El Calafate – Argentina: O que fazer na cidade das geleiras

Saiba o que fazer em El Calafate, cidade base para visitar o Glaciar Perito Moreno. Conheça os passeios e atividades da cidade e região.

Vista espetacular do Glaciar Perito Moreno
Vista espetacular do Glaciar Perito Moreno e as passarelas
  Por Jair Prandi
 

El Calafate é a cidade da Argentina base para visitar o espetacular Glaciar Perito Moreno, a mais bela geleira da América do Sul, situada no Parque Nacional Los Glaciares.

O Perito Moreno, principal ponto turístico de El Calafate, é a maior geleira em extensão horizontal do mundo, uma maravilha da natureza, visitada por turistas do mundo inteiro.

Localizada às margens do lago Argentino, a cidade de El Calafate é toda voltada ao turismo, conta um aeroporto moderno, ótima estrutura hoteleira, boas estradas pavimentadas e toda a estrutura de serviços.

Na lista do que fazer em El Calafate, o que atrai tantos turistas são as paisagens fantásticas do Parque Nacional Los Glaciares, onde se localizam inúmeras geleiras que descem as montanhas, como o Perito Moreno, Upsala, Onelli, Spegazzinni, entre outros.

Mini trekking no Glaciar Perito Moreno
Mini trekking no Glaciar Perito Moreno, um dos passeios mais incríveis

O nome da cidade “El Calafate”, vem de um arbusto espinhoso, mas florido, que sobrevive na estepe árida da Patagônia. A cidade também é a base para outros destinos na região, como Torres del Paine e El Chaltén, que também atraem montanhistas e adeptos do trekking.

O pequenino centro de El Calafate praticamente se resume à Avenida del Libertador e ruazinhas próximas, onde estão boa parte das lojas, restaurantes e hotéis.

Turismo em El Calafate

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em El Calafate – Argentina

Navegue por este post

Avenida del Libertador - El Calafate
Avenida del Libertador – El Calafate

Quando ir a El Calafate – Argentina

Vá preparado para o frio, pois as temperaturas chegam a 10 graus negativos, no inverno e não passam dos 15, no verão.

Durante o inverno, entre maio e agosto, os dias são curtos, o frio é intenso com ventos fortes (indicado somente para ver bastante neve).

De outubro a abril, as temperaturas são mais amenas e perfeitas para caminhadas e passeios. Os melhores passeios, que são as caminhadas em cima das geleiras, só acontecem neste período.

Glaciar Perito Moreno - El Calafate - Argentina
Glaciar Perito Moreno no mês de outubro

Voltar ao índice

Como chegar em El Calafate – Argentina

El Calafate é uma cidade da Patagônia Argentina, localizada 2070 km ao Sul de Buenos Aires por linha reta e a 2750km por estradas. Fica a 878 km de Ushuaia e a 1430 km de Bariloche.

Pacote Patagônia: El Calafate + Ushuaia + Buenos Aires

Uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de viajar é através de um pacote de viagem. A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, incluindo as passagens aéreas, hospedagens e alguns passeios.
Consulte valores e informações no botão abaixo!

Pacote 8 dias: El calafate + Ushuaia + Buenos Aires

Para quem viaja por conta própria, o meio mais fácil de chegar a El Calafate é através de seu aeroporto Internacional Comandante Tola, localizado a 20 km da cidade.

Por terra, o acesso é através da Ruta 40, e depois pela Ruta 11 até a cidade. Se for se aventurar de carro se prepare para enfrentar longas estradas desertas pela estepe da Patagônia, tudo muito distante.

Do Aeroporto ao hotel há opções de táxi e transfer, tanto compartilhado (mais econômico) como privativo (mais caro), que levam os turistas que chegam de avião para os hotéis e pousadas em El Calafate e também para El Chaltén.

Ver opções de transfer

Alugar um carro é uma opção que pode ser mais útil para quem deseja visitar outros destinos da região, como El Chaltén e Torres del Paine.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em El Calafate

Mirador del Lago Hotel
Mirador del Lago Hotel – Foto divulgação

A cidade possui uma grande variedade de hotéis e pousadas, com os mais diversos níveis e preços, desde instalações mais simples até os luxuosos resorts com vista para o Lago Argentino.

Somente no verão é indicado reservar sua hospedagem com antecedência, devido ao grande número de turistas. Em outras épocas pode reservar um pouco mais em cima da hora.

Voltar ao índice

Onde comer em El Calafate – Argentina

A cidade oferece muitas opções de restaurantes, cafés, bares e lanchonetes, quase todas localizados na Avenida Libertador San Martín e ruas próximas.
As opções de cardápio são bastante variadas, porém o prato típico apresentado nos restaurantes é o cordeiro patagônico, assado em fogo de chão.

Cordeiro na brasa - El calafate
Cordeiro Patagônico, prato tradicional da região

Voltar ao índice

O que fazer em El Calafate

Ver neve, geleiras gigantes e as paisagens naturais fantásticas da Patagônia Argentina e do Parque Nacional Los Glaciares são as principais coisas na lista do que fazer em El Calafate.

Sem dúvida, a grande atração de El Calafate que induz turistas do mundo inteiro a visitar essa isolada cidade da Patagônia Argentina é o espetacular Glaciar Perito Moreno.

Mas há outras inúmeras opções de excursões saindo da cidade, em sua maioria que envolvem as geleiras e o parque nacional. Porém existem outras opções, como passeios a cavalo, com carro 4×4, além das excursões um pouco mais distantes para El Chaltén e Torres Del Paine.

Passeios e excursões em El Calafate

Conheça algumas das principais opções de passeios, atividades e excursões de El Calafate, Argentina.

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno - E Calafate

A geleira Perito Moreno é um glaciar da Patagônia Argentina onde se formam gigantescas paredes de gelo de mais de 5 quilômetros de largura chegam a atingir 60 metros de altura no ponto mais alto.

O Glaciar Perito Moreno está dentro do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937, que possui um total de 356 geleiras numa zona rodeada por bosques e montanhas.

Quase 3km de passarelas e mirantes localizados em frente à geleira proporcionam vistas fantásticas desta maravilha natural. Também é possível caminhar sobre a geleira, desde que se use sapatos e roupas adequados e acompanhado de guias especialmente treinados.

Mini trekking no Glaciar Perito Moreno
Mini trekking no Glaciar Perito Moreno, um dos passeios mais incríveis

Com a Civitalis você pode reservar online esses passeios imperdíveis, pagar parcelado em Reais, aproveite!

Reservar Mini Trekking no Glaciar

Reservar Big Ice no Glaciar + Passeio de Barco

Reservar Safári Náutico no Glaciar

Escrevemos também, um artigo completo mostrando as formas de chegar no Glaciar Perito Moreno, tipos de passeios para fazer na geleira e opções para reservar online.

Veja Como chegar no Glaciar Perito Moreno e opções de passeios

Parque Nacional Torres Del Paine

Parque Nacional Torres Del Paine é um destino de paisagens incríveis de montanhas de pedra, entre lagos e geleiras, localizada já no lado da Patagônia Chilena.

Há a opção de excursão de um dia inteiro (de ônibus), saindo de El Calafate seguindo primeiro até a fronteira chilena, onde é necessário passar pela alfândega, para depois chegar ao Parque Nacional Torres Del Paine.

Parque Nacional Torres Del Paine
Parque Nacional Torres Del Paine – Chile

O ônibus segue por estradas internas do parque para chegar a lugares com cenários fantásticos. Lá estão algumas das paisagens mais belas e fascinantes da América do Sul, como a vista panorâmica das Torres del Paine, Lago Sarmiento, Lagoa Amarga, Lago Grey, a poderosa cachoeira Salto Grande e outras vistas impressionantes.

A saída de El Calafate é por volta de 7h e a volta é por volta das 21h. Se preferir visitar o parque nacional com mais calma, é recomendável seguir até Puerto Natales, cidade base para visitar Torres del Paine.

Reservar excursão Torres Del Paine

El Chaltén: Capital Argentina do trekking

El Chaltén é considerada capital do trekking na Argentina, como paisagens de tirar o fôlego, principalmente as vistas do maciço rochoso dos picos Fitz Roy e Cerro Torre, com mais de 3000 metros de altura.

Trilha da montanha Fitz Roy - El Chaltén - Patagônia Argentina
Trilha da montanha Fitz Roy – El Chaltén – Patagônia Argentina

Há opção de passeio bate-volta de 1 dia inteiro (13 horas) para El Chaltén, saindo cedo de El Calafate com volta à noite. Esta excursão é um translado onde os turistas são levados de van e ficam livres para fazer alguma das trilhas de El Chaltén, enquanto as vans aguardam para o retorno à tardinha.

Reservar excursão a El Chaltén

Se a ideia é fazer mais caminhadas em El Chaltén, há também a opção de ônibus de linha com saídas as 8h e 18h, em ambos os sentidos. Mas será necessário passar pelo menos uma noite por lá.

Dá para fazer as caminhadas mais curtas em um único dia, porém para fazer as trilhas mais longas é indicado passar pelo menos uma noite em El Chaltén, já que são 3h de viagem (215 km) entre as duas cidades.

Saiba o que fazer em El Chaltén.

Glaciarium

Glaciarium - El Calafate - Argentina
Prédio do Glaciarium no inverno – Foto de divulgação

Glaciarium é um centro de interpretação glaciológica, um dos poucos no mundo desse gênero. Painéis descrevem a formação do gelo, a história de exploradores e cientistas, ilustrados por imagens.

Uma grande maquete apresenta o Campo de Gelo Patagônico Sul, telas interativas permitem visualizar o recuo da geleira Upsala, e um túnel convida à reflexão sobre os nossos comportamentos no cuidado do planeta. Essas são algumas atrações do Glaciarium, em El Calafate, Argentina.

  • Fica a 8 km do centro de El Calafate em um prédio com arquitetura inspirada no gelo da Patagônia.
  • Abre todos os dias, das 12h às 20h.

Comprar ingresso do Glaciarium

El Calafate Mountain Park

Passeio de caiaque no Glaciar Uspala
Passeio de caiaque no Glaciar Uspala (imagem: divulgação)

O El Calafate Montain Park é um centro de atividades que oferece programas de verão e inverno com experiências na neve e na natureza da Patagônia Austral, com vistas para o Lago Argentino e a Cordilheira dos Andes.

Localizado no Cerro Huyliche, a 1.050 m de altitude, o complexo oferece atividades para todas as idades e com variados níveis de dificuldade.

El Calafate Montain Park
El Calafate Montain Park (imagem: divulgação)

Durante o verão há acesso por teleférico, atividades em 4X4, Montain Bike, quadriciclo, rafting, e excursões de caiaque no lago do Glaciar Upsala.

Durante o inverno Astral o centro se transforma em um parque de neve, oferecendo meios de elevação para praticar esqui, aluguel de equipamento, esqui, motos de neve, raquetes de neve, confeitaria etc.

Excursão off-road 4×4 de El Calafate

Excursão off-road 4x4 de El Calafate
Excursão off-road 4×4 de El Calafate (imagem: divulgação)

Esta excursão é uma aventura 4×4 que leva aos mirantes mais interessantes de El Calafate, que leva também a conhecer um ponto arqueológico da região.

O percurso oferece a vista das paisagens do Lago Argentino, da Cordilheira dos Andes e seus glaciares, visita a famosa Boca del Diablo, e é possível avistar até mesmo o Fitz Roy e o Cerro Torre, montanhas de El Chaltén.

Reservar Excursão 4×4

Excursão Todos os Glaciares

Excursão Todos os Glaciares - El Calafate
Excursão Todos os Glaciares (imagem: divulgação)

É uma excursão pelos lagos e canais, formados pelas geleiras, onde são visitados 3 glaciares: O Glaciar Upsala e seus icebergs, Glaciar Seco, Glaciar Spegazzini e Glaciar Perito Moreno.

O primeiro a ser visitado é o Glaciar Upsala com enormes icebergs que se desprendem. O retorno passa pelo canal do Glaciar Spegazzini, em meio às montanhas de gelo com a presença dos glaciares Seco e Spegazzini, onde se encontram as paredes de gelo mais altas, que atingem 125 metros em alguns lugares. Por último, se visita o majestoso Perito Moreno, pelo Canal de los Témpanos.

Reservar excursão de barco

Cuevas del Walichu

Cuevas del Walichu - El Calafate
Cuevas del Walichu – El Calafate

As cavernas de Walichu se localizam a 8 km de El Calafate, à beira do Lago Argentino. As pinturas das cavernas foram feitas há aproximadamente 4.000 anos por tribos anteriores aos índios Tehuelches, e representam animais e seres humanos.

Há excursões a partir de El Calafate, mas se estiver de carro próprio, é fácil de ir.

Outros passeios em El Calafate – Argentina

Além dos passeios já mencionados há muitas outras opções, confira algumas delas abaixo:

 

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá… o passeio de “Excursão Todos os Glaciares”, pode ser comprado direto no Porto de Punta Bandera?, pois estarei de carro

    • Tem 4 companhias que partem da Rodoviária de El Calafate: Caltur, Taqsa, Chaltén Travel e RP Transportes. Todos eles parem às 8.30 da manha chegando às 10.30 mais o menos. Custa ARS 450 e além disso tem que pagar a entrada no parque nacional (ARS 500).
      As agências também vendem os passeios com o transporte incluído!

  2. Excelente conteúdo sobre a Argentina! Recentemente também postamos sobre os principais pontos turísticos da Argentina, passa lá no nosso site para dar uma olhada! Valeu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here