Maranhão tem a maior variação da maré do Brasil e uma das maiores do mundo

A maior variação de maré do Brasil acontece no Maranhão, principalmente na Baía de São Marcos, junto à cidade de São Luís, chegando a 8 metros.

Rio Anil na maré baixa - São Luís do Maranhão
  Por Jair Prandi
 

A maior variação de maré do Brasil acontece no Maranhão, principalmente na Baía de São Marcos, junto à cidade de São Luís, chegando a 8 metros em certas épocas do ano.

A maior variação de maré do Mundo acontece na Baía de Fundy, no Canadá, chegando a 17 metros.

Influência da maior variação da maré do Brasil para os turistas

A tábua das marés é muito importante quando se visita o Maranhão, pois os horários de barco dependem da maré alta para poder sair e não ficar encalhados, por isso não há horário padrão para as chegadas e saídas, apenas horários aproximados que variam de um dia para outro. Quem manda é a maré!

São Luís - Praia da ponta D'Areia na maré baixa
São Luís – Praia da ponta D’Areia na maré baixa

Por isso que os barcos para Alcântara não tem um horário definido, é preciso se informar no dia antes, pois durante a maré está baixa, o Cais da Praia Grande (de onde partem os barcos) fica seco e impossibilitado de funcionar.

Cais da Praia Grande na maré baixa
Cais da Praia Grande na maré baixa

Mais sobre o Maranhão no Viagens e Caminhos

Quem passa um dia em São Luís percebe logo de cara a maior variação da maré do Brasil, como o mar recua incrivelmente em certas horas do dia. Ficamos hospedados à beira mar na Ponta D’Areia e pela manhã o mar batia com força no muro de pedra, chegava ao meio dia, já tinha recuado mais de 100 metros.

São Luís - Praia Calhau na maré baixa
São Luís – Praia Calhau na maré baixa

Durante a maré alta o mar só não invade a avenida porque foram feito aterros e muralhas de pedra para contenção. Até mesmo o futebol na praia é ditado pela maré.

Estivemos no domingo observando o pessoal jogar em pleno meio dia, num solão de rachar (era o horário que a maré estava baixa), um pouco mais tarde as ondas já começaram a invadir a área do jogo.

São Luís - futebol na Ponta D'Areia na maré baixa
São Luís – futebol na Ponta D’Areia na maré baixa

Este fenômeno da maior variação da maré do Brasil é ainda mais impressionante no Rio Anil que na maré alta fica parelho nos muros, e com a maré baixa praticamente o rio seca ficando somente o canal mais profundo no centro.

São Luís - Praia da ponta D'Areia na maré alta
São Luís – Praia da ponta D’Areia na maré alta

Há pouco tempo mais de 100 carros estacionados numa praia de São José de Ribamar foram pegos de surpresa e arrastados pelas águas por conta de uma maré traiçoeira.

São Luís - Praia da ponta D'Areia na maré baixa
São Luís – Praia da ponta D’Areia na maré baixa

A parte boa desta incrível variação de maré no Maranhão é que permite que navios da Vale de até 400 mil toneladas atraquem no porto de São Luís, sem necessidade de dragagem como acontece em Santos, por exemplo.

Organize sua viagem pro Maranhão


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here