Famosa por suas piscinas naturais, Maragogi é o segundo destino turístico mais visitado do estado de Alagoas, depois de Maceió.

São 22 km de praias com recifes, águas transparentes, areia fina e extensos coqueirais.
Sua localização é privilegiada, entre Maceió e Recife, e próxima a Porto de Galinhas.

O passeio até as galés (como são chamadas as piscinas naturais) que ficam a 6 km da costa é imperdível. É uma área de proteção ambiental entre recifes de corais, repleto de peixes.

Veja também:
Hotéis e pousadas em Maragogi
Mapas do Litoral Norte de Alagoas

As praias de Maragogi são muito tranquilas, algumas quase desertas.
A praia central é repleta de bares e restaurantes e se torna um pouco movimentada nos finais de semana. Ao Norte estão as praias mais lindas, como Ponta do Mangue e Burgalhau.

Piscinas naturais de Maragogi
Piscinas naturais de Maragogi

Maragogi oferece uma ótima infraestrutura hoteleira com dois hotéis de alto padrão: o Salinas do Maragogi e o Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort, além disso, possui uma boa variedade de pousadas para todos os bolsos.

Galés de Maragogi

Galés de Maragogi

Os galés são enormes piscinas naturais localizadas a 6 km da costa, com águas muito transparentes e repletas de peixes. O acesso ao local se faz por lanchas e catamarãs que partem da praia central. O acesso é limitado em até 720 pessoas por dia, mas há outras piscinas à visitar como Taocas, Barra Grande e Barreira de Peroba.

Praias de Maragogi

Mapa das praias de Maragogi
Mapa das praias de Maragogi

Maragogi tem várias praias com algumas características diferentes, mas no geral são parecidas, com coqueiros, águas claras, areia fina e piscinas naturais.
Uma boa dica é pesquisar a taboa das marés quando for viajar, pois as praias ficam muito diferentes conforme a maré. Na maré baixa as piscinas e recifes ficam aparentes e é possível andar bastante mar adentro, já na maré alta a faixa de areia fica estreita, as piscinas somem e o mar fica mais forte.
No site do Meio Ambiente de Alagoas é possível ver as marés.
Abaixo a lista de praias de Maragogi, do norte para o Sul:

Praia Peroba

Praia Peroba - MaragogiSituada a 12 km do centro, na divisa com Pernambuco, tem muitos coqueiros, águas claras e mornas, corais no mar e naturais na maré baixa.
O lugar é bem tranquilo com pouco movimento, bom para famílias com crianças.

Praia Ponta de Mangue

Praia Ponta do Mangue - MaragogiLocalizada 10 km ao da vila, Ponta do Mangue está entre as mais bonitas praias da região, com recifes que formam piscinas naturais repletas de peixes.
Suas águas são muito claras e mornas, com muitos coqueiros à beira-mar que e recifes que ficam aparentes na maré baixa, lugar ideal para famílias que viajam com crianças.

Praia Antunes

Praia dos Antunes - MaragogiPraia de areia clara e macia, cercada por coqueiros, com águas cristalinas e mar calmo que parece uma piscina, recomendada para banhos de mar.
Possui boa infraestrutura, com quiosques e é bastante procurada no verão por famílias com crianças.

Praia Xaréu

Praia do Xaréu - MaragogiLocalizada a 8 km do centro de Maragogi, Xaréu fica perto de uma vila que não tem muita estrutura, apenas com com casas de veraneio, ideal para quem busca de tranquilidade.
As águas desta praia são cristalinas e mornas por formar uma espécie de lagoa na maré baixa, protegida por uma barreira de corais.

Praia Porto de Galés

Praia Porto de Galés - MaragogiPraia tranquila, quase deserta, cercada por mata nativa e por algumas casas de veraneio. É frequentada por quem busca sossego, possui uma boa faixa de areia clara e fina, águas cristalinas esverdeadas e mar calmo que parece uma piscina natural.

Praia da Barra Grande

Praia da Barra Grande - MaragogiEsta praia tem um banco de areia que permite ir caminhando até as piscinas naturais que ficam 1 km mar adentro, durante a maré baixa. Se for a pé, se informe antes o horário do dia em que a maré sobe para voltar e não ser pego de surpresa.
Barra Grande fica a 6 km da vila, o mar é calmo com águas limpas, ideais para famílias com crianças.

Praia Burgalhau

Praia Burgalhau - MaragogiSituada a 4 km do centro, esta praia é parecida com as outras, com coqueiros, mar transparente e calmo, mas tem um atrativo a mais que é a foz de um rio que forma um belo cenário.
Possui infraestrutura moderada, durante o verão.

Pontal de Maragogi

Praia Pontal de MaragogiÉ considerada uma das praias mais urbanizadas e movimentadas da cidade, ótima opção para descansar com conforto.
Conta com uma grande faixa de areia clara e águas transparentes, propícia para banho e prática de esportes náuticos.
O lugar conta com ótima infraestrutura, com diversas opções de bares e restaurantes.

Praia central de Maragogi

Piscinas naturais de Maragogi

É a que tem mais estrutura e movimento, onde se concentram vários bares, restaurantes, hotéis, pousadas, casas de veraneio e lojinhas.
A praia que tem areia fina e batida, águas claras e poucas ondas, é o ponto de partida das embarcações que levam os turistas às piscinas naturais.
Dica: Procure visitar esta praia no período de maré baixa.

Praia Camacho

Praia Camacho - MaragogiLocalizada junto à foz do Rio Maragogi, esta praia tem mar muito calmo e raso, que dá para caminhar bastante mar adentro, propícia para banho e esportes náuticos, como o caiaque.
Esta praia cercada por coqueiros e vegetação nativa recebe visitas na alta temporada, mas no resto do ano, fica deserta. Não possui infraestrutura.

Praia Dourado

Praia Dourado - MaragogiRepleta de coqueiros e vegetação nativa, esta praia é bastante calma, com águas cristalinas e areia clara de grande extensão.
Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada que procuram a praia para o banho e prática de esportes náuticos, como windsurf e caiaque.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here