Arraial do Cabo ficou conhecido como “caribe brasileiro”, devido à beleza de suas praias.
Algumas praias de Arraial do Cabo são consideradas por muitos como as mais belas praias da Costa Continental do Brasil. Só perdem em beleza para as praias de Fernando de Noronha.

Apesar de se localizar na badalada Região dos Lagos, a 13 km de Cabo Frio e 38 de Búzios, Arraial ainda mantém características de uma vila de pescadores, com ruas apertadas e pousadas simples.

Seu litoral é marcado por dunas de areia branca, vegetação de restinga, lagoas e praias de mar cristalino, e costões que funcionam como mirantes naturais.

Vista da cidade de Arraial do Cabo a partir da estrada do Pontal do Atalaia
Vista da cidade de Arraial do Cabo a partir da estrada do Pontal do Atalaia

Arraial do Cabo também é considerada a “capital do mergulho”, por oferecer águas muito transparentes. Tem alguns dos melhores pontos do país para mergulhar, com abundante fauna marinha.

Além da natureza privilegiada, a cidade tem preços mais acessíveis em seus restaurantes e pousadas em relação com as vizinhas: Cabo Frio e Búzios. Porém oferece menos estrutura turística.

Praia do Pontal do Atalaia
Praia do Pontal do Atalaia

Quando ir a Arraial do Cabo RJ

Arraial do Cabo não tem uma época certa a ser visitada, pois a região sempre se mantém com temperaturas altas. Mesmo nos meses mais chuvosos, você não vai ficar sem ver o sol, porque as chuvas não duram muito tempo.

Na alta temporada (de dezembro a fevereiro) o recomendado é procurar sua hospedagem com bastante antecedência. Prepare-se para enfrentar congestionamentos e falta de estacionamentos, e até de luz e água podem faltar.

Se possível escolha uma data fora da temporada, assim você poderá curtir as praias de Arraial do Cabo com calma e circular livremente. Porém, as águas são geladas fora da temporada.

Gruta Azul, vista do passeio de barco em Arraial do Cabo
Gruta Azul, vista do passeio de barco em Arraial do Cabo

Onde fica Arraial do Cabo

Arraial do Cabo está localizada em uma península da Região dos Lagos, no Litoral Norte do estado do rio de Janeiro. Fica a 13 km de Cabo Frio, 38 km de Búzios, e 164 km da cidade do Rio de Janeiro.

Como chegar em Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

De carro próprio ou alugado

Para moradores do Rio e região, a melhor forma é ir de carro próprio.

Para quem de avião, pelos aeroportos do Rio, a melhor opção é alugar um carro no aeroporto, atravessar a ponte Rio-Niterói e seguir pela BR-101 até Rio Bonito, depois seguir a sinalização até Cabo Frio.

Em nossa última viagem ao rio alugamos um carro no aeroporto para conhecer a região dos Lagos.

Alugue um carro no Rio par ir à região dos Lagos!
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De ônibus

De ônibus, a empresa que opera o trecho Rio-Arraial e também São Paulo-Arraial é a Viação 1001. A passagem pode ser comprada nas rodoviárias ou pela internet.
Do Rio de Janeiro, há vários horários diários (inclusive saindo do aeroporto). A passagem custa em torno de R$ 60,00 (2019).
De São Paulo, há 3 saídas diárias. A passagem custa em torno de R$ 160,00 (2019).

Através de um transfer

Para quem não curte alugar carro, há opção de transfer, através da Touron. Há opções de reservar a ida e volta, somente a ida ou somente a volta.
Você é buscado no aeroporto ou em seu hotel no rio e deixado na pousada em Arraial do Cabo. Basta acessar o botão abaixo, escolher as datas e reservar.

Reservar transfer Rio-Arraial

Como circular em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo - estrada
Estrada para o Pontal do Atalaia

O melhor é estar de carro, principalmente para ir às praias mais distantes. Se você estiver a pé, no centro, não terá problemas para ir à Praia dos Anjos e Praia do Forno. Mas para as prainhas do Pontal terá que pegar um ônibus ou táxi.

Se você estiver de carro poderá também estender seu roteiro pelas cidades vizinhas de Cabo Frio e Búzios, também, muito bonitas.

Pousadas em Arraial do Cabo: Onde ficar

A cidade é pequena, portanto em qualquer lugar que você se hospedar, estará bem localizado. Tem um clima meio de interior, com mais pousadas, apartamentos e casas para alugar do que hotéis, então não espere nada muito luxuoso.

Pousada em Arraial do Cabo - Atalaia Brasil Boutique
Atalaia Brasil Pousada Boutique

Pousadas no Centro de Arraial

O centro é uma boa opção, pois é o local com melhor estrutura de comércio e serviços. Fica próximo à praia dos Anjos, e é o caminho para a belíssima praia do Forno (acessível somente por trilha ou barco).
Confira duas pousadas bem avaliadas no centro:

Pousada Costa Dourada – Nota: 9,5

Pousada Canto da Baleia – Nota: 9,2 – Beira mar (praia dos Anjos)

Pousadas na Prainha

A Prainha também tem boas alternativas de hospedagem. Boa para quem gosta de bastante movimento. Possui muitos bares, quiosques e restaurantes.
Pousadas bem avaliadas na Prainha

Guesthouse Prainha – Nota: 9,5 – Beira mar

Pousada Princesa – Nota: 9,0 – 150m do mar

Pousadas na Praia Grande

A praia Grande também é bastante estruturada e oferece um bom número de pousadas, casas e apartamentos para alugar por diárias.
Veja a dica de 2 pousadas bem avaliadas nesta praia:

Pousada Caminhos do Sol – Nota: 9,1 – 50m do mar

Pousada Vieira Arraial – Nota: 9,6 – 100m do mar

Pousadas no Pontal do Atalaia

Há quem prefira um ambiente mais calmo, sem superlotação e tumulto, então podem optar por hospedagens nas encostas da montanha. O Pontal do Atalaia possui costões com vistas incríveis.
Pousadas bem avaliada na montanha:

Atalaia Brasil Pousada Boutique – Nota: 9,1

Pousada Sentinelas do Mar – Nota: 8,4

Mapa de pousadas em Arraial do Cabo

Em Arraial, há muito mais opções de aluguel de casas e apartamentos, do que pousadas. Se você procura um aluguel por dia, basta movimentar o mapa, escolher a localização favorita, o preço, e clicar para ver mais detalhes.



Booking.com

Onde comer em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo tem um clima de simplicidade, portanto quando for comer não espere um ambiente muito sofisticado. A maioria dos estabelecimentos são rústicos e familiares.

Como toda cidade litorânea, tem seu foco voltado para peixes e frutos do mar, sempre muito frescos. Se você gosta dessa especialidade, os quiosques que dominam as praias são o lugar certo. Quem prefere comidas mais tradicionais como carnes e massas, o centro tem muitas opções.

Praias de Arraial do Cabo

As praias de Arraial do Cabo são de águas muito transparentes. Mas nem tudo é perfeito, pois o mar no local é gelado. Mesmo no verão, não espere encontrar águas mornas. Confira a localização no mapa das praias de Arraial do Cabo:

Mapa Arraial do Cabo

Mapa de Arraial do Cabo

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Praia do Farol - Arraial do Cabo
Praia do Farol

Esta praia paradisíaca é com certeza, uma das praias mais bonitas do Brasil. O que chama a atenção é a transparência do mar azul-Caribe, com águas calmas, protegida pela ilha, com areia branca e fina, entre dunas.

A praia do Farol se localiza na Ilha de Cabo Frio, também conhecida com Ilha do Farol, acessível somente por barcos autorizados. Os barcos partem da Praia dos Anjos (porto da cidade), e a viagem dura 40 minutos. A permanência na ilha é de apenas 1 hora.

Praia do Forno

Mirante da Praia do Forno
Mirante da Praia do Forno

Localizada em uma enseada, próxima ao centro, a praia do Forno é acessível somente por barco ou trilha íngreme. A praia conta com águas transparentes, corais, mata preservada, e vários quiosques que atendem aos banhistas.

Praia do Forno - Arraial do Cabo
Praia do Forno lotada no verão

A praia fica praticamente deserta em dias de semana, porém lota nos finais de semana e na alta temporada. A trilha, que é bem batida, tem 500 m, atravessa um morro, e lá do alto se tem uma vista magnífica, através de um mirante natural ao lado da trilha.

O início da trilha se localiza no canto esquerdo da Praia dos Anjos, junto ao porto, onde também há a opção de barcos que levam até a praia.

Prainhas do Atalaia

Prainha Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Praia do Pontal do Atalaia

A praia do Pontal do Atalaia fica a 4 km do centro, é dividida em duas, separadas por rochas, que são chamadas de “Prainhas do Atalaia”.

A praia é maravilhosa, cenário paradisíaco, com águas cristalinas e calmas, areias finas e brancas, perfeitas para um banho de mar, mas de água gelada. Em frente fica a Ilha de Cabo frio que protege a praia, deixando o mar calmo.

Arraial do Cabo - Praia do Pontal do Atalaia
Praia do Pontal do Atalaia

Para chegar até este paraíso há uma estrada de paralelepípedos que contorna o costão e dá uma bela vista panorâmica da cidade. O quilômetro final é de estrada de terra. No final há uma escadaria de madeira com 255 degraus, que liga a estrada (em cima do morro) à praia.

Escadaria da Praia do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Escadaria da Praia do Pontal do Atalaia

O que achei um absurdo foi que nesta estrada de terra esburacada o pessoal da prefeitura cobra uma taxa de 10 reais por carro para estacionar.
A praia é pouco movimentada em dia súteis, mas recebe bastante gente nos finais de semana. Há também a opção de acesso de barcos que partem do porto da Praia dos Anjos.

Prainha

Prainha - Arraial do Cabo

Localizada logo na entrada da cidade, a Prainha dá uma amostra de como são as praias de Arraial. É a mais movimenta, urbanizada e estruturada por sua facilidade de acesso.
Suas águas são transparentes e calmas. A praia oferece uma grande variedade de quiosques, que disponibilizam cadeiras, mesas e barracas para os banhistas.

Praia Grande

Praia Grande - Arraial do Cabo

Localizada no lado oposto às outras praias, a praia Grande tem ondas fortes propícias aos surfistas, onde acontecem até campeonatos de surf.
A praia é emoldurada por dunas de areia fina branca, coberta por vegetação costeira. Seu canto esquerdo é urbanizada, com quiosques. Fica a 3 km do Centro.

Praia Brava

Praia Brava - Arraial do Cabo

Outra praia de Arraial, preferida dos surfistas, com ondas fortes, não indicada para banho. A praia não possui qualquer tipo de estrutura, nenhum tipo de comércio, praticamente deserta. Na maré alta, a faixa de areia some e as ondas batem direto no costão.

O acesso é difícil, a 4 km do centro, a partir do Morro do Atalaia. Uma escadaria íngreme com mais de 300 degraus leva à praia, sendo que o final da descida é feita pelas rochas.

Praia dos Anjos

Praia dos Anjos - Arraial do Cabo
Praia dos Anjos, vista da estrada do Pontal do Atalaia

É desta praia que partem as embarcações que levam os turistas para os passeios pelas melhores praias de Arraial do Cabo. A Praia dos Anjos não é indicada para banho, mas se localiza na área central da cidade, boa opção para se hospedar, onde também está a maioria dos restaurantes.

Passeios em Arraial do Cabo

Os principais passeios e atividades estão ligados ao mar e às praias de Arraial do Cabo. Principalmente passeios de barco, mergulho e passeios de buggy.

Passeio de Barco em Arraial do Cabo

Passeio de barco em Arraial do Cabo
Passeio de barco em Arraial do Cabo

Os passeios de barco são passeios imperdíveis em Arraial do Cabo. São indispensáveis para conhecer locais paradisíacos como a praia do Farol e a Gruta Azul, que não possuem acesso terrestre.

Os passeios duram 4 horas e descortinam as mais belas paisagens de Arraial.
O roteiro tradicional oferece paradas no Pontal do Atalaia (Prainhas) e Ilha do Farol. O barco passa também pela Gruta Azul, uma salão de 30 metros de extensão e 15 de altura, e na Praia do Forno.

As embarcações partem do porto da praia dos Anjos.
O Passeio de barco pode ser reservado com antecedência, através da Touron, site autorizado.

Reservar passeio de barco

A Gisele do blog Viajei Bonito nos mostra, com mais detalhes, como é o passeio de barco em Arraial.

Mergulho em Arraial do cabo

Mergulho em Arraial do Cabo
Mergulho em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo oferece águas muito transparentes e abundante fauna marinha. Os peixes são atraídos pela ressurgência de águas profundas e ricas em nutrientes.
Tartarugas, meros, lulas, lagostas, arraias e até golfinhos habitam suas praias, que estão entre os melhores pontos do país para praticar o esporte.
O mergulho em Arraial também pode ser reservado com antecedência.

Reservar mergulho

Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira

Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira
Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira

O museu conta com aquários com animais vivos, esqueletos de animais marinhos, e peças de naufrágios que ocorreram na região.

Pontal do Atalaia

Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Pontal do Atalaia

O Pontal do Atalaia é uma península rochosa com uma média de 180 metros de altitude. O local descortina belas vistas panorâmicas, tanto da cidade como dos costões e o mar. É um dos poucos lugares do Brasil onde se pode ver o pôr do sol no mar, devido a sua posição geográfica.

Passeio de buggy

O Passeio de buggy dura em torno de 2,5 horas e passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Durante o passeio são visitados a Enseada do Gabriel, Ponta do Pontal, Praia Pontal, Lagoa do Foguete, Praia do Foguete, Pórtico de Arraial do Cabo e Mirante do Atalaia.

Reservar passeio de buggy

Outros destinos da região:

O que fazer em Paraty e Trindade

Pontos turísticos de Cabo frio

Conheça todas as praias de Búzios

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here