Primeira capital do Brasil, Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia. O centro é dividido entre Cidade Alta e Cidade Baixa. É na parte alta que fica o Pelourinho, Centro Histórico, boa parte das igrejas, museus e casarões dos séculos 17 e 18.

A igreja que mais chama atenção é a de São Francisco, com cerca de 800 Kg de ouro em seus ornamentos. É considerada a obra barroca mais rica do país.

Elevador Lacerda - Salvador
Elevador Lacerda – Salvador

Para descer à cidade baixa é o famoso Elevador Lacerda que faz a ligação.
Seguindo a orla, as atrações ficam por conta dos fortes, do Farol da Barra e dos 30 km de praias para todos os gostos.
Alem disso Salvador se destaca por seu famoso carnaval com Trios Elétricos que arrastam multidões e sua culinária variada.

O que fazer em Salvador – principais pontos turísticos

Pelourinho

Pelourinho - SalvadorConsiderado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta, tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e um vaivém de gente de Salvador, do Brasil e do mundo.

Igreja e Convento de São Francisco

Igreja São Francisco de Assis - SalvadorCerca de 800 quilos de ouro enchem de brilho os altares da igreja mais rica do país. Considerado um dos mais extraordinários monumentos do barroco mundial, o templo de São Francisco, erguido em 1723, deslumbra pela quantidade de detalhes em seus ornamentos. O convento, que faz parte do complexo, tem o pátio interno com paredes revestidas de azulejos portugueses.

Farol da Barra

Farol da Barra - SalvadorConstruído em 1696 para proteger a Baía de Todos os Santos, o Forte de Santo Antônio ganhou, logo após sua inauguração, um farol para orientar as embarcações que ali entravam. Foi o primeiro farol do continente americano. O espaço descortina uma das mais bonitas vistas da região, além de abrigar o Museu Náutico da Bahia.
É um dos pontos mais badalados de Salvador e marca o inicio da Baia de todos os Santos.

Elevador Lacerda e proximidades

Salvador - Elevador LacerdaPrincipal ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o Elevador Lacerda, inaugurado em 1872. Com 72 metros de altura, liga a Praça Tomé de Souza, na parte alta, à Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo, na parte baixa. Restaurado em 2002, ganhou nova iluminação noturna e janelas panorâmicas. Por ele passam uma média de 20 mil pessoas por dia.

Vista do Palácio Branco - Salvador
Vista do Palácio Branco

Na parte alta, o mirante proporciona vistas maravilhosas do Elevador, da Baia de Todos os Santos e da Cidade Baixa, alem de abrigar a Prefeitura e o Palácio Rio Branco. Seguindo ao lado da prefeitura, as inúmeras atrações, continuam na sequencia: Praça da Sé, Centro Histórico e Pelourinho.

Cais do Mercado - Salvador
Cais do Mercado

Já na parte baixa as atrações ficam por conta do Mercado Modelo, com grande variedade de artesanatos, o cais e o Forte São Marcelo, onde um barco faz a travessia de poucos minutos. Dali também saem os barcos e catamarãs para Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo.

Igreja Senhor do Bonfim

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é o maior centro da fé católica para o povo baiano, um templo católico localizado na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador, local onde são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim.

Praias de Salvador

Das praias urbanas de Salvador, se destaca a do Porto da Barra, praia mais próxima do Centro, com águas limpas e mar calmo, o que faz dela uma das mais procuradas nos finais de semana; e a Praia da Barra, cenário de grandes festas, como o Réveillon e o Carnaval.

Praia Porto da Barra - Salvador
Praia Porto da Barra

Com calçadão e iluminação, é movimentada até mesmo a noite pelos adeptos de esportes e caminhadas, alem de concentrar muitos restaurantes. A praia termina no Morro do Cristo, de onde se tem uma ótima vista da Barra. O local é ótimo para se curtir o pôr do sol.

Praia da Barra - Salvador
Praia da Barra e Morro do Cristo ao fundo

Outras praias, próximas ao centro são poluídas e impróprias para banho.
No caminho para o aeroporto, mais ao norte, ficam as melhores praias para banhos de Salvador. Itapuã, além do charme do farol, tem areias claras e águas verdes que formam piscinas naturais.
Stella Maris intercala pontos com ondas e outros protegidos, reunindo surfistas e banhistas; enquanto Flamengo, mais rústicas e com paisagem de coqueiros e dunas, é ponto de encontro da turma jovem.

Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta. O som eletrizante dos Trios arrastam multidões. São 3 circuitos distintos: (Osmar (Avenida), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico).
A Cidade do Carnaval ocupa uma área de 25 quilômetros, abrigando camarotes, arquibancadas, postos de saúde, postos policiais, além de toda uma infra-estrutura especial montada pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Nos seis dias, como nos remete a própria marca da festa, “O coração do mundo bate aqui”, Salvador recebe gente de todo o estado da Bahia, de todo o país e dos quatro cantos do mundo que se unem numa mesma emoção.

Carnaval de SalvadorUma das melhores maneiras de curtir a festa é comprando um abadá, uma camiseta que identifica o bloco e permite dançar protegido por um cordão de isolamento, com direito a caminhões de apoio que funcionam como banheiros, bar e posto médico. Quem preferir ficar na “pipoca”, como é chamada a turma que brinca nas calçadas, deve ter cuidado, uma vez que a multidão é grande.

Salvador, abriga ainda muitas outras atrações espalhadas pela cidade, parques, shopings, igrejas e museus.

Mais Viagens e Caminhos na Bahia

Relato da viagem à Bahia
Praia do Forte
Chapada Diamantina
Morro de São Paulo

Organize sua viagem! Faça sua reserva aqui no Viagens e Caminhos!

2 COMENTÁRIOS

    • Que bom que gostou, Andréia!
      Esse é o principal objetivo do blog, passar a nossa experiência da viagem para auxiliar os futuros visitantes de cada lugar.
      Um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here