Cabo Frio é uma bela cidade do Litoral do Rio de Janeiro, o mais bem estruturado balneário da Região dos Lagos, com praias de mar cristalino, com calçadão a beira mar, quiosques, bares e restaurantes, completa estrutura de hospedagem e aluguéis de temporada.

Entre as praias, a mais famosa e concorrida é a praia do Forte, que começa junto ao Forte São Mateus, estende-se ao Sul até as praias do Foguete e das Dunas (preferidas pelos surfistas). Já ao Norte, do outro lado do Canal do Itajuru, a praia Brava é frequentada pelos naturistas, enquanto a das Conchas é propicia para banho e a Peró, intercala pontos de mar calmo, com outros de mar agitado.

Vista aérea de Cabo Frio - Praia do Forte e centro
Vista aérea de Cabo Frio – Praia do Forte e centro

Quando o assunto é esporte, Cabo Frio se destaca por oferecer condições ideais para a prática do iatismo, com ótimos ventos. Os pontos de mergulho se concentram na Ilha Comprida e do Papagaio. Na orla se encontra ótima estrutura de ciclovias e locais para corrida e caminhadas.

Praia do Forte - Cabo Frio
Praia do Forte

A noite de Cabo Frio é mais agitada na Avenida do Contorno e no bairro da Passagem, com seus barzinhos ao redor da praça. No Canal Boulevard há um calçadão repleto de tradicionais bares e restaurantes. No outro lado da ponte, fica a Rua dos Biquínis, famosa por suas mais de 70 lojas que oferecem roupas de banho.

Vista aérea de Cabo Frio
Foto – Ronaldo Cordeiro de Oliveira

Como chegar em Cabo Frio

Há voos regulares para Cabo Frio operados pela Azul, provenientes do Rio de Janeiro, Campinas e Belo Horizonte.

Para quem vem do Rio de carro, o acesso é realizado utilizando-se as rodovias BR 101, RJ 124 e RJ 102 ou RJ 140.
De ônibus, a melhor opção é a Viação 1001, que serve a Região dos Lagos.

Vista aérea da Praia do Forte
Vista aérea da Praia do Forte

Pontos turísticos de Cabo Frio

Praias

Sem dúvida, os principais atrativos de Cabo Frio são suas praias de águas frias, porém muito transparentes e limpas, moldadas por areias brancas, recortadas por enseadas, rochas e ilhas.
Para falar um pouco de cada praia, preparamos um post específico sobre as praias de Cabo Frio.

Forte São Matheus

Forte São Matheus - Cabo FrioLocalizado no canto esquerdo da praia, o Forte que São Matheus foi construído pelos portugueses, no século XVII, para defender o local das invasões dos franceses, ingleses e holandeses. No local ainda se encontram os canhões apontados para o mar, de onde se tem uma visão da praia em toda sua extensão até Arraial do Cabo. Do outro lado pode-se observar os pescadores trabalhando, os rochedos e as ilhas do outro lado do canal.

Ilha do Japonês

Ilha do Japonês - Cabo FrioA Ilha do Japonês é um paraíso ecológico de águas calmas, rasas e quentes, lugar tranquilo para relaxar, muito procurado por praticantes de stand up e caiaques. A ilha é muito frequentada por turistas com suas lanchas e jet skis que circulam pelo canal e param lá.

Praça das Águas

Praça das Águas - Cabo FrioA Praça das Águas se localiza no calçadão da Praia do Forte, um fantástico cenário paisagístico que conta com uma área de 1.600 m² de área e um lago com 1,5 milhões de litros de água.

Ao redor da praça, foram instalados 28 postes com lâmpadas de LED controladas por computador que alternam vários tons de cores que liberam um brilho diferenciado na água. O cenário ainda conta com chafariz iluminado, grandes pedras, vegetação, pequenas passarelas e bancos.

Bairro da Passagem

Bairro da Passagem - Cabo Frio

O bairro da Passagem, localizado à margem direita do canal de Itajuru, em Cabo Frio, é o marco histórico onde nasceu a cidade. No local se encontram vários prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, como a igreja de São Benedito.

 

Canal de Itajurú

Canal do Itajurú - Cabo FrioO canal apresenta um belo cenário que lembra a calma e desconhecida Cabo Frio de antigamente. Muitos barcos em seu vai e vem enfeitam o canal que tem 6 km de extensão e liga a lagoa de Araruama ao Oceano Atlântico. O local conta com calçadão, restaurantes, feira de artesanato, é ponto de partida dos passeios de barco e ponto de vista de um belo pôr do sol.

Rua dos Biquínis

Rua dos Biquínis - Cabo FrioNa Rua dos Biquínis que se localiza no outro lado do canal, se concentram cerca de 70 lojas especializadas em roupas de praia oriundas das muitas fábricas instaladas na cidade. É a maior rede de moda praia da América Latina.
A rua que funciona como um shopping a céu aberto é coberta com imensos toldos em formato de lírios, conta com calçadão, jardins e passarelas de madeira com iluminação especial.

Mirante da Capela da Guia

Mirante da Capela da Guia - Cabo FrioA Capela de Nossa Senhora da Guia se encontra em cima de um morro, de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade. O acesso é pelo Largo Santo Antônio, onde inicia uma escadaria íngreme que leva ao mirante.

 

Passeios de Barco

Passeio de barco Cabo FrioEscunas e lanchas partem do Canal de Itajurú para várias opções de passeios de 1 a 3 horas de duração. Entre os destinos: Lagoa de Araruama, Ilha do Japonês e praia Brava e Arraial do Cabo.
Um boa dica é navegar no Nautillus, uma moderna embarcação que conta com uma placa transparente instalada no fundo permitindo a observação subaquática.
Os barcos saem de hora em hora do Canal de Itajuru, das 8h às 16h.

Visitar Arraial do Cabo e Búzios

Arraial do CaboQuem visita Cabo Frio não deve deixar de conhecer as vizinhas Arraial do Cabo e Búzios, também repletas de praias paradisíacas. Búzios atrai pelo charme e agito noturno, enquanto Arraial do Cabo oferece tranquilidade e algumas das mais belas praias do Brasil.

Mais Viagens e caminhos na regão dos Lagos

Hotéis e pousadas em Cabo Frio
Praias de Búzios
Praias de Cabo frio
Pontos turísticos de Paraty e Trindade

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here