Porto de Galinhas é um dos principais destinos turísticos de uma das partes das mais belas da costa brasileira, eleita pela Revista Viagem e Turismo a Melhor Praia do Brasil, por 10 vezes consecutivas.

Porto de Galinhas pertence ao município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, distante 64 km de Recife.
O local se tornou um destino famoso por suas piscinas naturais de águas transparentes e mornas, suas praias de areia branca, imensos coqueiros e o mar verde-esmeralda, destino ideal para quem quer sossego e contato com a natureza.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Existe uma curiosidade em saber a origem do nome “Porto de Galinhas”; No auge da escravidão, o local era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. A chegada dos escravos costumava ser anunciada pela frase “tem galinha nova no porto”. Daí se originou o nome.

Jangadas em Porto de Galinhas
Jangadas em Porto de Galinhas

A maioria dos passeios em Porto de Galinhas só se faz ou é muito mais bonito com a maré baixa, quando os arrecifes emergem e as piscinas naturais ficam mais aparentes e baixas, ótimas para mergulhar e contemplar os peixes.
O passeio mais conhecido em Porto de Galinhas é a bordo de exóticas jangadas impulsionadas pelo vento até as piscinas naturais. Os turistas descem nos recifes, nadam nas águas mornas e transparentes, e alimentam os cardumes de peixes.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Fora da água, a opção são os passeios de bugue realizados por toda a orla da região: desde Muro Alto até o Pontal de Maracaípe (os dois extremos de Porto de Galinhas). A região também é favorável à prática de esportes radicais, como o surf, kite surf.

Vista aérea de Porto de Galinhas
Vista aérea de Porto de Galinhas

Além de ser um lugar paradisíaco, Porto de Galinhas conta com uma ótima infra-estrutura com todo tipo de hospedagem, incluído resorts, hotéis, pousadas e chalés e casas de veraneio.

O que fazer em Porto de Galinhas

Passeio de jangada às piscinas naturais

Passeio de jangada em Porto de Galinhas
As jangadas coloridas que enfeitam a paisagem, levam os turistas da praia da vila até às enormes piscinas naturais formadas na maré baixa, localizadas a 200 metros da costa em um percurso de cinco minutos.
As piscinas se formam entre as bancadas de recifes, repletas de peixes coloridos. Geralmente os jangadeiros já oferecem o kit, máscara, snorkel e ração para atrair os peixes. É aconselhável usar calçados para evitar cortes nos pés ao pisar em corais e ouriços.

Passeio de Catamarã até a Praia de Carneiros e Ilha de Santo Aleixo

Passeio marítimo de seis horas, a dois lugares fantásticos: A praia de Carneiros é considerada uma das mais belas e rústicas do litoral Pernambucano, e a ilha de Santo Aleixo ficou famosa pelas dezenas de naufrágios em seus arredores, procurada por mergulhadores. Na ilha ainda tem piscinas naturais e praias desertas.

Passeio de jangada pelo rio Maracaípe

Passeio de jangada pelo rio Maracaípe
Este passeio é feito em áreas de mangue pela foz do rio Macaraípe, numa área de preservação do cavalo-marinho. No local fica a sede do Projeto Hippocampus, onde há exposição de aquários com cavalos-marinhos.

Mergulho

Operadoras locais oferecem mergulho em águas profundas para credenciados. Os melhores pontos são as piscinas com profundidade média de 33 metros e os arredores da Ilha de Santo Aleixo, com embarcações naufragadas. Os iniciantes fazem o batismo em piscinas mais rasas.

Praias de Porto de Galinhas

Praia de Camboa

Praia de Camboa - IpojucaPraia semi deserta com 1500 m de extensão, localizada 13 km ao norte da vila. Esta praia apresenta águas mornas e calmas, emoldurada por coqueirais, com piscinas naturais na maré baixa. O acesso deve ser feito de bugue ou a pé a partir da Praia de Muro Alto.

Praia Muro Alto

Praia Muro Alto - IpojucaLinda praia protegida por uma longa parede de recifes, formando uma enorme piscina natural, enfeitada por belos coqueiros e reserva de Mata Atlântica. Nesta área está a maioria dos grandes hotéis e resorts de Porto de Galinhas. As águas calmas desta praia são propícias à prática de esportes náuticos.

Praia Cupe

Praia Cupe - Ipojuca

Praia grande e semi deserta, com 4,5 km de extensão, com ondas fortes propícias ao surf, localizada ao norte da Vila de Porto de Galinhas. Como as outras é repleta de coqueiros e em seu canto esquerdo o mar fica mais manso e formando piscinas naturais.
Acesso pela estrada de Muro Alto asfaltada a partir do Posto da PRF. Após 1 km da estrada de Muro Alto há um trecho não pavimentado, pelo meio da mata.

Praia da Vila (Porto de Galinhas)

Praia da Vila - Porto de Galinhas
A praia da vila tem 4 km de extensão, com águas mornas, transparentes e calmas, areia branca, muitos coqueiros e completa infraestrutura de hospedagens, bares e restaurantes. É a praia mais indicada para quem viaja com a família e é ponto de partida para todos os passeios.

Praia Maracaípe

Praia Macaraípe - Ipojuca
Maracaípe é agitada, com ondas de até dois metros de altura, procurada pelos adeptos do surfe, especialmente quando sedia etapas de campeonatos. A praia possui areias brancas, coqueirais e cajueiros. No local há bares e restaurantes no polo gastronômico da Vila de Todos os Santos.

Pontal de Maracaípe

O Pontal tem águas calmas e mornas ideal para banho, crianças, passeios de caiaque e de jangada. No local há trilhas para caminhadas.

Praia de Enseadinha

Praia da Enseadinha - Ipojuca
Praia semi deserta repleta de recifes e piscinas naturais, situada no outro lado do Pontal de Maracaípe, mas com características semelhantes: arrecifes de corais, ondas fracas e vegetação de mangues.
Na maré baixa é possível atravessar a pé a Foz do Macaraípe. No local há passeios de jangada pelos manguezais, lancha, caiaque ou caminhadas por trilhas.

Pontal de Serrambi

Praia de Serrambi - Ipojuca
Lugar calmo, com praias paradisíacas, ambiente preservado, onde tem até peixe-boi. Barcos de pescadores levam os turistas ao passeio da ilha de Santo Aleixo que fica em frente à praia.
Distante 14 km de Porto de Galinhas, o local possui pouca estrutura de restaurantes e mercados.

Praia Cacimbas

Praia semi deserta, com larga faixa de areia, que tem como destaque uma formação rochosa que abriga piscinas naturais e pequenas grutas. O mar é calmo e belos coqueirais completam o visual.

Praia Toquinho

Praia Toquinho - IpojucaÉ uma praia de areia fina, com ondas fortes do lado do oceano e águas calmas do lado do Rio Sirinhaem que possibilita ancoradouros particulares de barcos.
A praia possui uma barreira de recifes semelhante à Muro Alto e que permite o encontro das águas do rio Sirinhaem com o mar.
O acesso é através de uma estrada de terra a partir de Serrambi.
mergulho na região.

Leia também:
O que fazer em Recife
O que fazer em Olinda
Roteiro de viagem por Alagoas e pernambuco

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here