Praias de Arraial do Cabo RJ: O que fazer

As praias de Arraial do Cabo são consideradas por muitos viajantes como as mais belas do Brasil continental, com águas muito transparentes e areia branca.

Prainha Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
  Por Jair Prandi
 

Arraial do Cabo ficou conhecida como “Caribe Brasileiro”, devido à beleza e coloração da água de suas praias.

Algumas praias de Arraial do Cabo são consideradas por muitos como as mais belas praias da Costa Continental do Brasil. Digamos que só perdem em beleza para as praias de Fernando de Noronha.

Apesar de se localizar na badalada Região dos Lagos, a 13km de Cabo Frio e 38km de Búzios, Arraial ainda mantém características de uma vila de pescadores, com ruas apertadas e pousadas simples.

Seu litoral é marcado por dunas de areia branca, vegetação de restinga, lagoas e praias de mar cristalino, e costões que funcionam como mirantes naturais.

Vista da cidade de Arraial do Cabo a partir da estrada do Pontal do Atalaia
Vista da cidade de Arraial do Cabo a partir da estrada do Pontal do Atalaia

Arraial do Cabo também é considerada a “capital do mergulho”, por oferecer águas muito transparentes. Tem alguns dos melhores pontos do país para mergulhar, com abundante fauna marinha.

Além da natureza privilegiada, a cidade tem preços mais acessíveis em seus restaurantes e pousadas em relação com as vizinhas: Cabo Frio e Búzios. Porém oferece menos estrutura turística.

Praia do Pontal do Atalaia
Praia do Pontal do Atalaia

Turismo em Arraial do Cabo

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Arraial do Cabo

Navegue por este post

Quando ir a Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Arraial do Cabo não tem uma época certa a ser visitada, pois a região sempre se mantém com temperaturas altas. Mesmo nos meses mais chuvosos, você não vai ficar sem ver o sol, porque as chuvas não duram muito tempo.

Na alta temporada (de dezembro a fevereiro) o recomendado é procurar sua hospedagem com bastante antecedência. Prepare-se para enfrentar congestionamentos e falta de estacionamentos.

Se possível escolha uma data fora da temporada, assim você poderá curtir as praias de Arraial do Cabo com calma e circular livremente. Porém, as águas são geladas o ano todo, principalmente fora da temporada.

Gruta Azul, vista do passeio de barco em Arraial do Cabo
Gruta Azul, vista do passeio de barco em Arraial do Cabo

Reserve online os passeios em Arraial!

Voltar ao índice

Onde fica Arraial do Cabo

Arraial do Cabo está localizada em uma península da Região dos Lagos, no Litoral Norte do estado do rio de Janeiro. Fica a 13 km de Cabo Frio, 38 km de Búzios, e 164 km da cidade do Rio de Janeiro.

Como chegar em Arraial do Cabo RJ

De carro próprio ou alugado

Para moradores do Rio e região, a melhor forma é ir de carro próprio.

Para quem de avião, pelos aeroportos do Rio, a melhor opção é alugar um carro no aeroporto, atravessar a ponte Rio-Niterói e seguir pela BR-101 até Rio Bonito, depois seguir a sinalização até Arraial do Cabo.

Em nossa última viagem ao Rio alugamos um carro no aeroporto para conhecer a região dos Lagos.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

De ônibus, a empresa que opera o trecho Rio-Arraial e também São Paulo-Arraial é a Viação 1001. A passagem pode ser comprada nas rodoviárias ou pela internet.

Do Rio de Janeiro, há vários horários diários (inclusive saindo do aeroporto). De São Paulo, há 3 saídas diárias.

Como circular em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo - estrada
Estrada para o Pontal do Atalaia

O melhor é estar de carro, principalmente para ir às praias de Arraial do Cabo que ficam mais distantes. Se você estiver a pé, no centro, não terá problemas para ir à Praia dos Anjos e Praia do Forno. Mas para as prainhas do Pontal terá que pegar um ônibus ou táxi.

Se você estiver de carro poderá também estender seu roteiro pelas cidades vizinhas de Cabo Frio e Búzios, também, muito bonitas.

Voltar ao índice

Onde ficar em Arraial do Cabo

A cidade é pequena, portanto, em qualquer lugar que você se hospedar, estará bem localizado. Tem um clima meio de interior, com mais pousadas, apartamentos e casas para alugar do que hotéis, então não espere nada muito luxuoso.

Pousada em Arraial do Cabo - Atalaia Brasil Boutique
Atalaia Brasil Pousada Boutique

Pousadas no Centro de Arraial

O centro é uma boa opção, pois é o local com melhor estrutura de comércio e serviços. Fica próximo à praia dos Anjos, e é o caminho para a belíssima praia do Forno (acessível somente por trilha ou barco).
Confira duas pousadas bem avaliadas no centro:

Pousadas na Prainha

A Prainha também tem boas alternativas de hospedagem. Boa para quem gosta de bastante movimento. Possui muitos bares, quiosques e restaurantes.
Pousadas bem avaliadas na Prainha

Pousadas na Praia Grande

A praia Grande também é bastante estruturada e oferece um bom número de pousadas, casas e apartamentos para alugar por diárias.
Veja a dica de 2 pousadas bem avaliadas nesta praia:

Pousadas no Pontal do Atalaia

Há quem prefira um ambiente mais calmo, sem superlotação e tumulto, então podem optar por hospedagens nas encostas da montanha. O Pontal do Atalaia possui costões com vistas incríveis.
Pousadas bem avaliada na montanha:

Mapa de pousadas em Arraial do Cabo

Em Arraial, há muito mais opções de aluguel de casas e apartamentos, do que pousadas. Se você procura um aluguel por dia, basta movimentar o mapa, escolher a localização favorita, o preço, e clicar para ver mais detalhes.



Booking.com

Voltar ao índice

Onde comer em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo tem um clima de simplicidade, portanto quando for comer não espere um ambiente muito sofisticado. A maioria dos estabelecimentos são rústicos e familiares.

Como toda cidade litorânea, tem seu foco voltado para peixes e frutos do mar, sempre muito frescos. Se você gosta dessa especialidade, os quiosques que dominam as praias são o lugar certo. Quem prefere comidas mais tradicionais como carnes e massas, o centro tem muitas opções.

Voltar ao índice

O que fazer em Arraial do Cabo RJ

Mirante da Praia do Forno
Mirante da Praia do Forno

Sem dúvida, as praias de Arraial do cabo são as principais atrações do destino. O mar tem uma coloração azul turquesa semelhante as do Mar do Caribe e também de águas bastante transparentes.

Além das praias há várias opções de passeios disponíveis, como mergulhos, passeio de barco, quadriciclo, entre outras opções.

Voltar ao índice

Praias de Arraial do Cabo

As praias de Arraial do Cabo são de águas muito transparentes e estão entre as praias mais bonitas do Brasil. Mas nem tudo é perfeito, pois o mar no local é gelado. Mesmo no verão, não espere encontrar águas mornas. Confira a localização no mapa das praias de Arraial do Cabo:

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Praia do Farol - Arraial do Cabo
Praia do Farol

Esta praia paradisíaca é com certeza, uma das praias mais bonitas do Brasil. O que chama a atenção é a transparência do mar azul-Caribe, com águas calmas, protegida pela ilha, com areia branca e fina, entre dunas.

A praia do Farol se localiza na Ilha de Cabo Frio, também conhecida como Ilha do Farol, acessível somente por barcos autorizados. Os barcos partem da Praia dos Anjos (porto da cidade), e a viagem dura 40 minutos. A permanência na ilha é de apenas 1 hora.

Praia do Forno

Praia do Forno - Arraial do Cabo
Praia do Forno lotada no verão

Localizada em uma enseada, próxima ao centro, a praia do Forno é acessível somente por barco ou trilha íngreme. A praia conta com águas transparentes, corais, mata preservada, e vários quiosques que atendem aos banhistas.

A praia fica praticamente deserta em dias de semana, porém lota nos finais de semana e na alta temporada. A trilha, que é bem batida, tem 500 m, atravessa um morro, e lá do alto se tem uma vista magnífica, através de um mirante natural ao lado da trilha.

O início da trilha se localiza no canto esquerdo da Praia dos Anjos, junto ao porto, onde também há a opção de barcos que levam até a praia. É uma das praias mais bonitas de Arraial do Cabo.

Saiba tudo sobre a Praia do Forno, pelo blog Viajando na Janela

Prainhas do Atalaia

Prainha Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Praia do Pontal do Atalaia

A praia do Pontal do Atalaia fica a 4 km do centro, é dividida em duas, separadas por rochas, que são chamadas de “Prainhas do Atalaia”, uma das preferidas praias de Arraial do Cabo.

A praia é maravilhosa, cenário paradisíaco, com águas cristalinas e calmas, areias finas e brancas, perfeitas para um banho de mar, mas de água gelada. Em frente fica a Ilha de Cabo frio que protege a praia, deixando o mar calmo.

Escadaria da Praia do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Escadaria da Praia do Pontal do Atalaia

Para chegar até este paraíso há uma estrada de paralelepípedos que contorna o costão e dá uma bela vista panorâmica da cidade. O quilômetro final é de estrada de terra. No final há uma escadaria de madeira com 255 degraus, que liga a estrada (em cima do morro) à praia.

A praia é pouco movimentada em dia súteis, mas recebe bastante gente nos finais de semana. Há também a opção de acesso de barcos que partem do porto da Praia dos Anjos.

Prainha de Arraial do Cabo

Prainha - Arraial do Cabo

Localizada logo na entrada da cidade, a Prainha dá uma amostra de como são as praias de Arraial. É a mais movimenta, urbanizada e estruturada por sua facilidade de acesso.
Suas águas são transparentes e calmas. A praia oferece uma grande variedade de quiosques, que disponibilizam cadeiras, mesas e barracas para os banhistas.

Praia Grande

Praia Grande - Arraial do Cabo

Localizada no lado oposto às outras praias, a praia Grande tem ondas fortes propícias aos surfistas, onde acontecem até campeonatos de surf.
A praia é emoldurada por dunas de areia fina branca, coberta por vegetação costeira. Seu canto esquerdo é urbanizado, com quiosques. Fica a 3 km do Centro.

Praia Brava – Arraial do Cabo

Praia Brava - Arraial do Cabo

Esta praia de Arraial do Cabo é a preferida dos surfistas, com ondas fortes, não indicada para banho. A praia não possui qualquer tipo de estrutura, nenhum tipo de comércio, praticamente deserta. Na maré alta, a faixa de areia some e as ondas batem direto no costão.

O acesso é difícil, a 4 km do centro, a partir do Morro do Atalaia. Uma escadaria íngreme com mais de 300 degraus leva à praia, sendo que o final da descida é feito pelas rochas.

Mais sobre a Praia Brava pelo blog Viajando na Janela

Praia dos Anjos

Praia dos Anjos - Arraial do Cabo
Praia dos Anjos, vista da estrada do Pontal do Atalaia

É desta praia que partem as embarcações que levam os turistas para os passeios pelas melhores praias de Arraial do Cabo. A Praia dos Anjos não é indicada para banho, mas se localiza na área central da cidade, boa opção para se hospedar, onde também está a maioria dos restaurantes.

Voltar ao índice

Mapa de Arraial do Cabo: Praias e pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada uma das praias de Arraial do Cabo.

Mapa de Arraial do Cabo

Voltar ao índice

Passeios em Arraial do Cabo

Os principais passeios e atividades estão ligados ao mar e às praias de Arraial do Cabo. Os principais são os passeios de barco, mergulho, passeios de buggy e quadriciclo.

Passeio de Barco em Arraial do Cabo

Passeio de barco em Arraial do Cabo
Passeio de barco em Arraial do Cabo

Os passeios de barco são passeios imperdíveis em Arraial do Cabo. São indispensáveis para conhecer locais paradisíacos como a praia do Farol e a Gruta Azul, que não possuem acesso terrestre.

Os passeios duram 4 horas e descortinam as mais belas paisagens de Arraial. O roteiro tradicional oferece paradas no Pontal do Atalaia (Prainhas) e Ilha do Farol.

O barco passa também pela Gruta Azul, um salão de 30 metros de extensão e 15 de altura, e na também na Praia do Forno. As embarcações partem do porto da praia dos Anjos, o passeio custa R$75 (ref. fev. 2022) e pode ser reservado online.

Reservar passeio de barco

A Gisele do blog Viajei Bonito nos mostra, com mais detalhes, como é o passeio de barco em Arraial.

Mergulho em Arraial do Cabo

Mergulho em Arraial do Cabo
Mergulho em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo oferece águas muito transparentes e abundante fauna marinha. Os peixes são atraídos pela ressurgência de águas profundas e ricas em nutrientes.

Tartarugas, meros, lulas, lagostas, arraias e até golfinhos habitam suas praias, que estão entre os melhores pontos do país para praticar o esporte.
O mergulho custa R$245 por pessoa (ref, fev. 2022) e pode ser reservado online.

Reservar mergulho

Passeio de buggy

O Passeio de buggy dura em torno de 2,5 horas e passa pelos principais pontos turísticos da cidade.
Durante o passeio são visitados a Enseada do Gabriel, Ponta do Pontal, Praia Pontal, Lagoa do Foguete, Praia do Foguete, Pórtico de Arraial do Cabo e Mirante do Atalaia.
O passeio custa R$100 por pessoa (ref, fev. 2022) e pode ser reservado online.

Reservar passeio de buggy

Passeio de quadriciclo

O Passeio de quadriciclo dura em torno de 2 horas e passa pelos principais pontos turísticos da cidade.
O passeio custa R$338 por quadriciclo para 2 pessoas (ref, fev. 2022) e pode ser reservado online.

Reservar passeio de quadriciclo

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de Arraial do Cabo

Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira

Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira
Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira

O museu conta com aquários com animais vivos, esqueletos de animais marinhos, e peças de naufrágios que ocorreram na região.
Funcionamento: Quintas e sextas, das 09h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 17h.

Pontal do Atalaia

Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Pontal do Atalaia

O Pontal do Atalaia é uma península rochosa com uma média de 180 metros de altitude. O local descortina belas vistas panorâmicas, tanto da cidade como dos costões e o mar.
É um dos poucos lugares do Brasil onde se pode ver o pôr do sol no mar, devido a sua posição geográfica.

Outros destinos da região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here