Canela faz parte de um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil, que é a Serra Gaúcha.
Localizada na Região das Hortênsias em uma área de serra, rodeada de pinheiros, matas e parques, onde a qualidade de vida e a hospitalidade são valorizadas ao extremo.

Canela é famosa pelos seus parques naturais, pelo clima serrano e tradições europeias, espetáculos de música, dança, teatro e o Sonho de Natal.

Junto com Gramado, o município é um dos principais destinos turísticos brasileiros, contando com uma rede hoteleira abrangente, desde pequenas hospedarias até hotéis confortáveis.

A cidade desfruta de uma infraestrutura com ótimos hotéis, comércio artesanal, gastronomia de qualidade (com os cafés coloniais e restaurantes, somados aos biscoitos, chocolate quente, vinhos, queijos, salames, bolos e os licores caseiros).

Mirante da Cascata do Caracol
Mirante da Cascata do Caracol

Quando ir à Canela

Canela e Gramado são bastante turísticas, por isso tem atrações e eventos durante o ano todo, com características diferentes. Durante o inverno e no final de ano, as duas cidades costumam ser mais procuradas, por conta do frio e dos eventos de natal (Sonho de Natal, em Canela e Natal Luz, em Gramado).

Durante o inverno (de maio a agosto), a expectativa dos turistas fica por conta de ver a neve e as geadas, além de curtir o frio aconchegante. Nos dias mais frios do ano, as temperaturas chegam ficar abaixo de zero graus.

No restante do ano, a cidade fica muito florida e bonita e acontece vários eventos, principalmente na Páscoa e no Natal.
Independente da época, as duas cidades oferecem infindáveis atrações, entre parques naturais, parques temáticos e pontos turísticos.

Parque do Caracol - portaria
Portaria Parque do Caracol – Canela

Como chegar em Canela

Os turistas que vem de longe, quase sempre chegam pelo aeroporto de Porto Alegre, que fica a 130 km. Do aeroporto até Canela, há opções de ônibus ou de carro alugado, com 3 rotas diferentes. O blog Viagem na Viagem tem um artigo completo sobre como ir do aeroporto de Porto Alegre a Canela e Gramado.
Outra alternativa é chegar pelo aeroporto de Caxias do Sul, que fica a 74 km, mais perto, porém conta com poucas opções de voos. Saiba tudo sobre a estrada entre Caxias do Sul e Gramado.

Castelinho Caracol - o castelo em madeira de Canela

Onde ficar em Canela

Para visitar as atrações de Canela, tanto faz ficar em Canela ou Gramado, já que a maior parte dos pontos turísticos e parques estão distribuídos entre os 2 municípios num raio de 10 km. Você vai precisar estar de carro, ou contar com táxi, ou ônibus.
Gramado e Canela possuem uma excelente estrutura de hospedagem que vai da mais luxuosa à pousadas mais simples, mas sempre aconchegantes.
Para quem não está de carro e pretende conhecer a cidade a pé, com transporte público é melhor ficar no centro. Já quem está com carro próprio ou alugado não precisa se preocupar com a localização.
Confira a lista com mais de 300 opções de hospedagem em Canela.

Uma boa alternativa é usar o serviço do BusTour, o transporte coletivo turístico oficial de Canela e Gramado. Os ônibus panorâmicos de dois andares tem um roteiro que passa por mais de 35 pontos turísticos entre os dois municípios.

O bilhete permite embarque e desembarque livre durante o dia em qualquer um dos pontos, garantindo a liberdade para traçar um roteiro próprio.
Mais informações sobre o Bustour

Principais pontos turísticos de Canela

Canela conta com belas paisagens naturais e atrações, muitas delas são parques temáticos e a maior parte na estrada do Caracol.

Confira em nosso mapa de Gramado e Canela, a localização dos pontos turísticos. As atrações em laranja são as de Canela e as em Azul, de Gramado.


Parque do Caracol

A Cascata do Caracol, localizada dentro do parque é o principal cartão postal de Canela. A queda tem 120 metros de altura e conta com mirantes e uma escadaria com 934 degraus que leva à base.
Entre a mata preservada há trilhas ecológicas para caminhadas em contato com a natureza.

O parque conta com churrasqueiras, mesas, banheiros, restaurante e lojas de artesanato, com toda infraestrutura necessária para passar o dia.
Outro atrativo do parque é o Observatório: Uma torre de 30 metros, com um elevador panorâmico que conduz o visitante até uma plataforma envidraçada onde tem uma fascinante vista panorâmica de 360 graus da Cascata do Caracol e do parque.

Dentro do Parque do Caracol você pode desfrutar também de um passeio de trenzinho, que leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, uma forma divertida de contar a história da imigração do sul do país e a interação com o meio natural.
O parque se localiza a 7 km do centro, com acesso asfaltado pela estrada do Caracol.
Mais fotos e informações sobre o Parque do Caracol.

Bondinhos aéreos Parque da Serra

Bondinhos Aéreos Parque da Serra - Canela

O parque está localizado em uma área de preservação onde foram instalados modernos bondinhos em meio à natureza. Os visitantes têm a opção de desembarcar em 2 estações: A primeira oferece uma trilha que leva ao espaço “Esculturas que Falam” e a um mirante superior; A segunda oferece um mirante para o cânion na área frontal da Cascata do Caracol e para o Vale da Lageana.
O Parque da Serra se localiza 500 m após o Parque do Caracol, a 7,5 km do centro.
Mais fotos e informações sobre o Parque da Serra Bondinhos Aéreos Parque da Serra

Parque da Ferradura

Parque da Ferradura - Canela

O Parque da Ferradura se destaca por seus mirantes com vista para o Cânion do Rio Caí, que faz uma curva em forma de ferradura, no local e a convivência harmônica com a natureza.
O parque oferece trilhas de 10 minutos a 3 horas de caminhada, três mirantes com vista panorâmica, bem como uma área com lancheria, playground, churrasqueiras e sanitários.
Parque da Ferradura fica a 6 km a partir do Parque do Caracol, na mesma estrada (13 km do centro).

Parque Terra Mágica Florybal

Parque Floribal - Canela

Inaugurado em 2011, o Parque Florybal oferece atrações que remete aos tempos da pré historia. São 67 mil m² de um mundo de magia com atrações para todas as idades.
Tem esculturas de bonecos gigantes, dinossauros, e uma infinidade de tamanhos e formas. Já na entrada, há uma escultura de um boneco com 15 metros de altura.

As atrações do Parque Florybal se dividem por áreas, que são:
Floresta Mágica, Mundo Animal, Guardião da Floresta, Homens de Pedra, Primatas, Castelo, Dino Lanches, Playground, Aldeia dos Índios, Lago das Deusas, Espaço da Fé, Cinema 7D, Dino Móvel, Voo Pterodáctilo, Território dos Dinossauros, Recanto da Sereia, Mina de Chocolate, Mini Fazenda de Cacau e Django Gan.
O parque se localiza no início da Estrada do Caracol, a 3 km do centro.

Vale dos Dinossauros

Vale dos Dinossauros - Canela

Inspirado no filmes do Jurassic Park, o Vale dos Dinossauros oferece um cenário com os mais incríveis dinossauros animatrônicos em tamanho real que se movimentam e emitem sons.
O parque é um dos mais recentes da região, inaugurado em julho de 2014, em uma área de 35,000 m², entre grandes árvores formando um cenário incrível.
O visitante é transportado para dentro do parque dentro de um micro ônibus e já na chegada o cenário impressiona, com um enorme tiranossauro em movimento, visto de fora.
O parque se localiza no início da Estrada do Caracol, em frente ao Parque do Pinheiro Grosso, a 3 km do centro.
Mais fotos e informações sobre o Vale dos Dinossauros.

Parque do Pinheiro Grosso

Parque do Pinheiro Grosso - Canela

Este parque foi criado para preservar o Pinheiro Grosso (uma Araucária monumental) descoberta na década de 70.
Estudos apontam que a árvore tenha cerca de 700 anos, sua altura é de 48 metros, seu diâmetro é de 2,75 m e sua circunferência é de 7,5 m medido a 1,2 m da raiz.
O parque se localiza no início da Estrada do Caracol, em frente ao Vale dos Dinossauros, a 3 km do centro.
Mais fotos e informações sobre o Parque do Pinheiro Grosso.

Castelinho Caracol

Castelinho Caracol - Canela

O Castelinho Caracol foi uma das primeiras residências de Canela, todo construído em madeira de araucária, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos.
O local abriga um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que conduzem a uma verdadeira viagem ao passado. Funciona também como casa de chá, onde pode-se apreciar o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha!
O castelinho se localiza na Estrada do Caracol, a 6 km do centro.
Mais fotos e informações sobre o Castelinho Caracol

Mundo Gelado

Mundo Gelado - Canela

Mundo Gelado foi o Parque Temático de Gelo da América Latina.
O parque simula uma caverna de gelo com temperatura de -10ºC o ano inteiro, com 140 m², 40 metros de extensão e 2,40 de altura.
O visitante recebe um casaco próprio para aguentar o frio da caverna, que contém esculturas em gelo, móveis, réplicas esculpidas de monumentos, como Cristo Redentor, e outros como o Mamute da Era do Gelo.
O Mundo Gelado se localiza ao lado do Castelinho Caracol, na estrada do Caracol, a 6 km do centro.

Mundo a Vapor

Mundo a Vapor - Canela

Mundo a Vapor é um parque temático com miniaturas de máquinas a vapor em pleno funcionamento. Entre as miniaturas, destacam-se: Fábrica de papel, olaria, ferraria, fundição e laminação do aço entre outras.

O parque é conhecido por sua fachada onde foi reconstituído em tamanho real o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse.
Em seu interior, há uma loja com artigos do vestuário e presentes.
Localização: RS-235, rodovia que liga Canela a Gramado.
Mais fotos e informações sobre o Mundo a Vapor.

Alpen Park

Alpen Park - Canela

O Alpen Park tem 60.000 m² de área verde com vista para o vale da Serra Gaúcha, oferecendo várias opções de laser bem variadas que vão de um parque de diversões à esportes radicais.
A principal atração é o Alpine Coaster, onde 37 trenós sob trilhos descem a montanha, onde o visitante controle a velocidade.
Além do Trenó, o parque conta com: Montanha russa, Simulador Mini Rider , Circuito de Tirolesas, Arvorismo, Parede de Escalada, Rappel, Quadriciclo, Bungee Trampolim, Cinema 4D e 6D.
O Alpen Park está situado a 3 km da Catedral de Pedra em Canela.
Não há cobrança de ingressos para o parque, somente para os brinquedos e atividades.

Parque das Sequoias

Parque das Sequoias - Canela
Parque das Sequoias – (foto: divulgação)

O Parque das Sequoias surgiu de uma coleção de coníferas trazidas para serem observadas, a fim de substituírem os pinheiros da região, explorados pelas madeireiras.
Hoje é considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, com destaque para as Sequoias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice. Podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.

Catedral de Pedra

Catedral de Canela

Situada bem no centro da cidade, a imponente catedral de Canela é toda revestida de pedra basalto, tem 65 metros de altura e ocupa uma quadra inteira com jardins ao seu redor. Possui um carrilhão de doze sinos de bronze e diversas obras de arte em sua parte interna
A Catedral de Pedra de Canela foi eleita em 2010, uma das sete maravilhas do Brasil, pelo portal de noticias Terra.
A noite, a Catedral de Pedra é iluminada com show de luzes coloridas, e durante os eventos de Natal, ganha uma decoração especial.

Parque da Cachoeira

Parque da Cachoeira - Canela

Situado ao lado de uma ponte de ferro, no local conhecido com Passo do Inferno, o parque oferece muito mais que a vista para a cascata do rio Cará, com 35 metros de queda. O espaço conta com trilhas, poço para banhos, tirolesa, rapel, escalada, pêndulo na ponte, cavalgada, alem de área para camping e Cabanas para alugar.
Fica a 18 km do centro de Canela, na estrada para lajeado Grande.

Ecoparque Sperry

Ecoparque Sperry - Cachoeira da Usina

Reserva de Mata Atlântica, banhados por três arroios: Quilombo, Trombão e Cristal, com formação de diversas cachoeiras. A maior delas é a “Cachoeira da Usina”, no Arroio do Quilombo, com 45 metros de queda, com acesso tanto base como no mirante superior.
No local funciona o restaurante Bêrga Mótta, que abre aos sábados, domingos e feriados.
Fica a 10 km do centro

Alambique Flor do Vale

Alambique Flor do Vale - Canela

Às margens da estrada que um dia foi apenas uma trilha cortada por índios, forasteiros e imigrantes, se encontra um moderno alambique para produção artesanal de cachaça, com visitação à produção, restaurante, empório e um parque de natureza abundante com rios e cachoeiras.
Funcionamento = Das 9:00 às 17:00 horas diariamente.

Cervejaria Farol

Cervejaria Farol - Canela

A Cervejaria do Farol, além da produção artesanal, possui três ambientes: O bar Bier Garten, um restaurante e a cervejaria que aos fins de semana tem música ao vivo.
No local há uma torre com 32 metros de altura, aberta para visitação, com vista panorâmica de Canela.

Em meio a um bosque arborizado de vegetação nativa, fica a cervejaria e restaurante onde são servidos além dos petiscos, também a comida tipicamente alemã. A cerveja é produzida no local, livre de conservantes.
Fica a 3 km do centro, na rodovia que leva a São Francisco de Paula.
Horário de funcionamento: Das 11:00 às 15:00 e 19:00 às 22:00 horas. (fecha nas segundas).

Mirante Laje de Pedra

Mirante Laje de Pedra - Canela

No Parque Laje de Pedra, passeia–se por ruas arborizadas, lagos e belos jardins. Este caminho conduz o visitante a um mirante, próximo ao Hotel Laje de Pedra, onde se tem uma bela vista das montanhas e do Vale do Quilombo.

Parque Estação Verde

Parque Estação Verde - Canela

O Parque Estação Verde Adventure, está localizada em uma área de 5 hectares, em meio a mata nativa. O local oferece espaços para caminhadas, tem um lago, conta com vários animais e esportes radicais.
Entre os esportes do parque estão: Trekking ou Trilha Orientada; Rally Extreme (com réplicas dos jeeps); Pacote Abismo Radical (caminhada + travessia + rapel);Paintball; Circuito de Aventura (tirolesa + travessia de pinguela + muro de escalada + rapel); Tirolesa Supermam; Passeio de Pônei, charreta, cavalo, entre outros.
A entrada para o parque é gratuita, só se paga as atrações.

Parque Fazenda da Serra

Parque Fazenda da Serra - Canela

O Parque Fazenda da Serra, possui uma área de 4 milhões m², entre belas paisagens, onde se pode vivenciar a essência da cultura gaúcha através das vestes típicas, músicas e comidas.
Além das atividades gaúchas e da fazenda, o parque oferece uma ótima estrutura, com: Piscinas para adultos e crianças, Quadra de tênis, Quadra de futebol, Quadra de vôlei de areia, Cancha de bocha, Pista de Cooper, Restaurante, entre outros…

Museu da Moda

Museu da Moda - Canela
Museu da Moda – Canela – (foto divulgação)

O Museu da Moda de Canela conta com um grande acervo de vestuário feminino de várias épocas da história, desde de antes de Cristo até os dias atuais.
Estão expostas Réplicas idênticas de roupas que marcaram épocas, além de objetos e acessórios usados pelas mulheres poderosas de daqueles tempos. As roupas estão expostas em alas separadas por épocas, com cenários de fundo.
O Museu da Moda se localiza quase em frente ao Mundo a Vapor.

Museu do Automóvel de Canela

Museu do Automóvel de Canela
Museu do Automóvel de Canela – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Inaugurado em 2016, o Museu do Automóvel de Canela, é voltado aos admiradores de carros antigos que fizeram história no meio automobilístico. Os irmãos Azambuja, colecionadores de carros antigos, abriram seu grande acervo de carros e motocicletas da época, à visitação.
Entre os carros antigos, destacam-se: Chevrolet Impala 1960, Mercedes-Benz modelo 190 SL 1956, Marmon modelo 78 Sport Roadster 1928, Ford Roadster 1937, Ford 1929 Model A, Dodge Dart modelo SE 1972, e Pontiac Sport coupê ano 1931.
O museu se localiza na Avenida das Hortênsias, próximo ao centro.

Flâmmi Mundo da Vela

Flâmmi Mundo da Vela - Canela

A loja e fábrica Flâmmi Mundo da Vela é a única que confecciona velas a pedido do cliente, onde a proprietária esculpi em 3 minutos a vela desejada.
A técnica de esculpir velas veio dos Estados Unidos e é a única no Brasil. São mais de 400 tipos de velas em diversos formatos, tamanhos e cores, e até aromas.
Flâmmi Mundo da Vela fica a seis quadras da Catedral de Pedra.

Sonho de Natal em Canela

Sonho de Natal - Canela
Sonho de Natal – Canela – (foto divulgação)

O Sonho de Natal é um grande evento de final de ano em Canela, que acontece a mais de 30 anos, com diversas atrações, participação de artistas e da comunidade.
O evento reúne uma decoração natalina fantástica, com shows, apresentações, e o espetáculo principal, a chegada do Papai Noel, que desce pela torre da Catedral de Pedra, em meio ao show de luzes, fogos de artifícios e contos de natal.

Quem visita Canela visita também as atrações de Gramado, que praticamente se misturam e estão próximas, conheça também os pontos turísticos de Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here