A Serra do Faxinal é uma estrada cênica que liga Cambará do Sul e a parte alta dos cânions no Rio Grande do Sul, a Praia Grande e a parte de baixo dos cânions catarinenses.
Existem 3 serras que unem o Planalto Gaúcho, chamado de Campos de Cima da Serra ao Litoral Norte Gaúcho e Litoral Sul Catarinense. uma delas (o principal) é a Serra do Pinto, a única delas toda asfaltada; outra é a Serra da Rocinha que se encontra fechada para o tráfego, em processo de asfaltamento e entre elas, a Serra do Faxinal, ainda em estrada de terra.
Sobre a estrada da Serra do Faxinal
A estrada da Serra do Faxinal compreende as rodovias RS-427 de Cambará do Sul/RS à divisa dos estados e a SC-450 até Praia Grande/SC. São apenas 36 km, mas a estrada de chão batido é pedregosa e exige paciência.
Apenas em torno de 5 km na chegada à Praia Grande são asfaltados em trechos intermitentes.
O lado gaúcho da estrada é plano e o trecho acidentado da Serra do Faxinal tem 13 km. A descida começa na divisa dos estados, e apesar da estrada ser ruim, o caminho dá acesso a atrativos turísticos importantes como o cânion Itaimbezinho e cânion Índios Coroados.
Atrações na Serra do Faxinal
Além da própria Serra do Faxinal que já é uma atração, esta rota esconde belos lugares, ainda pouco explorados pelo turismo. Em nossa última visita à região, aproveitamos para conhecer. Confira!
Serra do Faxinal
A estrada possui muitas curvas fechadas e belos visuais em todo seu percurso. É quase sempre acompanhado pela visão dos paredões do Cânion Malacara no lado esquerdo de que está descendo. Bem no topo da serra tem um local que dá para parar o carro e vislumbrar o vale abaixo.
Parque Nacional dos Aparados da Serra
O Itaimbezinho, o mais espetacular cânion brasileiro é parte do parque Aparados da Serra. Sua portaria se localiza a beira dessa estrada, a 18 km de Cambará do sul.
Saiba tudo sobre as trilhas do Cânion Itaimbezinho, inclusive da Trilha do Rio do Boi, pela parte de baixo do cânion.
Cânion dos Índios Coroados
Bem no topo da Serra, junto a uma construção abandonada, se encontra a trilha de apenas 600 metros que leva ao mirante do cânion dos Índios Coroados. Do mirante se tem uma vista espetacular da cachoeira, dos paredões e do vale.
Mais sobre o cânion dos Índios Coroados
Morro dos Cabritos
Bem no meio da serra fica o Morro dos Cabritos, um platô de aproximadamente 300 metros de altura. De lá temos vistas de 360° para o Vale do Rio do Boi, Vale da Pedra Branca, e parte da Planície litorânea do extremo sul de Santa Catarina.
A trilha possui apenas 300 metros, começa com uma subida, depois fica plana. O platô que se projeta acima do vale, se destaca na paisagem.
Mapa da Serra da Serra do Faxinal e atrações
Estas são as principais atrações do trecho, confira no mapa abaixo a localização de cada ponto de interesse e das trilhas de acesso.
Outra experiência incrível em Praia Grande é voar de balão com vista para os cânions. Tivemos a oportunidade de fazer este passeio com o João do Balão, que opera voos turísticos em Praia Grande, lado de baixo do cânion.
Veja como é o passeio de balão em Praia Grande
Dica: Durante nosso passeios na região ficamos hospedados na pousada Caminho dos Canyons
Outras atrações da região
PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!
PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Que destino interessante. Parabéns pela matéria e pelas fotos. Adorei
Quanta beleza nesta região, natureza plena, acho que eu me perderia em um local destes de tanto querer explorar cada cantinho. Belos registros do seu post, amei.
Olha o Jair de novo me fazendo vontade, mas facilitando minha vida! Já salvei 3 posts de vocês para quando eu voltar à região, porque quando fui não havia blogs de viagem nem smartphones e chegamos seguindo as placas e a intuição.
Pois é, Marcia! Também viajei muito somente com um mapa na mão, hoje temos a tecnologia em nosso favor que ajuda bastante!
Apaixonada por essas paisagens, o segundo post que leio sobre o destino e me deixando cada vez mais com vontade de conhecer.
Preciso voltar a este lugar e pegar um dia aberto bonito como o das suas fotos. Quando tinha chovido no dia anterior e mesmo com sol tinha viração e não deu ela ver nada
muito linda essa região. estou fazendo de moto pela segunda vez. recomendo. parabéns pela materia
Boa tarde, saberias informar se dá para fazer com carro de passeio?
Abraços!
Dá, sim, Giovani! vai com um pouco de cuidado com as pedras, mas, sem problema!
Olá Jair, ótimo post. Saberia e informar se consigo fazer o trajeto dos canion pela RS427 até Torres com um carro mais baixo, Civic? Ou seria mais recomendado pela br453?
Olá, Sabrina! Não sei como está a estrada no momento, mas acho que pode, sim se for a altura normal e indo com cautela.