Seleção com as 10 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul, levando-se em conta a altura, vazão de água e beleza cênica.

O Rio Grande do Sul possui um geografia rica, com belas serras e rios, além dos cânions onde há desníveis descomunais, locais ideais para formação de grandes cachoeiras.

As 10 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul

Confira nossa seleção das 10 maiores e mais belas cachoeiras do estado. Já visitamos 8 das 10 escolhidas, duas delas, ainda não, mas serão destinos de nossas próximas aventuras.

Cascata do Caracol – Canela

Cascata do Caracol - CanelaA Cascata do Caracol é o principal cartão postal da Serra Gaúcha, situada em Canela, no Parque Estadual do Caracol, a cachoeira tem 1312 metros de altura e é a mais visitada do estado.
O parque oferece toda estrutura necessária para visitação, assim como mirantes e uma escadaria de 730 degraus que leva a parte inferior.
Saiba mais sobre o Parque do Caracol

Cachoeira das Andorinhas – Cambará do Sul

Cachoeira das Andorinhas - Cânion ItaimbezinhoA Cachoeira das Andorinhas é a mais bela das 5 grandes quedas d’água existentes no espetacular Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul.
Localizada no início do cânion, a cachoeira tem 170 metros de altura e possui mirantes de fácil acesso através da trilha do Cotovelo.
Saiba mais sobre o Cânion Itaimbezinho

Cachoeira do Tigre Preto – Cambará do Sul

Cachoeira do Tigre Preto - Canbará do Sul - RSLocalizada no Cânion Fortaleza, a Cachoeira do Tigre Preto não é a mais alta, mas é a mais bela e caudalosa do Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul. Ela é composta por três segmentos que somam cerca de 250 metros de altura.
A cachoeira é acessível através de uma caminhada de cerca de 20 minutos.
Saiba mais sobre o Cânion Fortaleza

Cachoeira do Passo do S – Jaquirana

Cachoeira Passo do SA Cachoeira do Passo do S é uma grande queda d’água do Rio Tainhas, localizada no município de Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra. Duzentos metros para cima da cachoeira há uma passagem de carro sobre um lajeado por dentro leito do rio.
A cachoeira fica a apenas 200 metros da estrada, porém a estrada de 8 km é ruim.
Saiba mais sobre o Passo do S e a cachoeira

Salto do Yucumã – Derrubadas

Salto do Yucumã
Foto: Wikimedia creative commons

O Salto do Yucumã é a maior queda da água longitudinal do planeta, ou seja, a cachoeira mais larga do mundo, com incríveis 1.800 metros de largura e uma média de e 20 metros de altura.
O salto se localiza no rio Uruguai, no Parque Estadual do Turvo, entre o noroeste do município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, e o município de San Pedro, na província argentina de Misiones.
Saiba mais sobre o Salto do Yucumã por Intrip

Salto Ventoso – Farroupilha

Farroupilha - Salto VentosoSalto Ventoso é uma cachoeira com 55 metros de altura que tem sua queda sobre uma caverna em forma de ferradura, de 200 metros de comprimento por 25 metros de altura, de onde se pode observar a cachoeira por trás dela.
O Salto Ventoso se localiza na Linha Muller, no município de Farroupilha, a 12 km da cidade.
Saiba mais sobre o Salto Ventoso e Farroupilha

Cascata do Chuvisqueiro – Riozinho

Cachoeira do Chuvisqueiro
Foto: Wikimedia creative commons

Cascata do Chuvisqueiro é uma queda de água com 76 m de altura, localizada no Rio Rolante, na localidade de Chuvisqueiro, no município de Riozinho.
A cascata fica a 16 km do centro de Riozinho e 23 km de Rolante. O acesso é pela RS-239 entre Rolante e Riozinho, e mais 10 km em estrada de terra.
Saiba mais sobre a Cascata do Chuvisqueiro por Trekking RS

Cachoeira da Mulada – Caxias do Sul

Cachoeira da MuladaA Cachoeira da Mulada é uma grande queda d’água com mais de 100 metros, distribuídas em várias quedas e ângulos diferentes, por vezes, corredeiras. Na parte superior da cachoeira funciona um balneário, entre corredeiras e uma represa, que é parte do camping Coqueiros.
O acesso é pela estrada de São Jorge da Mulada, distrito de Criúva, Caxias do Sul.
Saiba mais sobre a Cachoeira da Mulada

Cascata da Usina – Nova Prata

Cascata da Usina - Nova PrataFormada pelas águas do Rio da Prata, a Cascata da Usina possui uma caudalosa queda de 45 metros de altura que forma um belo cenário.
Localizada a 10km da cidade, a cascata é parte do complexo Caldas do Prata, onde funciona um balneário de águas termais, e junto um balneário no rio da Prata.
Saiba mais sobre a Cascata da Usina

Cachoeira da Usina – Campestre da Serra

Cachoeira da Usina (imagem aérea drone Viagens e Caminhos)A cachoeira da Usina é pouco conhecida, porém de grande beleza, situada no rio Guacho, em de Campestre da Serra, na Serra Gaúcha.
A cachoeira é a maior de uma sequência de quedas e a partir dela, se forma um belo cânion que segue por cerca de 1 km rio abaixo.
Saiba mais sobre a Cachoeira da Usina e Campestre da Serra

Essa foi nossa seleção com as 10 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul, considerando fatores, como grandeza, volume d’água e a beleza do local.
Mas é claro que há outras cachoeiras tão belas e grandiosas quanto às citadas neste post. Se você conhece alguma cachoeira que mereça estar nesta lista, deixe seu comentário e dê sua opinião.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá Jair, muitos, muitos parabéns por este fantástico post. Eu já fui mais de dez vezes ao Brasil mas nunca tive oportunidade de conhecer o Rio Grande do Sul, e gostei muito de conhecer este lado mais ligado à Natureza do estado. Bom, era mesmo só para dizer que adorei o seu relato. Grande abraço e boas viagens.

    • Obrigado! Felipe!
      Geralmente a mídia divulga sempre os mesmos destinos, como Gramado e Canela, e outros belos destinos gaúchos acabam ficando de lado.
      Um grande abraço!

  2. Ai que tudo, uma cachoeira mais linda que a outra! Espetacular as cachoeiras nos cânions e essas serras!
    Não conheço nadinha do Rio Grande do Sul, mas sempre tive vontade de ir para aqueles lados e agora a vontade ficou ainda maior!
    É difícil escolher, mas acho que eu mais gostei pelas fotos foi a Cascata do Chuvisqueiro. Se bem que a visão de cima da Cascata do Caracol com esse arco íris está de matar! Alias, lindas fotos, arrasaram! A da Wikimedia também é lindona =)
    Adorei esse post, sério, estou babando para ir pro Rio Grande do Sul JÁ! rss =D

    • Obrigado! Luiza!
      O Rio Grande do Sul é muito lembrado pela Serra Gaúcha, Gramado e Canela, mas tem muitos destinos e atrações que valem a viagem.
      O que está esperando? Vem pro Rio Grande!

    • Visitar estas cachoeiras e outras atrações próximas, dá um belo roteiro de viagem, além das paisagens que encontrará durante o deslocamento. Vale a pena!

    • Obrigado! Gisele!
      Tem tudo isso e muito mais, foi até difícil escolher apenas 10 cachoeiras. As vezes a gente busca destinos distantes e acaba faltando tempo para os mais próximos.

  3. O Projeto Cachoeiras Gigantes (www.facebook.com/cachoeiras.gigantes) está mapeando e medindo as maiores cachoeiras do Brasil. Já encontramos quedas d’água gigantescas e que nunca antes haviam sido medidas.

    Ranking atualizado das mais altas quedas d’água do Brasil:
    1 – Cachoeira do El Dorado – 353 m – Barcelos – AM.
    2 – Cachoeira da Fumaça – 340 m – Palmeiras – BA.
    3 – Cachoeira da Boa Vista – 310 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
    4 – Cascata do Risco Verde – 296 m – São Francisco de Paula – RS. (#)
    5 – Cachoeira Véu de Noiva – 282 m – Cânion Itaimbezinho – RS/SC. (#)
    6 – Cachoeira do Tabuleiro – 273 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
    7 – Cachoeirão – ~270 m – Chapada Diamantina – BA.
    8 – Cascata Água Branca – 259 m – Maquiné – RS. (#)
    9 – Cascata Diagonal – 257 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
    10 – Cachoeira do Tigre Preto – ~250 m – Cânion Fortaleza – RS/SC.
    11 – Cachoeira do Jatobá – 248 m – Vila Bela da Santíssima Trindade – MT.
    12 – Cachoeira Amola Faca – 241 m – Cânion Amola Faca – RS/SC. (#)
    13 – Cachoeira Encantada – 230 m – Itaitê – BA.
    14 – Cachoeira do Cavalo Baio – ~215 m – Baependi – MG.
    15 – Cachoeira da Fumacinha – ~210 m – Ibicoara – BA.
    16 – Cachoeira do Cerradão – 202 m – São Roque de Minas – MG.
    17 – Cachoeira do Desabamento – ~200m – Barcelos – AM.
    18 – Cachoeira da Serrinha – 200 m – Maquiné – RS. (#)
    19 – Cachoeira do Peixe Tolo – ~200 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
    20 – Cachoeira do Bananal – ~200 m – Bananal – MG.

    As quedas d’água marcadas com (#) foram medidas pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes.

    • Belo trabalho que vocês estão fazendo!
      Imagino que para fazer as medições, devem passar por dificuldades, em locais de difícil acesso, já que algumas são cachoeiras pouco conhecidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here