Confira como foi nosso roteiro de 3 dias de viagem ao Panamá, onde conhecemos os principais pontos turísticos da cidade do Panamá e o arquipélago de San Blas, no Caribe panamenho.

Nossa passagem pelo país foi a primeira parte de nossa viagem pelo Panamá e República Dominicana, quando visitamos os seguintes destinos da América Central: Cidade do Panamá, San Blas, Punta Cana, Santo Domingo, Puerto Plata e a Península de Samaná.

Neste relato não iremos detalhar muito os lugares que visitamos, apenas, mostrar a sequência de nosso roteiro. Para informações mais detalhadas, escrevemos outros 2 posts:
O que fazer na cidade do Panamá
Guia de San Blas – O paraíso caribenho do Panamá

Em nossa viagem ao Panamá, não alugamos carro, nem dependemos de táxi ou transporte público, porque contamos com o apoio da CONEXÃO PANAMÁ. Fomos com a agência em todos os passeios pela capital, em San Blas e no transfer de ida e volta ao aeroporto. A agência, que foi nossa parceira no Panamá, é especializada em atender brasileiros que visitam o país, realizando tanto passeios tradicionais como personalizados, com qualidade indiscutível.

Cinta Costera - Panama city
Cinta Costeira – Cidade do Panamá
SEGURO VIAGEM
Faça seguro viagemVai pro Panamá! Não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele é obrigatório para viajar pela Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma internação nos Estados Unidos, por exemplo, tem um custo médico diário de U$2.000 (muito caro). Um seguro viagem para 10 dias custa apenas de R$ 150,00 a R$ 200,00. Compre em nosso site e tenha desconto! Faça uma cotação, sem compromisso!

Roteiro de viagem ao Panamá

1º dia – Vacaria a Porto Alegre (RS) – 240 km de carro – 7 horas de voo de Porto Alegre à Cidade do Panamá com a Copa Airlines. Á noite fizemos um passeio noturno pela cidade.
2º dia – City tour pelos pontos turísticos da cidade. À noite jantar típico com show folclórico.
3º dia – Excursão ao arquipélago de San Blas
4º dia – Manhã livre – 2:30 h de voo de Panamá para Punta Cana
5º dia ao 10º dia – Road trip e passeios na República Dominicana. Nosso roteiro pela república Dominicana será detalhado em outro post.

San Blas
Admirando as belas águas de San Blas

Dia 1 – Chegada ao Panamá e Passeio Noturno

Depois de um voo tranquilo, chegamos no aeroporto de Tocumen as 16:15 h. Apanhamos nossas malas, seguimos até o saguão, e lá estava o Maurício da CONEXÂO PANAMÁ nos aguardando. Seguimos até o Doubletree By Hilton Hotel Panama City onde nos instalamos e ficamos por 3 noites.

Panaviera pool bar
Panaviera pool bar no 66º andar do Bahia Grand Panamá

As 18:00 h seguimos em um tour panorâmico noturno, com duração de 3 horas. O primeiro lugar visitado foi o Panaviera Poll Bar Um barzinho com piscina, localizado no 66º andar do Grand Bahia Panamá. É o prédio mais alto da cidade com quase 300 metros de altura, local que oferece uma vista incrível de parte da cidade, onde curtimos o pôr do Sol.

Bar do Hard Rock Hotel Panamá
A incrível vista da cidade à partir do terraço do Hard Rock Hotel Panamá

Em seguida, subimos em outro prédio, no Hard Rock Hotel Panama Megapolis, no terraço do prédio onde há um bar/discoteca e oferece uma vista 360 graus da cidade, toda iluminada. Uma vista simplesmente espetacular.
Na sequência seguimos um roteiro pelas áreas mais turísticas da cidade, Cinta Costeira, Calzada de Amador e por fim, pelo pelo Casco Viejo, o centro histórico da Cidade do Panamá. Finalizamos com um jantar típico no restaurante Diablicos, todo decorado com figuras da cultura panamenha.

Dia 2 – City tour e jantar com show folclórico

City tour pela cidade do Panamá

Nascer do Sol no Ferry Las Perlas - Panamá city
Nascer do Sol no Ferry Las Perlas

Nosso segundo dia começou cedo, às 6 h da manhã já estávamos no píer do Bahia Grand Panama. Fomos fotografar o nascer do sol e o Ferry Las Perlas, catamarã que leva à Isla Contadora. Enquanto esperávamos a saída do ferry, enviei o drone a 500 metros de distância para fotografar o espetacular skyline da Punta Pacífica com seu belo conjunto de edifícios.

Punta Pacífica - Panamá city
Skyline de Punta Pacífica (imagem de nosso drone)

Depois fomos convidados pela Cristina (brasileira, proprietária do ferry) a conhecer o lobby do Bahia Grand Panamá hotel e as piscinas de borda infinita no 13º andar, um espetáculo!

Canal do Panamá
Mirante do Canal do Panamá (Eclusas de Miraflores)

Pelas 8 da manhã seguimos para o centro de visitantes das Eclusas de Miraflores para conhecer o famoso Canal do Panamá. Tomamos café no local e ficamos um tempo curtindo a passagem de um navio, depois visitamos o museu, que mostra em detalhes como foi a construção desta monumental obra de engenharia. Do estacionamento, ainda decolei o drone para imagens aéreas das eclusas.

Biomuseu - Calzada de Amador
Biomuseu, na Calzada de Amador

Na sequência seguimos pela Calzada de Amador, passando pelo Biomuseu, até a Isla Flamenco. Depois atravessamos a Ponte de las Américas, que atravessa o Canal do Panamá e fomos até o Parque Mirador, mirante da ponte, onde também decolamos o drone.

Parque Mirador - Panamá city
Parque Mirador

Na volta paramos no estádio Maracanã do Panamá, isso mesmo, também tem um Maracanã na cidade, construído em homenagem ao brasileiro, porém de pequeno porte.
Depois, Maurício nos deixou no Casco Viejo e combinamos de ele nos buscar às 16 horas. Almoçamos e caminhamos pelas ruas do casco Viejo, entre as belas construções e no Plaza de Francia também decolei o drone para fotos.

Casco Viejo - Panamá
Belas construções do Casco Viejo

Na volta para o hotel ainda paramos para fotos na Cinta Costeira, o parque acompanha a orla da cidade, conta com muitas áreas verdes, para esportes, e oferece um belo skyline da cidade.
Panamá

Jantar com show Folclórico

Á noite fomos ao restaurante Tinajas, que serve pratos da culinária panamenha a La carte, mas que tem como principal atração as apresentações de danças típicas e da cultura do país. No final dá para tirar fotos com os dançarinos vestidos com trajes típicos.

Dança típica Panamenha
Dança típica Panamenha no restaurante Tinajas

Dia 3 – Excursão ao Arquipélago de San Blas

Dia de visitar o paradisíaco arquipélago de San Blas, teritório dos índios Kuna Yala. As 5:30 horas da manhã, lá estava a camioneta nos apanhando no hotel. O guia Fernando da CONEXÃO PANAMÁ nos acompanhou na excursão, além de um casal de peruanos que foram na mesma camioneta.
Já havia lido sobre o trecho complicado que atravessa as montanhas, com muitas curvas, subidas e descidas íngremes. Neste trecho o pessoal costuma enjoar, realmente, quase me senti mal por um momento.

Depois de rodar um pouco mais de 100 km, chegamos ao porto de Carti, de onde seguimos de lancha rápida rumo ao arquipélago. No início o mar não é bonito e há bastante ondas, onde a lancha pula bastante, mas aos poucos vai mudando. Fizemos a primeira parada na ilha Aguja, uma das mais próximas a 6 km da costa, onde ficamos um tempinho.

Arquipélago de San Blas
Vista aérea de San Blas

Depois seguimos para outra mais distante junto a um grupo de ilhas que ficam a aproximadamente 15 km da costa. Ficamos abobalhados com a cor hipnotizante daquele mar. Nosso almoço foi na Ilha Fragata, num restaurante que fica no deck sobre o mar, em baixo havia um cardume de peixes.

Piscina natural das Estrelas - San Blas
Piscina natural em San Blas

Depois ainda visitamos uma piscina natural no meio do mar onde encontramos estrelas do mar, em seguida a Ilha dos Buracos, onde fotografamos com uma legítima Kuna Yala e por final, ficamos algumas horas na Isla perro Chico, uma das mais visitadas, por sua belíssima piscina natural e boa estrutura.
Chegamos de volta à capital já à noite.

San Blas - Isla Perro Chico
Isla Perro Chico, uma das preferidas de San Blas

Dia 4 – Voo do Panamá à Punta Cana

Após acordar por 3 dias muito cedo, pudemos dormir um pouco até mais tarde, o Javier da CONEXÃO PANAMÁ passou as 9:30 h no hotel para nos levar ao aeroporto de Tocúmen para nosso voo as 12:30 h.
Tivemos ainda mais 7 dias de viagem na República Dominicana com caro alugado, que iremos relatar em outro post! Aguarde!

Mais sobre nossa viagem ao Panamá
O que fazer na cidade do Panamá
Guia de San Blas – O paraíso caribenho do Panamá
Como aproveitar uma conexão no Panamá

Organize sua viagem! Faça sua reserva aqui no Viagens e Caminhos!

7 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo post! Em julho vou fazer uma conexão de 9 horas no Panamá e estava à procura de um bom roteiro! O post veio a calhar! E sabe que a cada post que leio sobre o Panamá, fico com mais vontade de conhecer a fundo o país? Quem sabe em breve!

  2. Fiz o passeio à eclusa Miraflor, e passeio um dia em San Blas também, vale a pena conferir o centro histórico, Casco Viejo, e também a zona livre de Colón, q parece um bairro fechado de lojas, fomos também no maior shopping da America Latina no Panamá, lá há lojas de departamento bem bacana, tem também o mercado do marisco, bom para comer ceviche entre outros pratos de frutos do mar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here