O Valle de Las Ánimas da Bolívia é um cânion com um vale vale rodeado por penhascos pontiagudos extraordinários numa região próxima à cidade de La Paz.

O Vale das Almas (em português) é uma atração surpreendentemente, ainda pouco explorada pelo turismo em La Paz. É um passeio muito interessante, tanto quanto outros tradicionais oferecidos pelas agências, como o Valle de La Luna e Chacaltaya. As formas pontiagudas que se assemelham a uma floresta petrificada impressionam logo na chegada.

Vale das Almas - Bolívia
Vale das Almas vista do mirante

Valle de Las Ánimas

Localizado a sudeste da cidade de La Paz, o Valle de Las Ánimas é um conjunto de centenas de torres pontiagudas de pedra nos 2 lados e um vale plano no centro. São cerca de 2 km de um vale repleto de formações geológicas compostas de arenito. Suas formas foram esculpidas pela ação das chuvas e do vento durante muito tempo.

Mirante do Valle da Las Ánimas
Mirante do Valle da Las Ánimas (imagem drone)

Parece centenas de obeliscos, lado a lado ou também uma floresta petrificada, que se assemelha a uma paisagem de geleira. As formações pontiagudas de pedra também formam gargantas profundas.

Valle da Las ÁnimasO início do vale fica a 3850 m de altitude e vai aumentando conforme se adentra ao vale. Já a parte de cima ultrapassa os 4000 m. Não há qualquer estrutura turística no local, o acesso é livre, porém é indicado ir com alguém que conheça a região.

Vale das Almas - La Paz

Porque Vale das Almas

O lugar foi nomeado de Vale das Almas pelos moradores locais que diziam que as torres pontiagudas eram como almas petrificadas. Esta comparação se reforçou pelo fato de que as formações emitem um som sinistro quando o vento força a passagem por suas fendas.

Como chegar ao Valle de Las Ánimas

O vale fica 17 km a leste do centro de La Paz. A melhor forma é através de uma agência, pois além do transporte você terá um guia. Fomos com a agência Andes Discovery, uma das únicas agências que levam a este passeio.

Tour Valle de Las Ánimas
Van da Andes Discovery que nos levou ao vale

Também dá para ir de táxi ou com as vans de transporte público (chamadas de Trufi), mas fica complicado saber onde deve descer para iniciar sua caminhada até o vale. Depois, também terá que encontrar um transporte para a volta.

Como foi nossa experiência no Valle de Las Ánimas

Trilha Valle de Las Ánimas
Trilha que leva ao mirante do Valle de Las Ánimas

Fizemos este passeio num tour privado da Andes Discovery que durou o dia todo. Além do vale fizemos também o city tour em La Paz, percorremos 4 linhas de teleféricos e fizemos a travessia do cânion Palca, tudo no mesmo dia.

Valle de Las Ánimas - La PazA van da Andes Discovery nos levou até o interior do Valle de Las Ánimas. A partir de lá, o guia nos conduziu por uma trilha até uma parte alta que forma um mirante natural. Lá do alto se tem uma vista ampla, tanto do Vale das Almas, como também da cidade de La Paz ao longe.

Valle de Las Ánimas - vista de La Paz
Vista da zona sul de La Paz ao longe

É um lugar bem interessante que não deve ser deixado de lado na sua visita a La Paz, a menos que esteja com o tempo bem limitado. Estando no vale, dá para ficar horas caminhando pelas várias trilhas do local, tanto pelo meio do vale, como em partes altas dele.
Se for subir na parte alta, cuidado com as pedras soltas.

Vista aérea do Valle de Las Ánimas
Vista aérea do Valle de Las Ánimas

Tour Valle de Las Ánimas

Quem leva: Fomos com a Andes Discovery, uma das poucas agências que leva a este tour. O tour no Valle de Las Ánimas é sempre feito junto com o Cânion de Palca (dura em torno de 5 horas os 2 juntos). A agência também oferece a opção de incluir o Valle de La Luna, tudo num passeio só.
Quanta custa: Este passeio só acontece de maneira privada. O preço é de 60 USD por pessoa.
Site: http://andesdiscovery.com/
Email: [email protected] ou [email protected]
Telefone: +591 72510630

O Vale das Almas foi dos tours que fizemos na Bolívia, onde também visitamos a cidade de La Paz, o Cânion de Palca, Estrada da Morte, Valle de La Luna, Monte Chacaltaya e a excursão de 3 dias pelo Salar de Uyuni e deserto.

Organize sua viagem! Faça sua reserva aqui no Viagens e Caminhos!

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here