Pucon está rodeada por paisagens fantásticas, formada por vulcões, rios, lagos e bosques, possui moderna estrutura hoteleira e gastronômica, a cidade é destino tanto para quem quer praticar esportes de neve, aventurar-se em esportes radicais ou para quem quer apenas passear e descansar.

A cidade é um dos principais centros turísticos do país e é conhecida como a capital chilena para os esportes de aventura. Além do snowboard e esqui; esportes como alpinismo, windsurf e moutainbiking também são praticados na região.

Pucon
Cidade de Pucon e Vulcão Villarrica ao fundo

A estação de esqui da cidade chama-se Ski Pucon Chile e fica localizada na parte noroeste do Vulcão Villarirca. Além das 22 pistas disponíveis, existem diversas opções de off-piste. A montanha é um parque natural devido a sua formação vulcânica. Totaliza uma superfície esquiável de 1.200 hectares e aproximadamente 50 km de pistas.

Vulcão Villarrica - Pucon
Vulcão Villarrica – Pucon

A paisagem da região de Pucon é deslumbrante: o Vulcão Villarrica, enorme e com uma permanente fumarola saindo de sua cratera, tem ao seu pé um lago de águas vulcânicas cristalinas com sua areia completamente negra.

Lago Villarrica - Pucon
Praia de areias vulcânicas de Pucon

Pontos turísticos e atividades em Pucon

Vulcão Villlarrica

localizado a 15 Km de Pucon, com altitude de 2.847 metros, é o símbolo da cidade e um dos vulcões mais ativos da América do Sul. Oferece boa neve para se esquiar no inverno e uma excelente caminhada até o cume no verão. É possível visitá-lo e conhecer as cuevas formadas pela lava.

Ascensão ao vulcão Villarrica

Treeking Vulcão VillaricaÉ um trekking que pode ser realizado por qualquer pessoa que apresente um bom preparo físico. Chegar ao cume, observar a impressionante cratera com lava em ebulição, virar para o outro lado e se deparar com a visão de mais seis vulcões (Lanín, Quetrupillán, Osorno, Llaima, Choshuenco e Lonquimay) e mais 6 lagos (Villarrica, Caburgua, Calafquén, Huilipilún, Neltume e Panguipulli) é realmente algo imperdível. É necessária a utilização de roupas apropriadas, que são fornecidas pelas operadoras locais.

Treeking Vulcão VillaricaDescida do vulcão Villarrica
São 2 horas escorregando pelas canaletas e caminhos formados pela neve. Existe a necessidade de utilizar roupas apropriadas que são fornecidas pela operadora local.

Cuevas Vulcanicas

Cuevas do vulcão VillarricaSão antigas saídas de lava do vulcão Villarrica. Estes dutos foram formados pelo magna que corria a alta temperatura e ao ter seu fluxo interrompido, deixo um labirinto de cavernas. Por elas pode-se descer até 300 metros de profundidade por baixo do vulcão. É uma aventura sem igual onde além das formações de magma solidificado ainda se pode observar vários tipos de minerais.

Parque Nacional Huerquehue

Parque Nacional Huerquehue - PuconExistem diversas opções de trilhas no parque. A principal dura aproximadamente 5 horas de caminhada. Na entrada do parque, encontra-se a lagoa Tinquilco e um dos lugares mais bonitos dessa região. O visual é imperdível, destacando-se os bosques de araucárias milenares, cascatas, riachos e uma floresta rodeada por mais 3 lagos (Verde, Toro, Chico).

Rapel no Salto El Claro

Salto El Claro - PuconO Salto fica a caminho do vulcão Villarica, onde pode-se observar antigos rios de lava. O Salto El Claro é uma cascata de 84 m. Esta atividade dura aproximadamente 5 horas.

Cavalgada Circuito Las Cascatas

É uma saída que se faz de Pucon em direção ao rancho no Campo Pioneiro. Segue-se até as Termas de Palguín, cruzando o rio El Leon, com subida aos cerros de Palguín Alto e descida em caminhada até o Salto El Diablo, maior cascata da região, com 120 m de queda d’água.

Rafting no Rio Trancura

Rafting no Rio Trancura - PuconExistem 2 opções para a descida do rio. Descendo a parte baixa do Rio Trancura, que por seu baixo índice de dificuldade (classes II e III), oferece uma singular possibilidade para os que desejam se iniciar nesta agradável modalidade. O percurso tem duração aproximada de 1h30. O rafting na parte alta do Rio Trancura oferece um grau maior de dificuldade (classes III e IV) do que a encontrada na parte baixa do rio e tem a duração aproximada de 2h. Existe a opção de realizar os dois trechos no mesmo dia.

Ojos del Caburga

Ojos del Caburga - PuconNascentes com pequenas cachoeiras e águas extremamente cristalinas, a 15 km do centro de Pucon.

Termas

Termas de Los Pozones - Pucon
Termas de Los Pozones – Pucon

Nos arredores de Pucon existem várias opções de termas para todos os gostos. A natureza estendeu a esta área várias nascentes de águas quentes. São termas simples, rústicas e com pouca infra-estrutura, equipadas de cabanas, campings e diversos tipos de piscinas. Todos os centros termais estão entre belas paisagens, rodeadas de montanhas, a mais ou menos 30 km de Pucon.

Estrada do Vulcão Villarrica - Pucon
Estrada do Vulcão Villarrica – Pucon

Mais sobre nossa viagem ao Chile:
Roteiro de viagem 8000 km de carro por Argentina e Chile
Onde se hospedar na cidade – oferta de hotéis e pousadas
O que fazer em Valparaiso
O que fazer em Valdívia
O que fazer em Puerto Varas

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here