famílias na temporada. Um lugar para quem busca paz e tranqüilidade durante as suas férias, considerado um dos 10 balneários mais bonitos do Brasil.
Possui excelente infra-estrutura em hotéis e pousadas, e também ótimas opções em restaurantes, bares, e entretenimento. Bombinhas recebe ao longo de todo o ano, milhares de turistas do Brasil e do exterior, principalmente argentinos.
Como são as praias de Bombinhas
As praias mais conhecidas são Bombas e Bombinhas, que são as da chegada e que são mais bem estruturadas. Depois tem a 4 Ilhas, Canto Grande, Mariscal e Zimbros. Já a da sepultura, Lagoinha e Prainha são ótimas para crianças e mergulho de snorkel.
Além do banho de mar elas permitem a prática de diversos esportes náuticos, como surf e windsurf. Para quem gosta de caminhadas, existem também diversas trilhas para desbravar.
Para os amantes do mergulho, a Ilha do Arvoredo, a 15 km da costa é um dos melhores lugares do Brasil, para essa prática. Em Bombinhas há oferta de diversas operadoras e escolas de mergulho. Há também algumas prainha ideais para mergulho com snorkel, como sepultura, Prainha e Lagoinha.
Quando ir a Bombinhas – Santa Catarina
Os principais atrativos de Bombinhas são as belas praias, então o verão é a melhor época. Nesse período também o comércio está a todo vapor, com todas as lojas e restaurantes abertos.
No mês de janeiro e em datas com Réveillon e Carnaval a cidade fica lotada, com longos engarrafamentos. Há somente um acesso a toda a península, então se quer evitar o estresse de ficar preso por horas no transito, opte por ir entre fevereiro e abril.
Em outras épocas do ano a água se torna gelada, porém se torna melhor para circular e conhecer todas as praias, com tranquilidade.
Como chegar em Bombinhas SC
De avião
Para quem deseja ir de avião os aeroportos mais próximos são o de Florianópolis (Hercílio Luz). Se localiza a 82 km de distância e é o que recebe mais voos. O de Navegantes (Ministro Vitor Konder), fica a 65 km. Depois deve-se seguir para Bombinhas de ônibus ou carro alugado.
De carro
Alugue um carro para sua viagem pelo Litoral Catarinense.
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Faça sua cotação e reserve aqui!
De carro o acesso é via BR-101, tanto para quem vem do Sul (Florianópolis/Porto Alegre), como do norte (Curitiba/Joinville). Depois basta pegar a rodovia de acesso a Porto Belo e Bombinhas por 12 km.
De ônibus
Bombinhas não oferece muitas opções de ônibus.
Desembarcando em Navegantes, você terá que pegar um ônibus até Balneário Camboriú, e depois embarcar no da Viação Praiana que faz a linha Balneário x Bombinhas.
Se vem de Florianópolis, pode pegar o ônibus que vai direto até a cidade de Porto Belo, que fica bem próxima, e ir até bombinhas de táxi.
Onde ficar em Bombinhas – Hotéis e pousadas
Bombinhas oferece um grande número de meios de hospedagem. Tem hotéis, inúmeras pousadas, muitas casas e apartamentos que alugam na temporada e até mesmo fora.
As praias mais concorridas e com melhor estrutura são as de Bombas e Bombinhas. Já quem prefere lugares um pouco mais calmos pode escolher ficar em outras praias.
Abaixo, temos o link com a lista geral de opções de hospedam e uma mapa para escolher por localização.
Depois, na lista de praias, mostramos mais opções que são bem avaliadas.
Lista de meios de hospedagem em Bombinhas
Onde comer em Bombinhas
A maioria dos restaurantes se concentra na Avenida Vereador Manoel José dos Santos, a principal da cidade. Lá você pode encontrar o tipo de comida que preferir. Por ser uma cidade litorânea, a especialidade são os peixes e frutos do mar.
Praias de Bombinhas
No mapa acima você pode ver a localização de cada praia e ter uma noção de como é a península. Abaixo explicamos um pouco de como é cada praia e suas características, na sequência. Também colocamos dicas de pousadas bem avaliadas nas principais praias.
Praia da Galheta
A primeira praia ao norte do município de Bombinhas é deserta e sem estrutura. A única forma de chegar é caminhando. No canto esquerdo da praia de Bombas tem uma trilha com pouco mais de 1 quilômetro que leva até a praia.
Praia de Bombas
Quem chega via Porto Belo, a primeira visão que se tem do alto do morro é a praia de Bombas. A praia tem 2 quilômetros de extensão e é frequentada principalmente por famílias e crianças. Tem mar calmo, limpo e propício para o banho e à prática de esportes náuticos.
Possui diversos restaurantes e bares de frente para o mar e uma completa infra-estrutura para turistas. Para quem gosta de caminhadas tem a trilha no costão esquerdo que leva a Praia da Galheta.
Recentemente o bairro de Bombas recebeu várias melhorias. A rua principal ganhou calçamento novo. Já à beira mar, a praia ganhou iluminação e um calçadão, com ciclovia e pista de caminhada, em toda sua extensão,
Dicas de boas pousadas na Praia de Bombas
Pousada Bomar – Nota: 9,2
Pousada Garata – Nota: 9,1
Pousada Azores – Nota: 10
Praia do Ribeiro
Localizada entre as Praias de Bombas e Bombinhas, a praia é bonita e praticamente deserta, sem nenhuma infra-estrutura. Com uma extensão de aproximadamente 200 metros é indicada para quem procura tranquilidade para seus banhos de mar e sol.
Lá também é possível praticar mergulho com snorkell. Para chegar até a praia é necessário caminhar pelas trilhas do costão direito de Bombas ou no esquerdo de Bombinhas. Há também um acesso de terra a partir da avenida principal.
Praia de Bombinhas
Com quase 1 quilômetro de extensão, Bombinhas é a principal e a mais movimentada praia do município. A proximidade da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e as boas condições de visibilidade das águas fazem com que a praia seja conhecida também como a capital brasileira do mergulho ecológico.
Possui boa infra-estrutura de bares, restaurantes, operadoras de mergulho, lojas especializadas e hospedagem. Há hotéis de categoria internacional em Bombinhas. Areia muito branca e fina e um mar de águas calmas, claras e cristalinas garantem um banho de qualidade e tranquilidade aos visitantes.
Dicas de boas pousadas na Praia de Bombinhas
Pousada Bora Bora – Nota: 9,2
Bombinhas Praia Apart Hotel – Nota: 9,1
Lagoinha e Praia do Embrulho (Prainha)
São duas pequenas praias anexas à Praia de Bombinhas, separadas por costões e pedras. A Prainha é conhecida também como Praia do Trapiche e é o centro náutico de Bombinhas, onde estão concentrados os barcos de passeio e de ancoragem do município.
Situada ao lado da Prainha, Lagoinha é uma piscina natural, ideal para banho e mergulho. Entre as pedras é comum estar repleto de peixinhos coloridos, ótimo para crianças. Possui uma petiscaria que torna o dia de lazer ainda mais completo.
O acesso a estas duas prainhas se dá pela rua que leva ao Retiro dos Padres. Para quem está a pé, basta descer por um dos acessos, para quem está de carro, é difícil conseguir estacionamento na rua. Porém há algumas opções de estacionamentos pagos, em torno de R$15 por carro, que dá acesso direto à praia.
Dica de pousada na Praia da lagoinha
Pousada Boulevard – Nota: 8,2
Praia Sepultura
Com apenas 80 metros de extensão, a Praia da Sepultura é um dos cartões postais de Bombinhas. Se destaca pela sua beleza e transparência de suas águas, rodeada pelo verde da mata.
A praia é indicada para crianças e mergulho com snorkel. Até mesmo na parte baixa, próximo às pedras é possível ver peixinhos coloridos. Na península, acima da praia há uma trilha pelo costão.
O acesso se dá por dois estacionamento, entre as árvores, à esquerda, antes da Praia do Retiro dos Padres. O estacionamento custa R$15 por carro, mas para quem está a pé o acesso é livre.
Praia do Retiro dos Padres
Linda praia de águas limpas e pequenas ondas. Foi por causa de uma casa de retiro fundada pela Igreja Católica na década de 60, que a praia passou a ser chamada de Retiro dos Padres.
Com 250 m de extensão, é quase que um recanto particular dos hóspedes do camping e de poucas residências. Cercada pelo verde da Mata Atlântica, possui muitas trilhas e é um local muito procurado para pesca nos costões.
Praia Quatro Ilhas
A Praia de Quatro Ilhas é uma das belas praias do município de Bombinhas. Cercada de belezas naturais, aos lados e atrás, há morros da Mata Atlântica e, em frente, um dos mares mais límpidos que se podem encontrar em Santa Catarina.
Possui restaurantes e bares dos mais diversos tipos. Avista-se desta praia as quatro ilhas, que lhe deram o nome: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Quatro Ilhas é ideal para a prática do surf e super badalada durante a temporada de verão.
Dica de pousada na praia Quatro Ilhas
Hotel residencial Villa Maciel – Nota: 9,0
Praia Atalaia
Com 150 metros, esta praia fica entre o morro de Quatro Ilhas e a praia do Mariscal. Geralmente é o destino de quem caminha pelo Mariscal. Tem uma pousada e um camping.
Praia do Mariscal
Mariscal tem 4 quilômetros de extensão e é ideal para banho de mar e caminhadas. Com águas muito limpas e ondas de médio porte, é muito procurada por surfistas. A vegetação de restinga está preservada em boa parte da praia, aproximando o turista à natureza.
É uma praia que vem crescendo e já está bastante urbanizada. Recentemente ganhou um calçadão em um trecho de sua orla. Entre as praias de Bombinhas é a que possui mais lugares para estacionar o carro.
Dica de pousada na praia Mariscal
Pousada Oásis de Mariscal – Nota: 9,1
Praia de Zimbros
A praia de Zimbros possui águas calmas e claras, perfeita para a prática de esportes náuticos. A enseada costuma estar sempre cheia de barcos de pescadores ancorados. Beleza natural e preços acessíveis fazem desta praia um atrativo para os turistas que vêm de longe para curtir a paz da natureza.
Dica de pousada na Praia de Zimbros
Pousada Canto das Pedras – Nota: 8,8
Praia Canto Grande
A vila do Canto Grande, com cerca de 800 habitantes, é formada principalmente por pescadores, maricultores e nativos, que ainda preservam suas tradições e a cultura de seus antigos habitantes.
O centro da vila fica aos pés do Morro do Macaco, que oferece uma das principais vistas de Bombinhas. Banhado pelas águas de duas enseadas, a praia do Canto Grande é a mais extensa do município.
É formada pelo chamado “mar de dentro”, com águas mais calmas onde pode-se pescar, praticar esportes náuticos e banhos de mar. E o “mar de fora”, de mar aberto e boas ondas, é propícia para os que preferem o mar um pouco agitado.
Dica de pousada na praia do Canto Grande
Hotel Solar Alcântara Lazzaroto – Nota: 9,5
Praia da Conceição
Com 400 metros de extensão, a praia da Conceição é uma extensão da Praia de Canto Grande separada somente pela Ilhota. Além do mar calmo e seguro, bem adequado para famílias com crianças, também oferece piscinas naturais.
Praia da Tainha
Com 200 metros de extensão, é uma belíssima praia de águas limpas e fria, com areias finas. O lugar é propício para banho e pesca da tainha. No local tem algumas barracas que abrem na temporada e finais de semana.
O acesso se dá pela praia da Conceição, onde sobe uma por estrada de terra que atravessa a montanha. Em cima do morro tem o Mirante 360 graus, com lindas vistas da península.
Praias do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha
São praias praticamente desertas, localizadas a partir da extremidade direita da praia de Zimbros. O acesso a estas praias é possível somente através de trilhas ou de barco, pelo mar.
Outros pontos turísticos de Bombinhas
Mirante 360
Como o nome sugere, o mirante proporciona uma vista de 360 graus da parte mais peninsular de Bombinhas. Fica no topo da montanha entre as praias da Tainha, Conceição e Canto Grande. Lá do alto se tem vistas de boa parte do município, especialmente do Canto Grande.
O acesso é pela estrada que leva a praia da Tainha. São apenas 200 m de caminhada e é preciso comprar uma pulseirinha por R$10 para acessar a trilha. É vendida no museu Charles Darwin, que fica em frente ao portão de acesso à trilha.
Museu de História Natural Charles Darwin
Criado em novembro de 2014, o Museu Charles Darwin tem exposições temáticas sobre a natureza e as diferentes formas de vida existentes. Possui um acervo sobre variados temas como Arqueologia Submarina, com peças, principalmente marinhas. O espaço fica como anexo ao Mirante Eco 360, com entrada gratuita.
Capela Nossa Senhora da Conceição
Inaugurada em 1928, a Capela Nossa Senhora da Conceição fica no alto do morro de divide os bairros de Bombas e Bombinhas. A pequena igreja é um monumento histórico do município. Em 2004 foi totalmente reformada e figura, hoje, mais um ponto turístico.
Trilhas em Bombinhas
Além das belas praias há muitas opções de trilhas em Bombinhas. Em geral, passam por áreas de mata preservada, costões e praias selvagens e desertas. Conheça as principais trilhas de Bombinhas.
Trilha do Morro do Macaco
Localizada no Parque Municipal do Morro do Macaco, esta trilha oferece belíssimas vistas panorâmicas. O mirante do Morro do Macaco tem 212 m de altitude, de onde é possível avistar toda a península.
Ponto de acesso: No canto esquerdo da Praia do Canto Grande.
Grau de dificuldade: Média, com trechos de subida.
Tempo (ida e volta): Cerca de 1 hora.
Distância: 2 km (ida e volta).
Trilha da Praia da Tainha
Também se localiza no Parque Municipal do Morro do Macaco, é um antigo caminho utilizado pelos nativos. A trilha segue beirando o costão e passa por trechos de mata e córregos.
Seu trajeto revela praias paradisíacas, e próximo à Praia da Tainha, há um mirante natural de tirar o fôlego de onde se pode avistar toda a extensão da Praia da Tainha.
Ponto de acesso: No canto esquerdo da Praia do Canto Grande (mesmo acesso do Morro do Macaco).
Grau de dificuldade: Moderado, com trechos de subidas e descidas.
Tempo (ida e volta): Cerca de 3 horas
Distância: 4,5 km (ida e volta)
Trilha do Retiro dos Padres
Esta trilha inicia na praia e leva até a Ponta Grande, um rochedo muito bonito. Há bifurcações na trilha que levam a pedra das Quatro Ilhas e a praia de Quatro Ilhas. Recomenda-se ir com guia, para não se perder.
Ponto de acesso: No canto direito da Praia do Retiro dos Padres.
Grau de dificuldade: Média
Tempo (ida e volta): Cerca de 40 min
Distância: 2 km (ida e volta)
Trilha da Galheta
Localizada no Parque Municipal da Galheta, tem como principal atrativo, sua vegetação exuberante de mata fechada. Durante o trecho há vários locais com belas vistas da orla de Bombas. No final tem o banho de mar na Praia da Galheta.
Ponto de acesso: Canto esquerdo da Praia de Bombas
Grau de dificuldade: Moderado, com pontos com passagens difíceis.
Tempo (ida e volta): Cerca de 3h.
Distância: 3,5 km (ida e volta)
Trilha da praia do Ribeiro
A Praia do Ribeiro é pequena, mas muito bonita, acessível somente através de trilha. A trilha é leve e curta, mas muito bonita, localizada junto á foz de um pequeno rio, que é preciso atravessar.
Ponto de acesso: No final da Praia de Bombas, lado direito junto ao riozinho.
Grau de dificuldade: Fácil e curta
Tempo (ida e volta): Cerca de 10 min
Distância: 700 m (ida e volta)
Trilha da Sepultura
Esta trilha se inicia junto a Praia da Sepultura. Descortina belas paisagens e a vista de Bombas e Bombinhas ao fundo. Termina no final da pequena península.
Ponto de acesso: Em cima da praia onde há uma placa indicando.
Grau de dificuldade: Leve com trechos de subida.
Tempo (ida e volta): Cerca de 30 min
Distância: 1,5 km (ida e volta)
Trilha das Quatro Ilhas
No início a trilha vai costeando as rochas que dividem a beira mar. Depois tem uma subida na mata e mais no alto tem áreas abertas. Dá para ver toda a extensão da orla de Quatro Ilhas. Mais adiante é possível avistar toda a orla das praias do Mariscal e Mar de Fora do Canto Grande.
Ponto de acesso: No canto direito da Praia Quatro Ilhas.
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo (ida e volta): Cerca de 30 min
Distância: 1 km (ida e volta)
Trilha Costeira de Zimbros
Esta trilha leva a um roteiro para as praias desertas do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha, além de cachoeiras e lagoas. O trecho passa por uma das maiores áreas de preservação permanente de Bombinhas. O Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros.
A trilha completa é realizada em 6 horas, com trechos que passam pelas praias e partes pelos morros. Os destaques são as lindas praias desertas, uma cachoeira, inúmeros mirantes e paisagens naturais.
A trilha completa tem 8 km ida e volta. Mas pode ser percorrida em partes. Confira as distâncias de ida e volta: Até a praia Cardoso (1,4 km), praia da Lagoa (2,8 km), praia triste (5,2 km), e praia Vermelha (8 km).
Ponto de acesso: No canto direito da Praia de Zimbros.
Grau de dificuldade: De leve a pesado, depende do trecho.
Tempo (ida e volta): De 2 a 6 horas
Distância: De 1,4 a 17 km, dependendo do trecho.
Mais Viagens e Caminhos na região de Bombinhas
O que fazer em Balneário Camboriú
PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!
PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.