Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios do litoral de Santa Catarina.

A península de Bombinhas é formada por 21 belas praias com mar cor de esmeralda, emolduradas pelo verde da mata atlântica. As águas cristalinas, os costões, pequenos córregos, ribeirões, e as montanhas repletas de vegetação, completam o cenário.

Bombinhas é hoje um dos balneários catarinenses mais procurados por famílias na temporada. Um lugar para quem busca paz e tranqüilidade durante as suas férias, considerado um dos 10 balneários mais bonitos do Brasil.

Possui excelente infra-estrutura em hotéis e pousadas, e também ótimas opções em restaurantes, bares, e entretenimento. Bombinhas recebe ao longo de todo o ano, milhares de turistas do Brasil e do exterior, principalmente argentinos.

Bombinhas - Santa CatarinaComo são as praias de Bombinhas

As praias mais conhecidas são Bombas e Bombinhas, que são as da chegada e que são mais bem estruturadas. Depois tem a 4 Ilhas, Canto Grande, Mariscal e Zimbros. Além do banho de mar elas permitem a prática de diversos esportes náuticos, como surf e windsurf.

Para os amantes do mergulho, a Ilha do Arvoredo, a 15 km da costa é um dos melhores lugares do Brasil, para essa prática. Em Bombinhas há oferta de diversas operadoras e escolas de mergulho. Para quem gosta de caminhadas, existem também diversas trilhas para desbravar.

Mar de Bombinhas

Quando ir a Bombinhas – Santa Catarina

Os principais atrativos de Bombinhas são as belas praias, então o verão é a melhor época. Nesse período também o comércio está a todo vapor, com todas as lojas e restaurantes abertos.

No mês de janeiro e em datas com Réveillon e Carnaval a cidade fica lotada, com longos engarrafamentos. Há somente um acesso a toda a península, então se quer evitar o estresse de ficar preso por horas no transito, opte por ir entre fevereiro e abril.

Em outras épocas do ano a água se torna gelada, porém se torna melhor para circular e conhecer todas as praias, com tranquilidade.

Como chegar em Bombinhas SC

De avião

Para quem deseja ir de avião os aeroportos mais próximos são o de Florianópolis (Hercílio Luz). Se localiza a 82 km de distância e é o que recebe mais voos. O de Navegantes (Ministro Vitor Konder), fica a 65 km. Depois deve-se seguir para Bombinhas de ônibus ou carro alugado.

De carro

Alugue um carro para sua viagem pelo Litoral Catarinense.
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Faça sua cotação e reserve aqui!

De carro o acesso é via BR-101, tanto para quem vem do Sul (Florianópolis/Porto Alegre), como do norte (Curitiba/Joinville). Depois basta pegar a rodovia de acesso a Porto Belo e Bombinhas por 12 km.

De transfer

A Touron oferece transfer a partir dos dois aeroportos (Florianópolis e Navegantes) nos dois trechos. Ida e volta. Nos links abaixo você pode fazer a reserva na data desejada.

Reservar transfer Floripa / Bombinhas (ida e volta)

Reservar transfer Navegantes / Bombinhas (ida e volta)

De ônibus

Bombinhas não oferece muitas opções de ônibus.
Desembarcando em Navegantes, você terá que pegar um ônibus até Balneário Camboriú, e depois embarcar no da Viação Praiana que faz a linha Balneário x Bombinhas.
Se vem de Florianópolis, pode pegar o ônibus que vai direto até a cidade de Porto Belo, que fica bem próxima, e ir até bombinhas de táxi.

Onde ficar em Bombinhas – Hotéis e pousadas

Bombinhas oferece um grande número de meios de hospedagem. Tem hotéis, inúmeras pousadas, muitas casas e apartamentos que alugam na temporada e até mesmo fora.

Pousada Vila do Coral - Bombinhas
pousada Vila do Coral

As praias mais concorridas e com melhor estrutura são as de Bombas e Bombinhas. Já quem prefere lugares um pouco mais calmos pode escolher ficar em outras praias.
Abaixo, temos o link com a lista geral de opções de hospedam e uma mapa para escolher por localização.

Depois, na lista de praias, mostramos mais opções que são bem avaliadas.
Lista de meios de hospedagem em Bombinhas



Booking.com

Onde comer em Bombinhas

A maioria dos restaurantes se concentra na Avenida Vereador Manoel José dos Santos, a principal da cidade. Lá você pode encontrar o tipo de comida que preferir. Por ser uma cidade litorânea, a especialidade são os peixes e frutos do mar.

Praias de Bombinhas

No mapa acima você pode ver a localização de cada praia e ter uma noção de como é a península. Abaixo explicamos um pouco de como é cada praia e suas características, na sequência. Também colocamos dicas de pousadas bem avaliadas nas principais praias.

Praia da Galheta

A primeira praia ao norte do município de Bombinhas é deserta e sem estrutura. A única forma de chegar é caminhando. No canto esquerdo da praia de Bombas tem uma trilha com pouco mais de 1 quilômetro que leva até a praia.

Praia de Bombas

Praia de Bombas - Bombinhas
Praia de Bombas, vista do costão

Quem chega via Porto Belo, a primeira visão que se tem do alto do morro é a praia de Bombas. A praia tem 2 quilômetros de extensão e é frequentada principalmente por famílias e crianças. Tem mar calmo, limpo e propício para o banho e à prática de esportes náuticos.

Possui diversos restaurantes e bares de frente para o mar e uma completa infra-estrutura para turistas. Para quem gosta de caminhadas tem a trilha no costão esquerdo que leva a Praia da Galheta.

Dicas de boas pousadas na Praia de Bombas

Pousada Bomar – Nota: 9,2

Pousada Garata – Nota: 9,1

Pousada Azores – Nota: 10

Praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro - BombinhasLocalizada entre as Praias de Bombas e Bombinhas, a praia é bonita e praticamente deserta, sem nenhuma infra-estrutura. Com uma extensão de aproximadamente 200 metros é indicada para quem procura tranquilidade para seus banhos de mar e sol.

Lá também é possível praticar mergulho com snorkell. Para chegar até a praia é necessário caminhar pelas trilhas do costão direito de Bombas ou no esquerdo de Bombinhas. Há também um acesso de terra a partir da avenida principal.

Praia de Bombinhas

Com quase 1 quilômetro de extensão, Bombinhas é a principal e a mais movimentada praia do município. A proximidade da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e as boas condições de visibilidade das águas fazem com que a praia seja conhecida também como a capital brasileira do mergulho ecológico.

Possui boa infra-estrutura de bares, restaurantes, operadoras de mergulho, lojas especializadas e hospedagem. Há hotéis de categoria internacional em Bombinhas. Areia muito branca e fina e um mar de águas calmas, claras e cristalinas garantem um banho de qualidade e tranquilidade aos visitantes.

Dicas de boas pousadas na Praia de Bombinhas

Pousada Bora Bora – Nota: 9,2

Bombinhas Praia Apart Hotel – Nota: 9,1

Prainha, Lagoinha e Praia do Embrulho

São três pequenas praias anexas à Praia de Bombinhas, separadas por costões e pedras. A Prainha é conhecida também como Praia do Trapiche e é o centro náutico de Bombinhas, onde estão concentrados os barcos de passeio e de ancoragem do município.

Praia Lagoinha - BombinhasSituada ao lado da Prainha, Lagoinha é uma piscina natural, ideal para banhos e mergulhos. Possui uma petiscaria que torna o dia de lazer ainda mais completo. O acesso se dá pelo trapiche ou pela rua do Retiro, descendo a praia pelo Restaurante Recanto.

A Praia do Embrulho fica logo após a Prainha. Possui cerca de 180 metros, areia grossa e poucas ondas. Para quem quer iniciar o mergulho apenas com máscara e pé-de-pato, esta praia oferece boas condições.

Para chegar até lá, é necessário passar por uma trilha que atravessa uma propriedade particular, à esquerda de quem vai para a Praia do Retiro dos Padres. Também é possível chegar nadando ou pelo costão. O difícil é conseguir estacionamento para estas praias.

Dica de pousada na Praia da lagoinha

Pousada Boulevard – Nota: 8,2

Praia Sepultura

Praia Sepultura - BombinhasCom aproximadamente 100 metros de extensão, a Praia da Sepultura é um dos cartões postais de Bombinhas. Se destaca pela sua beleza e transparência de suas águas, rodeada pelo verde da mata.

A praia é indicada para crianças e mergulho com snorkel. Até mesmo na parte baixa, próximo às pedras é possível ver peixinhos coloridos. O acesso se dá por um estacionamento, à esquerda, antes da Praia do Retiro dos Padres.

Praia do Retiro dos Padres

Praia Retiro dos Padres - BombinhasLinda praia de águas limpas e pequenas ondas. Foi por causa de uma casa de retiro fundada pela Igreja Católica na década de 60, que a praia passou a ser chamada de Retiro dos Padres.

Com mais de 2 quilômetros de extensão, é quase que um recanto particular dos hóspedes do camping e de poucas residências. Cercada pelo verde da Mata Atlântica, possui muitas trilhas e é um local muito procurado para pesca nos costões.

Praia Quatro Ilhas

Praia Quatro Ilhas - BombinhasA Praia de Quatro Ilhas é uma das belas praias do município de Bombinhas. Cercada de belezas naturais, aos lados e atrás, há morros da Mata Atlântica e, em frente, um dos mares mais límpidos que se podem encontrar em Santa Catarina.

Possui restaurantes e bares dos mais diversos tipos. Avista-se desta praia as quatro ilhas, que lhe deram o nome: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Quatro Ilhas é ideal para a prática do surf e super badalada durante a temporada de verão.

Dica de pousada na praia Quatro Ilhas

Hotel residencial Villa Maciel – Nota: 9,0

Praia Atalaia

Com 150 metros, esta praia fica entre o morro de Quatro Ilhas e a praia do Mariscal. Geralmente é o destino de quem caminha pelo Mariscal. Tem uma pousada e um camping.

Praia do Mariscal

Mirante Eco 360 - Bombinhas
Mirante Eco 360 – Praia Mariscal à direita e Canto Grande à esquerda

Mariscal tem 4 quilômetros de extensão e é ideal para banho de mar e caminhadas. Com águas muito limpas e ondas de médio porte, é muito procurada por surfistas. A vegetação de restinga está preservada em boa parte da praia, aproximando o turista à natureza.

Dica de pousada na praia Mariscal

Pousada Oásis de Mariscal – Nota: 9,1

Praia de Zimbros

Zimbros é considerada a única península no sul do Brasil. Com águas calmas e claras, Zimbros é perfeita para a prática de esportes náuticos. Beleza natural e preços acessíveis fazem desta praia um atrativo para os turistas que vêm de longe para curtir a paz da natureza.

Dica de pousada na Praia de Zimbros

Pousada Canto das Pedras – Nota: 8,8

Praia Canto Grande

A pequena vila do Canto Grande, com cerca de 800 habitantes, é formada principalmente por pescadores, maricultores e nativos, que ainda preservam suas tradições e a cultura de seus antigos habitantes.

O centro da vila fica aos pés do Morro do Macaco, que oferece uma das principais vistas de Bombinhas. Banhado pelas águas de duas enseadas, a praia do Canto Grande é a mais extensa do município.

É formada pelo chamado “mar de dentro”, com águas mais calmas onde pode-se pescar, praticar esportes náuticos e banhos de mar. E o “mar de fora”, de mar aberto e boas ondas, é propícia para os que preferem o mar um pouco agitado.

Dica de pousada na praia do Canto Grande

Hotel Solar Alcântara Lazzaroto – Nota: 9,5

Praia da Conceição

Com apenas 100 metros, conceição é uma extensão da Praia de Canto Grande separada somente pela Ilhota. Além do mar calmo e seguro, bem adequado para famílias com crianças, também oferece piscinas naturais. O acesso até a praia se dá pelas areias do Canto Grande.

Praia da Tainha

Praia da Tainha - Bombinhas
Foto: Renato Soares/MTur

Com 200 metros de extensão, a praia possui água limpa e fria e areias finas. O lugar é propício para a pesca da tainha. O acesso se dá pela areia da Praia da Conceição, e por estrada de terra que atravessa o morro, intransitável em dias de chuva. Em cima do morro tem o Mirante 360 graus, com lindas vistas da península.

Praias do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha

São praias praticamente desertas, localizadas a partir da extremidade direita da praia de Zimbros. O acesso a estas praias é possível somente através de trilhas ou de barco, pelo mar.

Trilhas em Bombinhas

Além das belas praias há muitas opções de trilhas em Bombinhas. Em geral, passam por áreas de mata preservada, costões e praias selvagens e desertas. Conheça as principais trilhas de Bombinhas.

Trilha da Galheta

Trilha da Galheta - Bombinhas
Visual da trilha da Galheta

Localizada no Parque Municipal da Galheta, tem como principal atrativo, sua vegetação exuberante de mata fechada. Durante o trecho há vários locais com belas vistas da orla de Bombas. No final tem o banho de mar na Praia da Galheta.

Ponto de acesso: Canto esquerdo da Praia de Bombas
Grau de dificuldade: Moderado, com pontos com passagens difíceis.
Tempo (ida e volta): Cerca de 3h.
Distância: 3,5 km (ida e volta)

Trilha da praia do Ribeiro

A Praia do Ribeiro é pequena, mas muito bonita, acessível somente através de trilha. A trilha é leve e curta, mas muito bonita, localizada junto á foz de um pequeno rio, que é preciso atravessar.

Ponto de acesso: No final da Praia de Bombas, lado direito junto ao riozinho.
Grau de dificuldade: Fácil e curta
Tempo (ida e volta): Cerca de 10 min
Distância: 700 m (ida e volta)

Trilha da Sepultura

Esta trilha se inicia junto a Praia da Sepultura. Descortina belas paisagens e a vista de Bombas e Bombinhas ao fundo. Termina Fo final da pequena península.

Ponto de acesso: Em cima da praia onde há uma placa indicando.
Grau de dificuldade: Leve com trechos de subida.
Tempo (ida e volta): Cerca de 30 min
Distância: 1,5 km (ida e volta)

Trilha do Retiro dos Padres

Esta trilha inicia na praia e leva até a Ponta Grande, um rochedo muito bonito. Há bifurcações na trilha que levam a pedra das Quatro Ilhas e a praia de Quatro Ilhas. Recomenda-se ir com guia, para não se perder.

Ponto de acesso: No canto direito da Praia do Retiro dos Padres.
Grau de dificuldade: Média
Tempo (ida e volta): Cerca de 40 min
Distância: 2 km (ida e volta)

Trilha das Quatro Ilhas

No início a trilha vai costeando as rochas que dividem a beira mar. Depois tem uma subida na mata e mais no alto tem áreas abertas. Dá para ver toda a extensão da orla de Quatro Ilhas. Mais adiante é possível avistar toda a orla das praias do Mariscal e Mar de Fora do Canto Grande.

Ponto de acesso: No canto direito da Praia Quatro Ilhas.
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo (ida e volta): Cerca de 30 min
Distância: 1 km (ida e volta)

Trilha do Morro do Macaco

trilha Morro do Macaco - Bombinhas
Trilha da Tainha – Bombinhas

Localizada no Parque Municipal do Morro do Macaco, esta trilha oferece belíssimas vistas panorâmicas. O mirante do Morro do Macaco tem 212 m de altitude, de onde é possível avistar toda a península.

Ponto de acesso: No canto esquerdo da Praia do Canto Grande.
Grau de dificuldade: Média, com trechos de subida.
Tempo (ida e volta): Cerca de 1 hora
Distância: 2 km (ida e volta)
A Touron oferece este passeio com guia e transporte ida e volta.

Consultar preço / Reservar

Trilha da Praia da Tainha

Também se localiza no Parque Municipal do Morro do Macaco, é um antigo caminho utilizado pelos nativos. A trilha segue beirando o costão e passa por trechos de mata e córregos.

Trilha da Tainha - Bombinhas
Foto: Divulgação Touron

Seu trajeto revela praias paradisíacas, e próximo à Praia da Tainha, há um mirante natural de tirar o fôlego de onde se pode avistar toda a extensão da Praia da Tainha.

Ponto de acesso: No canto esquerdo da Praia do Canto Grande.
Grau de dificuldade: Moderado, com trechos de subidas e descidas.
Tempo (ida e volta): Cerca de 3 horas
Distância: 4,5 km (ida e volta)

A Touron oferece este passeio com guia e transporte ida e volta.

Consultar preço / Reservar

Trilha Costeira de Zimbros

Esta trilha leva a um roteiro para as praias desertas do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha, além de cachoeiras e lagoas. O trecho passa por uma das maiores áreas de preservação permanente de Bombinhas. O Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros.

trilha Costeira de Zimbros - Bombinhas
Foto: Divulgação Touron

A trilha completa é realizada em 6 horas, com trechos que passam pelas praias e partes pelos morros. Os destaques são as lindas praias desertas, uma cachoeira, inúmeros mirantes e paisagens naturais.

A trilha completa tem 8 km ida e volta. Mas pode ser percorrida em partes. Confira as distâncias de ida e volta: Até a praia Cardoso (1,4 km), praia da Lagoa (2,8 km), praia triste (5,2 km), e praia Vermelha (8 km).

Ponto de acesso: No canto direito da Praia de Zimbros.
Grau de dificuldade: De leve a pesado, depende do trecho.
Tempo (ida e volta): De 2 a 6 horas
Distância: De 1,4 a 17 km, dependendo do trecho.

Consultar preço / Reservar

Outros passeios em Bombinhas

Além das trilhas há outros passeios legais em Bombinhas, como o passeio de buggy. Confira outras opções de passeios e atividades em Bombinhas.

Mais Viagens e Caminhos na região de Bombinhas

O que fazer em Balneário Camboriú

O que fazer em Itapema

O que fazer em Porto Belo – SC

Beto Carrero World

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here