O Cañón de Palca é uma belíssima atração natural da região de La Paz. Veja como é a travessia neste lugar ainda pouco conhecido por turistas.

O cânion de cor com tons avermelhados possui formações rochosas monumentais de até 200 metros de altura. Entre suas paredes há uma planície que o atravessa em toda sua extensão. Esta planície funciona como uma trilha na época mais seca e vira um rio na época das chuvas.
Em nossa viagem à Bolívia fizemos a travessia do Cañón de Palca e neste artigo iremos mostrar como é esta belíssima atração natural.

Cañón de Palca - Bolívia

Cañón de Palca

Localizado 26 km a sudeste do centro de La Paz, o desfiladeiro de Palca possui 2,5 km de extensão e fica a 3500 m de altitude. Começa em Abra de Ovejuyo e termina na cidade de Palca.
O cânion é formado por enormes paredes de arenito avermelhado que chegam a 200 metros de altura. Seu belo cenário, com suas formações rochosas se mistura com a vista da montanha Illimani coberta de neve, ao fundo.

Illimani mountain - Bolívia
Vista da estrada de acesso: Cânion Palca e montanha Illimani ao fundo

Suas formações rochosas, que parecem com catedrais e obeliscos, foram esculpidas pela ação da chuva e do vento. O centro do cânion é cortado por uma área plana. Na época das chuvas (entre dezembro e fevereiro) o cânion é cortado por um rio, que aos poucos vai secando e se torna apenas um pequeno filete de água.

vista aérea cânion Palca
Vista aérea do cânion Palca (foto de nosso drone)
SEGURO VIAGEM
Vai viajar ao exterior! Faça seguro viagemVai pro exterior! Faça seu Seguro Viagem, pois ele é obrigatório para viajar pela Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos, por exemplo, tem um custo médico diário de 2.000 Dólares (muito caro). Um seguro viagem para 10 dias custa apenas de R$ 150,00 a R$ 200,00. Compre em nosso site e tenha desconto! Faça uma cotação, sem compromisso!

Como chegar ao Cañón de Palca

Existem duas entradas para o cânion, a mais próxima fica a 26 km do centro de La Paz, através de uma estrada de terra que conecta a partir da rodovia que leva a Palca. A outra entrada fica na pequena cidade de Palca que dá nome ao cânion e fica a 40 km de La Paz.

Palca - Bolívia
Van da Andes Discovery nos esperando no final do cânion

A melhor forma de chegar é através de uma excursão guiada. Fomos em um tour privado com a agência Andes Discovery.
Sua visita é recomendada durante todo o ano, exceto na estação chuvosa (de dezembro a março) quando se forma um rio pelo interior do cânion.

Cânion Palca - Bolívia

Como foi nossa travessia pelo Cañón de Palca

O Cañón de Palca foi a última atração do tour privado da Andes Discovery que durou o dia todo. No mesmo dia fizemos um city tour em La Paz, percorremos 4 linhas de teleféricos e conhecemos também o Valle de Las Ánimas.

Cânion de Palca - Bolívia
Parte central do cânion

O passeio consiste em atravessar o cânion por sua garganta de um lado ao outro. Seriam 2,5 km de travessia, porém havia um bloqueio na estrada de terra que dá acesso ao cânion e por isso tivemos que caminhar dobrado.

Palca canyon - Bolívia
Torre solitária na parte central do cânion

Já no início temos uma bela visão do cânion com o Monte Illimani ao fundo. É a segunda montanha mais alta da Bolívia com seu pico nevado a 6462 metros de altitude.
O caminho dentro da garganta do cânion é relativamente plano, porém as pedras dificultam um pouco a caminhada. Conforme fomos adentrando suas paredes foram ficando cada vez mais altas. E como ele possui formato de “S”, na parte central não dá para ver o início e o final, somente os altos paredões.
Quando saímos na outra ponta o motorista da Andes Discovery já nos esperava na boca do cânion.

Cânion de Palca
Montanhas repletas de formações rochosas na saída do cânion

Para voltar a partir da cidade de Palca pegamos a rodovia pavimentada que também é uma atração á parte. A estrada corta as altas montanhas com a vista do imponente Monte Illimani.

Estrada de Palca - Bolívia
Rodovia nas montanhas que leva até a localidade de Palca

Tour Cañón de Palca

Quando ir: Vá entre abril e novembro quando o nível do rio está baixo possibilitando a travessia.
Quem leva: Fomos com a Andes Discovery, uma das poucas agências que leva a este tour. O tour no Cañon de Palca é sempre feito junto com o do Valle de Las Ánimas (dura em torno de 5 horas os 2 juntos). A agência também oferece a opção de incluir o Valle de La Luna, tudo num passeio só.
Quanta custa: Este é um passeio privado. O preço é de 60 USD por pessoa.
Site: http://andesdiscovery.com/
Email: [email protected] ou [email protected]
Telefone: +591 72510630

O Cânion de Palca foi um dos vários tours que fizemos na Bolívia, onde também visitamos a cidade de La Paz, Valle de Las Ánimas, Estrada da Morte, Valle de La Luna, Monte Chacaltaya e a excursão de 3 dias pelo Salar de Uyuni e deserto.

Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here