O que fazer em Fortaleza – CE

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, tendo como principais atrativos as belas praias de seu vasto litoral.

O que fazer em Fortaleza
Visual da Praia Mucuripe
  Por Jair Prandi
 

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, por turistas nacionais e estrangeiros, em busca de calor e praias o ano inteiro.

As principais atrações são suas praias urbanas, Iracema, Meireles e Mucuripe. Além das praias da capital há outras nas redondezas que são destinos obrigatórios, como Lagoinha, Mundaú, Canoa Quebrada e Cabo Branco.

Outras atrações interessantes, são o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Av. Beira Mar com sua feira de artesanato e a Ponte dos Ingleses. Já o parque aquático Beach Park, na vizinha Aquiraz, recebe uma média de 500 mil visitantes por ano.

Fortaleza - Ceará
Visual da Praia Meireles

Quando ir a Fortaleza

Fortaleza pode ser visitada a qualquer época do ano, pois mantém sempre as temperaturas elevadas. Porém, entre março e maio, são os meses que normalmente chove mais, e pode atrapalhar um pouco. Já entre julho e dezembro raramente chove.

Nos períodos mais movimentados como Réveillon e Carnaval a cidade costuma ficar muito cheia, então se você deseja ir nessas épocas, tem que reservar seu hotel com bastante antecedência.

Como chegar a Fortaleza

O aeroporto Pinto Martins, de Fortaleza, é bem moderno e recebe voos diários das principais cidades e companhias aéreas do país. Fica a 10 km da orla das principais praias e do principal polo hoteleiro. Do aeroporto ao hotel você terá que pegar um táxi, transfer ou ainda alugar um carro.

De carro alugado

Recomendamos alugar um carro por alguns dias para conhecer o litoral Leste e Oeste. Há muitas praias bonitas para ir, como Canoa Quebrada, Beberibe, Mundaú, Lagoinha, entre outras…

Alugue um carro em Fortaleza para conhecer o litoral do Ceará!strong>
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Faça sua cotação e reserve aqui!

Indo de carro, da região sul e sudeste, você deve seguir até Natal pela BR-101, depois as BR-406, BR-304 e BR-116.
Já do Maranhão a melhor opção é ir pela BR-135, depois BR-316 até Teresina. Partindo de Teresina, você deverá seguir pela BR-343 e depois a BR-222.

Se você deseja ir de ônibus, as empresas São Geraldo, Itapemirim e Guanabara fazem o trajeto partindo das principais capitais do país.

A Civitatis oferece a opção de reservar online, com antecedência, o transfer do aeroporto ao hotel e vice e versa. O transfer de carro custa R$130 para 3 pessoas.

Consultar / Reservar transfer

Onde ficar em Fortaleza

Na orla marítima se localizam os principais hotéis, restaurantes, barracas, clubes, boates e casas de shows da cidade.

Hotel Sonata - Iracema - Fortaleza
Hotel Sonata, a beira mar da Praia Iracema – Foto: Divulgação Booking

A orla central mais turística é formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, que são unidas pela Avenida Beira Mar. Neste trecho estão a maioria dos hotéis e é ponto de encontro de turistas e moradores no final da tarde.

Confira algumas dicas de ótimos hotéis nas melhores localizações:

Ótimas opções a beira mar na Praia de Iracema

Ótimas opções a beira mar na Praia de Meireles

Ótima opção a beira mar na Praia de Mucuripe

Hotel Gran Marquise – Nota: 8,9

Há também muitos apartamentos para alugar por diárias em Fortaleza, além de centenas de opções variadas de hospedagem. Confira a lista de hotéis na cidade. Se preferir, pesquise por localização no mapa abaixo!



Booking.com

Onde comer em Fortaleza

Fortaleza tem uma gastronomia muito diversificada, mas como toda cidade litorânea a especialidade são os frutos do mar, presentes na maioria dos restaurantes.
O Ceará é o maior exportador de lagostas do país, então lá você tem uma boa oportunidade de experimentar a iguaria a um preço acessível.

Os estabelecimentos se encontram principalmente nos bairros Aldeota (o mais sofisticado), Varjota (em especial nas ruas Professor Dias da Rocha e Frederico Borges), e Meireles.

Praias de Fortaleza

Há 4 prias na capital, Fortaleza: Iracema, Meireles, Mucuripe e praia do Futuro. Outras praias famosas, como Canoa Quebrada são de outros municípios.

Praia de Iracema

Praia Iracema - Fortaleza

É a que fica mais próxima do centro, limitada à ao lado esquerdo pela Ponte dos Ingleses e antigo porto da cidade e à direita por um quebra-mar que a divide com a Praia do Meireles. Possui boa concentração de restaurantes, boates e bares, sendo ótima para quem gosta da noite.

O pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, é um programa obrigatório para quem visita a cidade.
A praia de Iracema não é das melhores para banho no mar, tanto pela existência de recifes como pela qualidade da água.

Praia Meireles

Praia Meireles - FortalezaLocalizada entre a Iracema e Mucuripe, é onde estão localizados alguns dos melhores hotéis de Fortaleza. Há restaurantes especializados e barracas a beira mar.

É bastante procurada para passeios e caminhadas, pois o trecho tem calçada larga e vários estabelecimentos comerciais e turísticos, como restaurantes, quiosques, postos de informação.

A Feirinha de Artesanato, que é armada todos os dias ao entardecer, com centenas de barracas é sua grande atração, onde se vendem diversos tipos de artesanato de alta qualidade, por preços relativamente baixos.

Praia de Mucuripe

Praia de Mucuripe - FortalezaMucuripe, também conhecida como a praia das jangadas, fica entre a Praia do Meireles e o porto. Dependendo do horário, pode-se ver os jangadeiros entrando e saindo do mar. É de Mucuripe também que partem os passeios de barco.

No final da Avenida Beira Mar está localizado um mercado de peixes onde se encontra o mais fresco e mais barato peixe da cidade.

Praia do Futuro

Praia do Futuro - FortalezaPreferida dos banhistas e surfistas, tem 8 km de extensão, é limpa e bonita. Abriga diversas barracas que oferecem duchas de água doce, cadeiras de praia e restaurantes com gastronomia regional, sendo que alguns tem música ao vivo.

Com bons ventos e ondas é ideal para os amantes do kitesurf e por ter extensa faixa de areia o local adequado para a prática de vários esportes.

Praias do Litoral do Ceará

Se estiver em Fortaleza, com tempo, aconselho alugar um carro e visitar os destinos próximos do litoral cearense, como Jericoacoara, Beberibe, Canoa QuebradaPraia da Lagoinha, e Mundaú. Em nossa viagem ao Ceará, visitamos também esses destinos, confira o rela do de nossa Viagem ao Ceará.

Pontos turísticos de Fortaleza

Mercado Central de Fortaleza

Mercado Central de FortalezaCom uma estrutura gigantesca, é o maior centro de compras do ceará, com quase 600 boxes, mais de 30 quiosques com variados artigos da cultura nordestina e 18 banheiros, distribuídos em 5 pavimentos.

O estabelecimento possui um emaranhado de passarelas pelo seu interior, com um enorme vão central entre os andares.
O local recebe milhares de turistas durante todo o ano, que vêm em busca de artigos em couro, rendas e bordados, roupas, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas e todo tipo de artesanato.
Fica na Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Bairro Centro.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - FortalezaÉ um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows e galerias de arte, que oferece programação intensa incentivando a restauração dos casarões ao redor, transformados em bares, restaurantes, casas noturnas e os museus; Memorial da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará.

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Catedral de Fortaleza - CEA Catedral Metropolitana de Fortaleza se localiza no centro histporico da cidade, bem próxima ao Mercado Central.

Foi construída no local da antiga Igreja da Sé, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada somente em 1978. Tem capacidade para 5 mil pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura.

Praça dos Mártires (Passeio público)

Baobá da Praça dos MártiresA Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza. Foi construída em 1890 e reformada em 1940. Entre as muitas árvores centenárias da praça há um Baobá imenso, que foi plantado pelo Senador Pompeu em 1910. Da praça se tem também uma bela vista do mar.

Teatro José de Alencar

Teatro José de Alencar - Fortaleza
Teatro José de Alencar – Imagem: Claudney Neves

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Theatro José de Alencar é referência artística e arquitetônica. Foi inaugurado em 17 de junho de 1910, com arquitetura no estilo eclético, com uma sala de espetáculo em estilo art nouveau de três andares, com 800 lugares.

O teatro ainda conta com outras salas, uma biblioteca e uma galeria para visitação de turistas.
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h a 12h / 14h as 17h. Aos sábados e domingos, das 13h as 17h. Visita guiada de hora em hora.

Museu do Ceará

Museu do CearáO Museu do Ceará abriga um acervo de mais de 13 mil peças que contam a história do Ceará: Se divide em três categorias: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário.
Esse foi o primeiro museu de Fortaleza o possui o mais importante acervo da história local.

Horário de visitação: De terça a sábado, das 9h às 17h.

Jardim Japonês

Jardim Japonês - FortalezaO Jardim Japonês possui características orientais, com diversos ambientes. Possui jardins, área de alimentação parquinho. Está localizado na Avenida Beira Mar, em um espaço conhecido como Morro do Granvile.

Abre diariamente das 08:00 até a meia noite. O acesso é livre, podendo ser cobrado somente em dias de eventos.

Parques temáticos em Fortaleza

Beach Park

Beach Park - Fortaleza
Beach Park – (imagem: divulgação)

O Beach Park é o maior parque aquático da América Latina, localizado na praia de Porto das Dunas, município de Aquiraz, a 16 Km de Fortaleza.

O Complexo Beach Park possui uma completa estrutura de turismo e lazer, composto por Praia, Parque Aquático e Resort, visitado por cerca de 700 mil pessoas ano.
Entre os principais brinquedos do parque, se destacam o Insano, o maior toboágua do mundo e a maior piscina com ondas da América Latina.

Apoena Ecopark

Apoena Ecopark
Foto: Divulgação Apoena

O parque Apoena tem atrações que reúnem diversão, aventura, cultura e lazer, em um único lugar. Sua área é de 80 mil m² em meio á natureza.

Entre as principais atrações do parque estão o Cinema-Avião (dentro de um DC3 Douglas), a Tirolesa Assombrosa, com 330 metros, a Casa de Pedra, a Fazendinha do Vô Rosa, a trilha ecológica, arvorismo, e o mini parque aquático.

O parque fica em Pacatuba, a 30 km de Fortaleza. Há restaurante no local, com gastronomia variada.

Engenhoca park

Engenhoca park
Foto: Divulgação do Engenhoca park

Construído num local onde funcionava uma fábrica de cachaça, o Engenhoca Parque conta com mais de 30 atrações, numa área de 40 mil m², em meio à natureza.
As principais atrações são: Arvorismo, tirolesa Russa, tirolesa voadora, tirolesas de diversos níveis, inúmeras atividades infantis, trilhas, entre outras atrações.

Além das atrações, o Parque tem um espaço gastronômico e um museu equipado com relíquias do engenho que funcionou no local. O parque se localiza no município de Aquiraz, a 15 km de Fortaleza.

Ytacaranha parque aquático

Ytacaranha Parque Aquático
Foto: Divulgação do Ytacaranha

O Ytacaranha Park dispõe de um moderno Parque Aquático com 20 mil m², situado a apenas 30 metros do mar. Tem vários toboáguas, piscinas, castelo encantado, barco pirata, cascatas e vários outros atrativos.

O parque se localiza na Prainha, município de Aquiraz, e conta também, com praça de alimentação.

Parque Ecológico Ecopoint

Parque Ecológico Ecopoint
Foto: Divulgação do Ecopoint

O Ecopoint é um Parque Ecológico que conta com uma área verde e diversos animais. O local tem um intuito educacional que coloca em prática a educação ambiental em um laboratório vivo.
No local tem piscina infantil, fazendinha, parquinho, zoológico, campo de futebol, e horticultura. Fica a 10 km do centro de Fortaleza.

Passeios em Fortaleza

Passeio de barco pela orla de Fortaleza

Passeio de barco em FortalezaO passeio de barco parte da Praia de Mucuripe, às 16 horas e coincide com o pôr do sol e o acender das luzes da cidade. Trajeto de 2h, embalado ao som de forró, com parada para mergulho.
Saída da Av. Beira-Mar, na altura do nº 4293. Mucuripe.

Consultar / Reservar passeio

Passeio pelas praias do Ceará

Há diversas opções de passeios a outras belas praias do Ceará, tanto para Leste como para Oeste., confira algumas opções:

O que fazer em Fortaleza à Noite

O Ceará é considerado uma fábrica de humoristas. Vá a um dos shows de humor que acontecem diariamente na cidade. Lúpus Bíer é um bar e restaurante que conta com estes essas apresentações.

Para quem gosta de forró ou quer simplesmente ver e ouvir, há dois ótimos locais: o Pirata’s Bar e o Restaurante Arre Égua. Já o Restaurante Carneiro do Ordones oferece música ao vivo e petiscos, procurado por jovens.


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

  1. Fortaleza é lindo, tive a oportunidade de morar neste paraíso.
    As pessoas são acolhedoras, as praias são lindas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here