O Cañón de Palca é uma belíssima atração natural da região de La Paz. Veja como é a travessia neste lugar ainda pouco conhecido por turistas.

O cânion de cor com tons avermelhados possui formações rochosas monumentais de até 200 metros de altura. Entre suas paredes há uma planície que o atravessa em toda sua extensão. Esta planície funciona como uma trilha na época mais seca e vira um rio na época das chuvas.

Em nossa viagem à Bolívia fizemos a travessia do Cañón de Palca e neste artigo iremos mostrar como é esta belíssima atração natural.

Cañón de Palca - Bolívia

Cañón de Palca

Localizado 26 km a sudeste do centro de La Paz, o desfiladeiro de Palca possui 2,5 km de extensão e fica a 3500 m de altitude. Começa em Abra de Ovejuyo e termina na cidade de Palca.

O cânion é formado por enormes paredes de arenito avermelhado que chegam a 200 metros de altura. Seu belo cenário, com suas formações rochosas se mistura com a vista da montanha Illimani coberta de neve, ao fundo.

Illimani mountain - Bolívia
Vista da estrada de acesso: Cânion Palca e montanha Illimani ao fundo

Suas formações rochosas, que parecem com catedrais e obeliscos, foram esculpidas pela ação da chuva e do vento. O centro do cânion é cortado por uma área plana. Na época das chuvas (entre dezembro e fevereiro) o cânion é cortado por um rio, que aos poucos vai secando e se torna apenas um pequeno filete de água.

vista aérea cânion Palca
Vista aérea do cânion Palca (foto de nosso drone)

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Reserve e tenha 5% de desconto!

Como chegar ao Cañón de Palca

Existem duas entradas para o cânion, a mais próxima fica a 26 km do centro de La Paz, através de uma estrada de terra que conecta a partir da rodovia que leva a Palca. A outra entrada fica na pequena cidade de Palca que dá nome ao cânion e fica a 40 km de La Paz.

Palca - Bolívia
Van da Andes Discovery nos esperando no final do cânion

A melhor forma de chegar é através de uma excursão guiada. Fomos em um tour privado com a agência Andes Discovery.
Sua visita é recomendada durante todo o ano, exceto na estação chuvosa (de dezembro a março) quando se forma um rio pelo interior do cânion.

Cânion Palca - Bolívia

Como foi nossa travessia pelo Cañón de Palca

O Cañón de Palca foi a última atração do tour privado da Andes Discovery que durou o dia todo. No mesmo dia fizemos um city tour em La Paz, percorremos 4 linhas de teleféricos e conhecemos também o Valle de Las Ánimas.

Cânion de Palca - Bolívia
Parte central do cânion

O passeio consiste em atravessar o cânion por sua garganta de um lado ao outro. Seriam 2,5 km de travessia, porém havia um bloqueio na estrada de terra que dá acesso ao cânion e por isso tivemos que caminhar dobrado.

Palca canyon - Bolívia
Torre solitária na parte central do cânion

Já no início temos uma bela visão do cânion com o Monte Illimani ao fundo. É a segunda montanha mais alta da Bolívia com seu pico nevado a 6462 metros de altitude.
O caminho dentro da garganta do cânion é relativamente plano, porém as pedras dificultam um pouco a caminhada.

Conforme fomos adentrando suas paredes foram ficando cada vez mais altas. E como ele possui formato de “S”, na parte central não dá para ver o início e o final, somente os altos paredões.
Quando saímos na outra ponta o motorista da Andes Discovery já nos esperava na boca do cânion.

Cânion de Palca
Montanhas repletas de formações rochosas na saída do cânion

Para voltar a partir da cidade de Palca pegamos a rodovia pavimentada que também é uma atração á parte. A estrada corta as altas montanhas com a vista do imponente Monte Illimani.

Estrada de Palca - Bolívia
Rodovia nas montanhas que leva até a localidade de Palca

Tour Cañón de Palca

Quando ir: Vá entre abril e novembro quando o nível do rio está baixo possibilitando a travessia.
Quem leva: Fomos com a Andes Discovery, uma das poucas agências que leva a este tour. O tour no Cañon de Palca é sempre feito junto com o do Valle de Las Ánimas (dura em torno de 5 horas os 2 juntos). A agência também oferece a opção de incluir o Valle de La Luna, tudo num passeio só.
Quanta custa: Este é um passeio privado. O preço é de 60 USD por pessoa.
Site: http://andesdiscovery.com/
Email: info@andesdiscovery.com ou andesdiscovery@live.com
Telefone: +591 72510630

O Cânion de Palca foi um dos vários tours que fizemos na Bolívia, onde também visitamos a cidade de La Paz, Valle de Las Ánimas, Estrada da Morte, Valle de La Luna, Monte Chacaltaya e a excursão de 3 dias pelo Salar de Uyuni e deserto.


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here