Saiba o que fazer em El Calafate, a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares, onde se localiza espetacular Glaciar Perito Moreno.

Principal atração da cidade, o Perito Moreno é maior geleira em extensão horizontal do mundo, uma maravilha da natureza, visitada por turistas do mundo inteiro.

Sobre El Calafate

Localizada em plena estepe Patagônica, a cidade é toda voltada ao turismo, oferecendo um aeroporto moderno, ótima estrutura hoteleira, boas estradas pavimentadas e toda a estrutura de serviços. Vá preparado para o frio, pois as temperaturas chegam a 10 graus negativos, no inverno e não passam dos 15, no verão.

El Calafate - Argentina
Vista da cidade de El Calafate

O que El Calafate tem que atrai tantos turistas são as paisagens fantásticas do Parque Nacional Los Glaciares, onde se localizam inúmeras geleiras que descem as montanhas, como o Perito Moreno, Upsala, Onelli, Spegazzinni, entre outros.

O que fazer em El Calafate e Glaciar Perito Moreno
Vista espetacular do Glaciar Perito Moreno e as passarelas

O nome da cidade “El Calafate”, vem de um arbusto espinhoso, mas florido, que sobrevive na estepe árida da Patagônica. A cidade também é a base para outros destinos na região, como Torres del Paine e El Chaltén, que também atraem montanhistas e adeptos do trekking do mundo inteiro.

El Chaltén – Laguna Capri e Fitz Roy ao fundo

O pequenino centro de El Calafate praticamente se resume à Avenida del Libertador e ruazinhas próximas, onde estão as lojas, os restaurantes e os hotéis.

Como chegar a El Calafate

O principal meio de chegar a El Calafate é através de seu aeroporto Internacional Comandante Tola, localizado a 20 km da cidade.

Por terra, o acesso é através da Ruta 40, e depois pelo acesso 11 até a cidade.

Onde ficar em El Calafate

A cidade possui uma grande variedade de hotéis e pousadas, com os mais diversos níveis e preços, desde instalações mais simples até os luxuosos resorts com vista para o Lago Argentino. Somente no verão é indicado reservar sua hospedagem com antecedência, devido ao grande numero de turistas.
Confira a lista de hotéis e pousadas em El Calafate

Avenida del Libertador - El Calafate
Avenida del Libertador – El Calafate

Onde comer em El Calafate

A cidade oferece muitas opções de restaurantes, cafés, bares e lanchonetes, quase todas localizados na Avenida Libertador San Martín e ruas próximas. As opções de cardápio são bastante variadas, porém o prato típico apresentado nos restaurantes é o cordeiro patagônico assado em fogo de chão.

Cordeiro na brasa - El calafate
Cordeiro Patagônico, prato tradicional de El calafate

Quando ir a El Calafate

Durante o inverno, entre maio e agosto, os dias são curtos, o frio é intenso e os ventos são fortes (indicado somente para ver bastante neve). De outubro a abril, as temperaturas são mais amenas e perfeitas para caminhadas e passeios. Os melhores passeios, que são as caminhadas nos em cima das geleiras, só acontecem neste período.

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno
Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

O que fazer em El Calafate – Passeios e excursões

As excursões em sua maioria envolvem as geleiras e o parque nacional, porém existem outras opções, como passeios a cavalo, com carro 4×4, além das que envolvem as atrações um pouco mais distantes como El Chaltén e Torres Del Paine.
Para contratar os passeios, vá até um das várias agências da rua principal da cidade e se informe. Geralmente, os próprios hotéis e pousadas da cidade, fazem a reserva para você.

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Para as excursões ao Perito Moreno (principal atração local), postamos um artigo completo separadamente com todas as opções, confira no link abaixo:
Excursões ao Glaciar Perito Moreno

Excursão ao Parque Nacional Torres Del Paine

Excursão de um dia inteiro (de ônibus), saindo de El Calafate seguindo primeiro até a fronteira chilena, onde é necessário passar pela alfândega, para depois seguir ao Parque Nacional Torres Del Paine.

Parque Nacional Torres Del Paine
Parque Nacional Torres Del Paine – Chile

O ônibus segue por estradas internas do parque para chegar a lugares com cenários fantásticos, algumas das paisagens mais belas e fascinantes da América do Sul, como a vista panorâmica das Torres del Paine, Lago Sarmiento, Lagoa Amarga, Lago Grey, a poderosa cachoeira Salto Grande e outras vistas impressionantes.
Esta excursão é oferecida por várias agências de El Calafate, sendo que as saídas são por volta de 7:00 h e a volta é por volta das 21:00 h. A Blanca Patagônica é uma das agências.

Se preferir visitar o parque nacional com mais calma, é recomendável seguir até Puerto Natales, cidade base para visitar Torres del Paine.

Saiba como ir de El Calafate a Puerto Natales pelo blog Trilhas e Cantos.
Saiba mais sobre Puerto Natales – pelo blog Boralá.

Excursão a El Chaltén

Excursão de um dia inteiro (vans) saindo cedo de El Calafate para El Chaltén, com volta à noite.
Esta excursão, na verdade, é um translado, onde os turistas são levados de van e ficam livres para fazer alguma das caminhadas de El Chaltén, enquanto as vans aguardam para o retorno à tardinha.

Trilha da montanha Fitz Roy - El Chaltén - Patagônia Argentina
Trilha da montanha Fitz Roy – El Chaltén – Patagônia Argentina

El Chaltén é considerada capital argentina do trekking, como paisagens de tirar o fôlego, principalmente as vistas do maciço rochoso dos picos Fitz Roy e Cerro Torre, com mais de 3000 metros de altura.
Este passeio está disponível nas várias agências de El Calafate, sendo que também dá para pegar os ônibus de linha na rodoviária, com saídas as 8:00h e 18:00h, em ambos os sentidos.
Dá para fazer as caminhadas mais curtas em um único dia, porém para fazer as trilhas mais longas é indicado passar a noite pelo menos uma noite em El Chaltén, já que são 3:00h de viagem (215 km) entre as duas cidades.
Saiba tudo sobre El Chaltén e suas trilhas.

El Calafate Mountain Park

Passeio de caiaque no Glaciar Uspala
Passeio de caiaque no Glaciar Uspala (imagem: divulgação)

O El Calafate Montain Park é um centro de atividades que oferece programas de verão e inverno com experiências na neve e na natureza da Patagônia Austral, com vistas para o Lago Argentino e a Cordilheira dos Andes.
Localizado no Cerro Huyliche, a 1.050m, o complexo oferece atividades para todas as idades e com variados níveis de dificuldade.

El Calafate Montain Park
El Calafate Montain Park (imagem: divulgação)

Durante o verão há acesso por teleférico, atividades em 4X4, Montain Bike, quadriciclo, rafting, e excursões de caiaque no lago do Glaciar Upsala.
Durante o inverno Astral o centro se transforma em um parque de neve, oferecendo meios de elevação para praticar esqui, aluguel de equipamento, esqui, motos de neve, raquetes de neve, confeitaria etc.
Mais informações sobre o El Calafate Montain Park

Excursão off-road 4×4 de El Calafate

Excursão off-road 4x4 de El Calafate
Excursão off-road 4×4 de El Calafate (imagem: divulgação)

Esta excursão é uma aventura 4×4 oferecida pelo El Calafate Mountain Park, que oferece vistas fantásticas do Parque Nacional Los Glaciares, do Lago Argentino e da Cordilheira dos Andes.
É uma excursão de verão (de outubro a abril) com veículo 4×4, para todo tipo de terreno, incluído o lanche e transporte de ida e volta ao hotel.

As principais paradas, são: A Boca del Diablo (parte mais estreita do lago), onde blocos de gelo se acumulam, vistas ao longe do Monte Fitz Roy e Cerro Torre, El Laberinto de Piedras (região onde formações rochosas revelam fósseis que datam de cerca de 85 milhões de anos), Piedra de los Sombreros (Pedra dos chapéus).

Excursão Todos os Glaciares

Excursão Todos os Glaciares - El Calafate
Excursão Todos os Glaciares (imagem: divulgação)

É uma excursão pelos lagos e canais, formados pelas geleiras, onde são visitados 3 glaciares: O Glaciar Upsala e seus icebergs, Glaciar Seco, Glaciar Spegazzini e Glaciar Perito Moreno.
O embarque acontece no Porto de Punta Bandera, a 50 km de El Calafate, às 9:00 h e o retorno ao porto, acontece por volta das 16:00 h. Para chegar até o porto, adquira o passeio com o translado, que sai cerca de 1:30 h antes.
O primeiro a ser visitado é o Glaciar Upsala com enormes icebergs que se desprendem. O retorno passa pelo canal do Glaciar Spegazzini, em meio às montanhas de gelo com a presença dos glaciares Seco e Spegazzini, onde se encontram as paredes de gelo mais altas, que atingem 125 metros em alguns lugares.
Por último, se visita o majestoso Perito Moreno, pelo Canal de los Témpanos

Nota: Este passeio acontece somente no verão (de setembro a abril).
Deve-se levar lanche, já que no barco só são servidas bebidas.
Se estiver de carro próprio, saia cedo de El Calafate no máximo as 7h30min, caso contrário reserve também o translado desde seu hotel.

Cuevas del Walichu (ou Gualicho)

Cuevas del Walichu - El Calafate
Cuevas del Walichu – El Calafate

As cavernas de Walichu se localizam a 8 km de El Calafate, à beira do Lago Argentino.
As pinturas das cavernas foram feitas há aproximadamente 4.000 anos por tribos anteriores aos índios Tehuelches, e representam animais e seres humanos.
Há excursões a partir de El Calafate, mas se estiver de carro próprio, é fácil de ir.

Leia também:
Relato da viagem a Patagônia
Tudo sobre o Glaciar Perito Moreno

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here