As 20 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul

Seleção com as 15 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul.

Cachoeira do Amola Faca - São José dos Ausentes - Cachoeiras do Rio Grande do Sul
Vista aérea da cachoeira Amola Faca
  Por Jair Prandi
 

Seleção com as 20 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul, levando-se em conta a grandiosidade como altura, vazão de água e beleza cênica.

O Rio Grande do Sul possui uma rica geografia, com belas serras e rios, além dos cânions onde há desníveis descomunais, locais ideais para formação de grandes cachoeiras.

Em nossas andanças visitamos todos os tipos de atrações turísticas, mas os destinos de ecoturismo e aventura são o nosso principal foco. Onde tem uma grande cachoeira a gente vai para conhecer.

As 20 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul

A maior parte das grandes cachoeiras se concentra na região dos Campos de Cima da Serra e Serra Gaúcha. Nesta área de geografia acidentada os rios seguem seu curso em áreas de grande diferença de altitude, formando estas maravilhas naturais.

Confira nossa seleção das 20 maiores e mais belas cachoeiras do estado. Já visitamos quase todas as escolhidas, e agora iremos mostrar para vocês.

1 – Cascata do Chuvisqueiro – Riozinho

Cascata do Chuvisqueiro - Riozinho - RS

Cascata do Chuvisqueiro é uma queda de água com 76 m de altura, localizada no Rio Rolante, na localidade de Chuvisqueiro, no município de Riozinho. Além da grandiosidade é uma das mais bonitas cachoeiras do Rio Grande do Sul.

A cascata fica a 16 km do centro de Riozinho e 23 km de Rolante. O acesso é pela RS-239 entre Rolante e Riozinho, e mais 10 km em estrada de terra.

Onde se hospedar

Passamos duas noites na Pousada Paranhana, em Três Coroas para conhecer atrações desta região.

Para quem gosta de acampar o próprio camping do Chuvisqueiro é a opção. Fica próximo da cachoeira e o valor é de R$ 25 por pessoa, incluindo estacionamento e a entrada na cascata.

Para finais de semana do verão é aconselhável reservar com antecedência pelos contatos abaixo:
WhatsApp Roni: 51 99802-8474

Saiba mais sobre a Cascata do Chuvisqueiro

2 – Cachoeira Amola Faca – São José dos Ausentes

Cachoeira do Amola Faca - São José dos Ausentes
Vista aérea da Cachoeira do Amola Faca

A Cachoeira Amola Faca tem 241 m de altura e é a que possui a maior queda livre do Sul do Brasil.
Uma pena que a queda possui pouco volume d’água, pois o rio nasce a poucos quilômetros dali, mas o visual entre os penhascos forma um cenário espetacular.

Para ver ela de frente basta ir ao platô central do cânion de onde se tem uma vista fantástica. Também há uma trilha no outro lado do cânion que leva ao topo e ao lado dela.

Onde se hospedar

Para visitar este e os outros cânions recomendamos se hospedar no distrito de Silveira. Ficamos na Pousada Altos da Serra e recomendamos.

Veja Como chegar no Cânion Amola Faca

3 – Cachoeira do Escorpião – São José dos Ausentes

Cachoeira do Escorpião
Vista aérea da Cachoeira do Escorpião

A cachoeira do Escorpião fica no cânion do Tabuleiro e tem aproximadamente 170 m de altura, em Ausentes. A cachoeira é formada por duas quedas subsequentes do Rio Rocinha, sendo que a segunda é um pouco mais alta.

A cachoeira do Escorpião é pouco conhecida e de difícil visualização, uma das menos conhecidas cachoeiras do Rio Grande do Sul.

Há alguns pontos em diferentes partes do cânion de onde se tem uma vista parcial dela. Porém, estas fotos onde ela aparece inteira foram tomadas com nosso drone.

Onde se hospedar

Para visitar esta cachoeira você pode se hospedar na cidade de São José dos Ausentes ou no Vale das Trutas.

4 – Cascata do Caracol – Canela – A mais conhecida das cachoeiras do Rio Grande do Sul

Cascata do Caracol - Canela

A Cascata do Caracol é o principal cartão postal da Serra Gaúcha, situada em Canela, no Parque Estadual do Caracol. A cachoeira tem 131 metros de altura e é a mais visitada do estado.
O parque oferece toda estrutura necessária para visitação, assim como mirantes e uma escadaria de 730 degraus que leva a parte inferior.

5 – Cachoeira das Andorinhas – Cambará do Sul

Cânion Itaimbezinho - Cachoeira das Andorinhas
Cachoeira das Andorinhas e o vértice do cânion onde a trilha contorna

A Cachoeira das Andorinhas é a mais bela das 5 grandes quedas d’água existentes no espetacular Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul.
Localizada no início do cânion, a cachoeira tem 170 metros de altura e possui mirantes de fácil acesso através da trilha do Cotovelo.

6 – Cachoeira do Tigre Preto – Cambará do Sul

Cachoeira do Tigre Preto
Cachoeira do Tigre Preto inteira

Localizada no Cânion Fortaleza, a Cachoeira do Tigre Preto não é a mais alta, mas é a mais bela e caudalosa do Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul.

Ela é composta por três segmentos que somam cerca de 250 metros de altura. A cachoeira é acessível através de uma caminhada de cerca de 20 minutos que leva também a Pedra do Segredo.

7 – Cachoeira dos Venâncios – Cambará do Sul

Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul
Cachoeira dos Venâncios – Segunda queda

A Cachoeira dos Venâncios é uma incrível cachoeira que conta com 4 quedas em sequência formando paisagens espetaculares. Da primeira à quarta queda são 250m de distância numa sequência de lajeados, cachoeiras e corredeiras.

A primeira queda é a mais larga, com quase 140m de largura e uns 10m de altura. Há várias áreas propícias para banho de rio e área para camping com água potável.

8 – Cachoeira do Passo do S – Jaquirana

Cachoeira Passo do SA Cachoeira do Passo do S é uma grande queda d’água do Rio Tainhas, localizada no município de Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra.

Duzentos metros para cima da cachoeira há uma passagem de carro sobre um lajeado por dentro leito do rio, chamada de Passo do S. A cachoeira fica a apenas 200 metros da estrada, porém a estrada de 8 km é ruim.

 

Saiba mais sobre o Passo do S e a cachoeira

9 – Salto do Yucumã – Derrubadas

Salto do Yucumã
Foto: Wikimedia creative commons

O Salto do Yucumã é a maior queda da água longitudinal do planeta, ou seja, a cachoeira mais larga do mundo. Tem 1.800 metros de largura e uma média de e 20 metros de altura.

O salto se localiza no rio Uruguai, no Parque Estadual do Turvo, entre o noroeste do município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, e o município de San Pedro, na província argentina de Misiones.

10 – Cascata da Pedra Branca – Três Forquilhas

Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Vista aérea da Cascata da Pedra Branca

A Cascata da Pedra Branca, localizada em Três Forquilhas, é uma das mais imponentes cachoeiras do Rio Grande do Sul, com 120 metros de altura.
A Cachoeira pode ser acessada tanto por baixo como por cima, onde há uma piscina natural de borda infinita com vista para o vale.

Saiba como chegar na Cascata da Pedra Branca

11 – Salto Ventoso – Farroupilha

Salto ventoso - Farroupilha
Salto Ventoso, em Farroupilha

Salto Ventoso é uma cachoeira com 55 metros de altura que tem sua queda sobre uma gruta. A cavidade tem forma de ferradura, com 200 metros de comprimento por 25 metros de altura, de onde se pode observar a cachoeira por trás dela.

O Salto Ventoso se localiza na Linha Muller, no município de Farroupilha, a 12 km da cidade.

Saiba mais sobre o Salto Ventoso

12 – Cachoeirão do Rio Cerquinha – Bom Jesus

Bom Jesus - Cachoeirão do Rio Cerquinha
Vista aérea do Cachoeirão do Rio Cerquinha

O Cachoeirão do Rio Cerquinha é uma imponente queda d’água localizada no interior do município de Bom Jesus. Possui em torno de 20 m de altura e um bom volume de água.

O Cachoeirão é uma das três quedas que fazem parte do trekking da Rota das Cascatas, uma caminhada ecológica local.

Saiba mais sobre a Rota das Cascatas

13 – Cachoeira da Mulada – Caxias do Sul

Cachoeira da Mulada
A Cachoeira da Mulada é uma grande queda d’água com mais de 100 metros, distribuídas em várias quedas e ângulos diferentes, por vezes, corredeiras.

Na parte superior da cachoeira funciona um balneário, entre corredeiras e uma represa, que é parte do camping Coqueiros.
O acesso é pela estrada de São Jorge da Mulada, distrito de Criúva, Caxias do Sul.

Saiba mais sobre a Cachoeira da Mulada

14 – Cascata da Água Branca – Maquiné

Cascata da Água Branca - Maquiné
Foto: Leomar Teichmann / Rafael Sgari

A Cachoeira da Água Branca fica numa área de difícil acesso e tem 259 metros de altura, entre as maiores cachoeiras do Brasil, medida oficialmente pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes em 28 de maio de 2016.

Não chegamos a visitar esta cachoeira em Maquiné, que fica numa área de mata fechada de difícil acesso, mas pretendemos voltar para conhecer junto com um guia que conheça a trilha.

Fica na área próxima à Serra do Umbu, quase na divisa de Maquiné com São Francisco de Paula. Do alto da Serra do Umbu é possível avistar um pedaço da cachoeira a 7km de distância.

15 – Cascata do Maringá – Vila Maria

Cascata do Maringá - Vila Maria RS
Cascata do Maringá – Vila Maria RS

A Cascata do Maringá é a mais imponente e bela cachoeira da região de passo Fundo com 54 metros de altura. Fica numa área de Preservação Municipal de Vila Maria onde existe uma usina geradora de energia de 1947 ainda em funcionamento.

Rodeada de uma bela área natural a cascata forma um cenário belíssimo e seu poço tem coloração esverdeada. Fica a 10 km de Vila Maria e a 21km de Marau. O acesso é livre!

16 – Cachoeira das Gêmeas Gigantes – São Francisco de Paula

Parque 8 Cachoeiras - Cachoeira Gêmeas Gigantes
Cachoeira Gêmeas Gigantes

A Cachoeira das Gêmeas Gigantes tem 98 m de altura, parte do Parque das 8 Cachoeiras em São Francisco de Paula. São dois feixes de água que caem paralelamente.

A trilha é recomendada para pessoas com bom condicionamento físico, devido à distância e dificuldade de acesso. Durante o percurso é preciso atravessar por 22 vezes o arroio Malakow, em alguns pontos, com a água no joelho. A trilha tem pouco mais de 10km, percorridos em 5 horas (ida e volta).

Onde se hospedar

O próprio parque dispões de cabanas para hospedagem e também área de camping. Porém se preferir ficar na área urbana, a melhor localização está nos arredores do lago São Bernardo ou na avenida central.

17 – Cascata da Usina – Nova Prata

Cascata da Usina - Nova Prata

Formada pelas águas do Rio da Prata, a Cascata da Usina possui uma caudalosa queda de 45 metros de altura que forma um belo cenário.

Localizada a 10km da cidade de Nova Prata, a cascata é parte do complexo Caldas do Prata, onde funciona um balneário de águas termais, e junto um balneário no Rio da Prata.

Saiba mais sobre a As Termas do Prata e a Cascata da Usina

18 – Cachoeira da Usina – Campestre da Serra

Cachoeira da Usina (imagem aérea drone Viagens e Caminhos)A cachoeira da Usina é pouco conhecida, porém de grande beleza, situada no rio Guacho, em de Campestre da Serra, na Serra Gaúcha.

A cachoeira é a maior de uma sequência de quedas e a partir dela, se forma um belo cânion que segue por cerca de 1 km rio abaixo.

Saiba mais sobre a Cachoeira da Usina e Campestre da Serra

19 – Cascata Rio São Marcos – São Marcos

Cachoeira do Rio São Marcos
Vista aérea da cascata e a ponte ao fundo

A Cascata do rio São Marcos é uma belíssima queda situada no interior do município de São Marcos, na Serra Gaúcha. Possui em torno de 10 metros de altura e 50 de largura.
Com o volume alto da água torna-se uma única queda, porém, quando o volume baixa as quedas separam-se em quatro.

Fica na divisa com o município de Caxias do Sul, a apenas 8 km do centro de São Marcos (5 km de chão batido) pela estrada da Linha São Roque.

Veja o que fazer em São Marcos

20 – Salto Aratinga – Itati-São Francisco de Paula

Salto Aratinga - Itati RS
Salto Aratinga – Crédito: @eduardobianch.i

O Salto da Aratinga tem 164 metros de altura e fica no Arroio Carvalho, divisa do município de Itati e São Francisco de Paula, na localidade de Aratinga.
Logo abaixo há uma sequência com outras duas quedas menores que devem ter em torno de 100 metros de altura cada uma.

Situada na Estação Ecológica Estadual Aratinga, próxima da Rodovia Rota do Sol, estas cachoeiras não estão abertas à visitação.

Conclusão sobre as top 20 cachoeiras do Rio Grande do Sul

Essa foi nossa seleção com as 20 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul, considerando fatores, como grandeza, volume d’água e a beleza do local.

Mas é claro que há outras cachoeiras tão belas e grandiosas quanto às citadas neste post. Se você conhece alguma cachoeira que mereça estar nesta lista, deixe seu comentário e dê sua opinião.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá Jair, muitos, muitos parabéns por este fantástico post. Eu já fui mais de dez vezes ao Brasil mas nunca tive oportunidade de conhecer o Rio Grande do Sul, e gostei muito de conhecer este lado mais ligado à Natureza do estado. Bom, era mesmo só para dizer que adorei o seu relato. Grande abraço e boas viagens.

    • Obrigado! Felipe!
      Geralmente a mídia divulga sempre os mesmos destinos, como Gramado e Canela, e outros belos destinos gaúchos acabam ficando de lado.
      Um grande abraço!

  2. Eu adoro ir a cachoeiras, porém não sou daquelas que entra na água.
    Muito bom saber dessas cachoeiras para quem curte este tipo de turismo!
    🙂

  3. Ai que tudo, uma cachoeira mais linda que a outra! Espetacular as cachoeiras nos cânions e essas serras!
    Não conheço nadinha do Rio Grande do Sul, mas sempre tive vontade de ir para aqueles lados e agora a vontade ficou ainda maior!
    É difícil escolher, mas acho que eu mais gostei pelas fotos foi a Cascata do Chuvisqueiro. Se bem que a visão de cima da Cascata do Caracol com esse arco íris está de matar! Alias, lindas fotos, arrasaram! A da Wikimedia também é lindona =)
    Adorei esse post, sério, estou babando para ir pro Rio Grande do Sul JÁ! rss =D

    • Obrigado! Luiza!
      O Rio Grande do Sul é muito lembrado pela Serra Gaúcha, Gramado e Canela, mas tem muitos destinos e atrações que valem a viagem.
      O que está esperando? Vem pro Rio Grande!

  4. Ahh que delicia de post! Sou apaixonado por natureza e principalmente por cachoeiras! Conheço 3 dessa lista, e as outras nem tinha ouvido falar! Mas já vou colocar no planos aqui. haha

    • Visitar estas cachoeiras e outras atrações próximas, dá um belo roteiro de viagem, além das paisagens que encontrará durante o deslocamento. Vale a pena!

  5. Que post mais lindo! Eu amo a do Caracol e as outras ainda não conheço. Tenho que voltar ao Itaimbezinho urgentemente e vou correndo conhecer a Cachoeira das Andorinhas. E que lindo o Salto do Yucumã! Estou abismada.

    • As vezes vamos tão distantes para outros continentes e acabamos não tendo tempo para conhecer o que está mais próximo, em nosso país.

  6. Tantas quedas de água bonitas, com grandes cenários. Um dia quando regressar ao Brasil, tenho de me dedicar a conhecer o interior.

  7. Tem tudo isso de cachoeira aqui no meu estado e eu só conheço a Cascata do Caracol? Que vergonha! Que bom que tem os amigos blogueiros pra nos mostrar essas belezas e inspirar as próximas trips!

    • Obrigado! Gisele!
      Tem tudo isso e muito mais, foi até difícil escolher apenas 10 cachoeiras. As vezes a gente busca destinos distantes e acaba faltando tempo para os mais próximos.

  8. Que lindas! Eu só conheço as de Cambará do Sul e a Caracol, mas foram suficiente pra querer voltar logo e explorar as trilhas, cachoeiras e cânions do Sul.

  9. O Projeto Cachoeiras Gigantes (www.facebook.com/cachoeiras.gigantes) está mapeando e medindo as maiores cachoeiras do Brasil. Já encontramos quedas d’água gigantescas e que nunca antes haviam sido medidas.

    Ranking atualizado das mais altas quedas d’água do Brasil:
    1 – Cachoeira do El Dorado – 353 m – Barcelos – AM.
    2 – Cachoeira da Fumaça – 340 m – Palmeiras – BA.
    3 – Cachoeira da Boa Vista – 310 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
    4 – Cascata do Risco Verde – 296 m – São Francisco de Paula – RS. (#)
    5 – Cachoeira Véu de Noiva – 282 m – Cânion Itaimbezinho – RS/SC. (#)
    6 – Cachoeira do Tabuleiro – 273 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
    7 – Cachoeirão – ~270 m – Chapada Diamantina – BA.
    8 – Cascata Água Branca – 259 m – Maquiné – RS. (#)
    9 – Cascata Diagonal – 257 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
    10 – Cachoeira do Tigre Preto – ~250 m – Cânion Fortaleza – RS/SC.
    11 – Cachoeira do Jatobá – 248 m – Vila Bela da Santíssima Trindade – MT.
    12 – Cachoeira Amola Faca – 241 m – Cânion Amola Faca – RS/SC. (#)
    13 – Cachoeira Encantada – 230 m – Itaitê – BA.
    14 – Cachoeira do Cavalo Baio – ~215 m – Baependi – MG.
    15 – Cachoeira da Fumacinha – ~210 m – Ibicoara – BA.
    16 – Cachoeira do Cerradão – 202 m – São Roque de Minas – MG.
    17 – Cachoeira do Desabamento – ~200m – Barcelos – AM.
    18 – Cachoeira da Serrinha – 200 m – Maquiné – RS. (#)
    19 – Cachoeira do Peixe Tolo – ~200 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
    20 – Cachoeira do Bananal – ~200 m – Bananal – MG.

    As quedas d’água marcadas com (#) foram medidas pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes.

    • Belo trabalho que vocês estão fazendo!
      Imagino que para fazer as medições, devem passar por dificuldades, em locais de difícil acesso, já que algumas são cachoeiras pouco conhecidas.

Comments are closed.