O Passo Cristo Redentor e Los Caracoles são parte da travessia da Cordilheira dos Andes entre Mendoza (na Argentina) e Los Andes (no Chile) é a principal ligação entre os dois países e constitui um dos mais lindos trechos de estrada da América do Sul.
São cerca de 250 km de estrada serpenteando montanhas de várias cores, picos nevados, túneis, rios, lagos e despenhadeiros. As paisagens dos Andes são muito diferentes das que estamos acostumados a ver aqui no Brasil.
Na Travessia da Cordilheira as montanhas são muito altas e a vegetação é quase inexistente. Mesmo no verão se vê neve acumulada nos picos mais altos.
O percurso maior fica no lado argentino, pela ruta 7. Cerca de 200 km. Boa parte do percurso é acompanhada pelo Rio Mendoza e pela antiga linha de trem desativa, repleta de pontes metálicas. Tem um trecho que a estrada ficou espremida entre o rio e as montanhas, então foram feitos diversos túneis encravados nas pedras.
A travessia da Cordilheira foi parte de nossa viagem de 8000 km desde o rio Grande do Sul, por Argentina e Chile. se você não tem tempo e disposição para dirigir tanto aconselho ir de avião até Mendoza ou Santiago e alugar uma carro!
Alugue um carro em Mendoza ou santiago para sua viagem pela Cordilheira! Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online e pague em Reais, sem IOF.
Faça sua cotação e reserve aqui!
Mapa da Travessia da Cordilheira dos Andes
As montanhas com tons de cores variadas são uma atração à parte.
No meio do caminho até a fronteira, num vale, fica a pequena cidade de Uspallata. Último ponto de abastecimento antes do Chile. Daí em diante as montanhas começam a ficar mais altas.
Mais próximo à fronteira as atrações ficam mais frequentes, na seguinte sequencia:
Centro de esqui Los Penitentes
Possui alguns hotéis e um teleférico que sobe a montanha.
Puente Del Inca
Um vilarejo turístico, onde existe uma ponte natural de pedra, incrivelmente amarela por cima de um rio e um hotel de águas termais que foi abandonado após uma avalanche e hoje é somente um ponto turístico muito diferenciado.
Parque do Aconcágua
Onde se tem a vista e está a maior montanha das Américas, o Cerro Aconcágua , com seus 6.962 metros de altitude. Dá para entrar até o ponto de apoio de carro e depois fazer uma trilha até o Lago Horcones, a 2850 metros. As paisagens são um espetáculo.
Túnel internacional Cristo Redentor
É o ponto mais alto do caminho, com 3200 metros de altitude. A divisa da Argentina com o Chile fica no meio do túnel que tem quase 4 km. Ai saída dele já é em território chileno, pela ruta 60.
Portillo
Logo após a Aduana fica o Centro de Esqui Portillo, onde tem um hotel luxuoso, diversos teleféricos e a Laguna del Inca, um enorme lago encravado entre as montanhas nevadas.
No lado chileno a descida é mais curta e bem mais íngreme, e as montanhas são mais rochosas, num tom mais escuro.
Los Caracoles
A próxima atração é um dos pontos altos do percurso. “Los Caracoles”, onde a rodovia desce 700 metros de altura, meio que de repente, em curvas muito fechadas em ziguezague, sem nada de muros de proteção, e sem tem uma visão lá de baixo. Daí em diante, a descida continua ao lado do Rio Aconcágua, que desce com uma forte correnteza, montanha abaixo, até chegar à cidade de Los Andes.
Leia o relato completo de nossa viagem ao Chile e Argentina de camioneta. Viagem de 8000 km percorridas em 15 dias. Nesta postagem encontrará informações e dados importantes. Se quiser se aventurar no inverno, verá muita neve, mas correrá o risco de ficar preso por dias por causa dela.
Mais sobre nossa aventura:
PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Recomendações excelente para explorar os encantos da montanha. Estância de esqui de Portillo é a mais antiga e histórica do Chile, com boa infra-estrutura que lhe permite ser quase uma cidade separada no meio dos picos mais espetaculares da Cordilheira dos Andes, ideal para aventureiros e quem quer desfrutar de uma paisagem diferente e única.
cara amei seu relato.vc explica td com muita clareza.sonhop um dia fazer essa viagem tb.obrigada pelas dicas.