O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil. É o terceiro pico mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude.

Mesmo sendo um dos lugares mais altos do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas de grande altitude do país. Existem trilhas tanto pelo lado do Espírito Santo quanto pelo lado de Minas Gerais e são bem sinalizadas.

O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste. As temperaturas no pico podem chegar a mínimas de -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.

Pico da Bandeira - Vista do lado mineiro
Pico da Bandeira – Vista do lado mineiro

Parque Nacional do Caparaó

O parque se localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Além das trilhas, os visitantes podem tomar banhos nas cachoeira e piscinas naturais, além de apreciar as belíssimas vistas das montanhas, e os espetáculos no alvorecer e no pôr do sol.

O parque dispõe de duas portarias (uma em cada estado) e quatro áreas de acampamento. Pelo lado mineiro: Tronqueira e Terreirão. Pelo lado Capixaba: Macieira e Casa Queimada. Nas áreas de acampamento há estrutura com sanitários e pias.

O Parque Nacional do Caparaó é aberto á visitação todos os dias do ano, de segunda a domingo, das 7 h a 18 h, com ou sem pernoite.

Como chegar ao Pico da Bandeira

O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais.

Distâncias das capitais do Sudeste de Alto Caparaó – MG:

  • Vitória: 280 Km
  • Belo Horizonte: 330 Km
  • Rio de Janeiro: 430 km
  • São Paulo: 754 km

Distâncias das capitais do Sudeste de pedra Menina – ES

  • Vitória: 280 Km
  • Belo Horizonte: 390 Km
  • Rio de Janeiro: 420 km
  • São Paulo: 754 km
Alto Caparaó - Casa de Pedra
Casa de Pedra – Terreirão (metade da caminhada)

Acessos ao Parque nacional do Caparaó

O parque atrai muitos turistas, principalmente durante as férias de inverno. Os turistas vêm principalmente em busca do clima frio, e para chegarem ao cume do Pico da Bandeira e do Pico do Cristal. Além das trilhas e dos picos o parque tem também piscinas e piscinas naturais para banho.

O ideal é ir de carro. Para ir de ônibus você terá que fazer algumas baldeações e esperas entre elas, o que se torna demorado e cansativo.

Acesso capixaba

O acesso no lado do Espírito Santo é pelo Portal Pedra Menina, localizado no município de Dores do Rio Preto. Depois tem mais 27 km até o povoado de Pedra Menina e mais 8 km até a Portaria do parque. Dentro do parque há mais 8 km de estrada que leva até o acampamento Casa Queimada, onde você deve deixar o carro e iniciar a trilha.

Acesso mineiro

O acesso pelo lado de Minas Gerais é pelo Portal Alto Caparaó no município de Alto Caparaó. Da pequena cidade até a portaria do parque são 10 km. Dentro do parque há mais 6 km de estrada até Tronqueira, onde você deve deixar o carro e iniciar a trilha.

Mapa da trilha do Pico da Bandeira

Trilha do Pico da Bandeira – Relato da subida

Chegamos ao parque pelo lado mineiro. Pelo lado capixaba sabemos que são 5 km de trilha e o desnível é de 650 m. A trilha do Pico da Bandeira pelo lado mineiro tem 6,3 km e 900 m de desnível.

Geralmente os visitantes fazem a subida em 2 etapas. Iniciam a caminhada no período da tarde e seguem com calma os 3,5 Km até o Terreirão. Passam a noite acampados por lá onde tem área de acampamento e é a metade do caminho.

No dia seguinte partem de madrugada e percorrem os 3 Km restantes até o pico para chegar ao amanhecer e ver nascer o sol lá de cima. Mas nós resolvemos subir e descer no mesmo dia.

De Alto Caparaó a Tronqueira

Vista da Tronqueira - Alto Caparaó
Vista da Tronqueira – abaixo a cidade de Alto Caparaó

Passamos a noite em Alto Caparaó, no lado mineiro, em uma pousada. Acordamos cedo e seguimos até a entrada do Parque nacional do Caparaó. Chegamos logo após as 8:00 horas, horário de abertura do Parque.

Depois seguimos por mais uns 5 Km de subida por estrada de terra, já dentro do parque, até chegar em Tronqueira, a 1970 m de altitude. Distante 9 Km do centro da cidade, este é o ponto mais alto acessível a automóveis.

Alto Caparaó - Tronqueira
Tronqueira – Parque Caparaó (último ponto de acesso com carro, no lado mineiro)

Neste ponto já se tem uma maravilhosa vista do vale do Caparaó, além de um deslumbrante visual do pôr do sol. No local há infra-estrutura com camping, vestiários e sanitários.

Da Tronqueira ao Terreirão

Trilha do Pico da Bandeira - Minas Gerais
Início da Trilha do Pico da Bandeira

Arrumamos as mochilas, com; lanche, água, etc… e encaramos a subida. A primeira parte da trilha é bem definida, com trechos mais leves, quase planos e alguns pontos com subidas mais íngremes no meio das pedras. A primeira parte da trilha é acompanhada por um riacho e pequenas cascatas.

Trilha do Pico da Bandeira
Vale Encantado – Trilha do Pico da Bandeira

Eu e meu amigo, Jehan, subimos com certa facilidade a primeira etapa, mas minha esposa e as crianças cansaram muito. Então ao chegarmos no Terreirão eles decidiram ficar por ali enquanto nós 2 subiríamos até o pico.

Alto Caparaó - Terreirão
Quatís no Terreirão

O Terreirão fica a 2370 m de altitude e fica na metade do caminho ente a Tronqueira e o Pico. É um local de descanso e acampamento para montanhistas que utilizam a Casa de Pedra como abrigo.

A infra-estrutura do local é de camping rústico com sanitários, banho quente e lava-pratos.

Do Terreirão ao topo do Pico da Bandeira

Trilha do Pico da Bandeira
Segunda parte da trilha e o Pico da Bandeira ao fundo

Este trecho é bem mais íngreme e quase todo entre pedras. Ao avistarmos o pico parecia que não conseguiríamos chegar até lá. Mas com alguns minutos de descanso nas pedras e paradinhas para beber água, alcançamos nosso objetivo.

Final da Trilha do Pico da Bandeira
Final da Trilha do Pico da Bandeira

Aos 2900 metros de altitude a vista é maravilhosa! Para todos os lados que se olha, nada é mais alto. A vista de 360 graus alcança mais de 100 Km de um emaranhado de montanhas e vales. Para um lado Minas Gerais, para o outro o Espírito Santo.

Pico da Bandeira
Pico da Bandeira – vista do lado capixaba

Ao lado também se tem a vista do imponente Pico do Cristal, situado no estado de Minas Gerais, próximo ao Pico da Bandeira. O Pico do Cristal é o quinto pico mais alto do Brasil com 2.780 metros.

Volta

Ficamos algum tempo contemplando. Fizemos um lanche e encaramos o caminho de volta.
Na descida nosso ritmo foi muito forte. As pessoas que alcançávamos no caminho ficavam para trás. Chegando no Terreirão, minha esposa e meus filhos já haviam descido, então continuamos no mesmo ritmo. Quase correndo, “pra descer todo o santo ajuda”.

Pico da Bandeira
Vista do Pico do Cristal ao fundo

Onde se hospedar para conhecer o Pico da Bandeira

Não é possível fazer um bate e volta de Vitória ou Belo Horizonte no mesmo dia. Considere se hospedar ao menos uma noite em uma das pequenas cidades que são base para fazer a trilha, no lado Capixaba ou mineiro.

Ficamos uma noite na Pousada do Rui, em Alto Caparaó, no lado mineiro.

Veja mais opções de pousadas em Alto Caparaó

Vai pelo lado Capixaba? Veja as opções de pousadas em São José da Pedra Menina

Dicas gerais sobre a trilha do Pico da Bandeira

  • Se for no inverno vá preparado para o frio, principalmente se for pernoitar no local.
  • Leve lanches, água, papel higiênico, e tudo que achar necessário. Há somente banheiros nas áreas de acampamento.
  • Se for acostumado a caminhas pode fazer o treco (ida e volta) em 5 horas, mas o ideal é fazer com calma para curtir o visual maravilhoso do lugar.
  • Não há necessidade de acompanhamento de um guia, as trilhas são bem batidas e há sinalizações com pinturas nas pedras. Mas, se preferir, há guias nas cidades de acesso.
  • Atenção: Para acampar e pernoitar no parque é obrigatória fazer a reserva antecipadamente pelo site. Faça sua reserva aqui!
  • Para informações atualizadas quanto às condições do parque e valores de ingresso, visite o site do Parque Nacional do Caparaó.

Mais Viagens e Caminhos na região:

Destinos que visitamos em Minas Gerais

Destinos que visitamos no Espírito Santo

O que fazer em Belo Horizonte

O que fazer em Vitória


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

13 COMENTÁRIOS

  1. PARABENS PELA CONQUISTA ESTOU ESTUDANDO A POSSIBILIDADE DE FAZER ESSA SUBIDA FALTA SO A CORAGEM POIS NAO TENHO EXPERIENCIA EM TRILHAS TO MELHORANDO MEU CONDICIONAMENTO FISICO KKKK

    LEANDRO

  2. Boa noiteee! Sou do Pr!
    Estou em duvida em ir para esta trekking!!
    A dúvida eh, ir de avião, pois ganho tempo e disposição, ou ir de carro, perco tempo e disposição!
    Qual você me aconselharia?
    Ganhar tempo e disposição e gastar um pouco mais, ou perder os dois e gastar menos?
    Obrigado!

    • Olá, Lima!
      Vale a pena ir de carro se você não conhece o trecho entre o Paraná e Minas Gerais. Se tiver tempo, poderá conhecer muita coisa no caminho.
      Se já conhece o trecho, então é melhor ir de avião até Belo Horizonte ou Vitória.

    • Olá, Victor. creio que não seja possível, somente no Terreirão, que fica no meio do caminho. Para uma informação mais precisa ligue para o parque!

  3. Jair, Parabens pelo Post.

    Estou planejando ir conhecer o pico saindo de sao paulo e de moto.
    Li em um comentário, voce recomendando pra quem vir de carro tem bastante coisa pra conhecer no caminho.
    O que voce recomenda pra quem sai de sao paulo em direção ao Pico?
    abraços.

    • Olá, Edgar!
      Se for pelo lado mineiro pode fazer um roteiro pelas cidades históricas de Minas (Ouro Preto, Mariana, Congonhas, entre outras).
      Dá para ir ou voltar, passando por Petrópolis e Teresópolis, no estado do Rio.
      Ou ainda ir pelo lado Capixaba e conhecer as praias do Espírito Santo e a Pedra Azul.
      Vai depender de seu tempo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here