Serra do Faxinal – De Cambará do Sul a Praia Grande

A Serra do Faxinal é uma estrada cênica que liga Cambará do Sul RS a Praia Grande SC

Serra do Faxinal
  Por Jair Prandi
 

A Serra do Faxinal é uma estrada cênica que liga Cambará do Sul e a parte alta dos cânions no Rio Grande do Sul, a Praia Grande e a parte de baixo dos cânions catarinenses. É uma estrada bastante sinuosa e não pavimentada, mas de grande importância turística.

Existem 3 serras que unem o Planalto Gaúcho, chamado de Campos de Cima da Serra ao Litoral Norte Gaúcho e Litoral Sul Catarinense. Uma delas (o principal) é a Serra do Pinto, a única delas toda asfaltada; outra é a Serra da Rocinha, em processo de asfaltamento e entre elas, a Serra do Faxinal, ainda em estrada de terra.

Neste post iremos mostrar um pouco de como é esta estrada, assim como dicas de atrações e passeios que podem ser feitos fazendo pequenos desvios em seu percurso, confira!

Serra do Faxinal - Cânion Malacara
A estrada de terra com a vista do Cânion Malacara ao fundo

Sobre a estrada da Serra do Faxinal

A estrada da Serra do Faxinal compreende as rodovias RS-427 de Cambará do Sul RS à divisa dos estados e a SC-450 até Praia Grande SC. São apenas 36 km, mas a estrada de chão batido é bastante pedregosa e exige paciência.

Apenas em torno de 5 km na chegada à Praia Grande são asfaltados em trechos intermitentes.

Serra do Faxinal - Cambará do Sul - RS
Vista aérea do topo da Serra do Faxinal

O lado gaúcho da estrada é plano e o trecho acidentado da Serra do Faxinal tem 13 km. A descida começa na divisa dos estados, e apesar da estrada ser ruim, o caminho dá acesso a atrativos turísticos importantes como o cânion Itaimbezinho e Cânion Índios Coroados.

Serra do Faxinal - Praia Grande - SC
Trilha do Morro dos Cabritos, parada obrigatória na Serra do Faxinal

Apesar de ruim a estrada une dois importantes destinos e vale a pena encarar. Para fazer a volta por asfalto (via Tainhas, Terra de Areia, Três Cachoeiras) são 146 km (110 km a mais).

Atrações na Serra do Faxinal

Além da própria Serra do Faxinal que já é uma atração, esta rota esconde belos lugares, ainda pouco explorados pelo turismo. Em nossa última visita à região, aproveitamos para conhecer. Confira!

Serra do Faxinal

Serra do Faxinal
Vista aérea da parte central da serra

A estrada possui muitas curvas fechadas e belos visuais em todo seu percurso. É quase sempre acompanhado pela visão dos paredões do Cânion Malacara no lado esquerdo de que está descendo. Bem no topo da serra tem um local que dá para parar o carro e vislumbrar o vale abaixo.

Parque Nacional dos Aparados da Serra

Mirante do Cânion Itaimbezinho
Mirante do no centro do cânion

O Itaimbezinho, o mais espetacular cânion brasileiro é parte do Parque Aparados da Serra. Sua portaria se localiza a beira dessa estrada, a 18 km de Cambará do sul.

Saiba tudo sobre as trilhas do Cânion Itaimbezinho, inclusive da Trilha do Rio do Boi, pela parte de baixo do cânion.

Cânion dos Índios Coroados

Cânion dos Índios Coroados
Bem no topo da Serra, junto a uma construção abandonada, se encontra a trilha de apenas 600 metros que leva ao mirante do cânion dos Índios Coroados. Do mirante se tem uma vista espetacular da cachoeira, dos paredões e do vale.

Mais sobre o cânion dos Índios Coroados

Morro dos Cabritos

Trilha do Morro dos Cabritos - Serra do Faxinal
Bem no meio da serra fica o Morro dos Cabritos, um platô de aproximadamente 300 metros de altura. De lá temos vistas de 360° para o Vale do Rio do Boi, Vale da Pedra Branca, e parte da Planície litorânea do extremo sul de Santa Catarina.

A trilha possui apenas 300 metros, começa com uma subida, depois fica plana. O platô que se projeta acima do vale, se destaca na paisagem.

Morro dos Cabritos - Serra do Faxinal

Mapa da Serra da Serra do Faxinal e atrações

Estas são as principais atrações do trecho, confira no mapa abaixo a localização de cada ponto de interesse e das trilhas de acesso.

Onde se hospedar na Serra do Faxinal

Às margens da Serra do Faxinal se encontram algumas das mais incríveis pousadas de Praia Grande. Em nossas andanças pela região, tivemos a oportunidade de nos hospedar em duas delas, confira!

Piscina da pousada Discovery Canyon - Praia Grande SC
Piscina de borda infinita da pousada Discovery Canyon com o cânion Malacara ao fundo
Pousada Caminho dos Canyons - Praia Grande SC
Pousada Caminho dos Canyons

Outra experiência incrível em Praia Grande é voar de balão com vista para os cânions. Tivemos a oportunidade de fazer este passeio com o João do Balão por duas vezes, que opera voos turísticos todos os dias em Praia Grande, lado de baixo do cânion.

Veja como é o passeio de balão em Praia Grande

Serra do Faxinal - Cambará do Sul - RS
Topo da serra, no início da descida

Outras atrações da região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

12 COMENTÁRIOS

  1. Olha o Jair de novo me fazendo vontade, mas facilitando minha vida! Já salvei 3 posts de vocês para quando eu voltar à região, porque quando fui não havia blogs de viagem nem smartphones e chegamos seguindo as placas e a intuição.

    • Pois é, Marcia! Também viajei muito somente com um mapa na mão, hoje temos a tecnologia em nosso favor que ajuda bastante!

  2. Preciso voltar a este lugar e pegar um dia aberto bonito como o das suas fotos. Quando tinha chovido no dia anterior e mesmo com sol tinha viração e não deu ela ver nada

  3. Olá Jair, ótimo post. Saberia e informar se consigo fazer o trajeto dos canion pela RS427 até Torres com um carro mais baixo, Civic? Ou seria mais recomendado pela br453?

    • Olá, Sabrina! Não sei como está a estrada no momento, mas acho que pode, sim se for a altura normal e indo com cautela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here