Praia de Japaratinga AL: Onde fica e o que fazer

Japaratinga é um dos destinos paradisíacos do litoral de Alagoas. Conheça as praias, saiba quando ir e como chegar.

Japaratinga
Praia urbana de Japaratinga
  Por Jair Prandi
 

Japaratinga é um dos destinos paradisíacos do estado de Alagoas. O município tem 15 km de litoral, com praias de águas mornas, claras e calmas, cor do caribe, emolduradas por falésias e coqueiros.

A praia de Japaratinga AL é um destino perfeito para quem ama o mar. Possui belos coqueirais, barreiras de corais, piscinas naturais e um ambiente calmo e bucólico, ideal para quem quer curtir uns dias de descanso à beira-mar.

Esta região do litoral de Alagoas possui belíssimas praias e vem se consolidando como polo turístico. Vem ganhando novos hotéis, pousadas, bares a beira mar e restaurantes.

Japaratinga é uma praia parecida com a sua vizinha, Maragogi, porém, bem mais tranquila e com menor quantidade de turistas. Conheça as praias de Japaratinga, Alagoas.

Japaratinga - Praia Barreira do Boqueirão
Praia Barreira do Boqueirão

Japaratinga: Praias e dicas de turismo

Navegue por este post

Onde fica Japaratinga: Como chegar

De carro:

Japaratinga fica no litoral norte de Alagoas, na Costa do Corais, a 115 Km de Maceió e 140 Km do Recife. Saindo de Maceió, tem a opção de ir pela AL-101 (110 km que vai costeando o litoral); ou pegar a AL-436 (116 km), fazendo a Rota Ecológica.

Recomendamos ir pela AL-101 para conhecer as praias do caminho, porém, em porto de Pedras há uma travessia de balsa pelo rio Manguaba.

Balsa Japaratinga-Porto de Pedras - Alagoas
Travessia de balsa para Porto de Pedras

Saindo de Recife são 143 km pela PE-060 até São José da Coroa Grande, depois, pegando a AL-101 norte até Japaratinga, passando por Maragogi.

A melhor forma de ir (na nossa opinião) é alugando um carro em uma das duas capitais. Assim, fica fácil conhecer outros destinos próximos, como Maragogi, São Miguel dos Milagres e Porto de Galinhas.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus:
A empresa Real Alagoas faz o trajeto Maceió a Recife pelo litoral, nos dois sentidos, com parada em Japaratinga. Os ônibus partem dos terminais rodoviários de Maceió e Recife, em horários simultâneos, às 4h30 e 10h30. O tempo aproximado é de 2h30 horas até Japaratinga AL.

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Japaratinga AL

As opções da praia são em sua maioria, pousadas aconchegantes, localizadas na rodovia AL-101 ou à beira-mar. Muitas delas são pousadas rusticas dando um clima mais simples e tranquilo, mas há também opção de resort.

Japaratinga resort
Japaratinga resort – Foto: Divulgação

Para quem, o dinheiro não é o problema, o Japaratinga Resort é a melhor opção. O resort oferece uma estrutura completa de hospedagem all inclusive de frente para o mar, em uma área de mais de 87.000 m².

Japaratinga Lounge Resort – Nota: 9,5 – Preço:$$$$$

Próximo ao resort fica a pousada San Giavanni, bem mais econômica e que também oferece ótimos serviços, à beira mar.

Pousada San Giovanni – Nota: 9,6 – Preço:$$$

Quem preferir ficar na área urbana da pequena cidade, há boas opções mais econômicas que oferecem ótimo custo benefício. Confira!

Voltar ao índice

Praias de Japaratinga

Japaratinga possui um litoral de 15 quilômetros que se divide em algumas praias com diferentes nomes, mas, em geral, com características semelhantes, com mar calmo, e águas transparentes iguais o Mar do Caribe.

Conheça as Praias de Japaratinga:

Praia de Japaratinga (praia urbana)

Japaratinga AL
Vista aérea da praia urbana

A praia que leva o nome da cidade, é a mais movimentada e mais estruturada. Possui uma larga faixa de areia, belos coqueiros e águas verdes cristalinas. Na maré baixa (principalmente), formam-se lindas piscinas naturais, entre os recifes.

Nessa praia há várias opções de pousadas, como já destacamos algumas acima, assim como vários restaurantes.

Praia de Bitingui

Praia de Bitingui
Foto: Alexsandro Leite

Esta praia possui muitas casas de veraneio. O mar no local é de água calma e cristalina, quase uma piscina, com areia escura e orla contornada por falésias. É uma praia indicada para mergulho, banho e prática de esportes como caiaque e vela.

Dicas de pousadas em Bitingui:

Praia Barreiras do Boqueirão

Praia Barreira do Boqueirão

Barreiras do Boqueirão conta com um visual muito bonito. Ela é banhada por um mar clarinho, onde são formadas belas piscinas naturais na maré baixa, e possui também, fontes de água doce.

A areia é clara, cercada por barreiras e coqueirais que completam o belo cenário. Seu entorno é repleto de casas e pousadas rústicas, além dos quiosques e bares em sua orla.

Dicas de pousadas na praia Barreira do Boqueirão em Japaratinga AL:

Praia do Boqueirão

Japaratinga - Praia do Boqueirão
Praia do Boqueirão e sua orla bastante preservada

A praia do Boqueirão é aquela ideal para quem quer uma praia tranquila e praticamente deserta. Conta com muitas árvores que oferecem uma sombra agradável, a beira mar. Possui areia fina, com alguns pontos pedregosos e partes da praia com mar agitado.

O Igarakuê Hotel Pousada (nota: 8,9) é a opção de hospedagem pé na areia nessa praia.

Praia do Pontal

Japaratinga - Praia do Pontal
Praia do Pontal

É a praia que fica mais ao sul de Japaratinga AL, onde tem o acesso à balsa para Porto de Pedras, onde ocorre o encontro do rio Manguaba com o mar.

A praia do Pontal é ideal para quem quer tranquilidade e descanso. Ela tem o mar calminho e claro, e a areia por lá é fininha formando um cenário incrível, além de ser uma praia tranquila.

Dicas com opções de hospedagem na Praia do Pontal de Japaratinga AL:

Voltar ao índice

O que fazer em Japaratinga além das praias

Piscinas naturais de Japaratinga
Vista aérea das piscinas naturais – Foto de acervo Civitatis

Além do banho de mar e mergulho para apreciar as águas e seus recifes, as praias de Japaratinga oferecem lugares com cenários paradisíacos para caminhadas entre suas praias. A visita a outras praias e cidades próximas pode ser muito interessante.

Em frente à Praia de Japaratinga na parte Norte ficam as piscinas naturais, acessíveis por passeio de barco. Um pouco mais ao Norte, na divisa com Maragogi ficam as piscinas naturais da Crôa de São Bento.

Reservar passeio de barco em Japaratinga

Voltar ao índice

Mapa de Japaratinga: Praias e atrações

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos e Praias de Japaratinga AL, assim como as opções de hospedagem que mencionamos nesse post.

Voltar ao índice

Quando ir a Japaratinga AL

Faz calor o não todo em Alagoas. Então, como na maioria das praias da região, a melhor época para visitar o local é quando o menor índice de chuva é registrado.

A melhor época para visitar Japaratinga é de setembro a março, quando chove menos. Os meses de maio, junho e julho são os que chovem mais, sendo melhor evitar.

Voltar ao índice

O que visitar nos arredores

Há vários outros destinos de praias paradisíacas seguindo o litoral de Alagoas, tanto para o Sul como para o Norte, confira outros posts que escrevemos sobre essa região de Alagoas:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here