Trilha do Cânion Índios Coroados – Cambará do Sul

O Cânion Índios Coroados é pouco conhecido, mas um lugar espetacular e de fácil acesso.

Cânion dos Índios Coroados
  Por Jair Prandi
 

O Cânion Índios Coroados é pouco conhecido, mas um lugar espetacular e de fácil acesso. O lugar oferece uma bela vista de seus 700 metros de altura para a cachoeira e o vale abaixo.

O cânion é parte do Parque Nacional da Serra Geral. É um belíssimo cânion que também se destaca por sua riqueza geológica.

O cânion possui grandes paredões de basalto, em um deles estão as cachoeiras gêmeas dos Índios Coroados que se localizam em frente ao mirante, a 600 metros de distância.

Cânion Índios Coroados
Mirante do Cânion Índios Coroados

Além do tradicional lado Sul, onde fica o mirante, visitamos também o lado Norte de cânion Índios Coroados. Para esta opção é recomendado ir com um guia local até a parte de cima da cachoeira.

Cachoeiras gêmeas do Índios Coroados

Cachoeira Índios Coroados
Cachoeira Índios Coroados

As cachoeira do cânion Índios Coroados tem um total de aproximadamente 100 m de altura, dividida em duas seções. A primeira tem 10 m de altura. Depois, divide-se em duas quedas gêmeas lado a lado, com mais 90 m de altura.

Como chegar ao Cânion Índios Coroados

Cânion Índios Coroados - Cambará do Sul - Praia Grande
Vista aérea total do cânion

É bem fácil chegar ao cânion, o acesso é pela Serra do Faxinal, estrada de terra que liga Cambará do Sul a Praia Grande, bem no início da descida. São 22 km a partir de Cambará e 14 km a partir de Praia Grande.

Trilha do Cânion Índios Coroados
Trecho de campo no início da trilha

No local há uma construção que era o antigo posto de fiscalização sanitária de onde já se vê parte do cânion ao longe. Estacione seu carro ao lado, atravesse a cerca atrás da construção e siga pelo campo em direção às montanhas.

Trilha do Cânion Índios Coroados (lado Sul)

Esta trilha é bem tranquila, porque são apenas 600 metros de distância, sendo que a maior parte é plana. Há apenas uma pequena descida e subida para passar um riacho e logo o campo termina na borda do penhasco com a vista fantástica do cânion.

Mirante do Cachoeira Cânion Índios Coroados

Mirante do Cânion Índios Coroados (lado Sul)

O local é um mirante perfeito, com pedras que formam um pequeno platô que oferece vistas perfeitas, a borda do penhasco. O local forma a divisa natural dos estados, em cima, Rio Grande do Sul e em baixo, Santa Catarina.

Mirante do Cânion Índios Coroados
Bem em frente, um pouco á esquerda se tem a vista ao longe (600 m) das cachoeiras gêmeas. Enviamos nosso drone para fotografar as cachoeiras mais de perto.

Cachoeira do Cânion Índios Coroados
Vista aérea da Cachoeira Índios Coroados

Mais à direita se tem uma visão de todo o vale até o litoral. No centro também se tem uma vista parcial do Cânion Molha Coco, o próximo da sequência, localizado no outro lado da montanha, e mais ao fundo, finalmente, o Cânion Malacara.

Trilha do Cânion Índios Coroados (lado Norte)

A trilha que leva ao lado Norte do cânion, onde fica a cachoeira inicia-se na mesma que lava ao lado Sul. É uma oportunidade para conhecer os 2 lados do Índios Coroados.

Cânion Índios Coroados (lado norte)
Topo da cachoeira, no lado norte do cânion

Após chegar ao mirante segue-se contornando sua borda, totalizando 2 km de caminhada (4 km ida e volta). Esta trilha passa por uma área de mata fechada onde é fácil se perder, principalmente se fechar de neblina.

O ponto final desta trilha é o topo da cachoeira, onde desvenda-se belíssimas paisagens. No meio da trilha é possível tirar belas fotos na lateral da cachoeira.

Cânion Índios Coroados (lado norte)
Uma vista lateral da cachoeira no meio da trilha

Quem leva a esta trilha

Para fazer esta trilha é essencial o acompanhamento de um guia que conheça a área. Fizemos a trilha com o Filipe da operadora Grota Turismo & Aventura.

A Grota turismo leva ao cânion, partindo de Praia Grande. Assim, além da caminhada até o mirante, você conhece a bela Serra do Faxinal.

Além deste passeio, a Grota oferece várias outras trilhas e atividades como rapel e a rota de canionismo Magia das Águas, em Praia Grande.

O botão abaixo leva direto ao WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio!

 Agendar passeio!

Informações gerais

Cânion Índios Coroados - Cambará do SulO melhor horário para visitação é entre 10 h e 14 h. Neste horário o sol está mais em cima o interior do cânion, que consequentemente fica mais iluminado sem muita sombra dos penhascos, e é também o horário com menor probabilidade de nevoeiros.

A entrada é livre, basta atravessar a cerca e seguir pela trilha de apenas 15 minutos. Porém, para ir no lado norte, contrate um guia.

Mais sobre a região dos cânions


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

5 COMENTÁRIOS

  1. Que incrível esse lugar! Eu conheci só o Cânion Itaimbezinho em Cambará e já foi suficiente pra me apaixonar por essa região. Quero muito voltar logo 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here