O que fazer em Maceió, Alagoas: 14 melhores praias e 12 pontos turísticos

Maceió se destaca por suas praias de exuberante beleza natural, principalmente pela coloração e transparência de suas águas.

Maceió - Praia de Pajuçara
Praia de Pajuçara
  Por Jair Prandi
 

Maceió se destaca por suas praias de exuberante beleza natural, principalmente pela coloração e transparência de suas águas. É uma das orlas mais bonitas do Brasil, que lembra um pouco o Mar do Caribe.

As praias de Maceió são os principais pontos turísticos do destino, enfeitadas por recifes e coqueirais. Um dos destaques fica para a praia e piscina natural da Pajuçara, além da belíssima praia de Ponta Verde.

Além das praias urbanas, seguindo o litoral de Alagoas a partir de Maceió, se encontram praias ainda mais belas, algumas desertas que parecem um paraíso.

Ao Sul se destacam: Foz do Rio São Francisco, Pontal do Coruripe, Praia do Gunga e Barra de São Miguel; enquanto ao Norte, podemos destacar: Praia da Sereia, Barra de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

Maceió - Praia da Ponta Verde - Alagoas
Praia da Ponta Verde

Turismo em Maceió

Navegue por este post

O que fazer em Maceió, Alagoas

Não há dúvidas de que as melhores atrações de Maceió são as suas praias. Além das praias urbanas tem as que ficam fora da cidade, mas dentro do município, como também famosas praias no restante do Litoral de Alagoas.

Além das praias, há vários marcos arquitetônicos no centro histórico e outras atrações espalhadas pela cidade, que iremos mostrar neste post.

Voltar ao índice

Praias de Maceió

Conheça agora as praias de Maceió, que estão dentro do território do município, listadas do Sul para o Norte.

Praia do Pontal da Barra – Maceió

Maceió - Praia do Pontal da Barra
Praia do Pontal da Barra

A Praia do Pontal da Barra fica no extremo Sul do município de Maceió, entre a barra da lagoa de Mundaú e o mar. Tem 6 km de extensão, sendo que a metade Sul é de praia deserta, enquanto no Norte se inicia a cidade, junto ao bairro do Pontal.

A Praia do Pontal da Barra é uma opção que oferece tranquilidade, ideal para quem busca sossego, mesmo perto da cidade, e com longas faixas de areia para caminhadas.

Praia do Sobral, Praia da Avenida e Praia de Jaraguá

Maceió - Praia Avenida
Praia Avenida

Estas três praias de Maceió, juntas, somam uma orla de 5 km, um pouco curvada, que vai desde o Cais da Brasquem até o Porto de Maceió. Possuem nomes diferentes pelos bairros, mas são praticamente uma única praia urbana, mas pouco movimentada.

Praia de Pajuçara: melhor praia de Maceió

Maceió - Praia Pajuçara
Praia Pajuçara

É a melhor praia de Maceió e a de melhor infraestrutura, possui águas calmas, mornas e transparentes, com sua orla repleta de coqueirais. Com a maré baixa surgem as piscinas naturais que ficam a 1 km mar adentro, onde os jangadeiros levam os turistas.

Com uma extensão de 2,7 km, Pajuçara oferece uma excelente estrutura turística com calçadão, ciclovia, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e edifícios residenciais.

Dicas de hotéis na Praia de Pajuçara:

Praia da Ponta Verde – Maceió

Maceió - Praia da Ponta Verde
Praia da Ponta Verde

É o pedaço mais bonito da orla de Maceió, onde a avenida beira-mar é mais ajardinada e enfeitada por coqueiros. Não deixe de visitar o Marco dos Corais, uma praça suspensa sobre o mar. Além de um visual lindo o local é bem servido de bares e restaurantes.

Fica entre a Praia de Jatiúca e Pajuçara, sendo que o lado de Pajuçara é mais ajardinado, enquanto o lado de Jatiúca, mais aberto e com faixa de areia mais larga.

Ponta Verde conta com uma ótima infraestrutura de hotéis, restaurantes, lojas comerciais e de grife. Possui os edifícios comerciais e residenciais com os apartamentos mais elegantes de Maceió.

Dicas de hotéis na Praia de Ponta Verde:

Praia de Jatiúca – Maceió

Maceió - Praia Jatiúca
Praia de Jatiúca

A praia é linda com águas verdes, mas não é protegida por recifes como as outras, por isso é onde estão as melhores ondas de Maceió. É o bairro mais novo da orla central da cidade, e que vem se modernizando.

Nesta praia está o resort Jatiúca Resort Hotel, escolhido um dos melhores resorts do país, de acordo com algumas revistas especializadas em turismo.

A praia conta ainda com barracas de comida típica, uma ampla ciclovia e pista de corrida. Em frente à praia de Jatiúca se encontram os principais estabelecimentos comerciais.

Dicas de hotéis na Praia de Jatiúca

Praia da Cruz das Almas

Maceió - Praia Cruz das Almas
Praia Cruz das Almas

Esta praia de Maceió está situada 6 km ao norte do centro, é procurada por pescadores e surfistas, devido às suas ondas agitadas. A praia é dividida em duas partes, uma quase deserta e a outra completamente urbanizada.

Conta com barracas onde servem comida típica alagoana, além de restaurantes e algumas opções de hospedagem e casas para alugar.

Dicas de hotéis na Praia Cruz das Almas

Praia do Guaxuma

Maceió - Praia Guaxuma
Praia Guaxuma

Situada 10 km ao norte da cidade, Guaxuma conta com muitas casas de veraneio de bom padrão. O mar no local é um pouco perigoso, mas durante a maré baixa, os arrecifes ajudam a proteger a praia formando belas piscinas naturais de águas cristalinas e mornas.

Dicas de hotéis na Praia Guaxuma

Praia da Garça Torta

Maceió - Praia da Garça Torta
Praia da Garça Torta

Um dos destaques desta praia são pequenas piscinas naturais onde os peixes se amontoam. A praia conta também com uma vila de pescadores e plantação de coqueiros verdes que se contrastam com o forte azul do mar. No local há casas para serem alugadas ou de proprietários que tem seu espaço por ali.

Dicas de hotéis na Praia da Garça Torta

Praia do Riacho Doce

Maceió - Praia do Riacho Doce
Praia do Riacho Doce

Situada a 14 km do centro, é uma tradicional vila de pescadores onde um riacho deságua no mar. É um lugar simples, ideal para curtir com tranquilidade e degustar das iguarias feitas à base de mandioca e coco.

Dicas de pousada na Praia Riacho Doce

Pousada Recanto Ha Mar – Nota: 9,2

Praia da Sereia – Maceió

Praia da Sereia - Maceió
Praia da Sereia – Maceió

Situada a 16 km do centro, a Praia da Sereia, possui ondas fortes, mas parte da praia é protegida por um paredão de recifes, formando uma grande piscina natural com águas tranquilas e mornas. No local há uma escultura de sereia e vários quiosques a beira mar.

Dicas de pousada na Praia da Sereia

Atlântico hotel – Nota: 8,4

Praia de Ipioca

<yoastmark class=

Praia com 8 km de extensão, localizada a 20 km do centro, com enseadas belíssimas. O mar é azul intenso, com areias brancas e coqueirais, mas há poucos acessos à praia que é cercada por casas.
Nesta praia fica o Salinas resort, um dos melhores resorts da região.

Praia de Sauaçuhy

Maceió - Praia de Sauçuhuy
Praia de Sauçuhuy

Sauaçuhy é a praia de Maceió que fica mais ao norte do município, conta com uma larga faixa de areia clara e fina, possui águas calmas, ideais para relaxar e curtir um banho de mar, andar de caiaque e jet ski.

Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, pois conta com boa infraestrutura turística, com bares e restaurantes que servem bons petiscos e bebidas.

Voltar ao índice

O que fazer em Maceió: Pontos turísticos do centro histórico

Praça dos Martírios e Museu Palácio Floriano Peixoto, e igreja Bom Jesus

Praça dos Martírios e Museu Floriano Peixoto - Maceió
Praça dos Martírios e Museu Floriano Peixoto

Inaugurada em 24 de dezembro de 1908, era originalmente conhecida como Largo dos Martírios, em homenagem aos mártires da Revolução Pernambucana de 1817. Recebeu o nome oficial de Praça Marechal Floriano Peixoto em 1914.

Os principais pontos de interesse na praça ou no seu entorno são:

  • Fonte luminosa: Situada no centro da praça, em formato redondo.
  • Igreja do Bom Jesus dos Martírios: Igreja histórica do final do século XIX, com elementos neogóticos.
  • Museu Palácio Floriano Peixoto: Antigo palácio do governo, hoje museu com acervo sobre a história de Alagoas.
    Abre de terça a quinta, das 9h às 17h e na sexta até as 14h.

Catedral Metropolitana de Maceió

Catedral de Maceió
Catedral metropolitana

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres se localiza na Praça Dom Pedro II, no centro histórico de Maceió Al. Sua construção foi concluída em 1859 e a catedral foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1950.

A catedral apresenta um estilo eclético, mesclando elementos neoclássicos, barrocos e renascentistas. A fachada é composta por um frontão triangular com colunas coríntias e um óculo central. No interior, a catedral possui três naves, com altares laterais dedicados a diversos santos.

Abre todos os dias, das 8h às 19h.

Praça Marechal Deodoro da Fonseca e Teatro Deodoro

Praça Marechal Teodoro - Maceió
Praça Marechal Teodoro

A Praça Deodoro é uma das praças mais simbólicas do centro histórico de Maceió Al. O entorno da praça abriga a Academia Alagoana de Letras, o Teatro Deodoro e a sede do Tribunal de Justiça do Estado.

O Teatro Deodoro foi inaugurado em 1910, na época com renome nacional. Tem 690 assentos e é composto de uma sala de espetáculos em estilo neoclássico com palco italiano, o teto é detalhado em bronze onde se encontra um belo lustre. O saguão é aproveitado para exposições culturais, e o do lado, é onde se realizam coquetéis e shows.

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de Maceió: orla

Mirante de São Gonçalo

Mirante São Gonçalo - Maceió
Mirante São Gonçalo

O mirante fica na Praça Rosalvo Ribeiro, próximo a Igreja de São Gonçalo de onde se tem uma vista privilegiada do centro da cidade de Maceió, do mar e da região portuária. A vista não é das melhores, mas se for visitar o centro histórico fica no caminho e vale a pena dar uma passada.

Memorial à República – Maceió

Memorial da República - Maceió
Memorial da República

O Memorial à República foi inaugurado em 2005, em homenagem aos dois Marechais alagoanos, Deodoro e Floriano Peixoto. Com uma arquitetura moderna elaborada pelo alagoano Alex Barbosa.

A parte superior abriga as estátuas dos marechais e as bandeiras dos estados brasileiros, já a parte inferior, possui um espaço no qual as pessoas podem saber um pouco mais da história da República e conferir exposições itinerantes.

  • Abre de terça a sexta, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 8h às 20h.
  • Fica em frente à Praia de Jaraguá.

Monumento Boi Bumbá

Boi Bumbá - Maceió
Monumento Boi Bumbá

A réplica da escultura “Boi Bumbá” tem como origem a obra do Mestre João das Alagoas. A réplica gigante mede 6 metros e é feita de isopor naval e fibra de vidro. Está localizada na Avenida da Paz, em frente à praia de Jaraguá.

Capelinha de Jaraguá e Praça Arquiteto Carlos Barbosa

Maceió - Praia Jaraguá
Capelinha e Praia de Jaraguá

Apesar de extremamente simples, a Capelinha de Jaraguá, tornou-se um dos pontos instagramáveis espalhados por Maceió. É uma capelinha vazada com vista para o mar da praia de Jaraguá, localizada junto à praça Arquiteto Carlos Barbosa.

O local se tornou também a escolha preferida para muitos casamentos e renovação de votos.

MISA – Museu da Imagem e do Som de Alagoas

Museu da Imagem e do Som - Maceió
Museu da Imagem e do Som de Alagoas

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas revela histórias e mantém viva a cultura do estado. O espaço conta um pouco da evolução de Alagoas através de um rico acervo de documentos, fotos, vídeos e equipamentos eletrônicos, além de importantes acervos de personalidades alagoanas.

Abre de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Feirinha de Artesanato de Pajuçara e Mercado das Artes 31

Mercado das Artes - Maceió
Mercado das Artes 31

A Feirinha de Pajuçara, localizado na parte central da praia, é um complexo de lojinhas de artesanato com trabalhos em palha, madeira e cerâmica, entre outros artefatos nordestinos. O local também é um bom lugar para comer uma boa tapioca, nas barraquinhas da orla.

O Mercado das Artes 31 é outro bom local para comprar artesanato em Maceió. Possui melhor estrutura, com um pavilhão maior e um grande área de estacionamento. Além do artesanato, tem objetos de decoração, roupas, e pequenas lembranças.

Marco dos Corais

Marco dos Corais – Maceió

Localizado na orla marítima de Ponta Verde, em Maceió, o Marco dos Corais é uma praça elevada sobre o mar, que permite a apreciação da vida marinha em um local repleto de corais marinhos. O Marco dos Corais é um espaço de visitação gratuita.

Lagoa da Anta

<yoastmark class=

Lagoa da Anta é um pequeno lago de água potável, localizado bem próximo ao mar, na divisa entre as praias de Jatiúca e Cruz das Almas. O local possui um belo paisagismo e conta com uma grande escultura à sua margem.

Voltar ao índice

Passeios em Maceió e região

Há várias opções de passeios e excursões saindo de Maceió, tanto para atrações do município, como para outros destinos de Alagoas. Os destaques ficam para passeios a Praia do Gunga, Maragogi, entre outras.

Piscina Natural da Pajuçara

Piscina natural da Pajuçara - Maceió

As piscinas naturais de Pajuçara ficam entre os recifes a 1 km da costa, onde os turistas podem mergulhar entre os peixes. O acesso ao local é feito por inúmeras jangadas movidas à vela que partem da Praia de Pajuçara.

O ponto de embarque fica próximo à feirinha de artesanato onde estão as jangadas.
Atenção: Este passeio é atraente somente com a maré baixa.

Conheça outras excursões que são bastante procuradas, saindo de Maceió:

Voltar ao índice

Onde fica Maceió e como chegar

A cidade de Maceió fica na área central do Litoral de Alagoas, a 272 km de Aracaju, a 260 km de Recife, a 137 km de Maragogi, e a 245 km de Porto de Galinhas.

Pacotes para Maceió, Alagoas

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Maceió, Alagoas e outros destinos do Nordeste.

Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Maceió

Para quem chega de avião, o aeroporto internacional Zumbi dos Palmares fica a 24 km da orla de Maceió.

Para quem vai de carro, a BR-101, principal rodovia do estado, passa a 30 km e conecta-se à capital pela BR-104. Outra alternativa é pela AL-101, rodovia estadual que acompanha o litoral de sul a norte de Alagoas.

Praia de Pajuçara

Do aeroporto ao hotel na orla

Para ir do aeroporto ao hotel as melhores opções são de táxi, Uber ou ainda, carro alugado.
A corrida de táxi custa em torno de R$80 e o Uber em torno de R$50. Considere alugar um carro e pegar já no aeroporto se sua intenção é conhecer o litoral Norte e Sul de Alagoas.

Quando fomos, reservamos um carro com antecedência e pegamos direto no aeroporto, assim já economizamos no táxi. Para reservar é muito simples e dirigir em Maceió, é tranquilo!

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Maceió AL

Maceió - Praia da Ponta Verde - Alagoas
Praia da Ponta Verde

A orla da praia Pajuçara é o principal point hoteleiro da cidade. Lá também se encontra a melhor estrutura turística, com restaurantes e lojinhas de artigos turísticos, como feirinhas de artesanato.

Pajuçara é também a praia da área urbana com maios balneabilidade, mais uma razão para ficar por lá. Outro bairro interessante é a Ponta Verde, que fica logo ao lado, com um visual bonito.

Na sequência, rumo norte fica Jatiúca, também com uma ótima estrutura hoteleira e gastronômica. Porém, o mar desta praia costuma não dar balneabilidade, mas é uma opção para hospedagem.

Abaixo listamos algumas opções mais reservadas e bem recomendadas pelos hóspedes no Booking, confira:

Voltar ao índice

Mapa de Maceió: Praias e pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Maceió, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Quando ir a Maceió – Alagoas

Faz calor o ano todo em Maceió, neste aspecto, qualquer época será boa para visitar. Porém há alguns meses mais chuvosos que caracteriza o inverno do Nordeste, que vai de maio a junho. Se puder, evite esta época, mas não significa que vá chover direto.

A época de tempo mais firme vai de setembro até março, quando o mar também, fica mais bonito. Os meses de abril e agosto são épocas intermediárias entre o inverno e verão.

Nos meses de férias escolares (dezembro a fevereiro) Maceió recebe um maior número de visitantes. Com isso as praias ficam mais lotadas e consequentemente os preços de hospedagem tendem a ser um pouco mais altos.

Resumindo!

  • Melhores meses: Janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro.
  • Meses intermediários: Março, abril, agosto e setembro.
  • Piores meses (melhor evitar): Maio, junho e julho.

Voltar ao índice

Onde comer em Maceió AL

Tapioca recheada Maceió
Tapioca recheada (uma das delícias de Maceió

A maior parte dos restaurantes acompanha a orla desde Pajuçara até Jatiúca. Porém o local de maior concentração é na Praia de Jatiúca. Lá se encontram os mais variados tipos de pratos, com preços camaradas como, peixes, frutos do mar, tapiocas, entre outras comidas típicas.

Entre os restaurantes mais disputados, tem a Bodega do Sertão, com seu buffet com muitas opções de pratos regionais. Outra opção de self-service com melhor custo-benefício é a Casa da Mainha.

Se a intenção for comer frutos do mar, o Janga é um dos preferidos, mas, também com outras opções de pratos. Já as tapiocas são encontradas por tudo, inclusive na feirinha de Pajuçara, com opções doces e salgadas.
Voltar ao índice
Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here