Praias de Cabo Frio

As praias de Cabo Frio tem como marca registrada suas águas transparentes e areias claras.

Praias de Cabo Frio
  Por Jair Prandi
 

As praias de Cabo Frio tem como marca registrada suas águas transparentes e frias, e areias claras, com destaque para Praia do Forte.

A praia do Forte é a mais movimentada e mais procurada para veranistas, assim como praia das Conchas. A praia das Dunas, do Foguete e do Peró, têm boas ondas para os surfistas. A praia Brava conta com espaço para o naturismo.

Em termos de infra estrutura, a Praia do Forte é a melhor das praias de cabo frio, por estar no centro, oferece uma ampla oferta de hotéis, pousadas, apartamentos de aluguel e restaurantes.

Conheça um pouco de cada praia de Cabo Frio:

Praia do Forte – Cabo Frio

Praia do Forte - Cabo Frio
Início da praia, próximo ao Forte.

É a principal praia de Cabo Frio, um dos cartões-postais da cidade, ponto de encontro de jovens e turistas, em seus 7,5 km de extensão. Seu ponto mais bonito se encontra na enseada em seu extremo esquerdo, junto ao Forte de São Mateus, onde as águas são calmas e transparentes, é ideal para famílias com crianças.

Praia do Forte - Cabo Frio
Praia do Forte

Na alta temporada (entre dezembro e fevereiro) a praia fica lotada, pois recebe veranistas da região metropolitana. Fora da alta temporada é a melhor praia do Estado, se considerar sua beleza e estrutura.

A orla é toda iluminada, com calçadão e conta com bons restaurantes. No canto esquerdo também há um costão com belas vistas da praia.

Praia das Dunas

Praia das Dunas

Com ondas fortes, é a praia mais apropriada para a prática do surfe, windsurf, kitesurf e vela, porém é considerada perigosa para banho de mar, devido à forte correnteza.
Esta praia é cercada por enormes dunas de areias brancas, com quiosques apenas nos trechos que não fazem parte da área de preservação ambiental.

O acesso pode ser feito pelo bairro do Braga ou seguindo até o final da Praia do Forte, a 2 km do centro. Não é aconselhável andar sozinho nas dunas pelo risco de assalto.

Praia do Foguete

Praia do Foguete

A Praia do Foguete é cenário dos campeonatos de surf, possui águas profundas, perigosa por suas correntezas, por isso não é muito frequentada por banhistas.
É pouco frequentada, apesar de oferecer alguns quiosques na areia, bares e restaurantes no calçadão. Fica a 4 km do centro, na estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo.

Praia do Peró

Praia do Peró - Cabo Frio

Localizada 8 km ao norte do centro, em direção a Búzios, a praia do Peró tem 7 km de extensão de águas limpas, bastante procurada pelos surfistas. A praia tem seu lado direito urbanizado, tomada por casas de veraneio e barracas enquanto o lado esquerdo abriga dunas de areia branca e fina.

Praia das Conchas

Praia das Conchas - Cabo Frio

Localizada a 7 km do centro, a Praia das Conchas é separada de Peró apenas por um morro, tem a forma de uma ferradura, protegida por dois morros, o que a deixa com mar calmo.

A praia é frequentada por famílias, adeptos dos esportes náuticos, e por pescadores de arremesso. O local oferece uma bela vista das ilhas de Cabo Frio, tem quiosques e aluguel de caiaques e cavalos durante a temporada.

Praia Brava

Praia Brava - Cabo Frio

Situada entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete, em frente a Ilha dos Papagaios, a praia Brava é cercada por pedras de 20 metros de altura. Esta que á a praia nudista de Cabo Frio, tem 400 m de extensão de praia selvagem, com águas claras e muito agitadas, por isso é também muito procurada por surfistas.

O acesso é feito pela Rua dos Espadarte, próximo à Ilha do Japonês, e o final do percurso é feito a pé, por uma trilha entre as pedras.

Praias do Distrito de Tamoios

Praia Aquarius - Cabo Frio

As praias do distrito de Tamoios se localizam ao norte de Búzios, mas pertencem ao município de Cabo Frio. É uma praia de aproximadamente 20 km dividida em três praias: Praia do Pontal, Unamar e Aquarius.

Praia do Pontal

Das três praias de Tamoios é considerada a melhor para banho, devido ao seu mar calmo. O local junto à foz do Rio São João é passagem dos pescadores para alto mar.

Praia Aquarius

Situada entre as Praias do Pontal e de Unamar, com cerca de 3 km de extensão, tem ondas de diferentes intensidades. É considerada a melhor praia dentre as três para a prática de surf, bodyboard e pesca. Possui vários quiosques em toda a sua extensão.

Praia de Unamar

É a mais longa, com 8 km de extensão, a que possui as maiores ondas e correnteza mais forte entre as três.

Praias de cabo Frio – Lagoa de Araruama

Praia das Palmeiras - Lagoa de Araruama - Cabo Frio

Cabo Frio conta com 4 praias na Lagoa de Araruama, que apresentam alto teor de salinidade:

Praia das Palmeiras

Situada no bairro das Palmeiras, distante 3 km do Centro, a Praia das Palmeiras é cercada por altas palmeiras e coqueiros, ponto para a captura de camarão e siri. No local encontram-se muitas embarcações de pesca e há alguns quiosques e barracas com aperitivos, pescados e música ao vivo.

Praia do Siqueira

Localizada a 5 km do centro, com 2 km de extensão, esta praia é ponta de pesca do camarão, conta com calçadão iluminado e quiosques com música ao vivo.

Praia Nordeste

Localizada entre o Morro dos Macacos e a Refinaria Nacional de Sal no bairro Perynas, a Praia do Nordeste é apropriada para piqueniques e passeios familiares.

Praia do Sudoeste

Situada próxima ao Aeroporto de Cabo Frio, esta praia da Lagoa é própria para crianças e piqueniques, por ser bem rasa.

Mapa das praias de Cabo Frio

Hotéis e pousadas em Cabo Frio

O Centro e Praia do Forte são as áreas com melhor infraestrutura para se hospedar. Lá é onde tudo funciona, restaurantes, comércio e serviços. Outra boa alternativa é o Bairro da Passagem, também, próximo à praia do Forte e do centro. É um bairro histórico, onde você encontra casas com arquitetura colonial, ao lado do canal da lagoa.

Para quem gosta de um pouco mais de sossego, se hospedar na Praia da Dunas (mais afastado do centro) é uma boa. Já quem prefere curtir a noite, as proximidades do Boulevard Canal é a área, onde se concentram muito restaurantes, bares e boates.

Confira abaixo algumas dicas de ótimas opções de hospedagem e o mapa para reservar por localização.

Opções bem avaliadas na Praia do Forte

Hotel Matizes Oásis – Nota: 8,9

Hotel Marlen – Nota: 9,1

Pousada Brisa do Forte – Nota: 8,7

Opções bem avaliadas na orla do bairro da Passagem



Booking.com

Mais sobre a região dos Lagos


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here