A Serra do Faxinal é uma estrada cênica que liga Cambará do Sul e a parte alta dos cânions no Rio Grande do Sul, a Praia Grande e a parte de baixo dos cânions catarinenses.

Existem 3 serras que unem o Planalto Gaúcho, chamado de Campos de Cima da Serra ao Litoral Norte Gaúcho e Litoral Sul Catarinense, uma delas (o principal) é a Serra do Pinto, a única delas toda asfaltada; outra é a Serra da Rocinha que se encontra fechada para o tráfego, em processo de asfaltamento e entre elas, a serra do Faxinal, ainda em estrada de terra.

Serra do Faxinal - Cânion Malacara
A estrada de terra com a vista do Cânion Malacara ao fundo

Sobre a estrada da Serra do Faxinal

A estrada do Faxinal compreende as rodovias RS-427 de Cambará do Sul/RS à divisa dos estados e a SC-450 até Praia Grande/SC, são apenas 36 km, mas a estrada de chão batido é pedregosa e exige paciência. Apenas em torno de 5 km na chegada à Praia Grande são asfaltados em trechos intermitentes.

Topo da Serra do Faxinal
Topo da Serra do Faxinal

O lado gaúcho da estrada é plano e o trecho acidentado da serra do Faxinal tem 13 km, começa sua descida na divisa dos estados, e apesar da estrada ser ruim, o caminho dá acesso a atrativos turísticos importantes como o cânion Itaimbezinho e outras belezas pouco conhecidas.

Serra do Faxinal - Praia Grande - SC
Trilha do Morro dos Cabritos, parada obrigatória na Serra do Faxinal

Atrações na estrada

Além da própria Serra do Faxinal que já é uma atração, esta rota esconde belos lugares, ainda pouco explorados pelo turismo que em nossa última visita à região, aproveitamos para conhecer. Confira!

Serra do Faxinal

Serra do FaxinalA estrada possui muitas curvas fechadas e belos visuais em todo seu percurso que segue sempre acompanhado pela visão dos paredões do cânion Malacara no lado esquerdo de que está descendo. Bem no topo da serra tem um local que dá para parar o carro e vislumbrar o vale abaixo.

Parque Nacional dos Aparados da Serra

O espetacular Cânion Itaimbezinho fotografado por nosso drone

O Itaimbezinho, o mais espetacular cânion brasileiro é parte do parque Aparados da Serra, e sua portaria se localiza a beira dessa estrada, a 18 km de Cambará.
Preparamos um artigo sobre as opções do parque. Saiba tudo sobre as trilhas do Cânion Itaimbezinho, inclusive da Trilha do Rio do Boi, pela parte de baixo do cânion.

Cânion dos Índios Coroados

Cânion dos Índios CoroadosBem no topo da Serra, junto a uma construção abandonada, se encontra a trilha de apenas 600 metros que leva ao mirante do cânion dos Índios Coroados de onde se tem uma vista espetacular da cachoeira, dos paredões e do vale.
Mais sobre o cânion dos Índios Coroados

Morro dos Cabritos

Trilha do Morro dos Cabritos - Serra do FaxinalBem no meio da serra fica o Morro dos Cabritos, um platô de aproximadamente 300 metros de altura com vistas de 360° para o vale do Rio do Boi, Vale da Pedra Branca, e parte da Planície litorânea do extremo sul de Santa Catarina.
A trilha que no início é uma subida e depois fica plana possui apenas 300 metros até o final do belo platô que se projeta acima do vale, se destacando na paisagem.

Morro dos Cabritos - Serra do Faxinal

Mapa da Serra da Serra do Faxinal e atrações

Estas são as principais atrações do trecho, confira no mapa abaixo a localização de cada ponto de interesse e das trilhas de acesso.

Dica: Durante nosso passeios na região ficamos hospedados na pousada Caminho dos Canyons

Outras atrações da região
Trilhas do Cânion Fortaleza
Estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol
Passo da Ilha e Passo do S

Resolva sua viagem aqui no Viagens e Caminhos | Faça sua pesquisa!!

7 COMENTÁRIOS

  1. Olha o Jair de novo me fazendo vontade, mas facilitando minha vida! Já salvei 3 posts de vocês para quando eu voltar à região, porque quando fui não havia blogs de viagem nem smartphones e chegamos seguindo as placas e a intuição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here