O que fazer em Santiago do Chile: 40 passeios e atrações (guia 2024)

Conheça 40 atrações entre passeio e pontos turísticos de Santiago do Chile, além de todas as dicas para viajar ao destino.

Santiago - Parque Metropolitano
Teleférico do Parque Metropolitano
  Por Jair Prandi
 

Santiago, também conhecida como Santiago do Chile, é a capital e principal cidade do país. É um dos destinos preferidos dos brasileiros na América do Sul, principalmente no inverno, com as paisagens das montanhas nevadas.

Nos meses mais frios, de 80% a 90% dos turistas estrangeiros que visitam a capital chilena são brasileiros. Nos passeios e pontos turísticos de Santiago, você verá paisagens diferentes, mas vai se sentir no Brasil por escutar tanta gente falando português.

Situada em um vale circundado pela Cordilheira dos Andes, Santiago atrai os brasileiros por atrações com paisagens de neve, como o Vale Nevado, Farellones, Portillo e o Cajón del Maipo; vinícolas como a famosa Concha y Toro; além de inúmeros pontos turísticos como o Sky Costanera, além de outros passeios.

Situada a 520 metros de altitude, Santiago do Chile foi fundada em 1541 pelo espanhol Pedro de Valdivia. Atualmente é uma cidade moderna e bem organizada que parece uma cidade europeia, com mais de 7 milhões de habitantes, quase 40% da população do Chile.

Neste post iremos dar todas as dicas para você visitar a capital chilena e mostrar o que fazer em Santiago do Chile, listando os melhores passeios e pontos turísticos, confira!

Santiago - Vista Sky Costanera
Parque às margens do Rio Mapocho e o edifício Costanera ao fundo

Turismo em Santiago – Chile

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Santiago do Chile

Navegue por este post

Principais passeios em Santiago – Chile

As atrações de Santiago se dividem entre os pontos turísticos urbanos e passeios entre a Cordilheira dos Andes e o Litoral do Pacífico, num raio de 100 km do centro da capital chilena.

São passeios guiados e em grupos, feitos por agências que passam nos hotéis buscar os turistas. Há passeios que são sazonais e não acontece o ano todo por questões climáticas.

Conheça os principais passeios de Santiago do Chile:

Vale Nevado e Farellones

Parque Farellones - Chile
Parque Farellones – Chile

Funcionando desde 1988, o Valle Nevado é o maior centro de esqui da América do Sul, e também o principal resort de montanha da Cordilheira dos Andes, aberto durante todo o ano. Fica a 3000 metros de altitude e a 65 km do centro de Santiago do Chile.

Farellones é outro centro de esqui, situado ao lado da vila de mesmo nome, situado a 2430 metros de altitude e a 52 km do centro da cidade de Santiago.

Há diferentes tipos de passeios que levam aos dois parques:

O passeio panorâmico oferece a vista panorâmica dos dois parques e das montanhas nevadas ou não, dependendo da época e o clima. Não inclui a entrada nos parques, mas você pode escolher um deles para entrar, pagando separadamente.

Outra opção é o Skiday Vale Nevado com roupa de neve e equipamento de esqui ou snowboard.

  • Atrativos: Vista das montanhas, neve (no inverno), vista panorâmica dos parques. Atrativos dos parques para quem entrar.
  • O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, guia condutor, roupa de neve, e vista panorâmica. A entrada no parque é opcional.
  • Horário: Das 7h às 17h aprox.
  • Preço: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.

Saiba mais sobre Farellones e Valle Nevado

Elbalse el Yeso e Cajón de Maipo

Cajón de Maipo - Chile
Cajón de Maipo – Chile

Esse passeio leva os visitantes ao Coração da Cordilheira dos Andes, numa região chamada de Cajón de Maipo, onde se adentra o cânion para chegar até a cachoeira Salto el Yeso e o Embalse el Yeso, que é um lago represado, rodeado de altas montanhas.

O ponto final do passeio pode mudar conforme a época do ano e as condições climáticas. A visita ao Embalse el Yeso está proibida pelo governo chileno no período de inverno por conta de um acidente fatal que aconteceu no local.

O Embalse el Yeso fica a 100 km do centro de Santiago, Chile.

  • Atrativos: Vista das montanhas, neve (no inverno), caminhada na montanha, visita à Casa do Chocolate e Praça Central de São José de Maipo.
  • O que está incluso: Transporte ida e volta do hotel, guia, café da manhã com vista das montanhas, piquenique com vinho à tarde.
  • Horário: Das 7h às 17h aprox.
  • Preço: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.

Mais sobre o Embalse el Yeso e Cajón de Maipo

Portillo – Cordilheira dos Andes

<yoastmark class=

Portillo é um centro de esqui localizado na Cordilheira dos Andes a uma altitude de 2880 metros e os picos chegam a 3330 metros. Fica 164 km ao norte de Santiago do Chile e a menos de 6 km do Paso Los Libertadores, na fronteira com Argentina.

Mesmo que não seja para esquiar, e mesmo no verão se não tiver neve, o tour em Portillo vale a pena pelas paisagens, especialmente da Laguna del Inca, em meio a Cordilheira dos Andes, e a passagem rodovia Los Caracoles.

  • Atrativos: Vistas da Cordilheira dos Andes, Laguna del Inca, neve (no inverno), Passo Los Caracoles (trecho incrível da rodovia).
  • O que está incluso: Transporte ida e volta do hotel e guia.
  • Horário: Das 7h às 18h aprox.
  • Preço: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.

Concha y Toro e outras vinícolas

Vinícola Concha y Toro - Santiago
Cave da Vinícola Concha y Toro

Há várias vinícolas renomadas nos arredores de Santiago, a mais famosa delas a Concha y Toro, a maior vinícola do Chile. Na Concha y Toro há dois diferentes tipos de visitação:

A tradicional (mais simples), inclui transporte ida e volta do hotel, guia no transfer e na vinícola que conta a história, a visita aos jardins, mansão, videiras 3 degustações.

A Premium (chamada de Marques), inclui quatro degustações a mais com harmonização, acompanhadas de um sommelier.

Além da Concha y Toro, é possível visitar as vinícolas: Undurraga, Santa Rita, Emiliana, entre outras, que são mais tranquilas, com menor quantidade de turistas.

  • Atrativos: Tour externo pelos jardins, mansão e vinhedo, visita a cave e degustação de vinhos.
  • O que está incluso: Transporte ida e volta do hotel, guia, ingresso e degustação.
  • Horário: Meio período (manhã ou tarde) e dia inteiro para city tour + Concha y Toro.
  • Preço: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.

Obs: É possível também fazer o passeio conjugado do City Tour + Concha y Toro Premium.

Leia depois a matéria completa sobre a Vinícola Concha y Toro

Valparaíso e Viña del Mar

Reñaca - Viña del Mar - Chile
Praia de Reñaca – Viña del Mar – Chile

Valparaíso e Viña del Mar são duas cidades da Costa Chilena, no Oceano Pacífico, situadas uma ao lado da outra.

Valparaíso é uma cidade histórica onde está o maior porto do Chile. O que mais chama a atenção na cidade, são os seus morros próximos ao mar, repleto de prédios históricos e casas coloridas, além dos ascensores, meio de transporte comum para subir e descer os morros.

A vizinha Viña del Mar, situada logo ao lado acompanhando o litoral é um contraste de Valparaíso, uma cidade de férias e praias, com modernos edifícios, praças e jardins. Na praia de Reñaca, o que se destaca são os prédios de arquitetura peculiar, em forma de escadas, acompanhando o relevo dos morros.

  • Atrativos: Centro histórico de Valparaíso, casas coloridas dos morros, descida em ascensor, passeio de barco, elogio das Flores e orla de Viña del Mar.
  • O que está incluso: Transfer de Santiago, guia condutor, city tour e passeio de barco em Valparaíso.
  • Horário: Das 8h às 18h aprox.
  • Preço: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.

Isla Negra e a maior piscina do mundo

Maior piscina do mundo - Algarrobo - Chile
Deck na piscina junto à área do restaurante El Gran Pez

Isla Negra é uma cidade do litoral do Chile, localizada a 113 km do centro de Santiago do Chile, famosa por abrigar a Casa Museu do grande poeta Pablo Neruda, á beira do Oceano Pacífico, onde se encontra exposta, sua magnífica coleção.

A 12 km da Casa de Pablo Neruda, na vizinha cidade de Algarrobo, está situada a maior piscina do mundo. Pertencente ao complexo São Afonso del Mar, a piscina tem mais de 1 km de extensão e está situada à beira do Pacífico.

  • Atrativos: Casa Museu de Pablo Neruda, Praia na Isla Negra e Maior Piscina do mundo.
  • O que está incluso: Transporte a partir do hotel em Santiago, guia de turismo, ingresso do museu, e visita à maior piscina do mundo.
  • Horário: Das 8h às 18h aprox.
  • Preço: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.

Saiba mais sobre a maior piscina do mundo

City tour em Santiago do Chile

O que fazer em Santiago: Cerro Santa Lucía
Um dos mirantes do Cerro Santa Lucía

O city tour é realizado com van por diferentes pontos turísticos e regiões da cidade, onde um guia local vai contando um pouco da história de Santiago do Chile e peculiaridades e curiosidades da cidade.

O tour começa no Parque Bicentenário no bairro de Vitacura, segue para o Cerro Santa Lucía, depois por atrações do Centro Histórico, e termina com uma degustação de cervejas artesanais no bairro de Bellavista.

  • Atrativos: Parque Bicentenário, Cerro Santa Lucía, Palácio La Moneda, Paseo bandera, Plaza de Armas, Catedral Metropolitana e Degustação de Cerveja.
  • O que está incluso: Transporte ida e volta a partir do hotel, guia condutor e degustação de cerveja.
  • Horário: das 7h às 14h.
  • Obs: A Tourgo oferece também o passeio casado: City tour + Concha y Toro Premiun, com duração do dia todo.
  • Preço: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.

Voltar ao índice

Agência brasileira em Santiago do Chile

Fizemos todos os passeios em Santiago e no Atacama com a Tourgo, que é agência que recomendamos. É uma agência de brasileiros que atendem brasileiros que vão para o Chile, com isso tudo fica mais fácil.

Fazendo o cadastro na TourGo por aqui, os leitores do Viagens e Caminhos tem um desconto de 10% em todos os passeios, através de um código que é enviado por email. Cadastre-se e solicite o atendimento pelo Whatsapp!

Voltar ao índice

O que fazer em Santiago: Mirantes

Como já citamos os passeios saindo da cidade, agora iremos mostrar os pontos turísticos de Santiago do Chile, começando com os mirantes, que consideramos imperdíveis.

Se você só tem um dia livre na cidade, além dos tours, escolha estes mirantes com as melhores vistas da cidade de Santiago, Chile. Também dá para visitar um mirante por dia, depois de um passeio, se chegar até às 16h ou 17h.

Sky Costanera – Mirante no maior prédio da América do Sul

O que fazer em Santiago: Sky Costanera
Vista do mirante para a Cordilheira dos Andes

O Mirante Sky Costanera está localizado nos andares 61 e 62 da Gran Torre Costanera, a 300 metros de altura de onde você pode apreciar incríveis vistas panorâmicas de 360° de toda a cidade de Santiago, além da Cordilheira dos Andes e outras montanhas.

O maior prédio da América do Sul pode ser visto de praticamente toda a cidade, vocô pode aproveitar também o Sky Café e o Bar 300, que fica no andar 62 do Mirador SKY Costanera, além do shopping que fica nos 5 primeiros andares.

  • A entrada da atração fica no subsolo do Shopping Costanera, onde fica a bilheteria e os elevadores que levam ao mirante no topo.
  • O mirante funciona todos os dias, das 10h às 22h. O último elevador sobe às 21h, descendo às 22h.

As tarifas variam dependendo do dia da semana. Preços em Pesos Chilenos e conversão em Reais (ref. setembro de 2023).

  • Segunda a Quinta:
    Adulto (+13) – $12.000 – R$70
    Criança (4 a 12) – $5.000 – R$29
    Bebês (até 3 anos) – Grátis
  • Sexta a domingo e feriados:
    Adulto (+13) – $16.000 – R$94
    Criança (0 a 12) – $5.000 – R$29
    Bebês (até 3 anos) – Grátis
  • Estação de metrô mais próxima: Tobalaba (L1-L4).

Dicas:

  • Vá monitorando o clima para subir em um dia de tempo aberto.
  • Subindo no final da tarde é possível ter a vista com sol, ver o pôr do Sol e a vista noturna.

Leia também o post completo e detalhado sobre o Sky Costanera

O que fazer em Santiago: Cerro Santa Lucía

Santiago - Cerro Santa Lucía
Mirante do Cerro Santa Lucía

Localizado em pleno centro de Santiago, o Cerro Santa Lucía oferece as vistas mais próximas da área central da capital chilena. O parque foi inaugurado em 1874 e teve sua entrada monumental inaugurada em 1903.

O Cerro Santa Lucía tem 68 metros de altura em relação à rua e conta com vários terraços, mirantes, escadarias, e áreas verdes, uma atração imperdível na lista do que fazer em Santiago, Chile.

  • O acesso é gratuito.
  • Metrô Santa Lucía (L1).

O que fazer em Santiago: Cerro São Cristóbal

O que fazer em Santiago: Cerro San Cristóbal
Cerro San Cristóbal e parte da cidade ao fundo

O Cerro San Cristóbal é um morro localizado no bairro Bellavista, em Santiago, com 880 m de altitude e 280 m mais alto do que a parte plana da cidade. Com isso oferece uma ampla vista panorâmica da capital do Chile.

Faz parte do Parque Metropolitano de Santiago, o maior parque urbano do Chile, e além do mirante, oferece outras atrações como o santuário da Imaculada Conceição, com uma grande estátua no topo do morro, considerada um símbolo da cidade e o Jardim Zoológico Nacional.

  • Pode ser acessado pelo funicular no bairro Bela Vista, assim como pelo teleférico do parque Metropolitano, como também de carro, bicicleta ou a pé.
  • Obs: O funicular e o teleférico são pagos. Recomendamos subir no funicular, descer de teleférico até o final e visitar o Jardim Japonês.
    Abre todos os dias, das 10h às 20h.
  • Estação de metrô mais próxima: Baquedano (L1-L5).

O que fazer em Santiago: Jardim Japonês – Parque Metropolitano

Santiago - Jardim Japonês
Jardim Japonês no Parque Metropolitano

O Parque Metropolitano é um dos maiores parques urbanos do mundo e uma das atrações imperdíveis na lista do que fazer em Santiago. Um dos locais mais bonitos e que oferece uma das melhores vistas é o Jardim Japonês.

Além da vista espetacular, o Jardim Japonês possui um paisagismo impecável, pontes de madeira em estilo oriental em um pequeno lago, tudo com vista para uma das áreas mais lindas da cidade onde fica o prédio do Costanera Center.

  • Para chegar nesse atrativo é preciso caminhar por 500 metros morro acima a partir da entrada do Parque Metropolitano que fica no Bairro Pedro de Valdívia, acima da estação Oásis do teleférico.
  • Abre de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Voltar ao índice

O que fazer em Santiago: Centro Histórico

Confira agora as principais atrações do centro histórico de Santiago, Chile. Estas atrações se concentram numa área próxima, onde indicamos fazer um roteiro a pé. Você pode visitar esses lugares por conta própria, como também através do City Tour da Tourgo.

A estação de metrô mais próxima é a Plaza de Armas (L5-L3).

Plaza de Armas de Santiago

Plaza de Armas - Santiago - Chile
Plaza de Armas e a catedral ao fundo

Considerada o coração do centro histórico, a praça deve estar na lista do que fazer em Santiago. Foi inaugurada em 1541 com o objetivo de reunir os principais edifícios administrativos da época. Passou por várias remodelações com o tempo, a última delas no ano de 2014.

Sempre movimentada por turistas e moradores, a praça é rodeada de importantes construções, como a Catedral Metropolitana, o belo prédio dos Correios, o Museu Histórico Nacional e a Prefeitura de Santiago do Chile.

Catedral Metropolitana de Santiago – Chile

Catedral de Santiago do Chile
Catedral metropolitana da capital

Inaugurada em 1800, a catedral de Santiago é uma imponente construção de estilo barroco neoclássico. Situada em frente à Praça das Armas, é a sede da Igreja Católica de Santiago do Chile.

Seu interior é belíssimo e bastante ornamentado com esculturas, belas pinturas e pequenas capelas. A Catedral Metropolitana abriga também o Museu de Arte Sacra (que abre somente nas segundas). Já a Catedral possui acesso livre nos seguintes horários.

  • Segunda a sexta, das 10h às 19h.
  • Sábado e domingo, das 9h às 13h30.

Palacio de La Moneda – Santiago do Chile

Palácio La Moneda - Santiago - Chile
Fachada do Palácio La Moneda

O Palácio La Moneda é a sede da administração presidencial, importante monumento chileno, com arquitetura imponente e que foi palco de grandes acontecimentos históricos do país, como a tomada do poder pelo general Augusto Pinochet, em 1973.

A troca de guarda do Palácio La Moneda, acompanhada de uma banda é um evento que os turistas gostam de assistir, que acontece sempre às 10h em dias alternados. Em frente ao Palácio fica a Plaza de Constitución.

Também é possível visitar o palácio por dentro, conhecer seus salões e um pouco mais da sua história do edifício, numa visita guiada e gratuita. Para realizar o passeio é necessário fazer o agendamento pelo site oficial.

  • Anexo no subsolo do palácio fica o Centro Cultural La Moneda, um espaço de exposições.
  • Abre todos os dias, das 10h às 19h30.

Museu Histórico Nacional do Chile

Museu Histórico Nacional - Santiago - Chile
Museu Histórico Nacional do Chile

Localizado na Praça das Armas, o Museu Nacional do Chile funciona em um belo prédio do início do século 19. Possui várias salas de exposição onde estão expostos objetos históricos que contam um pouco da história do país desde os povos pré-colombianos até o momento da ditadura militar no Chile.

  • Abre de terça a domingo das 10h às 18h.
  • Entrada gratuita.

Museu Chileno de Arte Precolombino de Santiago

Museu Chileno de Arte Precolombino - Santiago
Museu Chileno de Arte Precolombino

Fundado em 1981, a partir de um acervo pessoal, o Museu Chileno de Arte Precolombino está instalado em um antigo prédio de 1805, no centro histórico de Santiago. O nome se refere aos seus objetos com datas que antecedem ao período da chegada de Colombo.

A visita começa no subsolo, com a exposição permanente chamada de Chile antes de Chile, com peças Incas e Mapuches. No andar superior há várias salas com objetos de toda a América do Sul.

  • Abre de terça à domingo, das 10h às 18h.
  • Ingresso: 5 mil pesos (ref. 2023).

Palácio do Ex Congresso Nacional do Chile

Palácio do Ex Congresso - Santiago do Chile
Palácio do Ex Congresso

O Palácio Ex Congresso Nacional do Chile abrigou as duas câmaras do Congresso Nacional do país, de 1876 a 1973. É um edifício neoclássico que foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1976.

O prédio deixou de ter essa função quando ocorreu o golpe militar liderado por Augusto Pinochet. Após o retorno à democracia, em 1990, por razões de descentralização, a sede do Congresso mudou-se para a cidade de Valparaíso.

Paseo Bandera – Santiago do Chile

Paseo Bandera - Santiago do Chile
Paseo Bandera

Conhecido como Paseo Bandera, calle ou rua Bandeira, é uma rua dedicada somente à pedestres no centro da cidade, que se tornou um dos pontos turísticos de Santiago do Chile.

O destaque do Paseo Bandera são as artes coloridas da pintura do piso da rua toda. Além do visual de cores há também outros elementos modernos que fazem o contraste com as construções históricas.

O calçadão que tem 580 metros de extensão, começa na Plaza Libertad, junto à avenida Libertador Bernardo o”Higgins e vai até o Museu Nacional de Arte Precolombino.

Basílica de La Merced e Museu La Merced

Basílica de La Merced - Santiago do Chile
Basílica de La Merced

Essa bela igreja foi construída entre 1736 e 1760 e é conhecida por Basílica de La Merced, mas seu nome oficial é Basílica de Nuestra Señora de la Merced, declareada Patrimônio Histórico do Chile em 1977.

Considerada uma das belas igrejas da sua época, é um autêntico exemplar do estilo barroco hispânico-americano. Fica a dois quarteirões da praça principal de Santiago do Chile.

  • A igreja abre de segunda a sexta, das 7h30 às 13h e das 15h às 20h.
    Sábados e domingos, das 10h às 13h30 e das 17h às 20h.
  • Junto a igreja funciona um museu que funciona, nas segundas, quartas e sextas.

Voltar ao índice

O que fazer em Santiago: Parques e praças

Há muitos parques e praças espalhados em toda a cidade, porém, iremos mostrar aqui alguns dos principais, que consideramos que vale a pena colocar na lista do que fazer em Santiago.

Obs: O Cerro Santa Lucia é um parque, mas já mostramos na lista dos mirantes e a Plaza das Armas na seção do centro histórico.

Parque Metropolitano de Santiago

Santiago - Parque Metropolitano
Teleférico do Parque Metropolitano

O Parque Metropolitano é um dos principais pontos turísticos da lista do que fazer em Santiago. Situado em um lado da cidade, é o pulmão da cidade com mais de 700 hectares, um dos maiores parques urbanos do mundo.

O parque oferece enormes áreas verdes entre os morros ligados por teleférico, que dispõem de mirantes, espaços de lazer, caminhadas e atividades físicas, onde fica também outras atrações como o Zoológico da cidade, o Cerro San Cristóbal e o Jardim Japonês.

Como chegar

  • Há várias formas de chegar ao parque, que tem entrada gratuita. Só é pago para subir de funicular, teleférico, ou utilizar ambos os transportes.
  • Você pode subir também a pé ou com um carro até um estacionamento. Não há estacionamento no topo e será preciso terminar o trajeto a pé.
  • Recomendo comprar o ingresso completo, subir pelo funicular, visitar o Cerro San Cristóbal, fazer todo o trajeto do teleférico (descer onde quiser), ir até a estação final e subir até o Jardim Japonês.
  • O funicular funciona todos os dias, das 10h às 18h45, mas nas segundas abre somente a partir das 13h.
  • O teleférico funciona de terça domingo, das 10h às 20h.
  • Metrô mais próximo: Estação Boquedano (L1-L5)

Parque Bicentenário

Santiago - Parque Bicentenário
Parque Bicentenário

Inaugurado em 2007, o parque Bicentenário está localizado no bairro Vitacura, na margem do sul do rio Mapocho. Uma das principais atrações do parque é o lago artificial repleto de cisnes da cabeça preta.

O parque conta também com calçadas para caminhadas e corridas, áreas gramadas, parquinhos, um belo paisagismo e bancos para sentar. No local tem maquinas de ração para alimentar os peixes e pássaros.

A estação de metrô mais próxima, a Tobalaba (L1-L4) fica a 2,5 km, bastante distante. Com isso considere ir de táxi ou Uber.

Parque Quinta Normal

Santiago - Parque Quinta Normal
Vista aérea do Parque Quinta Normal

Fundado em 1841, o Parque Quinta Normal é um dos mais importantes parques de Santiago. Tem 36 hectares de área verde, onde também se encontram importantes museus e atrações interessantes.

Com belos jardins no estilo francês, o parque abriga espaços culturais, quadras esportivas, parque infantil, piscina municipal e um lago onde é possível andar de pedalinho.

Além disso, o parque concentra vários museus, alguns dentro, outras no lado de fora, como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de História Natural, o Museu de Ciência e Tecnologia, o Museu Ferroviário, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, o Museu da Casa da Moeda e o Museu Artequin.

  • Apesar de longe do centro, possui acesso fácil pela estação de metrô Quinta Normal (L5).
  • Abre de terça a domingo, das 9h às 20h.

Parque Araucano

Santiago - Parque Araucano
Ponte de pedestres do Parque Araucano

Localizado no bairro de Las Condes, o Parque Araucano é uma das principais áreas verdes de Santiago. Tem 22 hectares onde estão distribuídas diversas atrações.

No Parque Araucano há enormes gramados, brinquedos para crianças, quadras de esportes, áreas para piqueniques, um jardim de rosas, várias esculturas, um skatepark, um ringue de patinação no gelo (no inverno).

No centro do parque tem também um complexo com cafés, restaurantes, e o parque infantil KidZania e o Selva Viva. Outra bela atração é a ponte de pedestres que liga o Araucano ao parque Juan Pablo II.

  • Abre todos os dias, das 6h às 21h.
  • A estação de metrô Manquehue (L1) fica a 1 km de distância.

Parque Juan Pablo II

Santiago - Parque Juan Pablo II
Vista aérea do Parque Juan Pablo II e seus extensos gramados

Vizinho ao Parque Araucano e ligado a ele por uma ponte de pedestres com bela arquitetura, o Parque Juan Pablo II, possui enormes gramados e áreas de laser.

No parque fica a Paróquia católica Nossa senhora do Rosário, uma bela fonte, brinquedos infantis e áreas ajardinadas. Seus gramados são bastante utilizados para piqueniques e para diversão dos cães.

  • Abre todos os dias das 6h às 21h.
  • O metrô mais próximo é o Manquehue (L1), situado a 1 km.

Parque das Esculturas

Santiago - Parque das Esculturas
Parque das Esculturas

O Museo Parque de las Esculturas é um museu ao ar livre localizado às margens do Rio Mapocho, no bairro Providencia, que conta com várias esculturas de artistas chilenos e internacionais em meio aos gramados e jardins.

O parque conta com cerca de 40 esculturas permanentes, como também uma sala de exposição para exposições temporárias. Possui enormes áreas de gramados e várias árvores e áreas de laser.

  • Abre todos os dias, das 8h às 20h45.
  • Para chegar ao parque, tome o metrô até a estação Los Leones (LI-L6) que fica a 600 m de distância.

Parque Florestal de Santiago

Santiago - Parque Florestal
Parque Florestal no meio da cidade

Com mais de 1 km de extensão, o Parque Florestal é uma enorme área verde situada ao lado do Rio Mapocho, no bairro Lastarria, próximo ao centro.

Dentro da área do parque se destacam o Museu Nacional das belas Artes, o monumento da Pileta, monumento a La Gloria, alám do grande número de árvores de grande porte e espaços para caminhadas.

A estação Belas Artes (L5) e Baquedano (L1-L5) ficam a pouco mais de 100 m do parque.

Parque O’Higgins

Fantasilandia - Parque o'Higgins - Santiago
Parque de diversões Fantasilandia, dentro da área do Parque o’Higgins – Crédito: @rz_fotografias

O Parque O’Higgins é um dos maiores parques em Santiago do Chile. Por possuir grandes áreas abertas é o local onde acontece grandes eventos da cidade, além de grandes shows na Arena Movistar, situada nele.

No interior do Parque O’Higgins está também a Fantasilandia, o maior parque de diversões no Chile, com várias montanhas-russas e outros brinquedos. Abre todos os dias, das 12h às 19h.

Possui uma enorme área central pavimentada, onde crianças aprendem a andar de bicicleta e skate, um lago com pedalinhos, enormes gramados e áreas com árvores e inúmeras áreas de esportes.

  • Há duas paradas de metrô da linha 2 ao lado do parque: Parque O’Higgins ao norte e Rondizzoni ao sul.
  • Abre todos os dias, das 8h às 20h.

Plaza de la Aviación – Santiago

Santiago - Praça da Aviação
Praça da Aviação

Localizada no bairro de de Providencia, a Praça da Aviação foi criada em 1929, e conta com importantes atrações que forma inseridas no local no decorrer do tempo.

Em 1944 foi inaugurado o monumento ao escritor uruguaio José Enrique Rodó, feito pelo escultor Tótila Albert
Em 1980 recebeu o grande monumento em homenagem à Força Aérea Chilena, obra de René Orellana e Beatriz Silva.
A Fonte do Bicentenário em comemoração ao Bicentenário do Chile foi inaugurada em 2005.

A estação de metrô Salvador (L) fica a menos de 100 m do parque que tem acesso livre.

Voltar ao índice

O que fazer em Santiago: Museus e atrações culturais

A lista do que fazer em Santiago também é composta por inúmeros museus e espaços culturais. Abaixo iremos mostrar alguns dos principais museus, boa parte se concentra dentro ou nos arredores do Parque Quinta Normal.

Obs: O museu Histórico e da Arte Précolombiana, já foram citados na seção do centro histórico.

Museu Nacional das Belas Artes – Santiago

Museu Nacional das Belas Artes - Santiago
Museu Nacional das Belas Arte

O Museu Nacional de Bellas Artes funciona em um prédio de imponente arquitetura, inaugurado em 1990, situado em frente ao Parque Florestal no centro de Santiago do Chile.

O museu comporta uma coleção de mais de 5 mil peças. No andar térreo estão as belíssimas estátuas de mármore de artistas variados. Já, os demais andares abrigam centenas de pinturas à óleo de variados temas, além de esculturas.

  • A entrada é gratuita e o museu abre de terça a domingo, das 10h às 18h30.
  • A estação Bellas Artes (L5) do metrô fica a pouco mais de 100 metros.

Museu Nacional de História Natural do Chile

Museu Histórico Natural - Santiago
Museu Histórico Natural

Localizado no interior do Parque Quinta Normal, o museu está instalado em um imponente prédio de estilo neo clássico. O museu fundado em 1830, é um dos mais antigos museus de história natural da América do Sul.

O acervo sobre a fauna e flora do Chile expões réplicas dos animais que dominavam o país, além de informações sobre a geografia de lugares como o Atacama, Patagônia Chilena, Região do Lagos e a Ilha de Páscoa. Se destacam no museu a Múmia Niño Cerro el Plomo e o Esqueleto de Baleia.

  • Abre de terça a sábado, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.
  • Estação de metrô Quinta Normal (L5).

Museu Ferroviário de Santiago

Museu Ferroviário - Santiago
Museu Ferroviário

Também localizado dentro do Parque Quinta Normal, o Museu Ferroviário de Santiago, expões ao ar livre, várias locomotivas a vapor, vagões de passageiros, vagões de carga e um vasto patrimônio ferroviário em geral.

  • Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h (verão) e das 10h às 17h (inverno).
  • O ingresso custa $1500 pesos (adulto) e $1000 (meia entrada). Ref. ano de 2023.
  • Estação de metrô Quinta Normal (L5).

Museu da Memória dos Direitos Humanos

Museu da Memória e dos Direitos Humanos - Santiago
Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Inaugurado em 2010, o Museu da Memória dos Direitos Humanos de Santiago do Chile, tema a função de preservar a memória da ditadura militar no Chile, ocorrido entre os anos 1973 e 1990, por Augusto Pinochet, época de grandes violações aos direitos humanos.

Funciona em um prédio de arquitetura singular e expõe fotografias, textos, vídeos e muitas atividades interativas, e serve tanto para lembrar desse período negativo, como para ensinar às novas gerações.

  • Abre de terça a domingo, das 10h às 17h15. Entrada gratuita.
  • A estação de metrô Quinta Normal (L5) fica em frente.

Museu Artequin

Museu Artequim - Santiago
Museu Artequim

O prédio do Museu Artequim por si só já é uma atração e como fica em frente ao Parque Quinta Normal, onde você irá visitar outras atrações, já vale a pena pelo menos chegar em frente para conhecer.

O prédio foi construído na França para representar o Chile na Exposição Universal de Paris, de 1889, depois foi desmontado e reconstruído em Santiago. Tem réplicas de obras famosas de artistas como Van Gogh, Da Vinci, Portinari e algumas atividades interativas.

  • Abre de segunda a sexta, das 9h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 18h.
  • O ingresso adulto custa $3000 (ref. set. 2023).
  • A estação Quinta Normal (L5) fica a 800 m.

La Chascona Santiago

Museu La Chascona - Santiago
Museu La Chascona

O museu La Chascona fica na antiga casa de Pablo Neruda em Santiago do Chile. Falecido em 1973, Pablo Neruda foi um dos mais importantes escritores da América Latina e deixou 3 casas pelo país que hoje são museus.

Essa casa foi construída a partir de 1953 para uma de suas amantes, no bairro Bellavista, aos pés do Cerro San Cristóbal. Hoje, La Chascona é uma casa-museu onde se encontra um acervo de obras de artistas chilenos e internacionais, incluindo uma coleção de artefatos africanos.

  • O museu abre de quarta a domingo, das 10:00 às 18:00.
  • O ingresso custa $9500 (ref. ano de 2023).

Centro Cultural Gabriela Mistral

Centro Cultural Gabriela Mistral - Santiago do Chile
Centro Cultural Gabriela Mistral

Localizado na Av. Libertador Bernardo O’Higgins, o grande pavilhão já chama a atenção com sua fachada de arquitetura diferenciada. No local de entrada há uma praça coberta com obras de arte e um teto de vitral colorido e um enorme peixe de vime pendurado.

Há também outras áreas externas que funcionam como praças, locais para eventos e atividades. O interior tem dois blocos que oferecem 10 salas destinadas às mais variadas manifestações de arte, música e teatro.

  • Abre todos os dias, das 9h às 22h.
  • As exposições são sempre gratuitas. Para ver a programação e horários, acesse o site oficial.
  • A estação Universidad Católica (L1) fica quase em frente.

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos em Santiago

Mercado Central de Santiago

Mercado Central de Santiago
Mercado Central da cidade

O prédio do Mercado Central foi inaugurado em 1872, possui estilo neoclássico, com sua estrutura interna metálica rica em detalhes com desenhos feitos em arcos.

Além dos estandes característicos dos mercados que vendem peixes, frutos do mar, frutas, verduras, entre outros, o mercado de Santiago do Chile, também abriga comércios, restaurantes e lojas com os famosos vinhos chilenos.

  • O entorno do Mercado Central é repleto de comércio de rua, lojas e restaurantes mais econômicos.
  • Abre todos os dias, das 6h às 16h, mas as áreas externas funcionam até mais tarde.
  • Puente Cal y Canto (L2-L3) é a estação de metrô mais próxima, localizada a 100 m.

Pátio Bellavista

Pátio Bellavista - Santiago do Chile
Pátio Bellavista

O Patio Bellavista é um composto por uma quadra no bairro de mesmo nome, onde se concentra uma famosa área gastronômica, uma atração imperdível na lista do que fazer em Santiago.

Conta com restaurantes de qualidade, como também casas de vinho, cervejarias e até mesmo opções mais populares como Starbucks e McDonalds, além de algumas lojas.

O local concentra vários bares e restaurantes e costuma ser mais movimentado à noite para o jantar, mas é procurado também para o almoço ou à tarde para beber um drink ou tomar um sorvete.

O espaço abre todos os dias a partir das 10h até a 1h da manhã (de quinta a sábado até as 3h da manhã).

Bairro París-Londres – Um pedaço da Europa em Santiago

Santiago - Bairro Paris-Londres
Bairro Paris-Londres

Datado da década de 20, o Bairro Paris-Londres (na verdade um pedaço dele) é repleto de construções de arquitetura típica das duas cidades europeias, principalmente no cruzamento da Calle Paris com a Calle Londres.

O local possui um belo conjunto de construções que lhe dão um charme especial e vale a pena dar uma passada por lá para conhecer, já que fica entre o Palácio de la Moneda e o Cerro Santa Lucía e fica fácil de encaixar no roteiro.

A estação Universidad de Chile (L1-L3) fica a 300 m de distância.

Bairro Lastarria – Santiago

Santiago - Bairro Lastarria
Bairro Lastarria

Lastarria é um bairro turístico de Santiago, procurado por sua arquitetura, gastronomia, feirinha, arte de rua, música e cultura. O pequeno bairro reúne algumas ruas, mas é na principal delas é a calle José Victorino Lastarria, onde se concentram várias opções de restaurantes, bares, cafés e galerias.

Na rua principal fica a Igreja de Vera Cruz e alguns casarões construídos no século XIX. Essas construções foram preservadas como patrimônio cultural e o ambiente gastronômico atrai muitos turistas.

Esse ambiente atrai turistas do mundo inteiro que querem conhecer esse lado retrô da cidade.

Fica praticamente atrás do centro Cultural Gabriela Mistral e a estação de metrô Universidad Católica (L1) sai em frente à entrada da rua Lastarria.

Voltar ao índice

Onde ficar em Santiago: Dicas de hotéis

Hotel Castillo - Santiago
Hotel Castillo, opção de se hospedar com estilo

Santiago tem acomodações de diferentes gostos e bolsos, mas prepare-se para pagar mais caro em geral, em relação aos hotéis brasileiros. Independentemente do bairro, procure ficar em uma acomodação que tenha fácil acesso a uma estação de metro.

Existem alguns bairros que são mais procurados para se hospedar em Santiago do Chile.

  • Centro da cidade: No bairro centro e proximidades do centro histórico estão algumas das acomodações mais simples e mais baratas, próximo a vários pontos turísticos de Santiago.
  • Providência: É possivelmente o melhor bairro para se hospedar, onde fica o Pátio Bellavista, Sky Costanera e Parque Metropolitano, um bairro nobre com muitas opções gastronômicas e atrações por perto.
  • Las Condes e Vitacura: São dois bairros que ficam além da Torre Costanera, bairros modernos que contam com bons hotéis.
  • Lastarria: Fica entre o centro e o bairro Providência, possui uma atmosfera animada, com vários restaurantes, rodeado de atrações turísticas.

Conheça algumas ótimas opções, bem avaliadas, nesses bairros:

Voltar ao índice

Dicas, regras e documentos para entrar no Chile

Para esclarecer o que você precisa de documentos e providência para entrar no Chile como turista, escrevemos um post específico sobre isso. Nesse post há dicas detalhadas sobre dinheiro, chip, seguro viagem e outras informações importantes.

Leia o post sobre a Imigração no Chile: Documentos e regras

Voltar ao índice

Quando ir a Santiago do Chile

Santiago é um destino para se visitar em qualquer época do ano, porém, cada época do ano trará experiências com características diferentes.

Neve em Santiago

Farellones - Chile
Parque Farellones – Chile

A neve na cidade de Santiago é um evento bastante raro, mas é comum nas montanhas dos Andes que ficam próximas, nos meses de inverno.

Se a sua intenção é de viajar à Santiago para ver neve, programe a sua viagem entre julho e setembro. Nesses meses é quase garantido que você encontre neve no alto da montanha, nas estações de esqui de Farellones, Vane Nevado e Portillo. Em junho e outubro também pode acontecer, mas é mais difícil.

No inverno, a temperatura em Santiago fica em torno de 5ºC à noite e manhã e um pouco mais de 10°C à tarde. Essa é também a época mais chuvosa na cidade.

Santiago fora do inverno

Fora dos meses mencionados acima, não haverá neve nos arredores. Então se programe para fazer os outros inúmeros passeios que a cidade oferece.

Entre dezembro e março as máximas podem chegar perto dos 30ºC, mas é fresquinho de madrugada. O ar é seco e chove muito pouco no verão.

Em abril, maio, outubro e novembro as temperaturas são medianas, uma boa época para visitar a cidade, mas com pouca chance de ver neve nas montanhas.

Voltar ao índice

Onde fica Santiago: Como chegar

Santiago - Chile
Vista aérea do prédio Costanera situado em uma área nobre da cidade

Onde fica Santiago, Chile

Santiago está localizada em um vale com a Cordilheira dos Andes a leste e o mar a 90 km a Oeste. Fica na região central do país que áreas desertas ao norte e os glaciares ao sul.

Como chegar em Santiago

Existem algumas formas para se chegar em Santiago, sendo que as mais comuns delas são, chegar de avião (através de um pacote ou por conta própria) e de carro, atravessando a Cordilheira dos Andes.

Pacotes para Santiago – Chile

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Santiago do Chile, podendo ser parcelado em 10x.

Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Santiago

De avião

Para quem chega de avião, o Aeropuerto Internacional Arturo Merino Benítez, localizado a Noroeste da cidade de Santiago, a 17 km do centro, é a porta de entrada no país.

A partir do aeroporto as alternativas entre o aeroporto e o seu hotel, são de táxi, transfer ou ônibus. O Uber praticamente não funciona no aeroporto, pois não é legalizado por lá.

A opção com o melhor custo benefício acaba sendo o transfer compartilhado ou de táxi, se tiver 3 ou 4 pessoas para dividir a corrida. De ônibus é mais barato, mas não vai ir até o seu hotel.

De carro

Alugar um carro para conhecer os pontos turísticos de Santiago não é uma boa ideia, pois é difícil e caro para estacionar na cidade, melhor optar pelo metrô e caminhadas. Para os passeios nos arredores, opte pelos tours compartilhados, recomendamos os serviços da TourGo.

Considere alugar um carro no aeroporto de Santiago se a sua intenção for fazer roteiros fora da cidade e outras regiões do país, como Valparaíso, Pucón e outros destinos do Chile.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Como circular em Santiago

Vista Sky Costanera - Santiago
Parte da cidade vista Sky Costanera

Minha recomendação para visitar os pontos turísticos de Santiago é utilizar o metrô mesclado com caminhadas entre as estações de metrô e as atrações da cidade.
Mais abaixo disponibilizamos um mapa com a localização das principais atrações e estações mais próximas, assim fica mais fácil de programar seu roteiro.

Quanto às atrações distantes da cidade, recomendamos que você faça os tours compartilhados com agência. Fiz todos os passeios com a TourGo, agência de brasileiros em Santiago.

Voltar ao índice

Onde comer em Santiago do Chile

A cidade de Santiago é enorme e há infinitas opções para fazer suas refeições por lá. É bastante caro para comer em Santiago e pior ainda no Atacama.

O preço médio das refeições chega a custar o triplo que no Brasil, após fazer a conversão de moeda, isso se deve, pela questão de que quase tudo é importado, inclusive, muitas coisas vem do Brasil.

Abaixo iremos listar alguns lugares que são polos gastronômicos e concentram várias opções de restaurantes, cafés e bares na cidade.

  • Pátio Bellavista – Possui uma quadra inteira repleta de restaurantes, bares, cafés e opções gastronômicas.
  • Mercado Central – No interior do mercado há alguns restaurantes e no lado de fora há opções econômicas para comer.
  • Rua Lastarria – A rua José Victorino Lastarria que é um ponto turístico da cidade oferece algumas opções de restaurantes.

Voltar ao índice

Mapa de Santiago: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Santiago – Chile, assim como ter uma noção dos acessos às atrações e as estações de metrô mais próximas.

Voltar ao índice

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista no Chile. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano com cobertura mínima de 30 mil Dólares.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o comparador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here