Viajar de Maria Fumaça de Vacaria a Lages, foi uma experiência única, no trecho ferroviário que é um dos mais belos do Brasil.

Construído entre 1967 e 1969, o trecho ferroviário entre Lages e Vacaria faz parte da ferrovia Tronco Sul, e passa por paisagens belíssimas de serras e rios, especialmente o Rio Pelotas, que divide os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde se destacam as inúmeras pontes e túneis, grandes obras de engenharia na época.

Entre 04 e 05/08/18 a Locomotiva a vapor da Rumo, esteve fazendo passeios entre Vacaria e a Fazenda do Socorro, através de uma iniciativa da prefeitura de Vacaria, quando tivemos a oportunidade única de fazer a viagem de volta da Maria Fumaça de Vacaria a Lages, trecho que poucos conhecem.

Ponte trem Rio Pelotas - Vacaria
Ponte ferroviário do Rio Pelotas – Vacaria (imagens: Drone Viagens e Caminhos)

Esta foi nossa quarta viagem de trem, já fizemos o passeio de trem para Machu Pichu, o passeio com o Trem das Termas, de Piratuba a Marcelino Ramos, e descemos a Serra do Mar, com o trem de Curitiba a Morretes. Neste trecho de Vacaria também fizemos uma expedição onde caminhamos pelos trilhos até o Rio Pelotas.

Ponte ferroviário Rio Pelotinhas - Santa Catarina
Ponte ferroviário Rio Pelotinhas – Santa Catarina – (imagens: Drone Viagens e Caminhos)

História da Ferrovia Tronco Sul

A ferrovia Tronco Principal Sul inicia em Mafra, Santa Catarina, e vai até Roca Salles, no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: Entre os anos de 1963 e 1965, de Mafra e Lajes, onde houve transporte de passageiros até 1978.
Entre 1967 e 1969, foi entregue o trechos entre Lajes e Roca Salles, onde se inclui o trecho entre Lages e Vacaria, mas que nunca teve transporte de passageiros. A estação de Lajes foi inaugurada em 1963 e a de Vacaria em 1967.

Viaduto na serra do Rio pelotas - Vacaria
Viaduto na serra do Rio Pelotas e túnel ao fundo

Hoje, trafegam pela linha, os trens cargueiros da ALL, que atua como concessionária desde 1996.

A construção do Trecho Sul exigiu um grande esforço de engenharia devido ao relevo bastante ondulado e grandes diferenças de altitude. Neste percurso tem 74 túneis, sendo 37 em cada um dos 2 estados, além de grandes pontes e viadutos.

Passeio de Maria Fumaça em Vacaria

Maria Fumaça - Vacaria
Maria Fumaça passando próximo ao centro de Vacaria

Entre 04 e 05/ de agosto de 2018, Vacaria recebeu a Maria Fumaça da Rumo e sua composição que fez 4 passeios em 2 dias, entre a estação ferroviária da cidade e a lendária Fazenda do Socorro (40 km – ida e volta).
Saiba mais sobre a Fazenda do Socorro

Maria fumaça - BR-116 - Vacaria
Maria fumaça passando sobre a BR-116 – Foto: Maicon Maciel (Prefeitura municipal de Vacaria)

Esta iniciativa da prefeitura de Vacaria trouxe à cidade uma atração turística inédita e a oportunidade para mais de 1600 pessoas que esgotaram os ingressos rapidamente.
Os passeios se iniciaram na estação ferroviária, e depois da travessia urbana, seguiu para histórica Fazenda do Socorro, onde, além da própria fazenda, havia outras várias atrações, como food trucks e shows.

Maria Fumaça na Fazenda do Socorro - Vacaria
Maria Fumaça na Fazenda do Socorro, em Vacaria

Viagem de Maria Fumaça de Vacaria a Lages

São 116 km entre a estação ferroviária de Vacaria e a de Lages, sendo 40 km no lado gaúcho, de Vacaria, e o restante, no lado catarinense e as maiores atrações que são as 3 pontes; do Rio Santana, Rio Pelotas e Pelotinhas.

Confira no mapa abaixo as atrações do caminho!

Saímos por volta das 14:30 horas de Vacaria, onde atravessamos a área urbana da cidade, que pode ser vista de um outro ângulo. Depois de 20 km passamos pela lendária Fazenda do Socorro, atração que faz parte da histórica do município, e da época dos tropeiros.

Passeio Maria Fumaça Vacaria
início da viagem no trecho urbano de Vacaria

A 27 km da cidade se inicia uma sequência de túneis, são 25 até Lages (9 no lado gaúcho e 16 no lado catarinense), o maior deles, um túnel em curva com 1150 m. Após passar pelo quinto túnel, chegamos à ponte do Rio Santana, com 140 m de extensão, numa área aberta antes de chegar à serra.

Ponte ferroviária Rio Santana - Vacaria
Ponte ferroviária Rio Santana

Depois da ponte temos um túnel curto e em seguida, um enorme túnel em curva que é o maior do trecho, com 1150 m. A saída deste túnel dá num trecho de mata e logo à frente há um viaduto no meio da serra, com 180 m de comprimento e após outros 2 longos túneis, chegamos à Ponte do Pelotas.

Maria fumaça no viaduto na serra
Maria fumaça no viaduto no meio da serra

A ponte ferroviária do Rio Pelotas é uma das grandes atrações do trecho, possui em torno de 100 m de altura e 300 m de comprimento, é estreita e não possui muretas de proteção, apenas refúgios a cada uns 50 metros. Do alto da ponte que liga os dois estados, se tem uma bela vista do vale do rio Pelotas e da serra e a vista pelas lentes de nosso drone então, nem se fala.

Ponte ferroviária Rio Pelotas
Vista da Maria Fumaça passando na ponte do Rio pelotas – Imagem: Drone Viagens e Caminhos

Apenas 3,5 km mais adiante, já no estado de Santa Catarina, fica a Ponte do Rio Pelotinhas (afluente do rio Pelotas), uma belíssima ponte em arco com 220 m de extensão.

Maria Fumaça na ponte do Rio Pelotinhas
Maria Fumaça na ponte do Rio Pelotinhas

Depois da ponte a linha férrea segue num entra e sai de inúmeros túneis, até chegar a uma área de campos abertos da Coxilha Rica.

Maria fumaça passando túnel
Foto: Maicon Maciel (Prefeitura municipal de Vacaria)

A última grande atração é o viaduto Tatetos, um viaduto em curva, com 260 m de comprimento, entre araucárias, que descortina uma bela paisagem. Neste ponto passamos um pouco da metade do trecho, que daí para frente possui mais alguns túneis, mas sem grandes novidades até chegar à estação de Lages.

Maria Fumaça no viaduto Tatetos
Passando o viaduto Tatetos – Lages

Como viajar de Maria Fumaça de Vacaria a Lages

A triste notícia é que esta não é uma viagem acessível ao turismo, pelo menos até este momento. Viajamos a convite da Assessoria de comunicação da prefeitura de Vacaria e da Rumo, operadora da Maria Fumaça, que foi à Vacaria fazer os passeios, e pegamos a volta para Santa Catarina. Normalmente, passam apenas trens cargueiros por este trecho.

Viagem Maria fumaça Vacaria LagesEstão se iniciando estudos para fazer passeios esporádicos entre a fazenda do Socorro e a estação sargento Queiroz, que se localiza Depois da Ponte do Pelotas, 900 m antes da Ponte do Pelotinhas. Se este passeio sair do papel para turistas em geral, com certeza será um dos mais belos do Brasil.

Maria Fumaça da Rumo

Maria fumaçaA Maria Fumaça da Rumo, que foi a Vacaria e que fizemos esta viagem, faz parte da ABPF (Associação Brasileira de Preservação ferroviária da regional de Santa Catarina), uma bela locomotiva a vapor americana de 1950, muito bem conservada. É a mesma que faz o passeio de Maria Fumaça pela Serra do Mar entre Rio Negrinho e São Bento do Sul todo mês.

Leia também:
Pontos turísticos de Vacaria
Expedição pelos trilhos até o Rio Pelotas
Viaduto 13 e Mula Preta

Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Jair! Amei “viajar” no seu blog. A região sul é maravilhosa! Numa das vezes que fui, conheci Treze Tílias. Pra mim não existe país mais lindo que o nosso. Gosto muito de viajar. Já conheço bastante países, mas o nosso… Parabéns!

  2. Estão de parabéns as Autoridades constituídas e toda a população por dispor de uma rota turística das mais belas do Brasil com mais de 100 km´numa Maria Fumaça ligando O RS(Vacaria) a Com SC(Lages), passando por locais maravilhoso como a ponte do rio Pelotas e se encantando com Paisagens Naturais dos Campos de Cima da Serra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here