Canoa Quebrada – Ceará: O que fazer, como chegar

Canoa Quebrada é uma famosa praia do Ceará com belas dunas e falésias avermelhadas de até 30 metros de altura.

Canoa Quebrada CE
  Por Jair Prandi
 

Canoa Quebrada é uma praia do Litoral Leste do Ceará, famosa por suas enormes dunas e falésias avermelhadas de até 30 metros de altura.

Este destino do Ceará despontou para o turismo em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila.

Hoje, Canoa Quebrada conta com excelentes pousadas, ótimas opções de passeios, pelos pontos turísticos da região e também pelas praias vizinhas, entre elas: Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas.

Entres as atividades mais procuradas estão o Kitesurf, o voo de Parapente e os passeios de bugue e 4X4 pela região. Para os mais aventureiros tem o passeio de quadriciclo ou moto com guia.

Veja o que fazer em Canoa Quebrada. Conheça os passeios e pontos turísticos:

Canoa Quebrada - Ceará
Ponto tradicional de fotos

Turismo em Canoa Quebrada – Aracati CE

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Canoa Quebrada CE

Navegue por este post

Quando ir a Canoa Quebrada – Ceará

O clima de Canoa Quebrada é estável, com temperaturas entre 27º e 30ºC durante todo o ano. Chove pouco na região, sendo que as chuvas ocorrem mais entre os meses de fevereiro a maio.

É possível aproveitar as praias e passeios o ano todo, porém, no verão a cidade fica mais lotada e tudo funciona a todo vapor. Em outras épocas, alguns estabelecimentos podem fechar.

Voltar ao índice

Onde fica Canoa Quebrada: Como chegar

Canoa Quebrada é uma praia do município de Aracati, situada no Litoral Leste do Ceará. Fica a 160 km da capital, Fortaleza e 12 km da cidade de Aracati.

De avião

O aeroporto de Fortaleza, que fica a 157 km de distância, é a porta de entrada para quem chega de avião, de onde chegam e partem voos para o resto do Brasil.

Como ir de Fortaleza para Canoa Quebrada

Existem várias formas de se deslocar para o destino a partir de Fortaleza. As mais comuns, são de carro alugado, de ônibus ou através de um passeio bate-volta.

De carro alugado

Como chegar em Canoa Quebrada
Em frente as dunas com o carro alugado

Foi esta a opção que escolhemos. Foi bem tranquilo dirigir na região e assim conhecemos também outros lugares como Beberibe, Morro Branco e Barra Nova.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

A empresa que opera o trecho Fortaleza a Canoa Quebrada é a Viação São Benedito. Há 5 saídas diárias a partir do terminal São Tomé, a duração da viagem é em torno de 3h30.

De tour bate-volta

Outra opção é através de um passeio bate e volta no mesmo dia, saindo de Fortaleza. É uma ótima opção para quem está com pouco tempo e quer conhecer o destino.

Recomendamos o tour do botão abaixo, que leva às três principais praias do Ceará, incluindo também, Morro Branco e a Praia das Fontes, região das falésias coloridas.

Consultar / Reservar passeio!

Falésias de Canoa Quebrada
Falésias na beira da praia

Voltar ao índice

Onde ficar em Canoa Quebrada: Dicas de hospedagem

Embora seja possível visitar a cidade em um passeio bate-volta, é recomendável pernoitar pelo menos uma noite para conhecer todas as atrações e fazer os passeios.

A vila oferece um bom número de acomodações, em variadas opções com ótimo custo benefício.

A maior parte das acomodações fica no centrinho da vila, considerado o melhor local para se hospedar.

Conheça algumas boas opções:

Pousada Tranquilandia - Canoa Quebrada
Pousada Tranquilândia – Foto de divulgação

Voltar ao índice

O que fazer em Canoa Quebrada: Praias

Na verdade, Canoa Quebrada é uma das praias de Aracati, sendo a mais famosa delas, muito mais conhecida que o próprio município. As outras praias de Aracati são Majorlandia, Quixaba, Lagoa do Mato e Murici.

Aracati oferece quilômetros de praias desertas e paradisíacas. Muitas delas preservam pontos turísticos de beleza incomum, acessíveis por passeios de buggy, quadriciclo ou barco.

Cada praia tem sua característica particular entre falésias ou enormes dunas que chegam a ter mais de 40 metros de altura. Algumas possuem geradores eólicos enfeitando ainda mais sua paisagem.

Praia de Canoa Quebrada

Praia de Canoa Quebrada
Praia central da vila

É uma das mais bonitas e mais conhecidas praias do Ceará. O mar possui coloração esverdeada com águas calmas, que se contrastam com as falésias alaranjadas e dunas douradas.

A praia de Canoa Quebrada tem em torno de 17 km de extensão que vai da foz do rio Jaguaribe até um pouco pra frente da vila. Possui enormes áreas de dunas onde foram instaladas um grande número de torres eólicas.

Praia de Marjolândia

Praia de Canoa Quebrada - Ceará
Vista aérea com a Marjolândia ao fundo – Crédito: Jade Queiroz – MTUR

A praia de Majorlândia possui um mar um pouco mais agitado e sua orla com um denso coqueiral, falésias brancas e avermelhadas.

É uma vila mais pacata marcada pela presença de jangadas de pescadores. Fica a 4 km para direita da praia de Canoa Quebrada CE.

Praia de Quixaba

Quixaba fica a 15 km de Aracati e é uma praia tranquila e paradisíaca com belas praias e falésias mais baixas do que as praias vizinhas.

Praia de Lagoa do Mato

Situada a 20 km da cidade de Aracati a praia de lagoa do mato possui um mar calmo, com áreas de areia sem falésias. As falésias aparecem à medida que se afastam da vila em tons brancos e avermelhados.

Voltar ao índice

O que fazer em Canoa Quebrada: Pontos turísticos

Broadway de Canoa Quebrada

Broadway – O calçadão da vila

É a mais famosa rua da vila, apelidada de Broadway, local onde a vila se formou. Esta rua só para pedestres é um calçadão pavimentado por pedras portuguesas, repleta de lojinhas, bares e restaurantes.

Passarela de Canoa Quebrada

Passarela de Canoa Quebrada
Passarela – Crédito: Otávio Nogueira / Wikimedia commons / Flikcr

A enorme passarela erguida sobre as falésias é um ponto imperdível para fotos na vila. No centro dela há um mirante com bela vista da praia e das falésias.

A passarela tem em torno de 200 m de extensão e liga a Praça dos pescadores à Praça Dragão do Mar.

Duna do Pôr do Sol

Dunas de Canoa Quebrada - Ceará
Lagoas entre as dunas – Crédito: Jade Queiroz – MTUR

A duna que fica ao lado da entrada da cidade é uma das mais altas e que oferece uma das mais belas vistas de Canoa Quebrada. No final de tarde é comum as pessoas subirem a duna para apreciar o pôr do Sol.

Dá para ir a pé a partir da vila, apesar de um pouco cansativo. Oferece boas vistas da cidade e do mar.

Centro Histórico de Aracati

Igreja do Rosário - Aracati - CE
Igreja do Rosário – Aracati – Foto: Portal.iphan.gov.br/

O Centro Histórico de Aracati (cidade a qual Canoa Quebrada pertence) é composto por um conjunto arquitetônico dos séculos XVIII, XIX e XX, considerado patrimônio nacional.

As construções históricas de Aracati de mais destaque são as Igrejas, de Nossa Senhora do Rosário dos Brancos e do Nosso Senhor do Bonfim, a Casa da Câmara, a Biblioteca Municipal e o conjunto de casas da Rua Grande.

Voltar ao índice

Mapa de Canoa Quebrada: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Canoa Quebrada, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

O que fazer em Canoa Quebrada: Passeios

Os passeios em Canoa Quebrada podem ser agendados na hora ou para o dia seguinte. Basta solicitar informações em sua pousada.
Confira as principais opções:

1 – Voo de parapente

Parapente Canoa Quebrada
Parapente sobre as falésias

As correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, criam um ambiente ideal para prática de voo com parapente.
O voo duplo acompanhado de um profissional tem duração de 15 min e custa R$150.

2 – Passeio de Buggy

Passeio de buggy em Canoa Quebrada
Passeio de buggy – Crédito: Jade Queiroz – MTUR

Existem opções variadas de passeios de buggy em Canoa Quebrada. A opção mais curta é de 1 hora ou mais. Um dos destaques é a tirolesa de esquibunda nas lagoas entre as dunas.

3 – Rota das Falésias – Passeio de buggy até Ponta Grossa

Este passeio de 2h30 leva até Ponta Grossa, divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. É um passeio feito pela praia que leva por falésias belíssimas.

4 – Passeio de jangada

Passeio típico pelo mar indicado apenas para dias de mar calmo. É um passeio mais para viver a experiência, já que não há piscinas naturais no local.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here