O que fazer em Pucón – Chile e Vulcão Villarrica

Pucon está rodeada por paisagens fantásticas, formada por vulcões, rios, lagos e bosques, com destaque ao imponente Vulcão Villarica.

1574
Vulcão Villarrica - Pucón - Chile
Ponto inicial onde inicia a subida ao vulcão Villarrica

Pucón é uma pequena cidade do Sul do Chile, rodeada por paisagens naturais fantásticas. Vulcões, rios, lagos e bosques rodeiam a cidade com moderna estrutura hoteleira e gastronômica.

A cidade de Pucón no Chile é um destino para quem quer praticar esportes de neve, ou ainda para quem quer apenas passear e apreciar suas belas paisagens. Nos esportes radicais, os destaques são o snowboard, o alpinismo, o windsurf e o mountain biking.

Sua principal atração turística é o imponente e ativo Vulcão Villarrica, sempre fumegante. Ao lado da cidade fica o lago Villarrica com sua cor azul gelo e areias negras das erupções, proporcionando uma paisagem inigualável.

Pucón - Chile. Vulcão Villarrica ao fundo
O imponente Vulcão Villarrica visto da cidade

Quando ir a Pucón, no Chile

Independente da estação que escolher, a cidade contará com diversos atrativos turísticos. Para definir, primeiro decida qual é sua prioridade de visita à cidade.

Verão: É a época mais movimentada, quando os turistas procuram apreciar as praias vulcânicas, na margem do lago Villarrica. Esta é a época ideal também para se divertir com os esportes náuticos, além do trekking no vulcão que é mais indicado nessa parte do ano.

Inverno: É a época mais indicada para quem quer praticar esportes de neve, como o esqui, época em que a estação está em funcionamento.

Primavera: Talvez seja a melhor época para aproveitar o máximo do destino. Em parte da primavera a estação de esqui ainda está em funcionamento ao mesmo tempo que já é possível fazer o trekking ao topo do vulcão Villarrica.

Seguro viagem para Chile

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro não é obrigatório para viajar ao Chile, mas não é bom arriscar. O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Como chegar a Pucón – Chile

Situada na Região dos Lagos do Chile e também fazendo parte da Rota dos Vulcões do Chile, Pucón situa-se 785 km ao Sul da capital Santiago.

De avião
A cidade mais próxima de Pucón dotada de aeroporto, é Temuco que fica a pouco mais de 100 Km. Para quem vai do Brasil terá que fazer conexão em Santiago primeiro. Outra opção é o aeroporto de Puerto Mont, localizado a 340 km.

De ônibus
A partir de Santiago são 11 horas de viagem, opção que costuma ser bem mais econômica e com ônibus confortáveis. A partir de Temuco ou Puerto Mont também há opção de ônibus.

De carro
A melhor forma de traçar um roteiro para conhecer vários destinos, incluindo Puerto Varas e Valdívia. Como viajar de carro a partir do Brasil é muito distante, a melhor forma é ir de avião até Santiago, Temuco ou Puerto Mont, depois alugar um carro no aeroporto de desembarque. Também há opção de pegar um carro em uma cidade e devolver em outra.

Alugue um carro no Chile!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Pucón – Hotéis e pousadas

Pucón oferece uma boa infraestrutura hoteleira, desde algo mais simples como cabanas em meio a mata, aconchegantes pousadas, até hotéis mais luxuosos, além de hostels com quartos compartilhados. A maioria dos locais de hospedagens são rústicos, combinando com a arquitetura da cidade.

Onde ficar em Pucón - Hotel Antumalal
Hotel Antumalal – Foto de divulgação

As principais hospedagens, ficam no centro ou nas margens do lago Villarrica. Para quem não estiver de carro, recomenda-se ficar no centro, mais próximo das áreas gastronômicas e do comércio. Se estiver de carro, a localização não é um problema pois a cidade é pequena.

Confira algumas opções com ótimo custo benefício em Pucón.

Hotél Rangi – Nota: 8,6 – Confotável no centro

Hotel Kobbo – Nota: 8,8 – Ótimo custo benefício no centro

Hotel Antumalal – Nota: 9,0 – Opção de luxo à beira do lago

Los Gualles de La Candelaria – Nota: 9,4 – Opção econômica à beira do lago

Onde comer

Pucón - Chile
Visual das ruas de Pucón

Assim como os hotéis e pousadas, a maioria dos restaurantes fica no centro. Lá existe até a “Calle Fresia”, como é chamada a rua gastronômica. Tem também a O’higgins, a principal via da cidade, repleta de opções para fazer sua refeição.

O principal cardápio da cidade são peixes e frutos do mar. Mas há também muitas pizzarias, além de restaurantes com diversos tipos de massas, e carnes.
Recomenda-se também a apreciação de vinhos, que são muito comuns em restaurantes, pois o Chile é um grande produtor da bebida.

O que fazer em Pucon – Vulcão Villlarrica

Vulcão VillarricaLocalizado a 15 Km de Pucon, com altitude de 2.847 metros, o majestoso vulcão Villarrica é visto de qualquer parte da cidade. É o símbolo da cidade e um dos vulcões mais ativos da América do Sul.

Oferece boa neve para se esquiar no inverno e uma excelente opção de trekking até o cume no verão. É possível visitá-lo e conhecer as cuevas formadas pela lava.

O vulcão pertence ao Parque Nacional Villarrica, que tem mais de 60 mil hectares, composto por diversas atrações. Para ver valores da tarifa atualizados e mais informações, acesse o site oficial.

Subida ao vulcão Villarrica

Vulcão Villarrica - Pucón - Chile
Ponto inicial onde inicia a subida ao vulcão Villarrica

É um trekking que pode ser realizado por qualquer pessoa que apresente um bom preparo físico. É necessária a utilização de roupas apropriadas, que são fornecidas pelas operadoras locais.

Chegar ao cume a 2.847m, observar a impressionante cratera com lava em ebulição é realmente algo imperdível. E ainda apreciar o visual do alto onde se avista mais seis vulcões (Lanín, Quetrupillán, Osorno, Llaima, Choshuenco e Lonquimay) e 6 lagos (Villarrica, Caburgua, Calafquén, Huilipilún, Neltume e Panguipulli).

Subida ao Vulcão Villarrica
Visual na chegar ao topo do vulcão

Indica-se ir durante o verão, quando a subida se torna mais fácil, por ter menos neve e tem menos risco de estar fechado por condições climáticas, como chuva, vento. Como no verão o tempo costuma ser mais estável, a aventura é mais garantida.

O trekking dura quase 10 horas, sendo 5 delas para subir e 2 para descer, o restante é para apreciação da paisagem. A descida é realizada em pequenos trenós que descem deslizando sobre a neve.

O valor cobrado pelas agências que fazem os passeios é de cerca de $105.000 pesos chilenos. A Denomades tem opção de reserva online para esta aventura, com opção de cancelamento gratuito, se necessário. Para mais informações e para reservar acesse esta página.

Estação de esqui do Vulcão Villarrica

Ski em Pucon
Teleférico da estação de ezki de Pucón no inverno – Foto de divulgação

A estação de esqui abre durante o inverno, quando a neve é constante. A estrutura da estação é ótima contando com praça de alimentação, comércio e diversas pistas para esquiar. Há opção também de pegar aulas de esqui e snowboard.

Além do esqui e snowboard, que é praticado na encosta do vulcão, há outras atividades, como caminhadas com raquetes que são realizadas no local, proporcionando uma vista inigualável de toda a cidade de Pucón.

Para mais informações e para ver os preços atualizados, acesse o site oficial. Os preços estão em pesos chilenos e as tarifas são para passar o dia todo lá.

Cuevas Vulcanicas do Villarrica

Cuebas vulcânicas VillarricaLocalizadas a 18 km de Pucón, são antigas saídas de lava do vulcão Villarrica. Estes dutos foram formados pelo magna que corria a alta temperatura, que depois, ao ter seu fluxo interrompido, tornou-se um labirinto de cavernas.

Por elas pode-se descer até 300 metros de profundidade por baixo do vulcão. É uma aventura sem igual onde além das formações de magma solidificado ainda se pode observar vários tipos de minerais.

A Denomades oferece esse tour de 4 horas, com opção de reserva online, com opção de cancelamento gratuito, se necessário. Para mais informações e para reservar esta aventura acesse esta página.

Termas em Pucón

A região de Pucón possui uma excepcional atividade vulcânica e geotérmica, oferecendo aos visitantes uma grande variedade de fontes termais. São várias opções, algumas mais rústicas e outras mais sofisticadas. Neste post destacamos as 5 melhores.

Todos os centros termais estão entre belas paisagens, rodeadas de montanhas, nas proximidades de Pucon.

Termas Geométricas

Termas Geométricas - Pucón
Foto de divulgação do parque

A principal delas e que oferece a melhor infraestrutura é a Termas Geométricas, localizada no vilarejo de Coñaripe. O parque termal preserva uma estrutura rústica integrada à natureza, entre pedras, vegetação e pequenas cachoeiras.

Possui 16 piscinas integradas com temperaturas entre 35 e 42 ° interligadas naturalmente por um riacho que são acessados através de uma passarela vermelha que acompanha o traçado do rio.

O único inconveniente é que por ter que dar a volta no vulcão, situa-se a 87 km da cidade de Pucón. Porém, a Denomades oferece o transfer. Para mais informações e para reservar esta aventura acesse esta página.

Termas de Coñaripe

Termas Coñaripe - Pucón
Foto de divulgação do parque

O parque termal oferece, além das termas, outras atividades ao ar livre além de seus banhos termais. Possui uma ótima estrutura com 7 piscinas, serviço de hotel, spa e restaurante.

As piscinas termais são bem variadas, algumas cobertas, com áreas para hidromassagem e até lama térmica. Localiza-se a 84 km de Pucón, e com isso o ideal é passar uma noite por lá. Para mais informações, acesse o site oficial.

Parque Termal Menetúe

Piscinas termais Menetúe - Pucón
Foto de divulgação do parque

O Parque Termal de Menetúe fica a 34 km da cidade de Pucón, situada numa área cercada de árvores. Possui piscinas cobertas e ao ar livre, além de um centro de spa, com massagens dentro das fontes termais, sauna, banho turco, entre outros…

O parque também oferece estrutura hospedagem em cabanas, restaurante e serviços de transporte da cidade. Para mais informações, acesse o site oficial.

Termas El Rincón

Termas El Rincón - Pucón
Foto de divulgação do parque

Este parque termal oferece contato direto com a natureza, com sua piscina principal, localizada em frente à uma cachoeira. As Termas El Rincón oferece 3 piscinas naturais e 4 piscinas redondas de madeira.

Fica a 66 km de Pucón, no coração da selva Valdiviana, que muda suas características conforme a estação do ano. Para mais informações, acesse o site oficial.

Termas de Huife

Termas Uife - Pucón
Foto de divulgação do parque

O complexo Termas de Huife oferece uma infraestrutura completa para relaxar em suas águas termais. As instalações são limpas e modernas com opções variadas de atividades de relaxamento, como chocoterapia, reflexologia ou terapia de lama.

Além das águas termais, fica ao lado do rio Liucura, onde há opções de atividades, como trilhas e passeios à cavalo. Fica a cerca de 33 km de Pucón. Para mais informações, acesse o site oficial.

Praias de Pucón Chile

Deve estar se perguntando, como tem praias em Pucón, se não é uma cidade litorânea. Porém as praias da cidades tem uma um perfil bem diferente e inusitado.
São praias de águas doce, banhadas pelos diversos lagos da região, destacando-se o lago Villarrica, com suas areias vulcânicas negras.

Playa Grande

Lago VillarricaFica nas águas geladas do Lago Villarrica, mas mesmo assim frequentada por turistas durante o verão. Inclusive fica até bem animada nessa época, onde muitos também andam de caiaque e praticando stand up paddle.

Por ser uma praia vulcânica, a areia é bem grossa e escura, dando um clima diferenciado para o local. A paisagem é simplesmente única, com o vulcão Villarrica e a bela vegetação de plano de fundo.
Possui 1,4 km de extensão reta e fica bem próxima ao centro.

Lago Caburgua: Playa Blanca e Playa Negra

Playa Blamca no Lago Caburgua - Pucón
Playa Blamca – Crédito: Falk2 / Fonte: Wikimedia

O Lago Caburgua possui 53 km2 de águas cristalinas, cercadas por uma densa vegetação, incluindo um vulcão inativo, Vergara. Além da bela paisagem, o lago oferece duas praias de água doce: Playa Blanca e Playa Negra.

Os nomes se deram pela tonalidade da areia, uma sendo mais clara e a outra mais escura. A Playa Blanca é a mais recomendada para banho. No local há opções de passeios em pedalinhos e caiaques, além de outros esportes náuticos.

Fica a 30 km do centro de Pucón e possui acesso asfaltado.

O que fazer em Pucón: Pontos turísticos

Conheça outras atrações naturais além do vulcão Villarrica, as termas e praias.

Baía La Poza

Baía La POza - Pucón
Foto: Lucasz G. / Fonte: Google Maps

Localiza no final da Avenida Bernardo O’Higgings, a baía La Poza é um local agradável com belas vistas. No local há um trapiche de onde saem passeios de barcos pelo Lago Villarrica. Há também uma pequena praça, chamada de Mirador de La Poza, de onde se tem uma bela vista para o vulcão.

Plaza de Armas de Pucón

Plaza de Armas de Pucón
Estátua de madeira na praça – Foto: Marcelo Diaz Colpo / Fonte: Google Maps

A Praça de Armas é a praça principal de Pucón, que ocupa todo uma quadra do centro da cidade. Ela toda arborizada, com bancos e alguns belos monumentos em madeira.
Apesar de ser um local bastante simples é uma boa alternativa para caminhar e curtir num final de tarde.

Ojos del Caburga

Ojos del Caburga - PuconOjos del Caburgua são nascentes, onde há pequenas cachoeiras e águas extremamente cristalinas. É um paraíso natural situado em uma área preservada, entre lindas cachoeiras e lagos de águas muito claras.

Existem muitas trilhas por lá e toda hora você se depara com maravilhosas quedas d’águas. O local oferece uma boa estrutura com restaurante e fica a 17 km do centro de Pucon.

Parque Nacional Huerquehue

Parque nacional Huerquehue - Pucón
Crédito: Sérgio Perez / Fonte: Wikimedia

O parque oferece paisagens encantadoras junto ao lago Tinquilo, e oferece ótima infraestrutura, com áreas para camping e outras diversas áreas de lazer para todos os gostos.

Existem diversas opções de trilhas no parque, a principal delas com 5 horas de caminhada. O visual é imperdível, destacando-se os bosques de araucárias milenares, cascatas e riachos.
O parque se localiza nos Andes, a cerca de 33 km de Pucón.

Salto El Claro

Salto El Claro - PuconO Salto El Claro é uma bela cachoeira com 80m de altura, situada em uma clareira no meio da mata. Fica em uma área rural com visitação livre. A trilha que leva à parte inferior da queda oferece as melhores vistas.

A cachoeira fica a 8 km da cidade, sendo que os últimos 500m são caminhando por trilha.

Mapa de Pucón – Pontos turísticos

No mapa abaixo você pode conferir a localização de cada atração turística de Pucón:

Passeios e atividades em Pucón

Em Pucón há muitas opções de passeios tranquilos em meio à natureza para famílias, além de cavalgadas, pesca e observação de aves. Assim como há também opções de aventuras radicais, como rafting, rapel e até passeio de trenó puxado por cachorros, no inverno.

A Denomades oferece várias opções de passeios e aventuras na região. A reserva pode ser feita online, com antecedência e opção de cancelamento gratuito, se necessário.

Mais sobre nossa viagem ao Chile:

Roteiro de viagem 8000 km de carro por Argentina e Chile

O que fazer em Valparaiso

O que fazer em Valdívia

O que fazer em Puerto Varas


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here