Casco Viejo é o centro histórico da Cidade do Panamá, um charmoso patrimônio cultural repleto de belos casarões e restaurantes.

Também conhecido como Casco Antiguo ou San Felipe, o Casco Viejo se estabeleceu em 1673, e se localiza em uma península da cidade, próximo ao Canal do Panamá, hoje é um Patrimônio Mundial da Humanidade e um dos principais pontos turísticos da capital panamenha.

O lugar é ideal para caminhar pelas estreitas ruas, curtir cada detalhe das belas construções (que vem sendo restauradas), visitar os museus e curtir os restaurantes e as lojinhas de artesanato e souvenirs.

Vista aérea do centro histórico do Panamá
Vista aérea do casco Viejo

História do Casco Viejo

A cidade do Panamá foi fundada em 1519 onde hoje se encontram as ruínas do Panamá Viejo. Em 1671, a cidade foi destruída durante um ataque pirata. Em 1672, Antonio Fernández de Córdoba iniciou a construção da nova cidade (o Casco Viejo), fundada em 1673, numa península isolada pelo mar com um sistema defensivo de muralhas.

Com o passar dos anos e expansão da moderna cidade atual, o Casco Viejo ficou abandonado durante muito tempo, até que em 1997 foi considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e desde então vem sendo restaurado. São cerca de 800 edifícios de diferentes estilos arquitetônicos que mostram a diversidade cultural do país.

Casco Viejo - Cidade do Panamá

Como Chegar ao Casco Viejo

O Casco Viejo se localiza a 25 km do aeroporto Internacional de Tocumém e 5 km da área central da cidade do Panamá. Se você tiver uma conexão longa no aeroporto (mais de 5 horas) dá para aproveitar e conhecer o centro histórico. Se for mais longa ainda (mais de 8 horas), dá para incluir a visita às Eclusas de Miraflores, no Canal do Panamá.
A melhor maneira é mesmo de táxi ou com agência. Fizemos passeios personalizados com a CONEXÃO PANAMÀ, uma agência que atende brasileiros na cidade, que oferece roteiros personalizados de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um.

Vista aérea do Casco Viejo - Panamá
Vista aérea do Casco Viejo e a moderna cidade do Panamá ao fundo

O que ver e fazer no Casco Viejo

O Casco Viejo já tem boa parte de sua área restaurada e é considerada uma área segura para turistas, com bastante policiamento, inclusive, o palácio presidencial do Panamá se encontra no centro histórico. Reserve pelo menos meio dia para percorrer as ruas e visitar as principais atrações. Se for visitar museus e conhecer mais a fundo, reserve um dia inteiro.

Chapéu do Panamá
Loja de souvenirs, com destaque para o famoso chapéu do Panamá

Os principais atrativos do Casco Viejo são: Catedral Metropolitana, El Palacio de las Garzas (palácio do governo), Igreja e Convento de São Francisco de Assis, Igreja de San José, Igreja de La Merced, Igreja e Convento de Santo Domingo, Igreja e convento da Companhia de Jesus, Palacio Municipal, que data do início do século XX, Palacio Nacional, Teatro Nacional do Panamá, Museu do Canal do Panamá, Palacio Bolívar, Casa Góngora, Plaza Bolívar, Plaza Herrera, Plaza de Francia, Plaza de la Independencia.

Muitas das atrações se encontram juntas, por isso, vamos traçar um roteiro com alguns dos pontos mais importantes à visitar.

Plaza de la Independencia

Plaza Independência - Casco ViejoLocalizada na área central do centro histórico, é conhecida também como Plaza Mayor, a praça é rodeada por importantes prédios históricos da cidade como a Catedral, Palácio Municipal, Museu do Canal do Panamá e o Museu da história do Panamá.

Plaza Simón Bolivar

Palácio Bolivar - Casco Viejo - Panamá
Palácio Bolivar, em frente a praça

A praça Bolivar é uma das mais movimentadas do casco Viejo, principalmente à noite, por conta dos vários bares e restaurantes. Também possui importantes prédios históricos em seu entorno, como a Igreja de São Francisco, o Teatro Nacional e o Palácio Bolivar.

Plaza Francia

Plaza Francia - Centro histórico da cidade do PanamáA Plaza de Francia se localiza no extremo da península e possui monumentos e um obelisco em homenagem aos franceses, que iniciaram a construção do Canal do Panamá.

Paseo de las Veraneras

Paseo de las Veraneras - centro histórico da cidade do PanamáLocalizado á beira mar, ao lado da Praça Francia, o Paseo de la Veraneras é um túnel de flores, onde se concentram barraquinhas de artesanatos e souvenirs do Panamá. Do local se tem belas vistas da Cinta Costera e do skyline da cidade.

Ruínas do Convento Santo Domingo

Arco Chato - cidade do PanamáConstruído em 1678, o Convento de Santo Domingo sofreu dois grandes incêndios e só restaram as paredes e arcos de sustentação, em especial um arco conhecido como “Arco Chato”, um exemplo da instabilidade sísmica da região. Ao lado das ruínas está uma pequena capela que foi reformada e funciona como Museu Religioso.

La Compañía de Jesús

Construída por volta de 1741, a igreja foi destruída por um incêndio em 1781 e danificada ainda mais por um terremoto em 1882, só restaram as ruínas, como as do Convento de Santo Domingo.

Este é um roteiro básico pelo centro histórico da cidade do Panamá, para informações mais detalhadas consulte o site oficial do Centro Histórico.

Onde comer no Casco Viejo

Restaurante Diablicos - Panamá
decoração interna do Restaurante Diablicos

As opções são muitas, recomendamos o Restaurante Diablicos, onde jantamos. É o lugar ideal para provar a tradicional comida típica panamenha e também conhecer um pouco da cultura do país. O restaurante é todo decorado com figuras do folclore do Panamá e oferece também apresentações de música e dança típicas.

Onde se hospedar no Casco Viejo

Existem vários hotéis de qualidade no centro histórico, muitos deles instalados em belos casarões restaurados. A vantagem de ficar hospedado no local é pela farta oferta de bares e restaurantes.
Lista de hotéis no Casco Antiguo

Mais sobre nossa viagem ao Panamá
Roteiro de 3 dias no Panamá
O que fazer na cidade do Panamá
San Blas – O paraíso caribenho do Panamá

Resolva sua viagem aqui no Viagens e Caminhos | Faça sua pesquisa!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here