Considerada a capital do trekking na Argentina, El Chaltén é uma pequena e charmosa cidade da Patagônia, localizada entre montanhas, lagos e glaciares.

É um dos principais destinos para montanhistas e adeptos de caminhadas de todo o mundo.

Situada dentro do Parque Nacional Los Glaciares, suas paisagens de montanhas de rocha e gelo estão entre as mais belas do mundo. As montanhas mais procuradas são: o Cerro Fitz Roy, também conhecido como El Chaltén, que deu o nome à cidade; e o Cerro Torre, considerada por escaladores a montanha mais difícil do mundo.

Vista das montanhas de El Chaltén a partir da estrada de acesso
Vista das montanhas de El Chaltén a partir da estrada de acesso

A região que circunda El Chaltén oferece paisagens fantásticas, com inúmeras atividades com dezenas de roteiros junto à natureza, como trekking, escaladas, camping, passeios a cavalo, ou simplesmente contemplação à natureza.

Entre as atividades existem opções de passeios e caminhadas de poucos minutos, longas caminhadas com duração do dia inteiro, até expedições de vários dias e escaladas de grandes paredes verticais realizadas por escaladores experientes.

Trilha da montanha Fitz Roy - El Chaltén - Patagônia Argentina
Trilha da montanha Fitz Roy – El Chaltén – Patagônia Argentina

Onde ficar em El Chaltén

A cidade de El Chaltén é pequena e toda voltada ao turismo, com muitas opções de hospedagem, que vão de albergues a hotéis e pousadas mais sofisticadas.
Oferta de hotéis e pousadas em El Chaltén

A cidade também oferece boas opções de restaurantes, pizzarias, padarias e bares, porém devido à localização isolada, não conta ainda com alguns serviços, como bancos, aluguel de carros, entre outros.

Hotéis e pousadas em El Chaltén

Quando ir a El Chaltén

O clima da região, assim como em toda a Patagônia é meio imprevisível, podendo ocorrer sol, fortes chuvas e neve, tudo no mesmo dia.
No verão austral, que vai de dezembro a março, dias sem vento são raros e podem ocorrer mudanças repentinas no tempo e temperatura, por isso é bom se prevenir nas caminhadas, levando roupas impermeáveis e protetor solar, pois mesmo com clima frio o sol da região é forte.

Vale do Rio de Las Vueltas, no inverno, visto da trilha da Laguna Los Tres
Vale do Rio de Las Vueltas, no inverno, visto da trilha da Laguna Los Tres

Entre Outubro a Abril, meses com maior fluxo de turistas, as temperaturas são mais suaves, mas no inverno austral, que vai de junho a setembro, as temperaturas podem cair para até -15° durante a noite e pode ocorrer acúmulo de neve por dias.

Laguna Los Tres e Monte Fitz Roy, El Chaltén
Laguna Los Tres e Monte Fitz Roy, El Chaltén

Como chegar a El Chaltén

Para quem está viajando de carro pela Patagônia, o acesso é pela Rota Nacional 40, acessando a Rota Provincial 23 que segue até El Chaltén, por estrada pavimentada.
Para quem está viajando de avião, o aeroporto mais próximo é o da cidade vizinha de El Calafate, situado a 215 km de distância, por estrada toda asfaltada.

Ruta 23, acesso a El Chaltén
Ruta 23, acesso a El Chaltén

Em El Calafate, existem várias agências que organizam o translado de van, ou então os ônibus de linha que partem da rodoviária, às 8:00 da manhã e as 18:00 horas da tarde, em ambos os sentidos. Os ônibus levam 3 horas neste percurso.
Nota: Se informe e compre a passagem nos guichês das empresas de ônibus, na rodoviária ou nas agências, no dia anterior.
Minha opinião: Não vale a pena alugar carro para ir de El Calafate a El Chaltén, já que seu carro vai ficar parado durante sua estadia , pois as atividades, são todas caminhando.

O que fazer em El Chaltén

São muitas opções de trekking, tanto no Parque Nacional, como em propriedades privadas, desde curtas caminhadas, até excursões de dias, dependendo do seu tempo e condição física. Além disso existem excursões fantásticas, como a navegação em frente as paredes de gelo do Glaciar Viedma, com opção de caminhada em cima do gelo.

Trekking no gelo do Glaciar Viedma
Trekking no gelo do Glaciar Viedma

A maioria dos roteiros e trilhas não exigem experiência em atividades de montanha, nem acompanhamento de guias, pois os caminhos são bem sinalizados.

Veja abaixo algumas das trilhas livres mais procuradas com o tempo de percurso, só de ida:

  • Mirador de Los Condores e Las Águilas (40 min)
  • Laguna Capri (2 horas)
  • Piedra del Fraile (2 horas)
  • Laguna Torre (4 horas)
  • Laguna de los Tres (5 horas)

Confira o artigo detalhado sobre as trilhas e excursões de El Chaltén

Mirante do Rio de Las Vueltas, na trilha do Fitz Roy
Mirante do Rio de Las Vueltas, na trilha do Fitz Roy

Algumas excursões:

  • Lago Viedma e geleira (Tour no lago com opção de trekking no gelo
  • Lago del Desierto (Transporte terrestre + lacustre)
  • Floresta Petrificada La Leona (viagem por terra rota para El Calafate)

Algumas atividades guiadas mais longas

  • El Chalten – Laguna Toro – Paso del Viento (2 dias)
  • El Chalten – Paso del Viento – Paso Huemul – El Chalten (3/4 dias)
  • Cruzando o Campo de Gelo Patagônico Sul (7 dias ou mais)

Para informações mais detalhadas sobre as excursões visite o site: http://www.vivapatagoniatravel.com
Confira também o relato de nossa passagem por El Chaltén durante nossa viagem à Patagônia.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here